Estudo de 2 Timóteo 1:12 – Comentado e Explicado

É este o motivo por que estou sofrendo assim. Mas não me queixo, não. Sei em quem pus minha confiança, e estou certo de que é assaz poderoso para guardar meu depósito até aquele dia.
2 Timóteo 1:12

Comentário de Albert Barnes

Por essa causa, também sofro essas coisas – ou seja, sofro por causa do meu propósito de levar o evangelho aos gentios; veja as notas em Colossenses 1:24 .

No entanto, não tenho vergonha – compare as notas em Romanos 1:16 .

Pois eu sei em quem acreditei – Margem, “confiável”. A idéia é que ele entendeu o caráter daquele Redentor a quem havia cometido seus interesses eternos e sabia que não tinha motivos para se envergonhar de confiar nele. Ele foi capaz de manter tudo o que confiara sob seus cuidados e não permitiria que ele se perdesse; ver Isaías 28:16 .

E estou convencido de que ele é capaz de manter aquilo que eu lhe comprometi – isto é, a alma, com todos os seus interesses imortais. Um homem não tem nada de maior valor para confiar em outro que os interesses de sua alma, e não há outro ato de confiança como aquele em que ele confia a manutenção dessa alma ao Filho de Deus. Portanto, aprenda:

(1) que a religião consiste em comprometer a alma aos cuidados do Senhor Jesus; Porque:

(a) Sentimos que não podemos garantir a salvação da alma por nós mesmos.

(b) A alma está por natureza em perigo.

(c) Se não for salva por ele, a alma não será salva.

(2) que a alma é um tesouro grande e inestimável que está comprometido com ele.

(a) Nenhum tesouro superior pode ser comprometido com outro;

(b) Em conexão com isso, toda a questão de nossa felicidade na terra e no céu é confiada a ele, e tudo depende de sua fidelidade.

(3) é feito pelo verdadeiro cristão com toda a confiança, para que a mente esteja em repouso. Os fundamentos dessa confiança são:

(a) o que é dito sobre o poderoso poder do Salvador;

(b) suas promessas de que ele manterá todos os que nele confiam (compare as notas em João 10: 27-29 ;

(c) experiência – o fato de que aqueles que confiaram nele descobriram que ele é capaz de mantê-los.

(4) esse ato de comprometer a alma, com todos os seus interesses, ao Salvador, é a verdadeira fonte de paz nas provações da vida. Isto é assim porque:

(a) tendo feito isso, sentimos que nossos grandes interesses estão seguros. Se a alma está segura, por que precisamos ser perturbados pela perda de saúde, propriedade ou outros confortos temporais? Essas são coisas secundárias. Um homem naufragado e que vê seu filho ou filha a salvo com ele na praia ficará pouco preocupado com a possibilidade de um caixão de jóias cair ao mar – por mais valioso que seja:

(b) Todas essas provações passarão em breve e ele estará seguro no céu.

(c) Essas mesmas coisas podem promover o grande objetivo – a salvação da alma. Os grandes interesses de um homem podem ser mais seguros na prisão do que no palácio; em um palete de palha do que em uma cama de baixo; quando forçado a dizer: “Nos dê hoje nosso pão diário”, do que quando envolvido pela riqueza de Creso.

Contra esse dia – o dia do julgamento – chamado “naquele dia”, sem mais nada para designá-lo, porque é o grande dia; “O dia em que todos os outros dias foram feitos.” Parece ter sido tanto o objeto de pensamento e conversa entre os primeiros cristãos, que o apóstolo supôs que ele seria entendido apenas se referindo a ele como “naquele dia”; ou seja, o dia em que eles estavam sempre pregando, falando e pensando.

Comentário de E.W. Bullinger

Por qual causa , Igual a “portanto” , 2 Timóteo 1: 6 .

também , & c = também sofro essas coisas.

saber . App-132.

acreditava, App-150.

manter = guarda, como em 1 Timóteo 6:20 .

o que eu lhe entreguei = meu depósito. Paratheke grego . Seo 1 Timóteo 6:20 . contra = até. Grego. e é.

naquele dia . O dia de Sua aparição. Compare 2 Timóteo 4: 8 .

Comentário de John Calvin

12 Por qual causa eu também sofro estas coisas. É sabido que a ira dos judeus se acendeu contra Paulo, por essa razão mais do que qualquer outra, de que ele tornou o evangelho comum aos gentios. No entanto, a frase cuja causa se relaciona com todo o versículo e, portanto, não deve se limitar à última cláusula sobre “os gentios”.

But I am not ashamed That the prison in which he was bound might not in any degree lessen his authority, he contends, on the contrary, by two arguments. First, he shows that the cause, far from being disgraceful, was even honorable to him; for he was a prisoner, not on account of any evil deed, but because he obeyed God who called him. It is an inconceivable consolation, when we are able to bring a good conscience in opposition to the unjust judgments of men. Secondly, from the hope of a prosperous issue he argues that there is nothing disgraceful in his imprisonment. He who shall avail himself of this defense will be able to overcome any temptations, however great they may be. And when he says, that he “is not ashamed,” he stimulates others, by his example, to have the same courage.

For I know whom I have believed This is the only place of refuge, to which all believers ought to resort, whenever the world reckons them to be condemned and ruined men; namely, to reckon it enough that God approves of them; for what would be the result, if they depended on men? And hence we ought to infer how widely faith differs from opinion; because, when Paul says, “I know whom I have believed,” he means that it is not enough if you believe, unless you have the testimony of God, and unless you have full certainty of it. Faith, therefore, neither leans on the authority of men, nor rests on God, in such a manner as to hesitate, but must be joined with knowledge; otherwise it would not be sufficiently strong against the innumerable assaults of Satan. He who with Paul enjoys this knowledge, will know, by experience, that, on good grounds, our faith is called

“the victory that overcometh the world,” ( 1 John 5:4 )

and that on good grounds, it was said by Christ,

“The gates of hell shall not prevail against it.”
(
Matthew 16:18 .)

Amidst every storm and tempest, that man will enjoy undisturbed repose, who has a settled conviction that God,

“who cannot lie,” ( Titus 1:2 )

or deceive, hath spoken, and will undoubtedly perform what he hath promised. On the other hand, he who has not this truth sealed on his heart, will be continually shaken hither and thither like a reed.

This passage is highly worthy of attention; because it expresses admirably the power of faith, when it shows that, even in desperate affairs, we ought to give to God such glory as not to doubt that he will be true and faithful; and when it likewise shows that we ought to rely on the word as fully as if God had manifested himself to us from heaven; for he who has not this conviction understands nothing. Let us always remember that Paul does not pursue philosophical speculations in the shade, but, having the reality before his eyes, solemnly declares, how highly valuable is a confident hope of eternal life.

And am persuaded that he is able Because the power and greatness of dangers often fill us with dismay, or at least tempt our hearts to distrust, for this reason we must defend ourselves with this shield, that there is sufficient protection in the power of God. In like manner Christ, when he bids us cherish confident hope, employs this argument,

“The Father, who gave you to me, is greater than all,”
( João 10:29 )

by which he means, that we are out of danger, seeing that the Lord, who hath taken us under his protection, is abundantly powerful to put down all opposition. True, Satan does not venture to suggest this thought in a direct form, that God cannot fulfill, or is prevented from fulfilling, what he has promised, (for our senses are shocked by so gross a blasphemy against God,) but, by preoccupying our eyes and understandings, he takes away from us all sense of the power of God. The heart must therefore be well purified, in order that it may not only taste that power, but may retain the taste of it amidst temptations of every kind.

Now, whenever Paul speaks of the power of God, understand by it what may be called his actual or ( ??e????µ??µ? ) “effectual” power, as he calls it elsewhere. ( Colossians 1:29 ) Faith always connects the power of God with the word, which it does not imagine to be at a distance, but, having inwardly conceived it, possesses and retains it. Thus it is said of Abraham:

“He did not hesitate or dispute, but gave glory to God, being fully convinced that what he had promised he was able also to perform,” ( Romans 4:20 .)

What I have intrusted to him Observe that he employs this phrase to denote eternal life; for hence we conclude, that our salvation is in the hand of God, in the same manner as there are in the hand of a depository those things which we deliver to him to keep, relying on his fidelity. If our salvation depended on ourselves, (147) to how many dangers would it be continually exposed? But now it is well that, having been committed to such a guardian, it is out of all danger.

Comentário de Adam Clarke

Não tenho vergonha – Embora sofra pelo Evangelho, não tenho vergonha do Evangelho; nem estou confuso em minha expectativa; sua graça sendo sempre suficiente para mim.

Pois eu sei em quem acreditei – estou bem familiarizado com a bondade, misericórdia e poder de Cristo; e sei que não posso confiar nele em vão.

Aquilo que eu comprometi com ele – Isto é entendido de várias formas. Alguns pensam que ele quer dizer sua vida, que ele colocou, por assim dizer, nas mãos de Cristo, para que ele possa recebê-la novamente, na ressurreição, no grande dia. Outros pensam que ele quer dizer sua alma. Isso ele também entregou nas mãos de seu fiel Criador, sabendo que, embora os homens maus pudessem tirar sua vida, eles não podiam destruir sua alma, nem perturbar sua paz. Outros pensam que ele está falando do Evangelho, que ele sabe que será cuidadosamente preservado pelo grande Chefe da Igreja; pois, embora em breve seja chamado para selar a verdade com seu sangue, ele sabe que Deus cuidará para que a mesma verdade seja proclamada ao mundo por outros, a quem Deus ressuscitará com esse mesmo objetivo.

Comentário de Thomas Coke

2 Timóteo 1:12 . O que eu comprometi com ele “Quanto àquela confiança e tesouro importantes, inclusive de seus dons espirituais e da doutrina do evangelho, e seu cargo de ministro para pregá-lo, que é excelente por si só e bom para o uso de edificar suas almas e as dos outros, para a glória de Deus e sua salvação, e foi cometido pelo Senhor Jesus Cristo a você em sua solene ordenação; veja que você é fiel em mantê-la contra todos os esforços de seus inimigos e em preservá-lo puro e incólume, com cuidado e diligência religiosa, pela assistência do Espírito Santo, que reside permanentemente com relação e influência peculiares, e por seus dons e graças, em você e em mim, como você sempre, de acordo com à medida do dom de Cristo ( Efésios 4: 7. ) em todos os verdadeiros crentes e ministros fiéis ( João 14: 16-17 .) para capacitar-nos a cumprir os deveres de nossas estações, diante de toda oposição e perigo “.

Comentário de John Wesley

Por essa causa também sofro estas coisas: não obstante, não tenho vergonha; pois sei em quem acreditei e estou convencido de que ele é capaz de guardar o que lhe cometi naquele dia.

Aquilo que comprometi com ele – Minha alma.

Até aquele dia – De sua última aparição.

Referências Cruzadas

Salmos 9:10 – Os que conhecem o teu nome confiam em ti, pois tu, Senhor, jamais abandonas os que te buscam.

Salmos 25:2 – Em ti confio, ó meu Deus. Não deixes que eu seja humilhado, nem que os meus inimigos triunfem sobre mim!

Salmos 31:5 – Nas tuas mãos entrego o meu espírito; resgata-me, Senhor, Deus da verdade.

Salmos 56:9 – Os meus inimigos retrocederão, quando eu clamar por socorro. Com isso saberei que Deus está a meu favor.

Isaías 12:2 – Deus é a minha salvação; terei confiança e não temerei. O Senhor, sim, o Senhor é a minha força e o meu cântico; ele é a minha salvação! “

Isaías 50:7 – Porque o Senhor Soberano me ajuda, não serei constrangido. Por isso eu me opus firmemente como pederneira, e sei que não serei envergonhado.

Isaías 54:4 – “Não tenha medo; você não sofrerá vergonha. Não tema o constrangimento; você não será humilhada. Você esquecerá a vergonha de sua juventude e não se lembrará mais da humilhação de sua viuvez.

Naum 1:7 – O SENHOR é bom, um refúgio em tempos de angústia. Ele protege os que nele confiam,

Mateus 7:22 – Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres? ’

Mateus 12:21 – Em seu nome as nações porão sua esperança”.

Mateus 24:36 – “Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai.

Lucas 10:12 – Eu lhes digo: Naquele dia haverá mais tolerância para Sodoma do que para aquela cidade.

Lucas 23:46 – Jesus bradou em alta voz: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito”. Tendo dito isso, expirou.

João 6:39 – E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum dos que ele me deu, mas os ressuscite no último dia.

João 6:44 – Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, não o atrair; e eu o ressuscitarei no último dia.

João 10:28 – Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão.

João 17:11 – Não ficarei mais no mundo, mas eles ainda estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, protege-os em teu nome, o nome que me deste, para que sejam um, assim como somos um.

João 17:15 – Não rogo que os tires do mundo, mas que os protejas do Maligno.

Atos dos Apóstolos 7:59 – Enquanto apedrejavam Estêvão, este orava: “Senhor Jesus, recebe o meu espírito”.

Atos dos Apóstolos 9:16 – Mostrarei a ele o quanto deve sofrer pelo meu nome”.

Atos dos Apóstolos 13:46 – Então Paulo e Barnabé lhes responderam corajosamente: “Era necessário anunciar primeiro a vocês a palavra de Deus; uma vez que a rejeitam e não se julgam dignos da vida eterna, agora nos voltamos para os gentios.

Atos dos Apóstolos 13:50 – Mas os judeus incitaram as mulheres piedosas de elevada posição e os principais da cidade. E, provocando perseguição contra Paulo e Barnabé, os expulsaram do seu território.

Atos dos Apóstolos 14:5 – Formou-se uma conspiração de gentios e judeus, juntamente com os seus líderes, para maltratá-los e apedrejá-los.

Atos dos Apóstolos 21:13 – Então Paulo respondeu: “Por que vocês estão chorando e partindo o meu coração? Estou pronto não apenas para ser amarrado, mas também para morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus”.

Atos dos Apóstolos 21:27 – Quando já estavam para terminar os sete dias, alguns judeus da Província da Ásia, vendo Paulo no templo, agitaram toda a multidão e o agarraram,

Atos dos Apóstolos 22:21 – “Então o Senhor me disse: ‘Vá, eu o enviarei para longe, aos gentios’ “.

Romanos 1:16 – Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego.

Romanos 5:4 – a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança.

Romanos 9:33 – Como está escrito: “Eis que ponho em Sião uma pedra de tropeço e uma rocha que faz cair; e aquele que nela confia jamais será envergonhado”.

Romanos 15:12 – E Isaías também diz: “Brotará a raiz de Jessé, aquele que se levantará para reinar sobre os gentios; estes colocarão nele a sua esperança”.

Efésios 1:12 – a fim de que nós, os que primeiro esperamos em Cristo, sejamos para o louvor da sua glória.

Efésios 3:1 – Por essa razão, eu, Paulo, prisioneiro de Cristo Jesus por amor de vocês, gentios —

Filipenses 1:20 – Aguardo ansiosamente e espero que em nada serei envergonhado. Pelo contrário, com toda a determinação de sempre, também agora Cristo será engrandecido em meu corpo, quer pela vida quer pela morte;

Filipenses 3:8 – Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo

Filipenses 3:10 – Quero conhecer a Cristo, ao poder da sua ressurreição e à participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte

Filipenses 3:21 – Pelo poder que o capacita a colocar todas as coisas debaixo do seu domínio, ele transformará os nossos corpos humilhados, para serem semelhantes ao seu corpo glorioso.

1 Tessalonicenses 2:16 – esforçando-se para nos impedir que falemos aos gentios, e estes sejam salvos. Dessa forma, vão sempre completando a medida dos seus pecados. Sobre eles, finalmente, veio a ira.

1 Tessalonicenses 5:4 – Mas vocês, irmãos, não estão nas trevas, para que esse dia os surpreenda como ladrão.

1 Timóteo 6:20 – Timóteo, guarde o que lhe foi confiado. Evite as conversas inúteis e profanas e as idéias contraditórias do que é falsamente chamado conhecimento;

2 Timóteo 1:5 – Recordo-me da sua fé não fingida, que primeiro habitou em sua avó Lóide e em sua mãe Eunice, e estou convencido de que também habita em você.

2 Timóteo 1:8 – Portanto, não se envergonhe de testemunhar do Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro dele, mas suporte comigo os sofrimentos pelo evangelho, segundo o poder de Deus,

2 Timóteo 1:18 – Conceda-lhe o Senhor que, naquele dia, encontre misericórdia da parte do Senhor! Você sabe muito bem quantos serviços ele me prestou em Éfeso.

2 Timóteo 2:9 – pelo qual sofro a ponto de estar preso como criminoso; contudo a palavra de Deus não está presa.

2 Timóteo 3:10 – Mas você tem seguido de perto o meu ensino, a minha conduta, o meu propósito, a minha fé, a minha paciência, o meu amor, a minha perseverança,

2 Timóteo 4:8 – Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda.

2 Timóteo 4:16 – Na minha primeira defesa, ninguém apareceu para me apoiar; todos me abandonaram. Que isso não lhes cobrado.

Hebreus 2:18 – Porque, tendo em vista o que ele mesmo sofreu quando tentado, ele é capaz de socorrer aqueles que também estão sendo tentados.

Hebreus 7:25 – Portanto ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles.

Hebreus 12:2 – tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.

1 Pedro 1:5 – que, mediante a fé, são protegidos pelo poder de Deus até chegar a salvação prestes a ser revelada no último tempo.

1 Pedro 1:20 – conhecido antes da criação do mundo, revelado nestes últimos tempos em favor de vocês.

1 Pedro 4:16 – Contudo, se sofre como cristão, não se envergonhe, mas glorifique a Deus por meio desse nome.

1 Pedro 4:19 – Por isso mesmo, aqueles que sofrem de acordo com a vontade de Deus devem confiar suas vidas ao seu fiel Criador e praticar o bem.

Judas 1:24 – Àquele que é poderoso para impedi-los de cair e para apresentá-los diante da sua glória sem mácula e com grande alegria,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *