Estudo de Judas 1:24 – Comentado e Explicado

Àquele, que é poderoso para nos preservar de toda queda e nos apresentar diante de sua glória, imaculados e cheios de alegria,
Judas 1:24

Comentário de Albert Barnes


Agora, para aquele que é capaz de impedir você de cair – Essa atribuição a alguém que foi capaz de impedi-lo de cair é feita em vista dos fatos anunciados na Epístola – os perigos de ser levado pelas artes e pelo exemplo de esses professores de erro. Compare Judas 1: 3 . Na própria atribuição, compare as notas em Romanos 16: 25-27 . A frase “para não cair” significa aqui para preservar de cair em pecado, de ceder à tentação e desonrar sua religião. A palavra usada ( ?pta?st??? aptaistous) não ocorre em nenhum outro lugar do Novo Testamento. Significa corretamente “não tropeçar” como em um cavalo; então “sem cair no pecado, sem culpa”. Somente Deus é quem, em meio às tentações do mundo, pode impedir-nos de cair; mas, bendito seja o seu nome, ele pode fazê-lo, e se confiarmos nele, ele o fará.

E para apresentá-lo sem defeito – A palavra aqui traduzida como “sem defeito” é a mesma que é considerada “sem culpa” em Colossenses 1:22 . Veja o sentimento aqui expresso, explicado nas notas dessa passagem.

Antes da presença de sua glória – Em sua própria presença gloriosa; antes de si cercado de glória no céu. Os santos devem ser apresentados lá como redimidos e santificados, e como dignos da graça para habitar ali para sempre.

Com alegria excessiva – Com a alegria abundante que eles são redimidos; que eles são resgatados da tristeza, pecado e morte, e que o céu deve ser seu lar eterno. Quem agora pode formar uma idéia adequada da felicidade daquela hora?

Comentário de E.W. Bullinger

manter = guarda. Grego. Phulassso. Compare João 17:12 .

de cair = sem cair. Grego. aptaistos. Só aqui. Compare Romanos 11:11 (tropeçar).

present = set, ou faça stand. Veja Atos 22:30 .

sem defeito = sem culpa. Grego. amomos. Ver Efésios 1: 4 . Colossenses 1:22 .

antes da presença de. Grego. katenopion. Ver 2 Coríntios 2:17 .

glória . Veja a pág. Alegria excessiva = exultação. Grego. agalíase. Veja Atos 2:46 .

Comentário de Adam Clarke

Agora, para aquele que é capaz de impedir você de cair – Quem sozinho pode preservá-lo do contágio do pecado e preservá-lo de cair em qualquer tipo de erro que possa ser prejudicial aos interesses de suas almas; e, portanto, para apresentar você sem defeito, ou, como muitos outros leem, asp????? , sem mancha, aludindo à roupa manchada mencionada acima.

Perante a presença de sua glória – Onde nada pode resistir, que não se assemelha, com muita alegria, ao encontrar-se eternamente fora do alcance da possibilidade de cair, e por terem agora chegado a uma eternidade de felicidade.

Referências Cruzadas

Salmos 21:6 – Fizeste dele uma grande bênção para sempre e lhe deste a alegria da tua presença.

Salmos 43:4 – Então irei ao altar de Deus, a Deus, a fonte da minha plena alegria. Com a harpa te louvarei, ó Deus, meu Deus!

Mateus 5:12 – Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a recompensa de vocês nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês”.

Mateus 16:27 – Pois o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então recompensará a cada um de acordo com o que tenha feito.

Mateus 19:28 – Jesus lhes disse: “Digo-lhes a verdade: Por ocasião da regeneração de todas as coisas, quando o Filho do homem se assentar em seu trono glorioso, vocês que me seguiram também se assentarão em doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.

Mateus 25:31 – “Quando o Filho do homem vier em sua glória, com todos os anjos, assentar-se-á em seu trono na glória celestial.

Lucas 9:26 – Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras, o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier em sua glória e na glória do Pai e dos santos anjos.

João 10:29 – Meu Pai, que as deu para mim, é maior do que todos; ninguém as pode arrancar da mão de meu Pai.

Romanos 8:31 – Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

Romanos 14:4 – Quem é você para julgar o servo alheio? É para o seu senhor que ele está de pé ou cai. E ficará de pé, pois o Senhor é capaz de o sustentar.

Romanos 16:25 – Ora, àquele que tem poder para confirmá-los pelo meu evangelho e pela proclamação de Jesus Cristo, de acordo com a revelação do mistério oculto nos tempos passados,

2 Coríntios 4:14 – porque sabemos que aquele que ressuscitou ao Senhor Jesus dentre os mortos, também nos ressuscitará com Jesus e nos apresentará com vocês.

2 Coríntios 4:17 – pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles.

2 Coríntios 11:2 – O zelo que tenho por vocês é um zelo que vem de Deus. Eu os prometi a um único marido, Cristo, querendo apresentá-los a ele como uma virgem pura.

Efésios 3:20 – Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós,

Efésios 5:27 – e apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável.

Colossenses 1:22 – Mas agora ele os reconciliou pelo corpo físico de Cristo, mediante a morte, para apresentá-los diante dele santos, inculpáveis e livres de qualquer acusação,

Colossenses 1:28 – Nós o proclamamos, advertindo e ensinando a cada um com toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo.

Colossenses 3:4 – Quando Cristo, que é a sua vida, for manifestado, então vocês também serão manifestados com ele em glória.

1 Tessalonicenses 4:16 – Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá do céu, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro.

2 Timóteo 4:18 – O Senhor me livrará de toda obra maligna e me levará a salvo para o seu Reino celestial. A ele seja a glória para todo o sempre. Amém.

Hebreus 13:20 – O Deus da paz, que pelo sangue da aliança eterna trouxe de volta dentre os mortos a nosso Senhor Jesus, o grande Pastor das ovelhas,

1 Pedro 4:13 – Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a sua glória for revelada, vocês exultem com grande alegria.

Judas 1:21 – Mantenham-se no amor de Deus, enquanto esperam que a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo os leve para a vida eterna.

Apocalipse 14:5 – Mentira nenhuma foi encontrada em suas bocas; são imaculados.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *