Estudo de Efésios 3:20 – Comentado e Explicado

Àquele que, pela virtude que opera em nós, pode fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou entendemos,
Efésios 3:20

Comentário de Albert Barnes

Agora para ele – Não é incomum para Paulo proferir uma atribuição de louvor no meio de uma discussão; veja Romanos 9: 5 ; Romanos 11:36 ; Gálatas 1: 5 . Aqui sua mente está cheia do assunto; e, tendo em vista que Deus comunica ao seu povo essas bênçãos – para que elas sejam preenchidas com toda a sua plenitude, ele deseja que louvores lhe sejam dados.

Isso é capaz de fazer – veja as notas, Romanos 16:25 .

Exceder em abundância – A palavra composta usada aqui ocorre apenas neste local e em 1 Tessalonicenses 3:10 ; 1 Tessalonicenses 5:13 . Significa, numa extensão que não podemos expressar.

Acima de tudo o que pedimos ou pensamos – Mais do que tudo o que podemos desejar em nossas orações; mais do que tudo o que podemos conceber; veja as notas em 1 Coríntios 2: 9 .

De acordo com o poder que opera em nós – O esforço desse mesmo poder pode realizar para nós mais do que podemos conceber agora.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 20-26 . E eles o observaram – Para uma elucidação deste parágrafo, veja em Mateus 22: 16-22 e Marcos 12: 13-17 ; e enviou espiões, que deveriam fingir-se apenas homens – homens escrupulosamente conscientes em todos os pontos: para que pudessem se apossar de suas palavras – se ele respondesse como esperavam. Mestre, sabemos então que dizemos, & c. – Falar em particular e ensinar em público; o caminho de Deus verdadeiramente – O verdadeiro caminho do dever. Eles não podiam segurar suas palavras diante do povo – Como fizeram depois diante do sinédrio, na ausência do povo, cap. Lucas 22:67 , & c.

Comentário de E.W. Bullinger

Isso = quem.

excessivamente abundante . Literalmente além (grego. Huper) de (grego. Ek) abundância = infinitamente.

acima . Grego. huper. App-104.

tudo = todas as coisas.

poder . O mesmo que “poder” Efésios 3:16 .

trabalha . Ver Efésios 1:11 .

Comentário de Adam Clarke

Agora para ele – Tendo terminado sua curta, mas mais maravilhosa e abrangente oração, o apóstolo traz sua doxologia, louvando a Ele por quem todas as bênçãos vêm e a quem todos os agradecimentos são devidos.

Isso é capaz de fazer muito em abundância – É impossível expressar o significado completo dessas palavras; Deus é onipotente; portanto, ele é capaz de fazer todas as coisas e capaz de fazer ?pe? e? pe??ss?? , superabundantemente acima da maior abundância. E quem pode duvidar disso, quem tem alguma visão racional ou bíblica de seu poder ou seu amor?

Tudo o que pedimos ou pensamos – Podemos pedir todo bem de que ouvimos, todo bem que Deus prometeu em sua palavra; e podemos pensar em, ou imaginar, bens e bênçãos além de tudo o que lemos ou vimos: sim, podemos imaginar coisas boas às quais nos é impossível dar um nome; podemos ir além dos limites de todas as descrições humanas; podemos imaginar mais do que Deus especificou em sua palavra; e não pode sentir limites à nossa imaginação do bem, mas da impossibilidade e da eternidade: e, afinal, Deus é capaz de fazer mais por nós do que podemos pedir ou pensar; e sua habilidade aqui está tão necessariamente ligada à sua vontade, que uma incontestavelmente implica a outra; pois, de que conseqüência seria dizer à Igreja de Deus que ele tinha poder para fazer isso e aquilo, se não houvesse uma garantia implícita de que ele faria o que seu poder pode e o que a alma do homem precisa ter feito? ?

De acordo com o poder que opera em nós – Tudo o que ele pode fazer, e tudo o que prometeu fazer, será feito de acordo com o que ele fez, por esse poder do Espírito Santo t?? e?e????µe??? , que opera fortemente em nós – age com energia em nossos corações, expulsando o mal, purificando e refinando os afetos e desejos e implantando o bem.

Comentário de John Wesley

Agora, para aquele que é capaz de fazer muito acima de tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o poder que opera em nós,

Agora para ele – essa doxologia é admiravelmente adaptada para fortalecer nossa fé, para que não possamos cambalear com as grandes coisas pelas quais o apóstolo ora, como se fossem demais para Deus dar, ou para que esperemos dele.

Isso é capaz – Aqui está uma gradação mais bonita. Quando ele nos deu excedentes, sim, abundantes bênçãos, ainda podemos pedir mais. E ele é capaz de fazer isso. Mas podemos pensar em mais do que pedimos. Ele é capaz de fazer isso também. Sim, e acima de tudo isso.

Acima de tudo, pedimos – Acima de tudo, podemos pensar. Mais ainda, abundantemente acima de tudo o que podemos pedir ou pensar.

Referências Cruzadas

Gênesis 17:1 – Quando Abrão estava com noventa e nove anos de idade o Senhor lhe apareceu e disse: “Eu sou o Deus Todo-poderoso; ande segundo a minha vontade e seja íntegro.

Gênesis 18:4 – Mandarei buscar um pouco d’água para que lavem os pés e descansem debaixo desta árvore.

Exodo 34:6 – E passou diante de Moisés, proclamando: “Senhor, Senhor, Deus compassivo e misericordioso, paciente, cheio de amor e de fidelidade,

2 Samuel 7:19 – E, como se isso não bastasse para ti, ó Soberano Senhor, também falaste sobre o futuro da família deste teu servo. É assim que procedes com os homens, ó Soberano Senhor?

1 Reis 3:13 – Também lhe darei o que você não pediu: riquezas e fama; de forma que não haverá rei igual a você durante toda a sua vida.

2 Crônicas 25:9 – Amazias perguntou ao homem de Deus: “Mas, e as três toneladas e meia de prata que paguei a estas tropas israelitas? ” Ele respondeu: “O Senhor pode dar-lhe muito mais que isso”.

Salmos 36:8 – Eles se banqueteiam na fartura da tua casa; tu lhes dás de beber do teu rio de delícias.

Cânticos 5:1 – Entrei em meu jardim, minha irmã, minha noiva; ajuntei a minha mirra com as minhas especiarias. Comi o meu favo e o meu mel; Bebi o meu vinho e o meu leite. Comam, amigos, bebam e embriaguem-se, ó amados.

Isaías 35:2 – irromperá em flores, mostrará grande regozijo e cantará de alegria. A glória do Líbano lhe será dada, como também o resplendor do Carmelo e de Sarom; verão a glória do Senhor, o resplendor do nosso Deus.

Isaías 55:7 – Que o ímpio abandone seu caminho, e o homem mau, os seus pensamentos. Volte-se ele para o Senhor, que terá misericórdia dele; volte-se para o nosso Deus, pois ele perdoará de bom grado.

Jeremias 32:17 – “Ah! Soberano Senhor, tu fizeste os céus e a terra pelo teu grande poder e por teu braço estendido. Nada é difícil demais para ti.

Jeremias 32:27 – “Eu sou o Senhor, o Deus de toda a humanidade. Há alguma coisa difícil demais para mim?

Daniel 3:17 – Se formos atirados na fornalha em chamas, o Deus a quem prestamos culto pode livrar-nos, e ele nos livrará das suas mãos, ó rei.

Daniel 6:20 – Quando ia se aproximando da cova, chamou Daniel com voz aflita: “Daniel, servo do Deus vivo, será que o seu Deus, a quem você serve continuamente, pôde livrá-lo dos leões? “

Mateus 3:9 – Não pensem que vocês podem dizer a si mesmos: ‘Abraão é nosso pai’. Pois eu lhes digo que destas pedras Deus pode fazer surgir filhos a Abraão.

João 10:10 – O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente.

João 10:29 – Meu Pai, que as deu para mim, é maior do que todos; ninguém as pode arrancar da mão de meu Pai.

Romanos 4:21 – estando plenamente convencido de que ele era poderoso para cumprir o que havia prometido.

Romanos 16:25 – Ora, àquele que tem poder para confirmá-los pelo meu evangelho e pela proclamação de Jesus Cristo, de acordo com a revelação do mistério oculto nos tempos passados,

1 Coríntios 2:9 – Todavia, como está escrito: “Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam”;

Efésios 1:19 – e a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força.

Efésios 3:7 – Deste me tornei ministro pelo dom da graça de Deus, a mim concedida pela operação de seu poder.

Colossenses 1:29 – Para isso eu me esforço, lutando conforme a sua força, que atua poderosamente em mim.

1 Timóteo 1:14 – contudo, a graça de nosso Senhor transbordou sobre mim, juntamente com a fé e o amor que estão em Cristo Jesus.

Hebreus 7:25 – Portanto ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles.

Hebreus 11:19 – Abraão levou em conta que Deus pode ressuscitar os mortos; e, figuradamente, recebeu Isaque de volta dentre os mortos.

Hebreus 13:20 – O Deus da paz, que pelo sangue da aliança eterna trouxe de volta dentre os mortos a nosso Senhor Jesus, o grande Pastor das ovelhas,

Tiago 4:12 – Há apenas um Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e destruir. Mas quem é você para julgar o seu próximo?

2 Pedro 1:11 – e assim vocês estarão ricamente providos quando entrarem no Reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Judas 1:24 – Àquele que é poderoso para impedi-los de cair e para apresentá-los diante da sua glória sem mácula e com grande alegria,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *