Estudo de Daniel 3:17 – Comentado e Explicado

Se assim deve ser, o Deus a quem nós servimos pode nos livrar da fornalha ardente e mesmo, ó rei, de tua mão.
Daniel 3:17

Comentário de Albert Barnes

Se assim é – Chaldee , ???? ?? hên ‘i^ythay – “assim é”. Ou seja, “isso é verdade, que o Deus a quem servimos pode nos salvar”. A idéia não é, como pareceria em nossa tradução, “se formos lançados à fornalha”, mas a mente está voltada para o fato de que o Deus a quem eles serviram poderia salvá-los. Coverdale apresenta toda essa passagem: “Ó Nabucodonosor, não devemos consentir com você neste assunto, por que? nosso Deus a quem servimos é capaz de nos guardar ”etc.

Nosso Deus, a quem servimos – grego, “nosso Deus nos céus, a quem servimos”. Era uma declaração distinta de que eles eram servos do Deus verdadeiro e não tinham vergonha de confessá-lo, quaisquer que fossem as consequências.

É capaz de nos libertar da fornalha ardente – Isso foi evidentemente dito em resposta à pergunta feita pelo rei Daniel 3:15 : “Quem é esse Deus que te livrará das minhas mãos?” Eles tinham certeza de que o Deus a quem eles adoravam era capaz, se ele quisesse fazê-lo, salvá-los da morte. De que maneira eles supunham que ele poderia salvá-los não é expresso. Provavelmente não lhes ocorreu que ele os salvaria da maneira como realmente o fez, mas eles sentiram que estava inteiramente ao seu alcance impedi-los de uma morte tão horrível, se quisesse. O estado de espírito indicado neste versículo é o de “total confiança em Deus”. A resposta deles mostrou

(a) que eles não tinham dúvida de sua “capacidade” de salvá-los, se ele quisesse;

(b) que eles acreditavam que ele faria o que era melhor no caso; e

(c) que eles estavam inteiramente dispostos a cometer o caso inteiro em suas mãos para descartá-lo como ele quisesse. Compare Isaías 43: 2 .

Comentário de Thomas Coke

Daniel 3:17 . Se assim é Eis. Existe um Deus a quem adoramos, capaz de nos arrebatar da fornalha de fogo ardente e nos livrar da tua mão, ó rei. Houbigant. “Como estamos firmemente convencidos de seu poder de nos libertar, também confiamos em sua misericórdia e bondade que ele o fará.” Eles falam isso de uma esperança bem fundamentada, não de uma certa previsão de serem libertados; pois tal certeza absoluta teria destruído a virtude de sua fé e constância, desprezando o perigo que os ameaçava. Veja Lowth.

Comentário de Joseph Benson

Daniel 3: 17-18 . Se assim for Se formos levados a este estreito: se formos jogados no forno ardente, a menos que sirva a sua imagem; nosso Deus a quem servimos é capaz de nos libertar, etc. – Como estamos firmemente convencidos do poder de nosso Deus para nos libertar, também confiamos em Sua misericórdia e bondade, que Ele nos livrará deste perigo iminente. Isso eles falaram de uma esperança bem fundamentada, não de uma certa previsão de serem libertados; pois tal garantia teria prejudicado muito o valor de sua coragem e constância, desprezando o perigo que os ameaçava. E parece, pelo que se segue, que eles estavam firmemente fixados em sua resolução, de não desonrar o Deus verdadeiro adorando esta imagem, ou qualquer um dos deuses da Babilônia, embora devessem perecer nas chamas, pois assim declaram no palavras seguintes. Mas, se não, etc., não serviremos a teus deuses – era, portanto, tudo um para eles de que maneira Deus se honraria; eles foram resolvidos a sofrer mais do que pecar e deixar sua causa para Deus. De fato, se Deus é por nós, não precisamos temer o que o homem pode fazer conosco. Que ele faça o seu pior: Deus nos livrará da morte ou na morte.

Comentário de Scofield

e ele vai nos entregar

Os três judeus, fiéis a Deus enquanto a nação de Israel longe de suas terras não prestam testemunho, são um tipo adequado do remanescente judeu nos últimos dias Isaías 1: 9 ; Romanos 11: 5, que serão fiéis na fornalha da grande tribulação; Salmos 2: 5 ; Apocalipse 7:14 .

Comentário de Adam Clarke

Se é assim – Tu podes nos lançar na fornalha; o terror disso não tem efeito em nossas mentes para induzir-nos a alterar a resolução que tomamos, nem o fogo mudará nosso propósito. Servimos a um Deus que é capaz de nos libertar. Caso contrário, somos igualmente determinados; mas estamos satisfeitos que, de uma maneira ou de outra, ele nos libertará da tua mão. Teu poder não pode nos afetar no reino de nosso Deus ao qual devemos subir da tua fornalha, se ele permitir que o fogo acenda sobre nós. “Prestar a César as coisas que são de César” é uma máxima de Jesus Cristo; mas quando César arrogar para si mesmo as coisas que são do Senhor, então, e em tais casos, sua autoridade deve ser resistida. Deus não deseja as coisas de César; César não deve ter as coisas de Deus.

Comentário de E.W. Bullinger

é capaz de nos entregar . A indicação massorética requer esta pontuação: “para nos libertar; da fornalha ardente e ardente Ele nos libertará” .

Comentário de E.W. Bullinger

a. A edição de 1611 da versão autorizada lê “thy” .

Comentário de E.W. Bullinger

cheio de = preenchido, formulário = aparência.

rosto = semblante.

Comentário de John Calvin

E quando eles acrescentam – Deus é suficientemente poderoso para nos preservar; e, se não, estamos preparados para a morte, eles nos apontam o que deve elevar nossas mentes acima de todas as provações, a saber, a preciosidade de nossa vida aos olhos de Deus, já que ele pode nos libertar, se assim o desejar. Visto que, portanto, temos proteção suficiente em Deus, não pensemos em nenhum método de preservar nossa vida melhor do que nos dedicar inteiramente à proteção dele e lançar sobre ele todos os nossos cuidados. E quanto à segunda cláusula, devemos observar isso, mesmo que o Senhor deseje aumentar sua própria glória por nossa morte, devemos oferecer isso como um sacrifício legal; e a piedade sincera não floresce em nossos corações, a menos que nossas mentes estejam sempre preparadas para fazer esse sacrifício. Assim, gostaria de comentar essas coisas em breve e, com a permissão de Deus, explicarei-as completamente amanhã.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *