Estudo de Mateus 3:9 – Comentado e Explicado

Não digais dentro de vós: Nós temos a Abraão por pai! Pois eu vos digo: Deus é poderoso para suscitar destas pedras filhos a Abraão.
Mateus 3:9

Comentário de Albert Barnes

E pense em não dizer … – Eles consideravam uma justiça suficiente que eles eram descendentes de um homem tão santo como Abraão. Compare João 8: 33-37 , João 8:53 . João assegurou-lhes que isso era uma questão de pequena consequência aos olhos de Deus. Das próprias pedras do Jordão, ele pôde criar filhos para Abraão. O significado parece ser o seguinte: Deus, dessas pedras, poderia levantar mais facilmente aqueles que deveriam ser filhos dignos de Abraão, ou serem como ele, do que simplesmente, porque vocês são descendentes de Abraão, fazem de você, orgulhosos e hipócritas , súditos do reino do Messias. Ou, em outras palavras, a mera natividade ou os privilégios do nascimento não valem nada onde não há justiça na vida. Alguns supunham, no entanto, que por essas pedras ele quis dizer soldados romanos, ou pagãos, que também poderiam ter participado de seu ministério; e que Deus poderia “deles” criar filhos para Abraão.

Comentário de Joseph Benson

Mateus 3: 9 . E pense em não dizer – ou, como as palavras µ? d???te ?e?e?? , prefira , presuma não dizer, ou diga não com confiança, dentro de si: temos Abraão para nosso pai – como se ele tivesse dito, sendo chamado para traga frutos ao encontro do arrependimento, comece a não obstruir a eficácia da advertência com aqueles pensamentos tão comuns entre vocês, que você estará seguro da ira sendo filhos de Abraão. É quase incrível o quão grande foi a presunção dos judeus, nessa relação com Abraão. “Abraão”, diz o Talmud (um livro de alta reputação entre eles) “senta-se perto dos portões do inferno e não permite que nenhum israelita perverso entre nele.” E Justino nos informa que os rabinos judeus lhes garantiram: “Sendo essa a semente de Abraão, embora continuassem em desobediência a Deus e em infidelidade, o reino dos céus ainda deveria lhes ser dado”. E deve-se temer que muitos professores do cristianismo construam suas esperanças de salvação em um fundamento igualmente falso, dependendo de seu batismo, conhecimento, ortodoxia, formas de piedade, ações de caridade ou interesse fantasioso pelos méritos. de Cristo, enquanto eles vivem em pecado, e são mornos e negligentes na busca dessa santidade, sem a qual nenhum homem verá o Senhor.

Pois eu vos digo: este prefácio sempre denota a importância do que se segue: Deus é capaz dessas pedras – Ele provavelmente apontou para as que estavam diante deles: criar filhos a Abraão – Você pensa isso porque é a única Igreja de Deus na terra, e se você fosse destruído, Deus não teria descendência de Abraão para mostrar misericórdia e cumprir sua aliança; portanto, o julgamento não virá sobre você; mas não se engane; que Deus que levantou Adão do pó da terra e os filhos a Abraão do ventre morto de Sara, pode, se ele quiser, animar e santificar essas mesmas pedras, que estão diante de seus olhos, e transformá-las em filhos de Abraão; em pessoas que herdarão a fé e a piedade de Abraão, e que, imitando sua obediência, se tornarão sua semente espiritual, a quem as promessas feitas a ele serão cumpridas e em quem a igreja ainda subsistirá, embora tudo que você deva ser destruído . E antes ele faria um milagre como esse, a ponto de sofrer sua promessa de fracassar ou admitir as bênçãos de seu reino que se aproximava, apenas porque você tem a honra abusada de descender daquele favorito peculiar do céu. Assim, o Batista tomou desses homens presunçosos a base de sua confiança, afirmando que Deus poderia cumprir suas promessas a Abraão, embora toda a nação judaica devesse ser rejeitada por ele; a semente, como as estrelas da multidão, que se destinava principalmente à promessa, era uma descendência espiritual.

Comentário de E.W. Bullinger

pense = pense não por um momento (Aorist). Este é um idioma a ser encontrado com frequência no Talmude de Jerusalém, não sendo dessa opinião.

não. Grego. eu App-105.

dentro = entre. Grego. en . App-104.

Nós temos, etc. Compare João 8:39 . Romanos 4: 1-6 ; Romanos 9: 7 . Gálatas 1: 3 , Gálatas 1: 9 .

Deus. App-98.

de = fora de. Grego. ek. App-104.

crianças. Plural grego de teknon. App-108.

Comentário de John Calvin

Mateus 3: 9 . E pensem para não dizer dentro de si mesmos. Lucas 3: 8 . E comece a não dizer dentro de si. Como a importação de ambas as frases é sem dúvida a mesma, é fácil verificar o que João quis dizer. Até que os hipócritas sejam duramente pressionados, eles dormem em seus pecados ou se entregam a uma alegria licenciosa. (268) Mas quando são convocados para o tribunal de Deus, buscam ansiosamente algum subterfúgio ou ocultação, ou alguma cobertura para interpor Deus e eles. O discurso de João aos fariseus e saduceus equivale a isso: Agora que eu te ofendi profundamente, não o faça, pois as pessoas do seu selo costumam se esforçar para encontrar um remédio em um título vazio e enganoso”.

Assim, ele arranca deles a confiança perversa, pela qual eles foram enfeitiçados. A aliança, que Deus havia feito com Abraão, foi empregada por eles como um escudo para defender uma má consciência: não que eles repousassem sua salvação na pessoa de um homem, mas que Deus havia adotado toda a posteridade de Abraão. Enquanto isso, eles não consideraram que ninguém tem o direito de ser considerado pertencente à “semente de Abraão” ( João 8:33 ), mas aqueles que seguem sua fé, e que sem fé a aliança de Deus não tem nenhuma influência em buscar a salvação. E mesmo a pequena palavra, em si mesmos, não tem sentido: pois, embora não se gabassem em palavras, que eram filhos de Abraão, ainda assim se deleitaram interiormente com esse título, pois os hipócritas não têm vergonha de praticar imposições mais grosseiras sobre Deus do que em homens.

Deus é capaz. Os judeus lisonjearam-se com as mesmas pretensões, como são agora apresentadas insolentemente pelos papistas. “Deve haver alguma igreja no mundo; porque é a vontade de Deus que ele seja reconhecido e seu nome invocado no mundo. Mas a Igreja não pode estar em outro lugar senão entre nós, a quem Deus confiou sua aliança. ” (269) Essa arrogância foi demonstrada principalmente pelos sumos sacerdotes e por outros que tinham alguma parte do governo ou autoridade. As pessoas comuns eram tratadas por eles como profanas e amaldiçoadas ( João 7:49 ) e se consideravam as primícias sagradas; da mesma maneira que, em nossos dias, os bispos, abades, cânones, monges, sorbonnistas e todas as descrições de sacerdotes, glorificados no orgulhoso título de clero, encaram os leigos com desprezo. Esse erro, ao confiar demais na promessa de Deus, João expõe e refuta, dizendo que, embora Deus passe por eles, ele não vai querer uma Igreja.

O significado das palavras, portanto, é: “Deus fez uma aliança eterna com Abraão e sua semente. Em um ponto você está enganado. Enquanto você é pior que bastardo, (270) você imagina que é o único filho de Abraão. Mas Deus levantará em outro lugar uma nova semente de Abraão, que não aparece agora. ” Ele diz que no caso dativo, filhos de ABRAHAM , ( t? ??ß?a?µ ,) para nos informar que a promessa de Deus não falhará e que Abraão, que confiou nela, não foi enganado, embora sua semente não seja encontrada em você. Assim, desde o princípio do mundo, o Senhor tem sido fiel a seus servos e nunca deixou de cumprir a promessa que lhes fez de que estenderia misericórdia a seus filhos, embora rejeitasse os hipócritas. Alguns imaginam que João falou do chamado dos gentios. Parece-me que isso não tem fundamento: mas como homens orgulhosos não acreditavam ser possível que a Igreja fosse removida para outro lugar, ele os lembra que Deus tem em seu poder maneiras de preservar sua Igreja, o que eles não fizeram. pense, assim como eles não acreditavam que ele poderia criar filhos a partir de pedras.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 3: 9 . Pense em não dizer, etc. – O Dr. Whitby mostrou completamente o quão grande foi a presunção dos judeus em seu relacionamento com Abraão. Munster, neste texto, cita uma passagem notável do Talmude, na qual se diz: “Que Abraão fica próximo aos portões do inferno, e não permite que nenhum israelita perverso entre nele”. Esses judeus talvez pervertam a promessa em Jeremias 31: 35-36 de apoiar essa confiança vã e perigosa, em oposição às advertências mais expressas e terríveis; particularmente Deuteronômio 30: 19-20 . O Batista, tirando suas idéias dos objetos à sua frente, (como descobriremos, no decorrer deste trabalho, estava familiarizado com o nosso abençoado Salvador), pretendia dizer isso apenas aos fariseus: “Declaro isso para você: como uma verdade certa e solene, que Deus é capaz, dessas mesmas pedras, aqui diante de seus olhos, que ele pode animar e santificar sempre que achar conveniente, para levantar aqueles que, embora não sejam descendentes de pais humanos, serão, em um sentido muito mais nobre do que vocês, filhos de Abraão, como sendo feitos herdeiros de sua fé e obediência; e mais cedo faria um milagre como esse, do que sofrer sua promessa de fracassar ou admitir as bênçãos de seu reino que se aproximava. , apenas porque você tem a honra abusada de descender daquele patriarca sagrado e favorecido “. Veja Doddridge.

Comentário de John Wesley

E pensem para não dizer dentro de si mesmos: Temos Abraão a nosso pai; porque eu vos digo que Deus é capaz dessas pedras de criar filhos a Abraão.

E não diga com confiança – A palavra no original, traduzida vulgarmente, Não pense, parece aqui, e em muitos lugares, não diminui, mas aumenta a força da palavra à qual ela se une.

Temos Abraão para nosso pai – É quase incrível, quão grande foi a presunção dos judeus nessa relação com Abraão. Um de seus famosos ditados era: “Abraão senta-se perto dos portões do inferno, e não sofre israelitas para entrar nele”. Eu digo a você – Esse prefácio sempre denota a importância do que se segue.

Destas pedras – Provavelmente apontando para as que estavam diante delas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *