Estudo de Isaías 55:7 – Comentado e Explicado

Renuncie o malvado a seu comportamento, e o pecador a seus projetos; volte ao Senhor, que dele terá piedade, e a nosso Deus que perdoa generosamente.
Isaías 55:7

Comentário de Albert Barnes

Que os iníquos … – Neste versículo nos dizem o que é necessário para buscar a Deus e retornar a Ele, e o encorajamento que temos para fazê-lo. O primeiro passo é o pecador abandonar o seu caminho. Ele deve fazer uma pausa solene e resolver abandonar todas as suas transgressões. Seu mau curso; seus vícios; suas práticas corruptas; e seus companheiros dissipados, devem ser abandonados.

E o homem injusto – Margem: “Homem de iniqüidade”. Esta é uma tradução literal. O endereço é feito para todas as pessoas, pois todas são tais.

Seus pensamentos – A palavra hebraica denota tudo o que é o objeto do pensamento; e a idéia é que o homem deve abandonar seus planos e propósitos de vida. Os pensamentos, à vista de um Deus santo, não são menos importantes que a conduta externa; e ninguém pode obter seu favor que não esteja pronto para abandonar suas opiniões errôneas, seu orgulho e vaidade, seus planos do mal e seus propósitos de vida opostos a Deus.

E que ele volte ao Senhor – o homem, nas Escrituras, é descrito em toda parte como se afastando do Deus verdadeiro. A religião consiste em retornar a ele para perdão, consolo, proteção e apoio. O verdadeiro penitente deseja retornar a ele, quando o filho pródigo voltou à casa de seu pai; o homem que ama o pecado escolhe permanecer à distância de Deus.

E ao nosso Deus – o Deus do seu povo; o Deus do orador aqui. É a linguagem daqueles que encontraram misericórdia. A idéia é que aquele que nos concedeu misericórdia estará pronto para conceder aos outros. ‹Voltamos a Deus. Tivemos experiência de sua compaixão e temos tanta convicção de sua misericórdia transbordante, que podemos garantir a todos os outros que, se eles voltarem ao nosso Deus, ele os perdoará abundantemente. ‘ A doutrina é que aqueles que encontraram favor têm uma profunda convicção da abundante compaixão de Deus e um senso da plenitude de sua misericórdia, que estão dispostos a oferecer a certeza a todos os outros, para que também possam obter plena perdão. Compare Apocalipse 22:17 – ‹E quem ouve, diga: Vem.

Pois ele perdoará abundantemente – Margem, como hebraico, ‘Multiplique para perdoar’. Ele está cheio de perdão. Essa é a convicção daqueles que são perdoados; esta é a promessa de valor inestimável que é feita a todos os que estão dispostos a retornar a Deus. Com base nesta promessa, tudo pode chegar a ele, e quem vier será enviado vazio.

Comentário de John Calvin

7. Que o ímpio abandone o seu caminho. Ele confirma a declaração anterior; pois, tendo anteriormente chamado os homens para receber a graça de Deus, ele agora descreve mais amplamente a maneira de recebê-la. Sabemos como os hipócritas clamam em voz alta a Deus sempre que desejam alívio de suas angústias e, no entanto, calam seus corações por obstinação perversa; (86) e, portanto, para que os judeus não sejam hipócritas na busca de Deus, ele os exorta à piedade sincera. Portanto, inferimos que a doutrina do arrependimento deve sempre acompanhar a promessa da salvação; pois de nenhuma outra maneira os homens podem provar a bondade de Deus senão abominando-se por causa de seus pecados e renunciando a si mesmos e ao mundo. E, de fato, nenhum homem desejará sinceramente se reconciliar com Deus e obter perdão dos pecados até que seja movido por um arrependimento verdadeiro e sincero.

Por três formas de expressão, ele descreve a natureza do arrependimento: primeiro: “Abandone o homem mau, à sua maneira”; segundo: “O homem injusto, seus pensamentos;” terceiro, “volte ele ao Senhor”. Sob a palavra caminho, ele inclui todo o curso da vida e, portanto, exige que eles produzam os frutos da justiça como testemunhas de sua novidade de vida. Ao acrescentar a palavra pensamentos, ele sugere que devemos não apenas corrigir as ações externas, mas devemos começar pelo coração; pois, embora na opinião dos homens pareçamos mudar nosso modo de vida para melhor, ainda assim teremos pouca proficiência se o coração não mudar.

Assim, o arrependimento abraça uma mudança de todo o homem; pois no homem vemos inclinações, propósitos e depois trabalha. As obras dos homens são visíveis, mas a raiz interior está oculta. Isso deve primeiro ser mudado, para depois produzir obras frutíferas. Devemos primeiro lavar da mente toda impureza e vencer inclinações iníquas, para que depois sejam acrescentados testemunhos externos. E se alguém se vangloriar de ter sido mudado, e ainda viver como costumava fazer, será vaidoso; pois ambos são necessários, conversão do coração e mudança de vida.

Além disso, Deus não ordena que voltemos a ele antes de aplicar um remédio à revolta; pois os hipócritas suportarão de bom grado que louvamos o que é bom e certo, desde que tenham liberdade para se agachar em meio à sujeira. Mas não podemos ter nada a ver com Deus se não nos afastarmos, especialmente quando fomos alienados pela variação perversa; e, portanto, a abnegação é anterior, para que possa nos levar a Deus.

E ele terá piedade dele. Devemos examinar cuidadosamente esse contexto, pois ele mostra que os homens não podem ser levados ao arrependimento de outra maneira senão mantendo a garantia do perdão. Quem, então, inculca a doutrina do arrependimento, sem mencionar a misericórdia de Deus e a reconciliação através da graça livre, trabalha sem propósito; assim como os médicos popistas imaginam que cumpriram bem seu dever quando permaneceram amplamente nesse ponto, e, no entanto, apenas conversam e se preocupam com a doutrina do arrependimento. Mas, apesar de terem ensinado o verdadeiro método de arrependimento, isso seria de pouca valia, visto que deixam de fora o fundamento do perdão concedido livremente, pelo qual somente a consciência pode ser pacificada. E, de fato, como dissemos anteriormente, um pecador sempre se retrairá da presença de Deus, desde que seja arrastado para o seu tribunal para dar conta de sua vida, e nunca será subjugado ao medo e obediência até seu coração é trazido a um estado de paz.

Pois ele é abundante no perdão. Agora, porque é difícil remover o terror de mentes trêmulas, Isaías extrai todo argumento da natureza de Deus, de que ele estará pronto para perdoar e ser reconciliado. Assim, o Espírito Santo habita nesta parte da doutrina, porque sempre duvidamos que Deus esteja ou não disposto a nos perdoar; pois, embora tenhamos pensamentos de sua misericórdia, ainda não nos aventuramos totalmente a acreditar nisso, ela pertence a nós. Não é sem razão, portanto, que esta cláusula é adicionada, para que não sejamos prejudicados pela incerteza ou dúvida quanto à sua infinita compaixão por nós.

Comentário de John Wesley

Abandone o ímpio o seu caminho, e o homem injusto os seus pensamentos; e volte para o Senhor, e ele terá misericórdia dele; e ao nosso Deus, pois ele perdoará abundantemente.

Retorno – Por arrependimento sincero e fé.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *