Estudo de Mateus 19:28 – Comentado e Explicado

Respondeu Jesus: Em verdade vos declaro: no dia da renovação do mundo, quando o Filho do Homem estiver sentado no trono da glória, vós, que me haveis seguido, estareis sentados em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel.
Mateus 19:28

Comentário de E.W. Bullinger

vós. A resposta para Pedro “nós” , Mateus 19:27 .

a regeneração = a criação de todas as coisas novas. A restauração de Atos 3:21 = o “quando” da próxima cláusula. Em Marcos 10:30 , temos a expressão sinônima “a era vindoura”: referindo-se, assim, ao tempo futuro de recompensa, e não ao tempo presente de seus seguidores; a palavra palingenésia ocorre apenas aqui, e em Tito 3: 5 . O siríaco lê “no novo mundo” (isto é, idade).

o filho do homem. Veja App-98. XVI

deve sentar-se = deve ter tomado seu lugar.

in = upon. App-104.

o trono de Sua glória = Seu trono glorioso.

em cima de. Grego. epi. App-104.

as doze tribos de Israel. Isso não pode ter nada a ver com a Igreja do Mistério, como revelado nas epístolas da prisão.

Comentário de John Calvin

28. Em verdade te digo. Para que os discípulos não pensem que perderam suas dores e se arrependam de ter iniciado o curso, Cristo os adverte que a glória de seu reino, que naquele tempo ainda estava oculto, estava prestes a ser revelada. Como se ele tivesse dito: “Não há razão para que essa condição média desanime você; pois eu, que quase não sou igual ao mais baixo, subirei por fim ao meu trono de majestade. Aguente um pouco, até que chegue a hora de revelar a glória não. E o que ele promete a eles? Que eles serão participantes da mesma glória.

Você também se sentará em doze tronos. Ao designar a eles tronos , dos quais eles podem julgar as doze tribos de Israel, ele os compara a assessores, ou primeiros conselheiros e juízes, que ocupam os lugares mais altos do conselho real. Sabemos que o número daqueles que foram escolhidos para ser apóstolos era de doze , a fim de testemunhar que, pela ação de Cristo, Deus pretendeu coletar o restante de seu povo que estava disperso. Essa era uma classificação muito alta, mas até agora estava oculta; e, portanto, Cristo mantém seus desejos em suspense até a revelação mais recente de seu reino, quando eles receberão plenamente o fruto de sua eleição. E embora o reino de Cristo seja, em alguns aspectos, manifestado pela pregação do Evangelho, não há dúvida de que Cristo aqui fala do último dia.

Na regeneração. Alguns conectam esse termo à seguinte cláusula. Nesse sentido, a regeneração nada mais seria do que a renovação que se seguirá à nossa restauração, quando a vida engolir o que é mortal, e quando nosso corpo mesquinho for transformado na glória celestial de Cristo. Mas eu prefiro explicar a regeneração como se referindo à primeira vinda de Cristo; pois então o mundo começou a ser renovado e ressurgiu das trevas da morte para a luz da vida. E esse modo de falar ocorre com frequência nos Profetas e é extremamente adaptado à conexão dessa passagem. A renovação da Igreja, que havia sido tão frequentemente prometida, havia suscitado uma expectativa de felicidade maravilhosa, assim que o Messias aparecesse; e, portanto, para se proteger contra esse erro, Cristo distingue entre o começo e a conclusão de seu reinado.

Comentário de Adam Clarke

Vós que me seguiram, na regeneração, quando o Filho do homem se sentar no trono de sua glória, etc. – A pontuação que observei aqui é a que é seguida pelos mais eminentes críticos: a regeneração é assim refere-se ao tempo em que Jesus se sentará no trono de sua glória, e não ao tempo de segui-lo, que é totalmente impróprio.

A regeneração, pa????e?es?a . Alguns referem isso ao tempo em que os novos céus e a nova terra serão criados, e a alma e o corpo unidos. Os pitagóricos denominaram que pa????e?es?a , quando, de acordo com sua doutrina da transmigração ou metempsicose, a alma entrou em um novo corpo e entrou em um novo estado de ser. Clemente, em sua Epístola aos Coríntios, chama a restauração do mundo, depois do dilúvio, com o mesmo nome.

Julgando as doze tribos – Do lugar paralelo, Lucas 22: 28-30 , é evidente que sentar nos tronos e julgar as doze tribos significa simplesmente obter a salvação eterna e os privilégios distintivos do reino da glória por aqueles que continuou fiel a Cristo em seus sofrimentos e morte.

Julgando, ??????te? . Kypke mostrou que ????es?a? deve ser entendido no sentido de governar, presidir, manter o primeiro ou mais distinto lugar. Assim, Gênesis 49:16 , Dan julgará o seu povo, ou seja, presidirá ou governará sobre eles; ocupará um lugar principal entre as tribos. É sabido que os juízes entre os judeus eram moderadores, capitães, chefes ou chefes. Parece, portanto, o sentido das palavras de nosso Senhor, de que esses discípulos deveriam ter aqueles lugares distintos na glória que parecem pertencer peculiarmente aos primeiros confessores e mártires. Ver 1 Tessalonicenses 4:14 , 1 Tessalonicenses 4:16 , e particularmente Apocalipse 20: 4-6 .

A última passagem citada traz à vista a doutrina do milênio, quando Jesus, depois de formar os novos céus e a nova terra, reinará aqui gloriosamente entre seus antigos 365.000 anos; pois os mil anos mencionados acima são certamente anos proféticos, nos quais, como é sabido, cada dia representa um ano.

Outros, sem importância alguma, são de opinião que a regeneração significa a conversão dos homens pela pregação do Evangelho – que estar sentado em doze tronos significa o estado de dignidade eminente à qual os apóstolos devem ser elevados – e que julga as doze tribos de Israel significa apenas exercer autoridade na Igreja e distribuir leis ao povo de Deus. Mas confesso que não vejo a adequação dessa aplicação dos termos, pois o versículo a seguir parece fixar o significado mencionado acima.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 19:28 . Vós que seguiram, etc. – Vós que me seguiram, na regeneração, quando o Filho do homem se sentar, etc. sente-se também em cima , etc. Veja Doddridge, e a versão de 1729. Esta última tem a passagem assim: Na nova era, quando o filho do homem se sentar no trono de sua glória, os que me seguiram também se sentarão em doze tronos, etc. Parece ser um sentido muito natural dessa difícil passagem: muitos comentaristas, no entanto, a entendem de maneira diferente e agradável à nossa tradução. “Jesus respondeu (diz Macknight) à pergunta de Pedro, que ele e o resto dos apóstolos certamente deveriam receber uma recompensa peculiar mesmo nesta vida; porque, imediatamente após sua ressurreição, quando ele subiu ao trono de seu reino mediador, ele os levaria à alta honra de julgar as doze tribos de Israel; isto é, de governar sua igreja e seu povo, dos quais as doze tribos eram um tipo. Você que me seguiu na regeneração, pa????e?es?a, você que deixou tudo e me seguiu, a fim de me ajudar a realizar a criação dos novos céus e da nova terra, predisse Isaías 65:17 quando o Filho do homem se sentar, etc. você também deve se sentar, etc. No capítulo 7 de Daniel, o profeta, falando do reino do Messias, diz Mateus 19: 9 . & c. Vi até os tronos serem assentados (não derrubados, como está em nossa tradução) e o Ancião dos dias se assentou, a saber, em um desses tronos; e eis que um como o Filho do homem veio ao Ancião de dias, enquanto estava sentado em seu trono, e eles o aproximaram diante dele; e foi-lhe dado domínio, glória e reino. Pelo reino que foi dado ao Filho do homem, o profeta quis dizer seu reino mediador; e pela glória, estando sentado ao lado do Ancião de dias em um dos tronos, em testemunho de sua exaltação àquele reino. O trono de sua glória, portanto, que nosso Senhor fala no texto, é o trono de seu reino mediador; chamou o trono de sua glória, em alusão à representação que Daniel lhe dera. Nesse reino, os apóstolos também deveriam estar sentados em tronos e julgar as tribos; isto é, deveriam estar ao lado do Messias em dignidade e cargo; seus ministros, pelos quais ele deveria subjugar e governar sua igreja. Em Lucas 22:28 , encontramos essa promessa repetida aos discípulos em palavras mais completas para o mesmo propósito. Veja a nota naquele lugar. Nosso Senhor acrescenta, julgando as doze tribos de Israel. Agora, de acordo com a interpretação comum dessas palavras, elas implicam que, no julgamento geral, os apóstolos ajudarão a Cristo na sentença dos israelitas; todavia, essa explicação pode ser justamente contestada, porque a promessa assim entendida tornaria os apóstolos muito inferiores a todos os outros santos, dos quais se diz que eles julgarão o mundo, e não apenas o mundo, mas também os anjos, 1 Coríntios 6. : 2-3 . Além disso, a promessa, no sentido comum, não é aplicável a Judas, que, tendo se mostrado um homem tão ruim, não pode ser supostamente capaz da dignidade dos assessores de Cristo no julgamento geral. Nosso Senhor certamente sabia que Judas cairia de seu ofício e dignidade; mas, quando Matias preencheu seu lugar e teve direito à promessa, ele não achou oportuno entrar em nenhuma distinção em particular, mas fala a todo o corpo dos apóstolos com palavras que ele sabia que seriam cumpridas para a maior parte daqueles a quem eles foram endereçados. Na língua hebraica, julgar significa governar ou governar . Ver Juízes 12: 7 . 1 Samuel 8: 5 portanto, pelos apóstolos sentados nos tronos, julgando as tribos, podem entender-se como governando a igreja cristã da qual os judeus eram um tipo, pelas leis do Evangelho que seu Mestre os inspirou a pregar, e pelas decisões infalíveis relativas à fé e às maneiras que ele lhes permitia dar em todos os casos difíceis. Essa parece ter sido a verdadeira natureza da dignidade que Jesus prometeu a seus apóstolos: no entanto, como eles sempre estavam acostumados a encarar o reino do Messias como um império secular, eles naturalmente interpretavam sua posição nos tronos e julgavam as tribos. , de serem feitos magistrados-chefes na Judéia sob seu Mestre; e, portanto, teria coragem novamente, depois de ter ficado muito desanimado com a declaração que Jesus fizera sobre a impossibilidade de um homem rico entrar em seu reino. “Ver Macknight, Christlogy de Fleming, vol. 1: p. 28. Grotius, Wetstein e Obras de Bishop Bull, Vol. 1: p. 281.

Comentário de John Wesley

E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós que me seguis na regeneração quando o Filho do homem se sentar no trono da sua glória, também se sentará em doze tronos, julgando as doze tribos de Israel .

Na renovação – Na renovação final de todas as coisas: Vós sentareis – No início do julgamento, permanecerão, 2 Coríntios 5:10 . Sendo absolvidos, eles se sentarão com o juiz, 1 Coríntios 6: 2 : Em doze tronos – Assim prometeu o nosso Senhor, sem expressar qualquer condição: por mais absolutas que sejam as palavras, é certo que existe uma condição implícita, como em muitas escrituras, onde nenhuma é expressa. Em conseqüência disso, aqueles doze não se sentaram nesses doze tronos: pois o trono de Judas tomou outro, para que ele nunca se sentasse sobre ele.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *