Estudo de Romanos 14:4 – Comentado e Explicado

Quem és tu, para julgares o servo de outros? Que esteja firme, ou caia, isto é lá com o seu senhor. Mas ele estará firme, porque poderoso é Deus para o sustentar.
Romanos 14:4

Comentário de Albert Barnes

Quem és tu … – Ou seja, quem te deu esse direito de julgar os outros; compare Lucas 12:14 . Há referências aqui particularmente ao “judeu”, que por conta de seus antigos privilégios, e por ter a Lei de Deus, assumiria a prerrogativa de “julgar” no caso e insistiria em conformidade com seus próprios pontos de vista; veja Tiago 4:12 . Este é um princípio de bom senso e propriedade comum. Não é nossa a julgar o servo de outro homem. Ele tem o controle sobre ele; e se “ele” optar por proibi-lo de fazer qualquer coisa, ou permitir que ele faça qualquer coisa, isso diz respeito aos “assuntos” dele, não aos nossos. Tentar controlá-lo é interferir indevidamente e tornar-se um “corpo ocupado em assuntos de outros homens”; 1 Pedro 4:15 . Assim, os cristãos são servos de Deus; eles são responsáveis ??perante ele; e “nós” não temos o direito de usurpar o lugar “dele” e de agir como se fôssemos “senhores de sua herança”; 1 Pedro 5: 3 .

Para seu próprio mestre – O servo é responsável apenas pelo seu mestre. O mesmo acontece com o cristão em relação a Deus.

Ele permanece ou cai – Ele deve ser aprovado ou condenado. Se sua conduta for como agrada a seu mestre, ele deve ser aprovado; caso contrário, ele será condenado.

Sim, ele será retido – Isto é falado apenas do cristão. Em relação ao servo, ele pode ficar de pé ou cair; ele pode ser aprovado ou condenado. O mestre não tinha poder para mantê-lo obediente, exceto pela esperança de recompensa ou pelo medo de punição. Mas não foi assim em relação ao cristão. O judeu que estava disposto a “condenar” o gentio poderia dizer que ele admitiu o princípio geral que o apóstolo havia declarado sobre o servo; que era exatamente o que ele estava dizendo, que ele poderia “cair” e ser condenado. Mas não, diz o apóstolo, isso não segue, em relação ao cristão ele não deve cair. Deus tem poder para fazê-lo se levantar; segurá-lo; para mantê-lo longe do erro e da condenação, e “ele será retido”. Ele não deve sofrer condenação, pois é o “propósito” de Deus mantê-lo; compare o Salmo 1: 5 . Esta é uma das evidências incidentais, mas marcantes, de que o apóstolo acreditava que todos os cristãos deveriam ser mantidos pelo poder de Deus através da fé para a salvação.

É capaz – Veja João 10:29 . Embora um mestre não possa exercer tal influência sobre um servo que “assegure” sua obediência, ainda assim “Deus” tem esse poder sobre seu povo e os preservará em um caminho de obediência.

Comentário de E.W. Bullinger

outro homem . App-124.

servo = empregado doméstico. Veja Lucas 16:13 . App-190.

mestre . Grego. kurios. App-98.

Sim = mas.

holden up = feito para ficar de pé.

Deus Os textos leem “o Senhor” .

Comentário de John Calvin

4. Quem és tu que julgas, etc. “Como você agiria sem amor, sim, e presunçosamente entre os homens, você deveria trazer o servo de outro homem, sob suas próprias regras, e tentar todos os atos dele pela regra de sua própria vontade; então você assume demais, se você condenar alguma coisa no servo de Deus, porque isso não lhe agrada; pois não lhe cabe prescrever a ele o que fazer e o que não fazer, nem é necessário que ele viva de acordo com a sua lei. ”

Agora, embora o poder de julgar a pessoa e também a ação seja tirado de nós, ainda há muita diferença entre os dois; pois devemos deixar o homem, seja ele qual for, para o julgamento de Deus; mas, quanto aos seus feitos, podemos de fato formar uma opinião decisiva, embora não de acordo com nossos próprios pontos de vista, mas de acordo com a palavra de Deus; e o julgamento, derivado de sua palavra, não é humano, nem o julgamento de outro homem. Paulo então pretendeu aqui nos restringir da presunção de julgar; em que caem, que ousam pronunciar qualquer coisa respeitando as ações dos homens sem a garantia da palavra de Deus.

Para o seu próprio Senhor, ele permanece ou cai, etc. Como se dissesse: “Pertence corretamente ao Senhor desaprovar ou aceitar o que seu servo faz: por isso ele rouba o Senhor, que tenta tomar para si mesmo isso. autoridade.” E acrescenta, ele permanecerá de fato: e, ao dizer isso, ele não apenas nos pede que nos abstenhamos de condenar, mas também nos exorta à misericórdia e bondade, como sempre esperamos bem dele, em quem percebemos algo de Deus; na medida em que o Senhor nos deu uma esperança, ele confirmará totalmente e conduzirá à perfeição aqueles em quem iniciou a obra da graça.

Mas, referindo-se ao poder de Deus, ele não significa simplesmente, como se tivesse dito, que Deus pode fazer isso se quiser; mas, da maneira usual das Escrituras, ele conecta a vontade de Deus com seu poder: e, no entanto, não fala aqui de perpetuidade, como se devessem permanecer até o fim a quem Deus havia levantado; mas ele apenas nos lembra que devemos ter uma boa esperança e que nossos julgamentos devem se apoiar dessa maneira; como ele também nos ensina em outro lugar,

“Aquele que começou em você um bom trabalho, executará até o fim.” ( Filipenses 1: 6. )

Em resumo, Paulo mostra de que lado seus julgamentos se inclinam, em quem o amor é abundante.

Comentário de Adam Clarke

Quem és tu que julgas o servo de outro homem? Quem já te deu o direito de condenar o servo de outro homem, nas coisas pertencentes ao seu próprio mestre? Para seu próprio mestre, ele permanece ou cai. Ele deve julgá-lo, não tu; tua intromissão neste negócio é imprudente e sem caridade.

Sim, ele será retido – Ele é sincero e reto, e Deus, que é capaz de fazê-lo se levantar, o apoiará; e assim ensina-o que ele não deve errar essencialmente. E é a vontade de Deus que essas pessoas retas, embora escrupulosas, sejam membros contínuos de sua Igreja.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 14: 4 . Permanece ou cai, etc. – Falleth é aqui usado no sentido destrutivo e significa ser totalmente rejeitado. Comp. CH. Romanos 11: 11-12 . O Dr. Whitby explica a última cláusula, de Deus convencendo os judeus a se converterem em geral da indiferença do ritual mosaico, colocando um período veloz na possibilidade de observá-lo na destruição de Jerusalém; o que teria uma eficácia peculiar para afastar a mente dos homens de um apego a ela, quando considerado em conexão com as previsões de Cristo sobre esse evento. Mas uma interpretação mais extensa da passagem é mais óbvia e menos suscetível à objeção. – “Deixe-me dizer-lhe que ele deve continuar a favor de Deus e estabelecido como um verdadeiro membro de sua família, se continuar apegado a ele pela fé; pois não é apenas consistente com a honra de Deus, mas é seu bom prazer que ele seja continuado e estabelecido, apesar de sua negligência na lei ritual; se ele perseverar em caminhar com ele pela fé “. Veja Whitby e Doddridg

Referências Cruzadas

Deuteronômio 33:27 – O Deus eterno é o seu refúgio, e para segurá-lo estão os braços eternos. Ele expulsará os inimigos da sua presença, dizendo: ‘Destrua-os! ’

Salmos 17:5 – Meus passos seguem firmes nas tuas veredas; os meus pés não escorregaram.

Salmos 37:17 – pois o braço forte dos ímpios será quebrado, mas o Senhor sustém os justos.

Salmos 37:24 – ainda que tropece, não cairá, pois o Senhor o toma pela mão.

Salmos 37:28 – Pois o Senhor ama quem pratica a justiça, e não abandonará os seus fiéis. Para sempre serão protegidos, mas a descendência dos ímpios será eliminada;

Salmos 119:116 – Sustenta-me, segundo a tua promessa, e eu viverei; não permitas que se frustrem as minhas esperanças.

Isaías 40:29 – Ele fortalece ao cansado e dá grande vigor ao que está sem forças.

João 10:28 – Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão.

Atos dos Apóstolos 11:17 – Se, pois, Deus lhes deu o mesmo dom que nos dera quando cremos no Senhor Jesus Cristo, quem era eu para pensar em opor-me a Deus? “

Romanos 8:31 – Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

Romanos 9:20 – Mas quem é você, ó homem, para questionar a Deus? “Acaso aquilo que é formado pode dizer ao que o formou: ‘Por que me fizeste assim? ’ “

Romanos 11:23 – E quanto a eles, se não continuarem na incredulidade, serão enxertados, pois Deus é capaz de enxertá-los outra vez.

Romanos 14:3 – Aquele que come de tudo não deve desprezar o que não come, e aquele que não come de tudo não deve condenar aquele que come, pois Deus o aceitou.

Romanos 16:25 – Ora, àquele que tem poder para confirmá-los pelo meu evangelho e pela proclamação de Jesus Cristo, de acordo com a revelação do mistério oculto nos tempos passados,

1 Coríntios 4:4 – Embora em nada minha consciência me acuse, nem por isso justifico a mim mesmo; o Senhor é quem me julga.

Hebreus 7:25 – Portanto ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles.

Tiago 4:11 – Irmãos, não falem mal uns dos outros. Quem fala contra o seu irmão ou julga o seu irmão, fala contra a Lei e a julga. Quando você julga a Lei, não a está cumprindo, mas está se colocando como juiz.

1 Pedro 1:5 – que, mediante a fé, são protegidos pelo poder de Deus até chegar a salvação prestes a ser revelada no último tempo.

Judas 1:24 – Àquele que é poderoso para impedi-los de cair e para apresentá-los diante da sua glória sem mácula e com grande alegria,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *