Estudo de Romanos 8:31 – Comentado e Explicado

Que diremos depois disso? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
Romanos 8:31

Comentário de Albert Barnes

O que diremos então … – O que se segue justamente dos fatos declarados? ou que conclusão tiraremos em relação ao poder da religião cristã para nos apoiar em nossas provações a partir das considerações que foram declaradas? Qual é a influência que ele passa a declarar.

Se Deus é por nós – fique do lado de fora ou seja nosso amigo, como ele se mostrou adotando-nos Romanos 8:15 , concedendo-nos seu Espírito Romanos 8: 16-17 , Romanos 8: 26-27 , e por seu gracioso propósito de nos salvar, Romanos 8: 29-30 ).

Quem pode ser contra nós? Quem pode nos ferir ou destruir? Os pecadores podem estar contra nós, e o grande inimigo de nossas almas, mas seu poder de nos destruir é retirado. Deus é mais poderoso que todos os nossos inimigos; e ele pode nos defender e salvar; ver Salmo 118: 6 . O Senhor está do meu lado; Não temerei o que o homem pode fazer comigo. A proposição apresentada neste versículo, Paulo passa a ilustrar por várias especificações, que continuam até o final do capítulo.

Comentário de E.W. Bullinger

O que, & c . Ver Romanos 3: 6 .

para . App-104.

be = is .

pode ser = é .

contra . App-104.

Comentário de John Calvin

31. O que então , etc. O assunto discutido tendo sido suficientemente provado, ele agora explode em exclamações, pelas quais expõe a magnanimidade com que os fiéis devem ser mobilizados quando as adversidades os exortam a se desanimar. E ele nos ensina com estas palavras que, com o favor paterno de Deus, está conectada a coragem invencível que vence todas as tentações. De fato, sabemos que esse julgamento geralmente é formado pelo amor ou pelo ódio de Deus, de maneira alguma senão pela visão de nosso estado atual; por isso, quando as coisas desmoronam, a tristeza toma posse de nossas mentes e afasta toda confiança e consolo. Mas Paulo exclama em voz alta que um princípio mais profundo deve ser investigado e que eles raciocinam absurdamente que se limitam ao triste espetáculo de nossa guerra atual. De fato, permito que os flagelos de Deus sejam, em si mesmos, justamente considerados sinais da ira de Deus; mas, como são consagrados em Cristo, Paulo ordena aos santos que apoderem-se, acima de todas as coisas, do amor paterno de Deus, para que, contando com esse escudo, triunfem ousadamente sobre todos os males; pois este é um muro de bronze para nós, de modo que enquanto Deus é propício para nós, estaremos seguros contra todos os perigos. Ele não significa, porém, que nada nos oponha; mas ele promete uma vitória sobre todos os tipos de inimigos.

Se Deus é por nós , etc. Este é o principal e o único suporte que pode nos sustentar em todas as tentações. Pois, exceto que temos Deus propício para nós, embora todas as coisas devam sorrir para nós, ainda assim não se pode obter confiança certa; mas, por outro lado, apenas seu favor é um consolo suficiente em toda tristeza, uma proteção suficientemente forte contra todos os tempestades de adversidades. E sobre esse assunto há muitos testemunhos das Escrituras, que mostram que quando os santos confiam apenas no poder de Deus, ousam desprezar o que lhes é oposto no mundo.

“Quando eu andar no meio da sombra da morte, não temerei males, pois tu estás comigo.” ( Salmos 23: 4. )

“No Senhor eu confio: o que a carne fará comigo.”
( Salmos 56:11 .)

“Não temerei as milhares de pessoas que me cercam.”
( Salmos 3: 6. )

Pois não há poder abaixo ou acima dos céus, que possa resistir ao braço de Deus. Tendo ele como nosso defensor, não precisamos temer nenhum dano. Por isso, somente ele mostra verdadeira confiança em Deus, que se contenta com sua proteção, nada teme de modo a desanimar; os fiéis são indubitavelmente abalados, mas nunca totalmente abatidos. Em resumo, o objetivo do apóstolo era mostrar que a alma piedosa deveria confiar no testemunho interno do Espírito Santo, e não depender de coisas externas.

Comentário de Adam Clarke

O que diremos então a essas coisas? Que conclusão devemos tirar das premissas acima? De tudo o que já foi estabelecido nos capítulos anteriores, mas especialmente nos versículos anteriores, de Romanos 8: 28-30 ; inclusive. Como se ele tivesse dito: Que conforto podemos obter dessas doutrinas? Deus chamou todos nós à santidade e ao amor a Ele, que é o princípio da santidade. Somos perseguidos e desprezados, é verdade, e podemos ser mais; mas, como Deus nos chamou para amá-lo, e todas as coisas funcionam juntas para o bem daqueles que o amam; e, como sua aliança com Abraão, enquanto ele estava em seu estado gentio, mostra seu gracioso propósito em relação a nós gentios, a quem ele conheceu antes, que foram objetos de sua graciosa presciência, bem como aos judeus, e que agora têm o máximo prova de que éramos assim, enviando-nos o evangelho e mostrando-nos, que, se os israelitas fossem um santo sacerdócio, uma nação real, não somos menos favorecidos, como ele predestinou, desde o início determinado , que devemos estar em conformidade com a imagem de seu Filho, que será o primogênito entre muitos irmãos, o chefe e chefe de todos os judeus e gentios convertidos e, para nossa salvação final, nos chamou e nos convidou crer no Senhor Jesus Cristo, justificou aqueles que crêem, e glorificou, altamente honrou e os adornou com inúmeros dons e graças; e, se eles continuarem a possuir a fé que opera por amor, os trará corpo e alma, para sua glória eterna, seus corpos sendo feitos como e para o seu corpo glorioso: – vendo, pois, todas estas coisas são assim, que conforto em nossas tribulações derivaremos delas? – Por que isso: Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que é infinitamente sábio comprometeu-se a nos dirigir: Aquele que é infinitamente poderoso comprometeu-se a proteger-nos: Aquele que é infinitamente bom comprometeu-se a nos salvar. Que astúcia, força ou malícia podem prevalecer contra sua sabedoria, poder e bondade? Nenhum. Portanto, estamos seguros que amam a Deus; e não apenas não sofrerá nenhum dano essencial pelas perseguições de homens ímpios, mas também essas coisas trabalharão juntas para o nosso bem.

Comentário de John Wesley

O que diremos então a essas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

O que diremos então a essas coisas – Relacionadas no terceiro, quinto e oitavo capítulos? Como se ele tivesse dito: Não podemos ir, pensar ou desejar mais nada.

Se Deus é por nós – aqui seguem quatro períodos, um geral e três particular. Cada um começa com a glória na graça de Deus, que é seguida por uma pergunta adequada a ele, desafiando todos os oponentes a todos os quais “estou convencido”, etc., é uma resposta geral. O período geral é: Se Deus é por nós, quem será contra nós? O primeiro período específico, relativo aos tempos passados, é: Aquele que não poupou seu próprio Filho, como não nos dará livremente todas as coisas? O segundo, relativo ao presente, é: é Deus quem justifica. Quem é ele que condena? A terceira, relativa ao futuro, é: É Cristo quem morreu – Quem nos separará do amor de Cristo?

Referências Cruzadas

Gênesis 15:1 – Depois dessas coisas o Senhor falou a Abrão numa visão: “Não tenha medo, Abrão! Eu sou o seu escudo; grande será a sua recompensa! “

Números 14:9 – Somente não sejam rebeldes contra o Senhor. E não tenham medo do povo da terra, porque nós os devoraremos como se fossem pão. A proteção deles se foi, mas o Senhor está conosco. Não tenham medo deles! “

Deuteronômio 33:29 – Como você é feliz, Israel! Quem é como você, povo salvo pelo Senhor? Ele é o seu abrigo, o seu ajudador e a sua espada gloriosa. Os seus inimigos se encolherão diante de você, mas você pisará os seus altos”.

Josué 10:42 – Também subjugou todos esses reis e conquistou suas terras numa única campanha, pois o Senhor, o Deus de Israel, lutou por Israel.

1 Samuel 14:6 – E Jônatas disse a seu escudeiro: “Vamos ao destacamento daqueles incircuncisos. Talvez o Senhor aja em nosso favor, pois nada pode impedir o Senhor de salvar, seja com muitos ou com poucos”.

1 Samuel 17:45 – E Davi disse ao filisteu: “Você vem contra mim com espada, com lança e com dardo, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou.

Salmos 27:1 – O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo?

Salmos 46:1 – Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade.

Salmos 46:7 – O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é a nossa torre segura. Pausa

Salmos 46:11 – O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é a nossa torre segura. Pausa

Salmos 56:4 – Em Deus, cuja palavra eu louvo, em Deus eu confio, e não temerei. Que poderá fazer-me o simples mortal?

Salmos 56:11 – nesse Deus eu confio, e não temerei. Que poderá fazer-me o homem?

Salmos 84:11 – O Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor concede favor e honra; não recusa nenhum bem aos que vivem com integridade.

Salmos 118:6 – O Senhor está comigo, não temerei. O que me podem fazer os homens?

Isaías 50:7 – Porque o Senhor Soberano me ajuda, não serei constrangido. Por isso eu me opus firmemente como pederneira, e sei que não serei envergonhado.

Isaías 54:17 – nenhuma arma forjada contra você prevalecerá, e você refutará toda língua que a acusar. Esta é a herança dos servos do Senhor, e esta é a defesa que faço do nome deles”, declara o Senhor.

Jeremias 1:19 – Eles lutarão contra você, mas não o vencerão, pois eu estou com você e o protegerei”, diz o Senhor.

Jeremias 20:11 – Mas o Senhor está comigo, como um forte guerreiro! Portanto, aqueles que me perseguem tropeçarão e não prevalecerão. O seu fracasso lhes trará completa vergonha; a sua desonra jamais será esquecida.

João 10:28 – Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão.

Romanos 4:1 – Portanto, que diremos do nosso antepassado Abraão?

1 João 4:4 – Filhinhos, vocês são de Deus e os venceram, porque aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *