Estudo de Salmos 46:1 – Comentado e Explicado

Ao mestre de canto. Dos filhos de Coré. Cântico para voz de soprano. Deus é nosso refúgio e nossa força, mostrou-se nosso amparo nas tribulações.
Salmos 46:1

Comentário de Albert Barnes

Deus é nosso refúgio e força – Deus é para nós como um lugar para o qual podemos fugir em busca de segurança; uma fonte de força para nós em perigo. A primeira palavra, “refúgio”, de um verbo que significa “fugir” e, em seguida, “fugir para” – ??? châsâh – ou se abrigar – denota um lugar para o qual alguém fugiria em tempo de perigo – como um imponente parede; uma torre alta; um forte; uma fortaleza. Veja as notas no Salmo 18: 2 . A idéia aqui é que o povo de Deus, em tempos de perigo, pode achar que ele é o que seria um lugar de refúgio. Compare Provérbios 18:10 . A palavra “força” implica que Deus é a fonte de força para aqueles que são fracos e indefesos; ou que possamos confiar em sua força “como se” fosse nossa; ou que possamos nos sentir tão seguros em sua força como se tivéssemos essa força. Podemos torná-lo a base de nossa confiança como se a força residisse em nosso próprio braço. Veja as notas no Salmo 18: 2 .

Uma ajuda muito presente – A palavra “ajuda” aqui significa ajuda, assistência. A palavra “problema” cobriria tudo o que pode vir sobre nós, o que nos daria ansiedade ou tristeza. A palavra traduzida como “presente” – im? nimets ” – significa antes,“ foi encontrado ”ou“ foi encontrado ”; isto é, ele “provou” a si mesmo como uma ajuda no problema. A palavra “presente”, como se ele estivesse perto de nós, ou perto de nós, não expressa com precisão a idéia, que é mais, que “ele foi encontrado” para ser tal, ou que ele sempre “provou” a si mesmo. ser de tal ajuda, e que, portanto, podemos agora confiar nele. A palavra “muito” ou “excessivamente” é adicionada para qualificar toda a proposição, como se isso fosse “enfaticamente verdade”. Era verdade, no sentido mais eminente, que Deus sempre foi considerado um ajudante e, “portanto”, não havia nada a temer na atual angústia. Salmo 46: 2 .

Comentário de Thomas Coke

Salmos 46.

A confiança que a igreja tem em Deus. Uma exortação para vê-lo.

Para o músico chefe, pelos filhos de Corá: Uma canção sobre Alamoth.

Título. ???? ???? ?? ??? ???? ???????? lamnatseach libnei korach al alamoth shiir. ] Este Salmo é pensado para ter sido composto por Davi após sua conquista sobre os filisteus e moabitas, 2 Samuel 8: 1-2 . O estilo é imponente e parece digno desse autor real. Com grande força de expressão, ele compara a poderosa fúria e terror de seus inimigos com a de um terremoto ou com os horrores ameaçadores de um mar tempestuoso.

A palavra Alam???? Alamoth é traduzida por algumas virgens e por outras coisas secretas: e, por conseguinte, deve-se, por um lado, referir-se a alguma música então de uso comum ou a algum instrumento musical desconhecido para nós, que foi adaptado de maneira peculiar às virgens que cantaram no coral; 1 Crônicas 15:20 .; e, por outro lado, acredita-se que se refira aos mistérios secretos e ocultos do Evangelho. Veja Fenwick no título do 9º Salmo. O título de Chaldee é assim: “Um hino de louvor aos filhos de Corá, no espírito de profecia, quando o pai deles foi escondido deles; no entanto, eles foram libertos e cantaram este hino”. O siríaco acrescenta: “Tomado em seu sentido profético, alude à pregação dos apóstolos”.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 46: 1 . Deus é nosso refúgio e força – Ele se manifestou assim no curso de sua providência no passado, e se comprometeu a fazê-lo no futuro, e não deixará de cumprir seu compromisso. Estamos em perigo de inimigos visíveis ou invisíveis? Deus é nosso refúgio, para quem podemos fugir e em quem podemos estar seguros. Temos trabalhado para fazer uma guerra a realizar e sofrimentos a suportar? Deus é a nossa força para nos sustentar sob nossos fardos e nos adequar a todos os nossos serviços e sofrimentos. Somos oprimidos por problemas e angústias? Ele é uma ajuda para problemas: sim, uma ajuda atual – hebraico, ???? ???? ??? , gnezra nimtza meod, uma ajuda encontrada excessivamente, ou, tentou muito; alguém que achamos ser por experiência; uma ajuda sobre a qual podemos escrever, probatum est; ou, uma ajuda em mãos, isto é, nunca está longe de procurar, mas sempre pronta para ser encontrada entre nós. Ou, uma ajuda suficiente, adaptada a todos os casos e exigindo qualquer que seja.

Comentário de E.W. Bullinger

Título. Uma canção. Hebraico. shir . Uma das “canções” mencionadas em Isaías 38:20 (embora não seja a mesma palavra). Veja App-65. Sem dúvida Ezequias durante o cerco de Senaqueribe. Nenhum outro período da história de Israel combina com isso. Não comemorando uma campanha vitoriosa, mas uma defesa bem-sucedida. Veja as notas abaixo. Salmos 46:47 , Salmos 46:48 uma Trilogia que se refere ao mesmo evento. Veja nota sobre “Selá”. Salmos 46:11 .

nosso refúgio. Figura do discurso Cicloides (App-6), porque repetida nos Salmos 46: 7 e 46:11 . Veja a estrutura acima.

refúgio: para o qual se foge. Hebraico. hasah. App-69. Não é a mesma palavra que os versículos: Salmos 46: 7 , Salmos 46:11 .

muito presente = encontrado (próximo); masculino refere-se a Deus (a ajuda é feminina)

Comentário de Adam Clarke

Deus é nosso refúgio – começa abruptamente, mas nobremente; você pode confiar em quem e no que quiser, mas Deus (Elohim) é nosso refúgio e força.

Uma ajuda muito presente – Uma ajuda que se mostra muito poderosa e eficaz em dificuldades e dificuldades. As palavras são muito enfáticas: e?? ???? ????? ???? ezerah betsaroth nimtsa meod : “Ele encontrou uma ajuda excedente ou superlativa em dificuldades”. Nós o encontramos e, portanto, celebramos seus elogios.

Comentário de John Calvin

1. Deus é nosso refúgio e força Aqui o salmista começa com uma expressão ou sentimento geral, antes de falar da libertação mais particular. Ele começa com a premissa de que Deus é suficientemente capaz de proteger seu próprio povo, e que ele lhes dá terreno suficiente para esperar isso; para isso, a palavra chase? , machaseh, significa corretamente. Na segunda cláusula do verso, o verbo que ele é encontrado, que traduzimos no presente, está no pretérito, ele foi encontrado; e, de fato, não haveria impropriedade em limitar o idioma a alguma libertação específica que já havia sido experimentada, assim como outros também a expressaram no pretérito. Mas, à medida que o profeta acrescenta o termo tribulações no número plural, prefiro explicá-lo como um ato continuado: Que Deus vem oportunamente em nosso auxílio e nunca está desejando em tempos de necessidade, com a frequência de qualquer aflição sobre seu povo. Se o profeta falasse da experiência do favor de Deus, responderia muito melhor tornar o verbo no passado. É, no entanto, óbvio que seu objetivo é exaltar o poder de Deus e sua bondade para com o seu povo, e mostrar como Deus está pronto para dar-lhes assistência, para que eles não possam, no tempo de suas adversidades, olhar em volta de todos eles. lado, mas descanse satisfeito apenas com sua proteção. Ele, portanto, diz expressamente que Deus age dessa maneira para com eles, para que a Igreja saiba que ele exerce um cuidado especial em preservá-la e defendê-la. Não há dúvida de que, com essa expressão, ele pretende fazer uma distinção entre o povo escolhido de Deus e outras nações pagãs e, dessa maneira, elogiar o privilégio de adoção que Deus, por sua bondade, havia concedido à posteridade de Abraão. Portanto, quando eu disse antes que era uma expressão geral, minha intenção não era estendê-la a todos os tipos de pessoas, mas apenas a todos os tempos; pois o objetivo do profeta é nos ensinar de que maneira Deus costuma agir para com aqueles que são seu povo. Em seguida, conclui, a título de inferência, que os fiéis não têm motivos para temer, pois Deus está sempre pronto para libertá-los, e também está armado com um poder invencível. Ele mostra nisso que a prova verdadeira e apropriada de nossa esperança consiste nisso, que, quando as coisas estão tão confusas, que os céus parecem cair com grande violência, a terra se retira de seu lugar e as montanhas para ser arrancado de suas próprias fundações, continuamos a preservar e manter a calma e a tranquilidade do coração. É fácil manifestar a aparência de grande confiança, desde que não sejamos colocados em perigo iminente: mas se, no meio de um colapso geral do mundo inteiro, nossas mentes continuarem imperturbadas e livres de problemas, isso é uma prova evidente de que atribuímos ao poder de Deus a honra que lhe pertence. Quando, no entanto, o poeta sagrado diz: Não temeremos, ele não deve ser entendido como significando que as mentes dos piedosos estão isentas de toda solicitude ou medo, como se fossem destituídas de sentimentos, pois há uma grande diferença. entre insensibilidade e confiança na fé. Ele apenas mostra que, aconteça o que acontecer, eles nunca ficam sobrecarregados de terror, mas ganham força e coragem suficientes para aliviar todo o medo. Embora a terra se mova e as montanhas caiam no meio do mar, são modos hiperbólicos de expressão, mas, no entanto, denotam uma revolução e estão virados de cabeça para baixo em todo o mundo. Alguns explicaram a expressão, no meio do mar, como se referindo à terra. Eu não aprovo, no entanto. Mas, para entender mais completamente a doutrina do salmo, prossigamos com a consideração do que se segue.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *