Estudo de Salmos 84:11 – Comentado e Explicado

Porque o Senhor Deus é nosso sol e nosso escudo, o Senhor dá a graça e a glória. Ele não recusa os seus bens àqueles que caminham na inocência.
Salmos 84:11

Comentário de Albert Barnes

Pois o Senhor Deus é um sol – a Septuaginta e a Vulgata Latina traduzem isso: “Porque o Senhor ama a misericórdia e a verdade.” Nossa tradução, no entanto, é a correta. O sol dá luz, calor, beleza à criação; então Deus é a fonte de luz, alegria, felicidade, para a alma. Compare Isaías 60:19 ; Apocalipse 21:23 ; Apocalipse 22: 5 .

E escudo – Veja Salmo 84: 9 .

O Senhor dará graça e glória – graça, ou favor, aqui; glória ou honra no mundo vindouro. Ele concederá todo o favor necessário a seu povo nesta vida; ele admitirá que eles se gloriem no mundo vindouro. Graça e glória estão conectadas. A doação de um será seguida pelo outro. Romanos 8: 29-30 . Aquele que participa da graça de Deus na terra participará da glória no céu. A graça vem antes da glória; a glória sempre segue onde a graça é dada.

Não é bom que ele retenha … – Nada realmente bom; nada que o homem realmente precise; nada referente a esta vida, nada necessário para se preparar para a vida futura. Compare 1 Timóteo 4: 8 ; Filemom 4:19 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 84:11 . O Senhor Deus é um sol – para iluminar, acelerar, dirigir e confortar todo o seu povo; considerando que aqueles que vivem sem Deus no mundo andam nas trevas e não sabem para onde vão, como diz João 12:35 ; e escudo – Para defendê-los de todos os seus inimigos e daquelas misérias terríveis e destrutivas que atendem a todos os outros homens. O Senhor dará graça – Seu favor e amizade, que são melhores que a vida. Salmos 63: 3 . E todos os frutos abençoados, especialmente as influências, dons e graças de seu Espírito; e glória – Não a vã glória e esplendor deste mundo, dos quais Davi não teria falado tão magnificamente, porque, em todas as ocasiões, ele expressa um grande desprezo por essas coisas; mas a honra que vem de Deus aqui, e aquela glória eterna e inefável depositada para o povo de Deus no mundo futuro. Nada de bom ele negará – nada que seja verdadeiramente bom em si mesmo e que seja bom para eles. Isso deve ser bem observado, porque às vezes as aflições, que são más em si mesmas, são boas, necessárias e altamente vantajosas para os homens bons; enquanto as coisas boas deste mundo, como são chamadas, seriam muito prejudiciais para eles, como é verificado por experimentos frequentes. Daqueles que andam na retidão – Que adoram e servem a Deus sinceramente, e ordenam a conversa deles corretamente. Qual cláusula que Davi parece acrescentar de maneira planejada, para impedir ou remover uma objeção contra o que ele havia avançado agora, que pode ser retirado de seu próprio caso, segundo o qual parecia que Deus não era esse sol ou escudo para ele, mas o expunha a grandes e calamidades doloridas. Do qual, como certo e evidente, Davi aqui atribui a verdadeira razão, que não era nenhum defeito na bondade e na suficiência de Deus, mas apenas sua própria má conduta, pela qual ele havia nublado o sol e jogado fora esse escudo, e perdeu esses privilégios afastando-se de sua integridade.

Comentário de E.W. Bullinger

é um sol. Figura do discurso Metáfora. A única ocorrência, nos Salmos, dessa metáfora. É usado no Messias, Malaquias 4: 2

graça e glória. Não o primeiro sem o último ( Romanos 8:29 , Romanos 8:30 ). O primeiro é a flor, o último o fruto.

Não é bom, etc. Figura do discurso Tapeinose = tudo de bom, além de qualquer menção, Ele dará.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *