Estudo de Números 14:9 – Comentado e Explicado

Somente não vos revolteis contra o Senhor, e não tenhais medo do povo dessa terra: devorá-lo-emos como pão. Não há mais salvação para eles, porque o Senhor está conosco. Não tenhais medo deles."
Números 14:9

Comentário de Albert Barnes

Sua defesa – literalmente, “sua sombra”, ou seja, seu abrigo a partir do sol escaldante: uma figura oriental. Compare as referências marginais.

Comentário de Adam Clarke

Sua defesa – ??? tsillam , sua sombra, uma metáfora altamente expressiva de proteção e apoio nos países do leste oriental. A proteção de Deus é assim chamada; ver Salmo 91: 1 ; Salmo 121: 5 ; ver também Isaías 51:16 ; Isaías 49: 2 ; Isaías 30: 2 .

Árabes e persas têm a mesma palavra para expressar a mesma coisa.

nemayeed zulli doulet mamdood ruim .

“Que a sombra da tua prosperidade se estenda!”

nemayced zulli doulet ber mufareki khayr khwahen mamdood ruim .

“Que a sombra da tua prosperidade se espalhe sobre a cabeça dos teus benfeitores!”

Eles também têm o seguinte estilo elegante:

Sayahat kem mubad az seri ma

Bast Allah zullikem abeda.

“Que tua proteção nunca seja removida da minha cabeça!

Que Deus estenda a tua sombra eternamente! ”

Aqui o zull árabe responde exatamente ao hebraico ?? tsel , ambos significando o que se espalha ou obscurece. Veja a nota em Números 14:14 .

Comentário de John Wesley

Apenas não se revolte contra o Senhor, nem tema o povo da terra; porque eles são pão para nós; a sua defesa se apartou deles, e o Senhor está conosco; não os temas.

Pão – Devemos destruí-los tão facilmente quanto comemos nosso pão.

Sua defesa – Sua conduta e coragem, e especialmente Deus, que teve o prazer de lhes proporcionar proteção até que suas iniqüidades estivessem cheias, se afastaram completamente deles e os entregaram como presa para nós.

Com a gente – por sua graça especial e poder onipotente, para nos salvar deles e de todos os nossos inimigos.

Apenas rebelde, não contra o Senhor – Nada pode arruinar os pecadores, a não ser sua própria rebelião. Se Deus os deixa, é porque eles o expulsam deles, e eles morrem, porque eles vão morrer.

Referências Cruzadas

Gênesis 48:21 – A seguir, Israel disse a José: “Estou para morrer, mas Deus estará com vocês e os levará de volta à terra de seus antepassados.

Exodo 33:16 – Como se saberá que eu e o teu povo podemos contar com o teu favor, se não nos acompanhares? Que mais poderá distinguir a mim e a teu povo de todos os demais povos da face da terra? “

Números 24:8 – Deus os está trazendo do Egito; eles têm a força do boi selvagem. Devoram nações inimigas e despedaçam seus ossos; com suas flechas os atravessam.

Deuteronômio 7:18 – Não tenham medo delas! Lembrem-se bem do que o Senhor, o seu Deus, fez ao faraó e a todo o Egito.

Deuteronômio 7:21 – Não fiquem apavorados por causa deles, pois o Senhor, o seu Deus, que está com vocês, é Deus grande e temível.

Deuteronômio 9:7 – Lembrem-se disto e jamais esqueçam como vocês provocaram a ira do Senhor, o seu Deus, no deserto. Desde o dia em que saíram do Egito até chegarem aqui, vocês têm sido rebeldes contra o Senhor.

Deuteronômio 9:23 – E, quando o Senhor os enviou de Cades-Barnéia, disse: “Entrem lá e tomem posse da terra que lhes dei”. Mas vocês se rebelaram contra a ordem do Senhor, do seu Deus. Não confiaram nele, nem lhe obedeceram.

Deuteronômio 20:1 – Quando vocês forem à guerra contra os seus inimigos e virem cavalos e carros, e um exército maior do que o seu, não tenham medo, pois o Senhor, o seu Deus, que os tirou do Egito, estará com vocês.

Deuteronômio 20:3 – “Ouça, ó Israel. Hoje vocês vão lutar contra os inimigos. Não se desanimem nem tenham medo; não fiquem apavorados nem aterrorizados por causa deles,

Deuteronômio 31:6 – Sejam fortes e corajosos. Não tenham medo nem fiquem apavorados por causa deles, pois o Senhor, o seu Deus, vai com vocês; nunca os deixará, nunca os abandonará”.

Deuteronômio 31:8 – O próprio Senhor irá à sua frente e estará com você; ele nunca o deixará, nunca o abandonará. Não tenha medo! Não se desanime! “

Deuteronômio 32:42 – Embeberei as minhas flechas em sangue, enquanto a minha espada devorar carne: o sangue dos mortos e dos cativos, as cabeças dos líderes inimigos”.

Josué 1:5 – Ninguém conseguirá resistir a você, todos os dias da sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei.

Juízes 1:22 – Os homens das tribos de José, por sua vez, atacaram Betel, e o Senhor estava com eles.

2 Crônicas 13:12 – E vejam bem! Deus está conosco; ele é o nosso chefe. Os sacerdotes dele, com suas cornetas, farão soar o grito de guerra contra vocês. Israelitas, não lutem contra o Senhor, o Deus dos seus antepassados, pois vocês não terão êxito! “

2 Crônicas 15:2 – Ele saiu para encontrar-se com Asa e lhe disse: “Escutem-me, Asa e todo o povo de Judá e de Benjamim. O Senhor está com vocês quando vocês estão com ele. Se o buscarem, ele deixará que o encontrem, mas, se o abandonarem, ele os abandonará.

2 Crônicas 20:17 – Vocês não precisarão lutar nessa batalha. Tomem suas posições; permaneçam firmes e vejam o livramento que o Senhor lhes dará, ó Judá, ó Jerusalém. Não tenham medo nem se desanimem. Saiam para enfrentá-los amanhã, e o Senhor estará com vocês’ “.

2 Crônicas 32:8 – Com ele está somente o poder humano, mas conosco está o Senhor, o nosso Deus, para nos ajudar e para travar as nossas batalhas”. E o povo ganhou confiança com o que disse Ezequias, rei de Judá.

Salmos 14:4 – Será que nenhum dos malfeitores aprende? Eles devoram o meu povo como quem come pão, e não clamam pelo Senhor!

Salmos 46:1 – Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade.

Salmos 46:7 – O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é a nossa torre segura. Pausa

Salmos 46:11 – O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é a nossa torre segura. Pausa

Salmos 74:14 – Esmagaste as cabeças do Leviatã e o deste por comida às criaturas do deserto.

Salmos 91:1 – Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso

Salmos 121:5 – O Senhor é o seu protetor; como sombra que o protege, ele está à sua direita.

Isaías 1:2 – Ouçam, ó céus! Escute, ó terra! Pois o Senhor falou: “Criei filhos e os fiz crescer, mas eles se revoltaram contra mim.

Isaías 8:9 – Continuem a fazer o mal, ó nações, e vocês serão destruídas! Escutem, terras distantes: Ainda que vocês se preparem para o combate, serão destruídas! Sim, mesmo que se preparem para o combate, vocês serão destruídas!

Isaías 30:2 – que descem ao Egito sem consultar-me, para buscar proteção no poder do faraó, e refúgio na sombra do Egito.

Isaías 32:2 – Cada homem será como um esconderijo contra o vento e um abrigo contra a tempestade, como correntes de água numa terra seca e como a sombra de uma grande rocha no deserto.

Isaías 41:10 – Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.

Isaías 41:14 – Não tenha medo, ó verme Jacó, ó pequeno Israel, pois eu mesmo o ajudarei”, declara o Senhor, seu Redentor, o Santo de Israel.

Isaías 63:10 – Apesar disso, eles se revoltaram e entristeceram o seu Espírito Santo. Por isso ele se tornou inimigo deles e lutou pessoalmente contra eles.

Jeremias 48:45 – “Na sombra de Hesbom os fugitivos se encontram desamparados, pois um fogo saiu de Hesbom, uma labareda do meio de Seom; e queima as testas dos homens de Moabe e os crânios de homens turbulentos.

Daniel 9:5 – nós temos pecado e somos culpados. Temos sido ímpios e rebeldes, e nos afastamos dos teus mandamentos e das tuas leis.

Daniel 9:9 – O Senhor nosso Deus é misericordioso e perdoador, apesar de termos sido rebeldes;

Mateus 1:23 – “A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe chamarão Emanuel” que significa “Deus conosco”.

Romanos 8:31 – Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

Filipenses 1:27 – Não importa o que aconteça, exerçam a sua cidadania de maneira digna do evangelho de Cristo, para que assim, quer eu vá e os veja, quer apenas ouça a seu respeito em minha ausência, fique eu sabendo que vocês permanecem firmes num só espírito, lutando unânimes pela fé evangélica,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *