Estudo de Daniel 9:9 – Comentado e Explicado

Ao Senhor, nosso Deus, as misericórdias e o perdão, porque nós nos rebelamos contra ele.
Daniel 9:9

Comentário de Albert Barnes

Ao Senhor nosso Deus pertence a misericórdia e perdão – não apenas a justiça lhe pertence no sentido de que ele fez o que é certo, e que ele não pode ser responsabilizado pelo que fez, mas a misericórdia e o perdão pertencem a ele no sentido de que ele só pode perdoar, e que esses são atributos de sua natureza.

Embora tenhamos nos rebelado contra ele – A palavra usada aqui e traduzida como “embora” ( k ? ki^y ) pode significar “embora” ou “a favor”. Ou seja, a passagem pode significar que a misericórdia pertence a Deus, e podemos esperar que ele a mostre, “embora” tenhamos sido tão maus e rebeldes; ou pode significar que ele pertence a ele, e ele só pode mostrar “porque” nos rebelamos contra ele; isto é, nossa única esperança agora está em sua misericórdia, “pois” pecamos e perdemos todas as reivindicações a seu favor. Qualquer uma dessas interpretações faz sentido, mas a última parece estar de acordo com a tensão geral desta parte da oração, que é fazer uma confissão humilde e penitente. Então a Vulgata Latina “quia”. So Theodotion, ?t? hoti So Luther e Lengerke, “denn”. Do mesmo modo, a passagem no Salmo 25:11 é traduzida: “Por amor do teu nome, ó Senhor, perdoa a minha iniqüidade, porque ( k ? ki^y ) é grande” – embora esta passagem admita a outra interpretação, “embora isso é ótimo. ”

Comentário de Adam Clarke

Misericórdias e perdões – Da bondade de Deus fluem as misericórdias de Deus; de suas misericórdias, perdões.

Comentário de E.W. Bullinger

Deus. Hebraico. Elohim. App-4.

misericórdia = compaixão.

Comentário de John Calvin

Daniel aqui se dedica à misericórdia de Deus como a um asilo sagrado; pois não é suficiente reconhecer e confessar nossos pecados, a menos que sejamos sustentados pela confiança de obtermos perdão da misericórdia de Deus. Vemos números que usam grande prolixidade para dar testemunho da verdade, que eles merecem todos os tipos de punição; mas nenhum resultado bom surge disso, porque o desespero os domina e os mergulha no abismo. O reconhecimento de uma falha é, na verdade, sem o menor lucro, a não ser com a adição da esperança de perdão. Daniel, portanto, depois de confessar sinceramente o tratamento que todo o povo havia recebido de Deus como merecido, embora tão severo e severo, ainda abraça sua pena. De acordo com o ditado comum, é como um homem se afogando pegando um canudo. Observamos também como Davi faz uso do mesmo princípio. Existe perdão contigo para que sejas temido. ( Salmos 130: 4. ) E essa moderação deve ser marcada diligentemente, porque Satanás nos leva a uma segurança tórpida, ou então agita-nos a ponto de absorver nossas mentes em tristeza. Esses dois artifícios de Satanás são suficientemente conhecidos por nós. Portanto, essa moderação que mencionei deve ser mantida, para que não sejamos torcidos no meio de nossos vícios, e nos entregemos ao desprezo a Deus, a fim de induzir nele o esquecimento. Então, por outro lado, não devemos ter medo e, assim, fechar contra nós o portão da esperança e do perdão. Daniel, portanto, segue aqui o melhor arranjo e prescreve a mesma regra para nós. Pois, ao confessar a iniquidade do povo, ele não joga completamente fora a esperança do perdão, mas apoia a si e aos outros com esse consolo – Deus é misericordioso. Ele repousa essa esperança de perdão na própria natureza de Deus; como se ele tivesse dito, não há nada tão peculiar a Deus como pena, e, portanto, nunca devemos nos desesperar. A Deus, diz ele, pertence à misericórdia e perdão. Sem dúvida, Daniel tomou essa frase de Moisés, especialmente daquela passagem notável e memorável em que Deus se declara um severo vingador, mas cheio de misericórdia, inclinado à clemência e ao perdão, e exercendo muita tolerância. ( Êxodo 34: 6. ) Como, portanto, Daniel considerou a impossibilidade de Deus deixar de lado seus sentimentos afetuosos de pena, ele considera isso o ponto principal de seus ensinamentos, e se torna o principal fundamento de suas esperanças e seu pedido de perdão. . Ele argumenta assim: A Deus pertencem bondades amorosas; portanto, como ele nunca pode negar a si mesmo, sempre será misericordioso. Este atributo é inseparável de sua essência eterna; e, no entanto, nos rebelamos contra ele, mas ele nunca rejeitará nem desprezará nossas orações.

Podemos concluir a partir desta passagem que nenhuma oração é lícita ou corretamente composta, a menos que consistam nesses dois membros. Primeiro, todos os que se aproximam de Deus devem se lançar diante dele e reconhecer-se merecedores de mil mortes; em seguida, para capacitá-los a emergir do abismo do desespero e elevar-se à esperança do perdão, devem invocar a Deus sem medo ou dúvida, e com confiança firme e estável. Essa confiança em Deus não pode ter outro apoio senão a natureza de Deus, e para isso ele prestou amplo testemunho. No que diz respeito ao final do versículo, pode ser explicado de duas maneiras: Porque, ou embora, sejamos rebeldes contra ele. Afirmei que prefiro aceitar a partícula ?? , ki, no sentido de oposição. Embora tenhamos nos rebelado contra Deus, ainda assim ele será suplicado, e nunca será indiferente à sua pena. Se alguém prefere tomá-lo em um sentido causal, será bem tolerável; como se Daniel tivesse dito, o povo não tem outra esperança senão a misericórdia de Deus, pois foi condenado pelo pecado repetidamente. Por termos agido perversamente em relação a ele, o que resta a nós, a não ser nos lançar com toda a nossa confiança na clemência e bondade de Deus, desde que ele deu testemunho de ser propício aos pecadores que verdadeira e sinceramente imploram a seu favor? Agora segue: –

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *