Estudo de Gênesis 48:21 – Comentado e Explicado

Israel disse a José: "Vou morrer. Mas Deus estará convosco e vos reconduzirá à terra de vossos pais.
Gênesis 48:21

Comentário de Adam Clarke

Eis que eu morro – com que compostura é essa palavra mais terrível expressa! Certamente de Jacó, pode-se dizer agora: “Ele desvia a vista da tumba;” pois, embora não se diga que ele estava cheio de dias, como Abraão e Isaque, ele está perfeitamente disposto a agradar as coisas terrenas e a colocar seu corpo na sepultura. Alguém poderia agir como os patriarcas agiram em seus últimos momentos, sem esperança de vida eterna, sem crença na imortalidade da alma? Impossível! Com tal convicção do ser de Deus, com tais provas de sua ternura e consideração, com tanta experiência de sua interferência providencial e milagrosa em favor deles, eles poderiam supor que eram apenas criaturas de um dia, e que Deus havia desperdiçado isso? muito cuidado, atenção, providência, graça e bondade com as criaturas que deveriam ser, em última análise, como os animais que perecem? A suposição de que eles não poderiam ter uma noção correta da imortalidade da alma é tão desonrosa para Deus quanto para si mesma. Mas o que devemos pensar dos cristãos que formaram essa hipótese em um sistema para provar o que? Ora, que os patriarcas viveram e morreram no escuro! Que ou a alma não tem imortalidade, ou que Deus não achou apropriado revelá-la. Fora com essa opinião! Não se pode dizer que mereça refutação séria.

Comentário de John Calvin

21. E Israel disse a José . Jacob repete o que ele disse. E verdadeiramente todos os seus filhos, e especialmente José e seus filhos, exigiram algo mais do que uma simples confirmação, para que não pudessem fixar sua residência no Egito, mas habitassem, em suas mentes, na terra de Canaã. Ele menciona sua própria morte, com o objetivo de ensiná-los que a verdade eterna de Deus não depende de maneira alguma da vida dos homens: como se ele tivesse dito, minha vida, por ser curta e desbotada, passa; mas a promessa de Deus, que não tem limite, florescerá quando eu também estiver morto. Nenhuma visão apareceu para seus filhos, mas Deus havia ordenado o velho homem santo como o patrocinador intermediário de sua aliança. Ele, portanto, cumpre de maneira sedutora o ofício que lhe é ordenado, tomando as devidas precauções para que sua fé não seja abalada por sua morte. Assim, quando o Senhor entrega sua palavra ao mundo por homens mortais, embora eles morram, tendo terminado seu curso de vida segundo a carne; todavia, a voz de Deus não se apaga com eles, mas nos vivifica até os dias atuais. Por isso, Pedro escreve que se esforçará para que, após seu falecimento, a Igreja tenha em mente a doutrina que lhe foi confiada. ( 2 Pedro 1:15 .)

Para a terra de seus pais . Não é sem razão que ele reivindica para si e para seus pais, o domínio sobre a terra em que eles sempre vagaram como estranhos; pois, embora possa parecer que a promessa de Deus fracassou, ele excita seus filhos com uma boa esperança e declara, com espírito corajoso, que aquela terra é sua, na qual, por fim, ele mal conseguiu um sepulcro, e isso apenas por favor. De onde estava então essa grande confiança, exceto que ele acostumaria seus filhos, por seu exemplo, a ter fé na palavra de Deus? Agora, essa doutrina também é comum para nós; porque nunca confiamos com firmeza suficiente na palavra de Deus, desde que sejamos guiados por nossos próprios sentimentos. Não, até que nossa fé se levante para se apossar daquelas coisas que são removidas ao longe, não sabemos o que é selar a palavra de Deus.

Comentário de Joseph Benson

Gênesis 48:21 . Eu morro, mas Deus estará com você e o trará novamente – Esta garantia foi dada a eles, e cuidadosamente preservada entre eles, de que eles não poderiam amar muito o Egito quando os favorecessem, nem temerem muito quando os franzissem. . Essas palavras de Jacó nos fornecem consolo em referência à morte de nossos amigos: mas Deus estará conosco, e sua presença graciosa é suficiente para compensar a perda. Eles nos deixam, mas ele nunca nos falha. Ele nos levará à terra de nossos pais, a Canaã celestial , para onde nossos pais piedosos se foram antes de nós. Se Deus estiver conosco enquanto estivermos para trás neste mundo, e nos receberem em breve para estarmos com aqueles que foram antes para um mundo melhor, não devemos “sentir tristeza como aqueles que não têm esperança”.

Comentário de John Wesley

E disse Israel a José: Eis que eu morro; mas Deus estará convosco, e vos trará novamente à terra de vossos pais.

Eu morro, mas Deus estará com você e o trará novamente – Esta garantia foi dada a eles, e cuidadosamente preservada entre eles, de que eles não poderiam amar muito o Egito quando os favorecessem, nem temerem muito quando os franzissem. . Essas palavras de Jacó nos fornecem consolo em referência à morte de nossos amigos: Mas Deus estará conosco, e sua presença graciosa é suficiente para compensar a perda. Eles nos deixam, mas ele nunca nos falha. Ele nos levará à terra de nossos pais, a Canaã celestial, para onde nossos pais piedosos se foram antes de nós. Se Deus estiver conosco enquanto estivermos para trás neste mundo, e nos receber em breve para estar com aqueles que foram antes para um mundo melhor, não devemos nos entristecer como aqueles que não têm esperança.

Referências Cruzadas

Gênesis 12:5 – Levou sua mulher Sarai, seu sobrinho Ló, todos os bens que haviam acumulado e os seus servos, comprados em Harã; partiram para a terra de Canaã e lá chegaram.

Gênesis 15:14 – Mas eu castigarei a nação a quem servirão como escravos e, depois de tudo, sairão com muitos bens.

Gênesis 26:3 – Permaneça nesta terra mais um pouco, e eu estarei com você e o abençoarei. Porque a você e a seus descendentes darei todas estas terras e confirmarei o juramento que fiz a seu pai Abraão.

Gênesis 28:15 – Estou com você e cuidarei de você, aonde quer que vá; e eu o trarei de volta a esta terra. Não o deixarei enquanto não fizer o que lhe prometi”.

Gênesis 37:1 – Jacó habitou na terra de Canaã, onde seu pai tinha vivido como estrangeiro.

Gênesis 46:4 – Eu mesmo descerei ao Egito com você e certamente o trarei de volta. E a mão de José fechará os seus olhos. “

Gênesis 50:24 – Antes de morrer José disse a seus irmãos: “Estou à beira da morte. Mas Deus certamente virá em auxílio de vocês e os tirará desta terra, levando-os para a terra que prometeu com juramento a Abraão, a Isaque e a Jacó”.

Deuteronômio 1:1 – Estas são as palavras ditas por Moisés a todo o Israel no deserto, a leste do Jordão, na Arabá, defronte de Sufe, entre Parã e Tofel, Labã, Hazerote e Di-Zaabe.

Deuteronômio 31:8 – O próprio Senhor irá à sua frente e estará com você; ele nunca o deixará, nunca o abandonará. Não tenha medo! Não se desanime! “

Josué 1:5 – Ninguém conseguirá resistir a você, todos os dias da sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei.

Josué 1:9 – Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”.

Josué 3:7 – E o Senhor disse a Josué: “Hoje começarei a exaltá-lo à vista de todo o Israel, para que saibam que estarei com você como estive com Moisés.

Josué 23:14 – “Agora estou prestes a ir pelo caminho de toda a terra. Vocês sabem, lá no fundo do coração e da alma, que nenhuma das boas promessas que o Senhor, o seu Deus, lhes fez deixou de cumprir-se. Todas se cumpriram; nenhuma delas falhou.

Josué 24:1 – Então Josué reuniu todas as tribos de Israel em Siquém. Convocou as autoridades, os líderes, os juízes e os oficiais de Israel, e eles compareceram diante de Deus.

1 Reis 2:2 – “Estou para seguir o caminho de toda a terra. Por isso, seja forte e seja homem.

Salmos 18:46 – O Senhor vive! Bendita seja a minha Rocha! Exaltado seja Deus, o meu Salvador!

Salmos 146:3 – Não confiem em príncipes, em meros mortais, incapazes de salvar.

Zacarias 1:5 – Onde estão agora os seus antepassados? E os profetas, acaso vivem eles para sempre?

Lucas 2:29 – “Ó Soberano, como prometeste, agora podes despedir em paz o teu servo.

Atos dos Apóstolos 13:36 – “Tendo, pois, Davi servido ao propósito de Deus em sua geração, adormeceu, foi sepultado com os seus antepassados e seu corpo se decompôs.

2 Timóteo 4:6 – Eu já estou sendo derramado como uma oferta de bebida. Está próximo o tempo da minha partida.

Hebreus 7:3 – Sem pai, sem mãe, sem genealogia, sem princípio de dias nem fim de vida, feito semelhante ao Filho de Deus, ele permanece sacerdote para sempre.

Hebreus 7:8 – No primeiro caso, quem recebe o dízimo são homens mortais; no outro caso é aquele de quem se declara que vive.

Hebreus 7:23 – Ora, daqueles sacerdotes tem havido muitos, porque a morte os impede de continuar em seu ofício;

2 Pedro 1:14 – porque sei que em breve deixarei este tabernáculo, como o nosso Senhor Jesus Cristo já me revelou.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *