Estudo de Daniel 9:5 – Comentado e Explicado

nós pecamos, prevaricamos, cometemos maldade, fomos recalcitrantes, desviamo-nos de vossos mandamentos e de vossas leis.
Daniel 9:5

Comentário de Albert Barnes

Pecamos – embora Daniel estivesse sozinho, ele falou em nome do povo em geral -, sem dúvida, narrando a longa série de crimes na nação que precederam o cativeiro e que foram a causa da ruína da cidade e do templo.

E cometeram iniqüidade … – Essas variadas formas de expressão são projetadas para dar “intensidade” ao que ele diz. É equivalente a dizer que eles pecaram de todas as maneiras possíveis. A mente, em um estado de verdadeiro arrependimento, habita em seus pecados e relata as várias formas pelas quais a iniqüidade foi praticada, e multiplica expressões de arrependimento e tristeza por causa da transgressão.

Dos teus preceitos – Tuas ordens; tuas leis.

Teus julgamentos – Tuas leis – a palavra “julgamentos” nas Escrituras, denotando o que Deus julga ser certo para nós fazermos, bem como o que é certo para ele infligir.

Comentário de Thomas Coke

Daniel 9: 5 . Nós pecamos e cometemos iniqüidade Daniel coloca aqui a confissão prescrita na oração de consagração de Salomão, para ser usada pelos judeus na terra de seu cativeiro.

Comentário de Joseph Benson

Daniel 9: 5 . Pecamos e cometemos iniqüidade – Daniel usa aqui a mesma confissão que é prescrita, na oração de consagração de Salomão, para ser usada pelos judeus na terra de seu cativeiro; com uma promessa subordinada, de uma resposta favorável que Deus faria às súplicas apresentadas a ele em tal ocasião: veja a margem. E sendo um da nação judaica, ele fala dos pecados deles como dele; e, embora certamente seja um homem santíssimo, se coloca entre os maiores pecadores. Parece haver um tipo de gradação nas confissões do profeta aqui, começando pelos pecados em geral e subindo para a rebelião e a apostolado.

Comentário de E.W. Bullinger

Nós . Note que Daniel se associa ao seu povo. Compare Ne 1; e Daniel 9: 33-38 . Esdras 9: 5-15 .

perversamente = sem lei. Hebraico. rasha, App-44.

rebelde = revoltado. Hebraico. Marad. Geralmente de revolta contra a Deidade ou a realeza.

Comentário de John Calvin

Daniel aqui continua sua confissão de pecado. Como já dissemos, ele deve começar aqui, porque devemos observar em geral a impossibilidade de agradar a Deus por nossas orações, a menos que o abordemos como criminosos e repouse todas as nossas esperanças em sua misericórdia. Mas havia uma razão especial para a natureza extraordinária das orações do Profeta, e seu uso de jejum, pano de saco e cinzas. Esse era o método usual de confissão pelo qual Daniel se unia ao resto do povo, com o objetivo de testemunhar por todas as épocas a justiça do julgamento que Deus havia exercido ao expulsar os israelitas da terra prometida e deserdá-los totalmente. Daniel, portanto, insiste nesse ponto. Aqui podemos notar, em primeiro lugar, como as orações não são corretamente concebidas, a menos que fundamentadas na fé e no arrependimento, e, portanto, não estando de acordo com a lei, elas não podem encontrar graça ou favor diante de Deus. Mas deve-se atribuir grande peso às frases em que Daniel usa mais de uma palavra para dizer que as pessoas agiram impiedosamente. Ele coloca ????? , chetanu, nós pecamos, em primeiro lugar, pois a palavra não implica nenhum tipo de falha, mas um crime ou ofensa grave. Nós, portanto, pecamos; então fizemos perversamente; depois , agimos impiedosamente; para ??? , reshegn, é mais forte que ??? , cheta. Fizemos perversamente, fomos rebeldes, diz ele, ao transgredir os teus estatutos e mandamentos. De onde provém essa copiosidade de expressão, a menos que Daniel deseje estimular a si mesmo e a todo o povo à penitência? Pois, embora sejamos facilmente induzidos a confessar-nos culpados diante de Deus, ainda assim apenas um em cem é afetado com remorso sério; e aqueles que superam os outros, e pura e reverentemente temem a Deus, ainda são muito monótonos e frios ao contar seus pecados. Antes de tudo, eles reconhecem apenas um em cem; depois, daqueles que vêm à mente, eles não avaliam completamente sua tremenda culpa, mas aumentam sua magnitude; e, embora se considerem dignos de cem mortes, ainda não são tocados com sua amargura, e temem se humilhar como deveriam, ou melhor, não ficam descontentes consigo mesmos e não detestam suas próprias iniqüidades. Daniel, portanto, não acumula tantas palavras em vão, quando deseja confessar seus próprios pecados e os do povo. Vamos aprender então a que distância estamos da penitência, enquanto apenas reconhecemos verbalmente nossa culpa; então percebamos a necessidade que temos de muitos incentivos para nos despertar de nossa preguiça; pois, embora alguém possa sentir grandes terrores e tremer diante dos julgamentos de Deus, todos esses sentimentos de pavor desaparecem cedo demais. Torna-se, portanto, necessário fixar o medo de Deus em nossos corações com algum grau de violência. Daniel nos mostra isso ao usar a frase: O povo pecou; eles agiram injustamente; eles se comportaram impiamente e se rebelaram, e declinaram dos estatutos e mandamentos de Deus . Portanto, essa doutrina deve ser observada diligentemente, porque, como eu disse, todos os homens pensam que cumpriram seu dever para com Deus, se professarem brandamente culpados perante ele, e reconhecem sua falha em uma única palavra. Mas como o arrependimento real é uma coisa sagrada, é uma questão de momento muito maior do que uma ficção desse tipo. Embora a multidão não perceba como está enganando a si mesma apenas quando confessa uma falta, entretanto, entretanto, eles estão apenas brincando com Deus como crianças, enquanto alguns dizem que são apenas homens, e outros se abrigam na multidão de ofensores. “O que eu poderia fazer? Sou apenas um homem; Eu apenas segui o exemplo de muitos. Por fim, se examinarmos cuidadosamente as confissões dos homens em geral, sempre encontraremos alguma hipocrisia latente, e que há muito poucos que se prostram diante de Deus como deveriam. Devemos entender, portanto, essa confissão de Daniel como estimulando a si mesmo e aos outros ao temor de Deus e colocando grande ênfase nos pecados do povo, para que cada um possa sentir por si mesmo alarmes reais e sérios.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *