Estudo de Salmos 14:4 – Comentado e Explicado

Não se emendarão esses obreiros do mal, que devoram meu povo como quem come pão? Eles que não invocam o Senhor?
Salmos 14:4

Comentário de Albert Barnes

Todos os que praticam a iniqüidade não têm conhecimento? literalmente: “Eles não sabem que todos os que praticam a iniqüidade, comendo meu povo, comem pão; Jeová eles não chamam. ” As várias declarações neste versículo em confirmação do fato de sua depravação são:

(a) que eles não têm conhecimento de Deus;

(b) que sentem prazer nos erros e imperfeições do povo de Deus – sustentando-se em sua própria maldade pelo fato de que os professos amigos de Deus são inconsistentes em suas vidas; e

(c) que eles não invocam o nome do Senhor, ou que não lhe oferecem adoração.

O verso inteiro pode ter sido, e deveria ter sido colocado na forma de uma pergunta. A primeira afirmação implícita na pergunta é que eles “não têm conhecimento”. Isso pode ser considerado apenas uma prova de culpa

(1) por terem oportunidades de obter conhecimento;

(2) porque negligenciam melhorar essas oportunidades e permanecem na ignorância voluntária; e

(3) ao fazerem isso de um plano para praticar a iniquidade.

Veja este argumento longamente declarado pelo apóstolo Paulo em Romanos 1: 19-28 . Compare a nota nessa passagem. Esta prova da depravação humana está em toda parte manifestada ainda no mundo – no fato de que os homens têm a oportunidade de adquirir o conhecimento de Deus se escolherem fazê-lo; no fato de negligenciarem voluntariamente essas oportunidades; e no fato de que a razão disso é que eles amam a iniqüidade.

Que comem meu povo como comem pão – Eles se sustentam em seu próprio curso de vida pelas imperfeições do povo de Deus. Ou seja, eles fazem uso de suas inconsistências para confirmar a si mesmos na crença de que Deus não existe. Eles argumentam que uma religião que não produz frutos melhores do que o que é visto na vida de seus amigos professos não pode ter valor ou não pode ser genuína; que se uma crença professada em Deus não produz resultados mais felizes do que os encontrados em suas vidas, não seria de nenhuma vantagem adorar a Deus; que eles próprios são tão bons quanto aqueles que professam ser religiosos e que, portanto, não pode haver evidência na vida dos professos amigos de Deus de que a religião seja verdadeira ou de algum valor. Nenhuma parte desprezível da evidência a favor da religião, se destina, deve derivar da vida de seus amigos; e quando essa evidência não é apresentada, é claro que não se perde nenhuma parte pequena da prova de sua realidade e valor. Por isso, tanta importância é atribuída em toda parte da Bíblia à necessidade de uma vida consistente por parte dos professos amigos da religião. Compare Isaías 43:10 . As palavras “meu povo” aqui devem ser consideradas apropriadamente como as palavras do salmista, identificando-se com o povo de Deus e falando delas como “seu próprio povo”. Assim, fala-se de sua própria família ou de seus próprios amigos. Compare Rth 1:16. Ou isso pode ser falado por Davi, considerado o chefe ou governante da nação, e assim ele pode falar do povo de Deus como seu povo. A conexão não permite a construção que remeta as palavras a Deus.

E não invoque o Senhor – eles não adoram o Senhor. Eles dão essa evidência de iniquidade de que não oram; que eles não invocam a bênção de seu Criador; que eles não o reconhecem publicamente como Deus. É notável que isso seja colocado como a última coisa ou a coroa na evidência de sua depravação; e se corretamente considerado, é assim. Para quem deve olhar as coisas como elas são; para quem vê todas as reivindicações e obrigações que repousam sobre a humanidade; para quem aprecia sua própria culpa, sua dependência e sua exposição à morte e ao sofrimento; para alguém que entende bem por que o homem foi feito – não pode haver prova mais impressionante da depravação humana do que o fato de um homem de forma alguma reconhecer seu Criador – de que ele não lhe presta homenagem – de que ele nunca suplica seu favor – nunca deprecia sua ira – que, entre as provações, as tentações, os perigos da vida, ele se esforça para percorrer o mundo “como se não houvesse Deus”. O crime mais alto que Gabriel poderia cometer seria renunciar a toda lealdade a seu Criador e, a partir de então, viver como se não houvesse Deus. Todas as outras iniqüidades que ele poderia cometer surgiriam disso e seriam secundárias a isso. O grande pecado do homem consiste em renunciar a Deus e tentar viver como se não houvesse Ser Supremo a quem ele deve lealdade. Todos os outros pecados surgem disso e estão subordinados a ele.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 14: 4-5 . Todos os trabalhadores etc. – Eles não observam, todos os traficantes vaidosos, devoradores do meu povo? Eles comem pão, e não invocam o Senhor: Salmos 14: 5 . Eles estavam no local, com muito medo: Mudge: quem observa, que essas palavras apontam para algo que ultimamente aconteceu em um entretenimento ímpio, onde Deus descobriu suficientemente o seu favor ao seu povo, bem como a sua vingança contra os seus inimigos.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 14: 4 . Os que praticam a iniqüidade não têm conhecimento? Eles perderam os sentidos? Eles não têm religião nem discrição comum, qualquer um dos quais pode ensiná-los a não lutar contra a Onipotência, a não procurar a morte, a morte eterna e a destruição, no erro de suas vidas, a não se apressarem voluntariamente na ira de Deus e provocarem a vingança do fogo eterno. Que devoram o meu povo – Que os devoram e destroem, ou seja, o povo de Deus, os israelitas pobres e piedosos; como eles comem pão – Com tão pouco arrependimento ou remorso, e com tanta ganância, prazer e constância também, como eles usam para comer sua carne. Eles não invocam o Senhor Eles são culpados, não apenas da injustiça grosseira contra os homens, mas também da horrível impiedade e desprezo a Deus, negando sua providência e negligenciando totalmente, se não desprezando, sua adoração. Estranho! que todos deveriam ser assim sem sentido, não apenas para ferir e oprimir meu pobre povo inocente, mas para serem cruéis e vazios de piedade por eles, e também rejeitar toda religião!

Comentário de E.W. Bullinger

Coma meu povo. Compare Jeremias 10:25 . Amós 8: 4 . Miquéias 3: 3 . Entre os Salmos 14: 3 e 14: 4, a Septuaginta, Siríaca e Vulg, inserem quatro versículos; três são retidas no PBV Provavelmente uma nota marginal antiga que chegou ao MS.

Comentário de Adam Clarke

Todos os que praticam a iniqüidade não têm conhecimento? Não há um deles que leve esse assunto terrível em consideração? Ao estado profundamente caído, eles acrescentam crueldade; eles oprimem e destroem os pobres, sem interesse ou razão.

Quem come o meu povo como eles comem pão – Torna-o uma presa fácil e irresistível. Eles não têm poder para se opor a você e, portanto, você os destrói. Que esse é o significado da expressão, é evidente no discurso de Josué e Caleb em relação aos cananeus. Números 14: 9 ; : “Não temam o povo nem a terra; porque eles são pão para nós.”

E não invoque o Senhor – Eles não têm defesa, pois não invocam o Senhor. Eles são todos ateus ou idólatras.

Comentário de John Calvin

Esta pergunta é adicionada para dar uma ilustração mais amplificada da doutrina anterior. O profeta havia dito que Deus observava do céu os feitos dos homens, e havia encontrado todos eles fora do caminho; e agora ele o apresenta exclamando com espanto: Que loucura é essa, que aqueles que deveriam cuidar do meu povo e executam assiduamente todo tipo de ofício, os oprimem e caem sobre eles como animais selvagens, sem nenhum sentimento de humanidade? Ele atribui esse modo de falar a Deus, não porque possa acontecer algo estranho ou inesperado para ele, mas para expressar com mais força sua indignação. O Profeta Isaías, da mesma maneira ( Isaías 59:16 ), ao tratar quase do mesmo assunto, diz:

“E Deus viu que não havia homem e se perguntou que não havia intercessor.” ( Isaías 59:16 )

É verdade que Deus não experimenta em si mesmo tais afeições, mas se representa como investido delas, para que possamos alimentar o maior horror e pavor por causa de nossos pecados, quando os declara de caráter tão monstruoso. , que ele é como foi jogado em agitação e desordem por eles. E se não fôssemos mais duros do que as pedras, nosso horror pela maldade que prevalece no mundo faria arrepiar os cabelos de nossa cabeça, (285) vendo Deus nos exibir em sua própria pessoa esse testemunho de detestação com que ele considera isso. Além disso, este versículo confirma o que eu disse no começo, que Davi não fala neste salmo de tiranos estrangeiros, nem dos inimigos declarados da igreja, mas dos governantes e príncipes de seu povo, que foram providos de poder e honra. . Esta descrição não se aplicaria a homens que eram completamente estranhos à vontade revelada de Deus; pois não seria nada maravilhoso ver aqueles que não possuem a lei moral, a regra da vida, se dedicando ao trabalho de violência e opressão. Mas a hediondeza dos procedimentos condenados não é um pouco agravada por esta circunstância, que são os próprios pastores, cujo ofício é alimentar e cuidar do rebanho (286) que o devoram cruelmente e que não poupam nem mesmo o povo e a herança de Deus. Há uma queixa semelhante em Miquéias 3: 1 ,

“E eu disse: Ouça, peço-lhe, ó chefes de Jacó, e vós príncipes da casa de Israel: Não é para você conhecer o julgamento? Quem odeia o bem e ama o mal; que arrancam a pele deles; e sua carne dos ossos; que também comem a carne do meu povo, e arrancam a pele deles “,

etc. Se aqueles que professam conhecer e servir a Deus exercessem tal crueldade com os babilônios ou egípcios, isso seria uma injustiça que não poderia admitir desculpa; mas quando eles se sujam com o sangue e a carne dos santos, ao devorarem pão, isso é uma iniquidade monstruosa, que pode muito bem atingir tanto os anjos quanto os homens com espanto. Se essas pessoas tivessem uma partícula de compreensão sólida permanecendo nelas, as impediria de uma conduta tão terrivelmente apaixonada. Eles devem, portanto, ser completamente cegados pelo diabo e totalmente desprovidos de razão e entendimento, pois eles sabiamente e voluntariamente esfolam e devoram o povo de Deus com tanta desumanidade. Esta passagem nos ensina como desagradável a Deus e quão abominável é a crueldade exercida contra os piedosos por aqueles que pretendem ser seus pastores. No final do versículo, onde ele diz que eles não invocam o Senhor, ele novamente aponta a fonte e a causa dessa maldade desenfreada, a saber, que essas pessoas não têm reverência a Deus. A religião é a melhor amante por nos ensinar mutuamente a manter a equidade e a retidão uma para com a outra; e onde uma preocupação com a religião se extingue, todo o respeito pela justiça perece junto com ela. No que diz respeito à frase, invocando Deus, por constituir o principal exercício da piedade, inclui pela sinecdoche (uma figura da retórica pela qual uma parte é colocada para o todo) não apenas aqui, mas em muitas outras passagens. das Escrituras, todo o serviço de Deus.

Comentário de John Wesley

Todos os que praticam a iniqüidade não têm conhecimento? que comem o meu povo como se come pão, e não invocam o Senhor.

Pão – Com tão pouco remorso e com tanta ganância.

Não chame – Eles são culpados não apenas de injustiça grosseira contra os homens, mas também de horrível impiedade e desprezo a Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *