Estudo de Isaías 41:10 – Comentado e Explicado

nada temas, porque estou contigo, não lances olhares desesperados, pois eu sou teu Deus; eu te fortaleço e venho em teu socorro, eu te amparo com minha destra vitoriosa.
Isaías 41:10

Comentário de Albert Barnes

Não temas – Este versículo é claro em seu significado e está cheio de consolo. Deve ser considerado dirigido principalmente aos judeus exilados durante seu longo e doloroso cativeiro na Babilônia; e a idéia é que aqueles que foram selecionados por Deus para ser seu povo especial não tinham nada a temer. Mas a promessa é aquela que pode ser considerada dirigida a todo o seu povo em circunstâncias semelhantes, e é tão verdadeiro agora como era então que aqueles a quem Deus escolheu não têm nada a temer.

Pois eu estou contigo – Esta é uma razão pela qual eles não devem ter medo. Deus era o protetor deles, e de quem eles deveriam ter medo. Se Deus é por nós, quem será contra nós? Que consolo mais alto o homem pode desejar do que a certeza de que ele está com ele para protegê-lo?

Não fique desanimado – A palavra traduzida aqui ‹desanimado ‘( ????? ti?shetta is) é derivada de ???? shâ?âh “ ver, olhar ”; e então olhar como alguém em estado de alarme ou perigo. O sentido aqui é que eles devem estar calmos e sem apreensão de seus inimigos.

Pois eu sou teu Deus – sou capaz de preservar e fortalecer-te. O Deus do céu era o Deus deles; e como ele tinha todo o poder, e esse poder foi prometido para a proteção deles, eles não tinham nada a temer.

Eu te sustentarei – permitirei que você suporte todas as suas provações.

Com a mão direita da minha justiça – Com a minha mão direita fiel. A frase é um modo de expressão hebraico, significando que a mão de Deus era fiel, na qual se podia confiar, e os protegeria.

Comentário de Adam Clarke

Não fique desanimado – ???? ??? vitela tishta : “E não fique desanimado.” O ? vau é adicionado por vinte e um dos MSS do Dr. Kennicott, trinta dos De Rossi e um dos meus, e três edições. Faz o sentido mais completo.

Comentário de John Calvin

10. Não temas. A doutrina anterior, tendo como objetivo que o povo confiasse em Deus, o Profeta conclui das inúmeras bênçãos pelas quais o Senhor manifestou seu amor, que o povo não deveria ter medo. E devemos observar cuidadosamente a razão que ele atribui –

Pois eu estou contigo. Essa é uma base sólida de confiança e, se estiver fixada em nossas mentes, seremos capazes de permanecer firmes e inabaláveis ??contra tentações de todo tipo. Da mesma forma, quando pensamos que Deus está ausente, ou duvidamos que ele esteja ou não disposto a nos ajudar, somos agitados pelo medo e debatidos em meio a muitas tempestades de desconfiança. Mas se permanecermos firmes nesse fundamento, não seremos esmagados por nenhum ataque ou tempestade. E, no entanto, o Profeta não significa que os crentes sejam tão ousados ??que sejam totalmente livres e sem todo medo; mas, embora tenham angústia mental e tentem desconfiar de várias maneiras, resistem com tanta firmeza que garantem a vitória. Por natureza, somos tímidos e cheios de desconfiança, mas devemos corrigir esse vício com esta reflexão: “Deus está presente conosco e cuida de nossa salvação”.

No entanto, eu te ajudarei. ?? ?????? (aph gnazarticha) é traduzido por alguns no pretérito, “Ainda assim eu te ajudei ;” mas no futuro pretendo: “Eu te ajudarei”. Eu traduzo ?? (aph) ainda, como geralmente é traduzido em muitas outras passagens. No entanto, não é inadequado traduzi-lo de maneira uniforme e , portanto, meus leitores têm a liberdade de fazer sua escolha. Se o pretérito do verbo for preferido, isso significa “além disso” ou “também”.

Com a mão direita da minha justiça. Sob a palavra “justiça”, as Escrituras incluem não apenas a equidade, mas a fidelidade que o Senhor manifesta na preservação de seu povo; pois ele mostra sua justiça quando defende fielmente seu povo contra os artifícios e os vários ataques dos homens maus. Ele, portanto, dá a denominação de “ mão direita da justiça” àquilo pelo qual ele mostra que é fiel e justo. Por isso, devemos chamar um consolo notável; pois se Deus decidiu proteger e defender seus servos, não devemos ter nenhum terror; porque “Deus não pode negar a si mesmo” ( 2 Timóteo 2:13 ) ou deixar de lado sua justiça.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *