Estudo de Salmos 121:5 – Comentado e Explicado

O Senhor é teu guarda, o Senhor é teu abrigo, sempre ao teu lado.
Salmos 121:5

Comentário de Albert Barnes

O Senhor é teu guardião – Teu Preservador; teu Defensor. Ele manterá o tempo longe do perigo; ele te guardará do pecado; ele te guardará para a salvação.

O Senhor é a tua sombra – O Senhor é como uma sombra: como a sombra de uma pedra, uma casa ou uma árvore, nos intensos raios do sol ardente. Veja as notas em Isaías 25: 4 .

Sobre a tua mão direita – Veja Salmos 16: 8 ; Salmo 109: 31 . Talvez a alusão particular à mão direita aqui seja a de que aquele era o lugar de um protetor. Ele estaria assim à mão ou estaria pronto para interpor-se em defesa daquele a quem ele deveria guardar. É possível, no entanto, que a idéia aqui possa ser derivada do fato de que nas Escrituras o geógrafo é representado como olhando para o leste, e não para o norte, como conosco. Por isso, o sul é sempre mencionado como o certo ou o destro (compare as notas no Salmo 89:12 ); e como os intensos raios do sol são do sul, pode ser que Deus seja como uma sombra na direção de onde esses raios ardentes vieram.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 121: 5 . O Senhor é a tua sombra sobre a tua mão direita naqueles países onde o calor do sol era intolerável, os lugares sombrios eram considerados não apenas muito refrescantes, mas igualmente salutares e necessários para a preservação da vida. Quando, portanto, o salmista considera Jeová sua sombra ou abrigo, ele quer dizer que o protegeu do perigo e o refresceu com conforto. Mudge, em vez de ferir no versículo seguinte, lê mágoa, depois do siríaco; e ele observa, que eles atribuíram distempers às influências do sol e da lua, e que essa expressão aponta para uma vida no campo, onde eles estavam mais expostos dia e noite às influências desses luminares: como o calor do sol no dia, então os abundantes orvalho que caíam mais abundantemente no luar eram muito perniciosos nesses países.

Comentário de John Wesley

O SENHOR é o teu guardião; o SENHOR é a tua sombra sobre a tua mão direita.

Sombra – Para te manter longe do calor ardente do sol.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *