Estudo de 1 Samuel 14:6 – Comentado e Explicado

Disse, pois, Jônatas ao seu escudeiro: Vem, ataquemos a guarnição desses incircuncisos; talvez o Senhor combaterá por nós. Nada impede que ele dê a vitória a poucos tão bem como a muitos.
1 Samuel 14:6

Comentário de Albert Barnes

É notável que o epíteto “incircunciso”, usado como termo de reprovação, se limita quase exclusivamente aos filisteus. (Compare 1 Samuel 17:26 , 1 Samuel 17:36 ; Juízes 14: 3 ; Juízes 15:18 , etc.) Isso é provavelmente uma indicação da longa opressão dos israelitas pelos filisteus e de suas frequentes guerras.

Comentário de Thomas Coke

1 Samuel 14: 6 . Jônatas disse ao jovem que desnudo sua armadura : devemos considerar toda essa façanha como empreendida e exercida pelo impulso imediato de Deus. Josefo supõe que Jônatas foi embora à noite. Faça tudo o que estiver em seu coração, no versículo seguinte, significa o que quer que você planeje e aprove. E eu estou contigo, de acordo com o teu coração, significa em tudo o que podes desejar ou ordenar a minha simultaneidade. Veja Chandler’s Review, p. 87 e a nota de 1 Samuel 14:14 do capítulo anterior.

Comentário de Joseph Benson

1 Samuel 14: 6 . A guarnição dos incircuncisos – assim ele os chama, para fortalecer sua fé por essa consideração, de que seus inimigos eram inimigos de Deus; ao passo que ele foi circuncidado e, portanto, em aliança com Deus, que era capaz e comprometido em ajudar seu povo. Pode ser – ele fala duvidosamente; pois embora ele se sentisse instigado por Deus a essa façanha, e estivesse seguro de que Deus livraria seu povo, ele não tinha certeza de que o faria naquele momento e desta maneira. Que o Senhor trabalhará – Grandes e maravilhosas coisas. Não há restrição ao Senhor para salvar por muitos ou poucos – A partir disso, parece que Jônatas tinha uma verdadeira fé no poder de Deus, sendo totalmente convencido de que ele poderia fazer tudo, e não precisava da ajuda ou cooperação de Deus. causas naturais.

Comentário de E.W. Bullinger

o SENHOR (Jeová) funcionará . Observe a linguagem da fé. Compare 2 Crônicas 14:11 .

Comentário de Adam Clarke

Vamos passar – movidos, sem dúvida, por um impulso divino.

Lord – This is a fine sentiment; Não restrição ao Senhor – Esse é um belo sentimento; e onde houver uma promessa de defesa e apoio, os mais fracos, diante do inimigo mais forte, podem confiar nele com a máxima confiança.

Comentário de John Wesley

E Jônatas disse ao jovem que desnudo sua armadura: Vinde, e vamos à guarnição dos incircuncisos: pode ser que o SENHOR trabalhe por nós; pois não há restrição ao SENHOR para salvar por muitos ou por poucos.

Incircuncisos – Então ele os chama, para fortalecer sua fé por essa consideração, de que seus inimigos eram inimigos de Deus; ao passo que ele foi circuncidado e, portanto, em aliança com Deus, que era capaz e comprometido em ajudar seu povo.

Por assim dizer – ele fala duvidosamente: porque ele se sentiu instigado por Deus a essa façanha, e teve a certeza de que Deus livraria seu povo; no entanto, ele não tinha certeza de que faria isso neste momento e desta maneira.

Trabalho – Grandes e maravilhosas coisas.

Referências Cruzadas

Gênesis 17:7 – Estabelecerei a minha aliança como aliança eterna entre mim e você e os seus futuros descendentes, para ser o seu Deus e o Deus dos seus descendentes.

Deuteronômio 32:30 – Como poderia um só homem perseguir mil, ou dois porem em fuga dez mil, a não ser que a sua Rocha os tivesse vendido, a não ser que o Senhor os tivesse abandonado?

Juízes 7:4 – Mas o Senhor tornou a dizer a Gideão: “Ainda há gente demais. Desça com eles à beira d’água, e eu separarei os que ficarão com você. Se eu disser: Este irá com você, ele irá; mas, se eu disser: Este não irá com você, ele não irá”.

Juízes 15:18 – Sansão estava com muita sede e clamou ao Senhor: “Deste pela mão de teu servo esta grande vitória. Morrerei eu agora de sede para cair nas mãos dos incircuncisos? “

1 Samuel 17:26 – Davi perguntou aos soldados que estavam ali ao seu lado: “O que receberá o homem que matar esse filisteu e salvar a honra de Israel? Quem é esse filisteu incircunciso para desafiar os exércitos do Deus vivo? “

1 Samuel 17:36 – Teu servo é capaz de matar tanto um leão quanto um urso; esse filisteu incircunciso será como um deles, pois desafiou os exércitos do Deus vivo.

2 Samuel 1:20 – “Não conte isso em Gate, não o proclame nas ruas de Ascalom, para que não se alegrem as filhas dos filisteus nem exultem as filhas dos incircuncisos.

2 Samuel 16:12 – Talvez o Senhor considere a minha aflição e me retribua com o bem a maldição que hoje recebo”.

2 Reis 19:4 – Talvez o Senhor seu Deus ouça todas as palavras do comandante de campo, a quem o senhor dele, o rei da Assíria, enviou para zombar do Deus vivo. E que o Senhor seu Deus o repreenda pelas palavras que ouviu. Portanto, suplique a Deus pelo remanescente que ainda sobrevive”.

2 Crônicas 14:11 – Então Asa clamou ao Senhor, o seu Deus: “Senhor, não há ninguém como tu para ajudar os fracos contra os poderosos. Ajuda-nos, ó Senhor, ó nosso Deus, pois em ti pomos a nossa confiança, e em teu nome viemos contra este imenso exército. Ó Senhor, tu és o nosso Deus; não deixes o homem prevalecer contra ti”.

Salmos 115:1 – Não a nós, Senhor, nenhuma glória para nós, mas sim ao teu nome, por teu amor e por tua fidelidade!

Jeremias 9:23 – Assim diz o Senhor: “Não se glorie o sábio em sua sabedoria nem o forte em sua força nem o rico em sua riqueza,

Jeremias 9:26 – como também o Egito, Judá, Edom, Amom, Moabe e todos os que rapam a cabeça e vivem no deserto; porque todas essas nações são incircuncisas, e a comunidade de Israel tem o coração obstinado. “

Amós 5:15 – Odeiem o mal, amem o bem; estabeleçam a justiça nos tribunais. Talvez o SENHOR, o Deus dos Exércitos, tenha misericórdia do remanescente de José.

Sofonias 2:3 – Busquem o Senhor, todos vocês humildes do país, vocês que fazem o que ele ordena. Busquem a justiça, busquem a humildade; talvez vocês tenham abrigo no dia da ira do Senhor.

Zacarias 4:6 – “Esta é a palavra do Senhor para Zorobabel: ‘Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito’, diz o Senhor dos Exércitos.

Mateus 19:26 – Jesus olhou para eles e respondeu: “Para o homem é impossível, mas para Deus todas as coisas são possíveis”.

Romanos 8:31 – Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

Efésios 2:11 – Portanto, lembrem-se de que anteriormente vocês eram gentios por nascimento e chamados incircuncisão pelos que se chamam circuncisão, feita no corpo por mãos humanas, e que

Filipenses 3:3 – Pois nós é que somos a circuncisão, nós que adoramos pelo Espírito de Deus, que nos gloriamos em Cristo Jesus e não temos confiança alguma na carne,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *