Estudo de Salmos 115:1 – Comentado e Explicado

Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória, por amor de vossa misericórdia e fidelidade.
Salmos 115:1

Comentário de Albert Barnes

Não para nós, ó Senhor, não para nós, mas para o teu nome dar glória – Este início aparentemente abrupto do salmo foi, sem dúvida, em referência a algumas circunstâncias que seriam bem entendidas no momento em que o salmo foi composto, mas que não podem ser definitivamente apurado agora. Parece ter sido em vista de alguns problemas existentes, e a linguagem ao mesmo tempo expressa uma esperança da interposição divina, e um sentimento de que o louvor dessa interposição pertenceria totalmente a Deus. A frase “dar glória” significa dar toda a honra e louvor. Veja as notas no Salmo 29: 1-2 .

Por tua misericórdia – a misericórdia ou o favor que procuramos e procuramos – tua ajuda graciosa em tempos de angústia.

E por causa da tua verdade – Tua fidelidade às tuas promessas; tua fidelidade ao teu povo. O salmista antecipou essa manifestação de fidelidade com confiança; ele sentiu que todos os elogios a uma interposição tão antecipada pertenceriam a Deus.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 115.

Porque Deus é verdadeiramente glorioso e os ídolos são vaidade, o salmista exorta a confiar nele. Deus deve ser louvado por suas bênçãos.

Há uma grande razão para pensar que esse salmo foi composto em algum momento de grande angústia, quando os inimigos pagãos dos judeus começaram a se vangloriar como se seus deuses fossem poderosos demais para o Deus de Israel: mas por quem foi feito, ou por quem que ocasião em particular, há tantas conjecturas, diz o bispo Patrick, que não haverá presunção de interpor a minha, que é esta: que quando Josafá viu o vasto exército de que lemos, 2 Crônicas 20: 2 composto por várias nações, vindo contra ele, e, após sua oração a Deus por libertação, foi incentivado por um profeta a esperar por isso ( Salmos 115: 14-15 .) e pelos levitas deu a Jeová graças a Jeová por essa esperança, ele ou aquele profeta composto este hino para acelerar e confirmar a fé do povo em Deus, para a qual você lê, ele os exortou, 2 Crônicas 20:20, e não é improvável que este fosse o hino que, de comum acordo, os cantores foram designados para usar quando foram encontrar aqueles inimigos; dizendo não apenas aquelas palavras que foram lidas ali, ( 2 Crônicas 20:21 .) louvam ao Senhor, etc. mas estes também: Não para nós, ó Senhor, etc. O Dr. Delaney, no entanto, é de opinião que esse salmo foi composto como epinição ou canção triunfal pela vitória de Davi sobre os jebuseus; o coxo e o cego, etc. (ver 2 Samuel 5: 6. ) ser claramente um hino de humilhação e ação de graças a Deus pela vitória conquistada sobre um povo pagão, que confiava em seus ídolos e desprezava o Deus de Davi: (ver Salmos 115: 2-8 .) E, no entanto, este hino pode ser adaptado ao povo dos judeus por muitas peculiaridades, mas é notável que sempre tenha sido usado como hino de ação de graças pelas vitórias de todos os príncipes da verdadeira piedade desde o início. Eras cristãs, e muito provavelmente da era de Davi. Ver Vida de Davi, livro 2: cap. 6

Salmos 115: 1 . Não para nós, ó Senhor Pela repetição dessas palavras, o salmista expressa humildemente a indignidade dos judeus em receber as bênçãos sinalizadas pelas quais o Senhor os favoreceu.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 115: 1-2 . Não para nós, ó Senhor, não para nós – Pela repetição dessas palavras, o salmista expressa humildemente seu senso de indignidade dos judeus em receber as bênçãos de sinal com as quais o Senhor os favoreceu; ou melhor, que eles agora estavam pedindo que ele lhes desse, e que eles esperavam receber. Pois, como o Dr. Horne observa justamente, “é evidente nesses dois versículos que o Salmo não é um agradecimento pela vitória, mas um pedido de libertação”. Ao teu nome dê glória, etc. – Ao pedirmos seu favor e ajuda, e que você trabalhasse gloriosamente em nosso favor, não desejamos isso por uma disposição vã-gloriosa, para que possamos ser reconhecidos pela conquista de nossos orgulhosos inimigos, mas que sua honra pode ser justificado por todos os seus desprezos e blasfêmias. Por tua misericórdia e por causa de tua verdade – Se você nos libertar, não arrogaremos o louvor e a glória da libertação ao nosso próprio mérito ou valor, mas à sua misericórdia, que te inclina a ter pena, perdão e ser gentil conosco. e à tua verdade, que te dispõe para cumprir tuas promessas. Por que os pagãos deveriam dizer – Por que lhes daria qualquer cor ou ocasião para dizer, com seus lábios ou em seus corações: Onde está agora seu Deus? Onde está aquele que se comprometeu a ser seu Deus e Salvador, e a quem eles adoram, e de quem costumavam se vangloriar, insultando sobre nós e sobre nossos deuses.

Comentário de E.W. Bullinger

Não. Hebraico. l “o (não” al). Forneça Ellipsis assim: “Não a nós, Senhor, não a nós [pertence à glória], mas ao Teu nome, dê a glória” .

SENHOR. Hebraico. Jeová. App-4.

nome. Veja nota no Salmo 20: 1 .

misericórdia = benignidade ou graça.

e. Alguns códigos, com uma edição impressa inicial, Aramaean, Septuagint, Syriac e Vulgate, lêem isso “e” no texto.

Comentário de Adam Clarke

Não para nós, ó Senhor – Não temos mérito para nós mesmos; como o teu é o reino, e o poder nesse reino, assim é a tua glória.

Por tua misericórdia e por causa da tua verdade – a tua misericórdia fez a tua promessa, a tua verdade a cumpriu.

Comentário de John Calvin

1 Não para nós, ó Jeová! Não é certo por quem, ou a que horas, esse salmo foi composto. (365) Aprendemos desde a primeira parte, que os fiéis se entregam a Deus em circunstâncias de extrema angústia. Eles não divulgam seus desejos com palavras simples, mas indiretamente sugerem a natureza de seu pedido. Eles renunciam abertamente a todos os méritos, e a todas as esperanças de obter libertação, a não ser que Deus o faça com um único respeito à sua própria glória, pois essas coisas estão inseparavelmente ligadas. Merecendo, portanto, encontrar-se com repulsa, eles ainda pedem a Deus que não exponha seu nome ao escárnio dos pagãos. Em sua angústia, desejam obter consolo e apoio; mas, não achando nada digno do favor de Deus, pedem que ele conceda seus pedidos, para que sua glória seja mantida. Este é um ponto ao qual devemos prestar atenção cuidadosa, para que, totalmente indignos como somos da consideração de Deus, possamos nutrir a esperança de sermos salvos por ele, do respeito que ele tem pela glória de seu nome e de seu tendo nos adotado com a condição de nunca nos abandonar. Deve-se notar também que sua humildade e modéstia os impedem de reclamar abertamente de suas angústias, e que eles não começam com um pedido de libertação, mas da glória de Deus. Sufocados de vergonha por causa de sua calamidade, que, por si só, equivale a uma espécie de rejeição, eles não desejam abertamente, na mão de Deus, o que desejam, mas fazem seu apelo indiretamente, que, em relação à sua própria glória. , ele provaria ser um pai para os pecadores, que não tinham nenhuma reivindicação sobre ele. E, como este formulário de oração já foi entregue à Igreja, também, em todas as nossas abordagens a Deus, lembremos de deixar de lado toda a justiça própria e de depositar nossas esperanças inteiramente em seu favor livre. Além disso, quando oramos por ajuda, devemos ter a glória de Deus em vista, na libertação que obtemos. E é mais provável que eles tenham adotado essa forma de oração, sendo levados a fazê-lo pela promessa. Pois, durante o cativeiro, Deus havia dito: “Não por você, mas por mim mesmo farei isso”, Isaías 48:11 . Quando todas as outras esperanças fracassam, eles reconhecem que esse é o seu único refúgio. A repetição disso é uma evidência de como eles estavam conscientes de seu próprio demérito, de modo que, se suas orações fossem rejeitadas cem vezes, não poderiam, em seu próprio nome, preferir qualquer acusação contra ele.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *