Estudo de Efésios 2:11 – Comentado e Explicado

Lembrai-vos, pois, de que outrora vós, gentios por nascimento – que sois chamados incircuncisos por aqueles que se dizem circuncida dos, os que levam na carne a circuncisão feita por mãos humanas -,
Efésios 2:11

Comentário de E.W. Bullinger

Incircuncisão . Veja Romanos 2:25 .

por . App-104.

o . Omitir.

feito pelas mãos . Grego. cheiropoietos. No Epp. somente aqui e Hebreus 9:11 , Hebreus 9:24 . Feito judeus por rito . Compare Romanos 2:28 , Romanos 2:29 .

Comentário de John Calvin

11. Portanto lembre-se. O apóstolo nunca perde de vista seu assunto, marca-o claramente e o persegue com crescente seriedade. Ele novamente exorta os efésios a se lembrarem do que tinham sido seus personagens antes de serem chamados. Essa consideração foi feita para convencê-los de que eles não tinham motivos para se orgulhar. Depois, ele aponta o método da reconciliação, para que eles descansem com perfeita satisfação somente em Cristo, e não imaginem que outras ajudas sejam necessárias. A primeira cláusula pode ser assim resumida: “Lembre-se de que, quando você foi incircunciso, você era estrangeiro de Cristo, da esperança da salvação e da Igreja e reino de Deus; para que não tivesses relações amistosas com Deus. ” A segunda pode ser assim: “Mas agora, enxertados em Cristo, estais ao mesmo tempo reconciliados com Deus”. O que está implícito em ambas as partes da descrição e o efeito que a lembrança dela foi ajustada para produzir em suas mentes já foi considerado.

Gentios na carne . Ele primeiro menciona que eles queriam as marcas do povo de Deus. A circuncisão era um sinal pelo qual o povo de Deus era marcado e distinto de outros homens: a incircuncisão era a marca de uma pessoa profana. Visto que, portanto, Deus geralmente conecta sua graça aos sacramentos, a falta deles é tomada como uma evidência de que eles também não foram participantes de sua graça. O argumento, de fato, não se aplica universalmente, embora se aplique às dispensações comuns de Deus. Portanto, encontramos o seguinte idioma:

“E o Senhor Deus disse: Eis que o homem se tornou como um de nós, para conhecer o bem e o mal; e agora, para que não estenda a mão, tome também a árvore da vida, coma e viva para sempre : pelo que o Senhor Deus o enviou do jardim do Éden, para lavrar a terra de onde fora tirado. Então ele expulsou o homem.
( Gênesis 3:22 )

Embora ele devorasse a árvore inteira, ele não teria, apenas comido, recuperado a posse da vida; mas, tirando o sinal, o Senhor tirou dele também a própria vida. A incircuncisão é, portanto, apresentada aos efésios como uma marca de poluição. Ao tirar dos efésios o sinal da santificação, ele os priva também da coisa significada.

Alguns são de opinião, que todas essas observações se destinam a desprezar a circuncisão externa; Mas isso é um erro. Ao mesmo tempo, reconheço que a cláusula de qualificação , a circuncisão na carne feita pelas mãos, indica uma dupla circuncisão. Os judeus foram assim ensinados que não deveriam mais se gabar de se vangloriar sobre a circuncisão literal. Os efésios, por outro lado, foram instruídos a se abster de todos os escrúpulos por conta própria, uma vez que o privilégio mais importante – ou seja, toda a verdade expressa pelo sinal externo – estava em seu poder. Ele chama isso de incircuncisão na carne, porque eles carregavam a marca de sua poluição; mas, ao mesmo tempo, ele sugere que a incircuncisão deles não impedia que fossem circuncidados espiritualmente por Cristo.

As palavras também podem ser lidas em uma cláusula Circuncisão na carne feita pelas mãos ou em duas cláusulas: Circuncisão na carne, significando que era carnal; feito por mãos, significando que foi feito pela mão do homem. Esse tipo de circuncisão é contrastado com o do Espírito, ou do coração ( Romanos 2:29 ), que também é chamado de circuncisão de Cristo. ( Colossenses 2:11 )

Por aquilo que é chamado. A circuncisão pode ser vista aqui como um substantivo coletivo para os próprios judeus ou literalmente para a coisa em si; e então o significado seria que os gentios eram chamados de incircuncisão, porque queriam o símbolo sagrado, isto é, a título de distinção. Este último sentido é contado pela frase qualificativa; mas a substância do argumento é pouco afetada.

Comentário de Adam Clarke

Portanto, lembre-se – Para que você possa ver e sentir suas obrigações de viver uma vida pura e santa, e ser imensamente grato a Deus por sua salvação, lembre-se de que você já foi pagão na carne – sem a pura doutrina e sob a influência de Deus. sua natureza corrupta; como os judeus (que glorificaram, em conseqüência de sua circuncisão, estar em aliança com Deus) foram chamados de incircuncisão; isto é, pessoas fora da aliança divina e que não têm direito ou título a nenhuma bênção de Deus.

Comentário de Thomas Coke

Efésios 2:11. Da doutrina anterior, que Deus, de sua graça gratuita, de acordo com seu propósito desde o princípio, havia acelerado e criado os gentios convertidos junto com Cristo, e os assentado com ele em seu reino celestial, isto é, , seu reino evangélico, São Paulo tira essa inferência para impedi-los de judaizar, que embora eles, como era o estado do mundo pagão, estivessem até agora, por serem incircuncisos, excluídos do reino de Deus, estranhos aos convênios de prometer, sem esperança, e sem Deus no mundo, ainda assim eles estavam por Cristo – que haviam retirado a lei cerimonial, aquele muro de divisão, que os mantinha naquele estado de distância e oposição – agora admitiu ser o povo de Deus, sem estar sujeito à lei de Moisés; e estavam com os judeus agora criados em um novo homem, ou corpo de homens; de modo que eles não deveriam mais se considerar estrangeiros, ou mais distantes do reino de Deus do que os próprios judeus: Efésios 2: 11-22 . Os termos circuncisão e incircuncisão no abstrato são colocados para pessoas circuncidadas ou não circuncidadas, como em Romanos 2:26 ; Romanos 3:30 e Romanos 4: 9 .

Comentário de John Wesley

Portanto, lembre-se de que, estando no passado, gentios em carne, que são chamados de incircuncisão pelo que é chamado de circuncisão na carne feita por mãos;

Portanto lembre-se – Tal lembrança fortalece a fé e aumenta a gratidão.

Que sois anteriormente gentios em carne – nem circuncidados em corpo nem em espírito. Quem foi chamado de incircuncisão – Como forma de reprovação.

Por aquilo que é chamado de circuncisão – Por aqueles que se chamam de circuncidados, e pensam que isso é uma prova de que eles são o povo de Deus; e quem realmente tem aquela circuncisão externa que é realizada pelas mãos na carne.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 5:15 – Lembra-te de que foste escravo no Egito e que o Senhor, o teu Deus, te tirou de lá com mão poderosa e com braço forte. Por isso o Senhor, o teu Deus, te ordenou que guardes o dia de sábado.

Deuteronômio 8:2 – Lembre-se de como o Senhor, o seu Deus, os conduziu por todo o caminho no deserto, durante estes quarenta anos, para humilhá-los e pô-los à prova, a fim de conhecer suas intenções, se iriam obedecer aos seus mandamentos ou não.

Deuteronômio 9:7 – Lembrem-se disto e jamais esqueçam como vocês provocaram a ira do Senhor, o seu Deus, no deserto. Desde o dia em que saíram do Egito até chegarem aqui, vocês têm sido rebeldes contra o Senhor.

Deuteronômio 15:15 – Lembre-se de que você foi escravo no Egito e que o Senhor, o seu Deus, o redimiu. É por isso que hoje lhe dou essa ordem.

Deuteronômio 16:12 – Lembrem-se de que vocês foram escravos no Egito e obedeçam fielmente a estes decretos.

1 Samuel 17:26 – Davi perguntou aos soldados que estavam ali ao seu lado: “O que receberá o homem que matar esse filisteu e salvar a honra de Israel? Quem é esse filisteu incircunciso para desafiar os exércitos do Deus vivo? “

1 Samuel 17:36 – Teu servo é capaz de matar tanto um leão quanto um urso; esse filisteu incircunciso será como um deles, pois desafiou os exércitos do Deus vivo.

Isaías 51:1 – “Escutem-me, vocês que buscam a retidão e procuram pelo Senhor: Olhem para a rocha da qual foram cortados e para a pedreira de onde foram cavados;

Jeremias 9:25 – “Vêm chegando os dias”, declara o Senhor, “em que castigarei todos os que são circuncidados apenas no corpo,

Ezequiel 16:61 – Então você se lembrará dos seus caminhos e se envergonhará quando receber suas irmãs, tanto a que é mais velha que você como a que é mais nova. Eu as darei a você como filhas, não porém com base em minha aliança com você.

Ezequiel 20:43 – Ali vocês se lembrarão da conduta que tiveram e de todas as ações pelas quais vocês se contaminaram, e terão nojo de si mesmos por causa de todo mal que vocês fizeram.

Ezequiel 36:31 – Então vocês se lembrarão dos seus caminhos maus e das suas ações ímpias, e terão nojo de si mesmos por causa das suas iniqüidades e das suas práticas repugnantes.

Romanos 2:29 – Não! Judeu é quem o é interiormente, e circuncisão é a operada no coração, pelo Espírito, e não pela lei escrita. Para estes o louvor não provém dos homens, mas de Deus.

1 Coríntios 6:11 – Assim foram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus.

1 Coríntios 12:2 – Vocês sabem que, quando eram pagãos, de uma forma ou de outra eram fortemente atraídos e levados para os ídolos mudos.

Gálatas 2:15 – “Nós, judeus de nascimento e não ‘gentios pecadores’,

Gálatas 4:8 – Antes, quando vocês não conheciam a Deus, eram escravos daqueles que, por natureza, não são deuses.

Gálatas 6:12 – Os que desejam causar boa impressão exteriormente, tentando obrigá-los a se circuncidarem, agem desse modo apenas para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo.

Efésios 5:8 – Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz,

Filipenses 3:3 – Pois nós é que somos a circuncisão, nós que adoramos pelo Espírito de Deus, que nos gloriamos em Cristo Jesus e não temos confiança alguma na carne,

Colossenses 1:21 – Antes vocês estavam separados de Deus e, em suas mentes, eram inimigos por causa do mau procedimento de vocês.

Colossenses 2:11 – Nele também vocês foram circuncidados, não com uma circuncisão feita por mãos humanas, mas com a circuncisão feita por Cristo, que é o despojar do corpo da carne.

Colossenses 2:13 – Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou juntamente com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões,

Colossenses 3:11 – Nessa nova vida já não há diferença entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro e cita, escravo e livre, mas Cristo é tudo e está em todos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *