Estudo de Gálatas 4:8 – Comentado e Explicado

Outrora, é certo, desconhecendo a Deus, servíeis aos que na realidade não são deuses.
Gálatas 4:8

Comentário de Albert Barnes

No entanto – ???? allaO endereço neste versículo e no seguinte é evidentemente para a parte dos Gálatas que eram pagãos. Provavelmente isso é indicado pela partícula ab???, que indica uma transição. Nos versículos anteriores, Paulo evidentemente tinha conversado com os judeus mais particularmente, e descrevera sua condição anterior como servidão aos ritos e costumes mosaicos, e mostrara os inconvenientes dessa condição, em comparação com a liberdade conferida pelos judeus. Evangelho. Para completar a descrição, ele se refere também aos gentios, como uma condição de pior servidão ainda, e mostra Gálatas 4: 9 o absurdo de voltarem a um estado de escravidão de qualquer espécie, após a libertação gloriosa que obtiveram de a servidão degradante dos ritos pagãos. O sentido é: “Se os judeus estavam em tal estado de servidão, quanto mais irritante e severo era o dos pagãos. No entanto, diante da servidão que o evangelho os havia libertado e os libertado. Que absurdo agora voltar a um estado de vassalagem e tornar-se servos sob os ritos opressivos da lei judaica!

Quando você não conhecia a Deus – Em seu estado de paganismo, quando você não tinha conhecimento do Deus verdadeiro e de Seu serviço. O objetivo não é pedir desculpas pelo que fizeram, porque não conheciam a Deus; é afirmar o fato de que eles estavam em um estado de servidão grosseira e irritante.

Você serviu – Isso não expressa a força do original. O significado é: “Vocês eram“ escravos ”de ( ?d???e?sate edouleusate); você estava em condição de servidão, em oposição à liberdade do evangelho; ” compare Gálatas 4: 3 , onde a mesma palavra é usada para descrever o estado dos judeus. A tendência do apóstolo é mostrar que os judeus e os gentios, antes de sua conversão ao cristianismo, estavam em estado de vassalagem ou servidão, e que era absurdo no mais alto grau retornar a essa condição novamente.

Para aqueles que por natureza não são deuses – ídolos ou deuses falsos. A expressão “por natureza”, segundo Phuseiac de Grotius, significa “de fato, re ipsa “. A sensação é que eles realmente não tinham pretensões à divindade. Muitos deles eram seres imaginários; muitos eram os objetos da criação, como o sol, os ventos e as correntes; e muitos foram heróis que foram exaltados para serem objetos de adoração. No entanto, a servidão era real. Agrupou suas faculdades; controlavam seus poderes; amarraram sua imaginação, comandaram seu tempo e propriedades e os fizeram escravos. A idolatria é sempre escravidão; e a servidão dos pecadores a suas paixões e apetites, luxúria, ouro e ambição não é menos irritante e severa do que a servidão aos deuses pagãos ou aos ritos judaicos, ou a servidão dos africanos agora a uma dura e mestre cruel. De todos os cristãos, pode-se dizer que antes de sua conversão eles “serviam” ou eram escravos de mestres duros e cruéis; e nada além do evangelho os libertou. Pode-se acrescentar que as correntes da idolatria em todo o mundo são tão rapidamente rebitadas e irritantes quanto na Galácia, e que nada além do mesmo evangelho que Paulo pregou ali pode quebrar essas correntes e restaurar o homem à liberdade.

Comentário de E.W. Bullinger

sabia. Grego. oida , App-132.

não. Grego. ou . App-105.

serviu. Grego. douleuo . App-190. Compare Gálatas 4: 3 .

até = para.

no = não. Grego. eu App-105.

deuses . App-98,

Comentário de John Calvin

8. Mas quando você ainda não conhecia a Deus. Isso não pretende ser um argumento adicional; e, de fato, ele já havia provado seu argumento de maneira tão completa, que sem dúvida restava, e a repreensão que agora deveria ser administrada não podia ser evitada. Seu objetivo é fazer com que a queda pareça mais criminosa, comparando-a com eventos passados. Não é maravilhoso, ele diz, que anteriormente você serviu a eles que por natureza não são deuses ; pois, onde quer que haja ignorância de Deus, deve haver uma cegueira terrível. Você estava vagando na escuridão, mas quão vergonhoso é que, no meio da luz, você caia em erros tão grosseiros! A principal inferência é que os gálatas eram menos desculpáveis ??por corromper o evangelho do que antigamente pela idolatria. Mas aqui deve ser observado que, até que sejamos esclarecidos no verdadeiro conhecimento de um Deus, sempre servimos ídolos, qualquer que seja o pretexto que possamos lançar sobre a religião falsa. A adoração legal de Deus, portanto, deve ser precedida por apenas visões de seu caráter . Por natureza , isto é, na realidade, eles não são deuses . Todo objeto de adoração que os homens inventam é uma criatura de sua própria imaginação. Na opinião dos homens, os ídolos podem ser deuses, mas na realidade eles não são nada.

Comentário de Adam Clarke

Quando você não conhecia a Deus – Embora seja evidente, pela aparência de toda essa epístola, que o grande corpo dos cristãos nas igrejas da Galácia se converteu entre os judeus ou prosélitos ao judaísmo; todavia, a partir deste versículo, parece que alguns se converteram do paganismo; a menos que suponhamos que o apóstolo aqui se dirige particularmente àqueles que haviam sido prosélitos ao judaísmo e daí convertidos ao cristianismo; que parece ser mais provável nos versículos seguintes.

Comentário de Thomas Coke

Gálatas 4: 8 . Vocês serviram a eles, etc. – Estavam em servidão àqueles que, etc. Veja em Gálatas 4: 1 . É evidente aqui que, embora esses cristãos tivessem sido, antes da conversão, gentios idólatras, os mestres judaizantes desejavam submetê-los ao jugo das cerimônias mosaicas.

Comentário de John Wesley

No entanto, quando não conhecia a Deus, serviu àqueles que por natureza não são deuses.

De fato, quando você não conhecia a Deus, os serviu por natureza – isto é, na realidade.

Não há deuses – e assim estavam sob uma escravidão muito pior do que a dos judeus. Pois eles serviram ao Deus verdadeiro, embora de uma maneira baixa e servil.

Referências Cruzadas

Exodo 5:2 – O faraó respondeu: “Quem é o Senhor, para que eu lhe obedeça e deixe Israel sair? Não conheço o Senhor, e não deixarei Israel sair”.

Josué 24:2 – Josué disse a todo o povo: “Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: ‘Há muito tempo, os seus antepassados, inclusive Terá, pai de Abraão e de Naor, viviam além do Eufrates e prestavam culto a outros deuses.

Josué 24:15 – Se, porém, não lhes agrada servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas, eu e a minha família serviremos ao Senhor”.

Salmos 115:4 – Os ídolos deles, de prata e ouro, são feitos por mãos humanas.

Salmos 135:15 – Os ídolos das nações não passam de prata e ouro, feitos por mãos humanas.

Isaías 44:9 – Todos os que fazem imagens nada são, e as coisas que estimam são sem valor. As suas testemunhas nada vêem e nada sabem, para que sejam envergonhados.

Jeremias 10:3 – Os costumes religiosos das nações são inúteis: corta-se uma árvore da floresta, um artesão a modela com seu formão;

Jeremias 10:25 – Derrama a tua ira sobre as nações que não te conhecem, sobre os povos que não invocam o teu nome; pois eles devoraram Jacó, devoraram-no completamente e destruíram a sua terra natal.

João 1:10 – Aquele que é a Palavra estava no mundo, e o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o reconheceu.

Atos dos Apóstolos 14:12 – A Barnabé chamavam Zeus e a Paulo Hermes, porque era ele quem trazia a palavra.

Atos dos Apóstolos 17:23 – pois, andando pela cidade, observei cuidadosamente seus objetos de culto e encontrei até um altar com esta inscrição: AO DEUS DESCONHECIDO. Ora, o que vocês adoram, apesar de não conhecerem, eu lhes anuncio.

Atos dos Apóstolos 17:29 – “Assim, visto que somos descendência de Deus, não devemos pensar que a Divindade é semelhante a uma escultura de ouro, prata ou pedra, feita pela arte e imaginação do homem.

Atos dos Apóstolos 17:30 – No passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em todo lugar, se arrependam.

Romanos 1:23 – e trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis.

Romanos 1:28 – Além do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus, ele os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem o que não deviam.

1 Coríntios 1:21 – Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por meio da sabedoria humana, agradou a Deus salvar aqueles que crêem por meio da loucura da pregação.

1 Coríntios 8:4 – Portanto, em relação ao alimento sacrificado aos ídolos, sabemos que o ídolo não significa nada no mundo e que só existe um Deus.

1 Coríntios 10:19 – Portanto, que estou querendo dizer? Será que o sacrifício oferecido a um ídolo é alguma coisa? Ou o ídolo é alguma coisa?

1 Coríntios 12:2 – Vocês sabem que, quando eram pagãos, de uma forma ou de outra eram fortemente atraídos e levados para os ídolos mudos.

Efésios 2:11 – Portanto, lembrem-se de que anteriormente vocês eram gentios por nascimento e chamados incircuncisão pelos que se chamam circuncisão, feita no corpo por mãos humanas, e que

Efésios 4:18 – Eles estão obscurecidos no entendimento e separados da vida de Deus por causa da ignorância em que estão, devido ao endurecimento dos seus corações.

1 Tessalonicenses 1:9 – pois eles mesmos relatam de que maneira vocês nos receberam, como se voltaram para Deus, deixando os ídolos a fim de servir ao Deus vivo e verdadeiro,

1 Tessalonicenses 4:5 – não com a paixão de desejo desenfreado, como os pagãos que desconhecem a Deus.

2 Tessalonicenses 1:8 – Ele punirá os que não conhecem a Deus e os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus.

1 Pedro 4:3 – No passado vocês já gastaram tempo suficiente fazendo o que agrada aos pagãos. Naquele tempo vocês viviam em libertinagem, na sensualidade, nas bebedeiras, orgias e farras, e na idolatria repugnante.

1 João 3:1 – Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: que fôssemos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *