Estudo de 1 Coríntios 1:21 – Comentado e Explicado

Já que o mundo, com a sua sabedoria, não reconheceu a Deus na sabedoria divina, aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura de sua mensagem.
1 Coríntios 1:21

Comentário de Albert Barnes

Pois depois disso – ?pe?d? epeideSince, ou vendo que é verdade que o mundo pela sabedoria não conhecia Deus. Depois de toda a experiência do mundo, verificou-se que os seres humanos nunca, por sua própria sabedoria, chegariam ao verdadeiro conhecimento de Deus, e agradou-lhe conceber outro plano de salvação.

Na sabedoria de Deus – Esta frase é suscetível de duas interpretações:

(1) O primeiro refere-se à “sabedoria de Deus” evidenciada nas obras da criação – a demonstração de sua existência e atributos ali encontrados, e, de acordo com isso, o apóstolo quer dizer que o mundo através de uma pesquisa das obras de Deus não o conheciam; ou estavam, não obstante essas obras, em profundas trevas. Essa interpretação é adotada pela maioria dos comentaristas – por Lightfoot, Rosenmuller, Grotius, Calvin, etc. De acordo com essa interpretação, a palavra ?? en (in) deve ser traduzida como “por” ou “através”.

(2) uma segunda interpretação faz com que se refira ao arranjo ou governo sábio de Deus, pelo qual isso foi permitido. “Pois quando, pelo sábio arranjo ou governo de Deus; depois de um julgamento completo e justo dos poderes nativos e sem ajuda do homem, verificou-se que o verdadeiro conhecimento de Deus não seria alcançado pelo homem, agradou-o ”, etc. Essa parece ser a interpretação correta, porque é o mais óbvio e porque ele se adapta melhor à conexão. É, de acordo com isso, uma razão pela qual Deus introduziu um novo método de salvar pessoas. Pode-se dizer que isso foi realizado por um plano de Deus, que foi sábio, porque:

(1) Era desejável que os poderes do homem fossem plenamente experimentados antes da introdução do novo plano, a fim de mostrar que não dependia da sabedoria humana, que não era originário do homem e que realmente havia necessidade de tal interposição.

(2) porque foi fornecido tempo suficiente para fazer o experimento. Uma oportunidade havia sido dada por quatro mil anos, e ainda assim havia falhado.

(3) porque o experimento foi realizado nas circunstâncias mais favoráveis. As faculdades humanas tiveram tempo de amadurecer e expandir; uma geração teve a oportunidade de lucrar com a observação de seu antecessor; e as mentes mais poderosas foram levadas a javali sobre o assunto. Se os sábios do leste e os profundos filósofos do oeste não puderam chegar ao verdadeiro conhecimento de Deus, foi em vão esperar que mentes mais profundas pudessem exercê-lo, ou que mais cuidado investigação seria concedida a ele. O experimento havia sido feito de maneira justa, e o resultado foi antes do mundo; veja as notas em 1 Coríntios 1:18 .

Salvar aqueles que crêem – Que crêem no Senhor Jesus Cristo; veja a nota em Marcos 16:16 . Essa era a especialidade e a essência do plano de Deus, e isso pareceu à massa de pessoas um plano desprovido de sabedoria e indigno de Deus. A pregação da cruz, que é assim considerada tolice, é feita como um meio de salvá-las, porque estabelece o único plano de misericórdia de Deus e declara a maneira pela qual os pecadores perdidos podem se reconciliar com Deus.

Comentário de E.W. Bullinger

depois disso = desde então.

sabia . App-132.

agradou a Deus = Deus ficou bem satisfeito. Grego. eudokeo. Ocorre 21 vezes. Geralmente traduzido como “satisfeito” , “bem satisfeito”, “tenha prazer”.

pregação = a coisa proclamada. App-121.

acreditar . App-150.

Comentário de John Calvin

21. Pois desde que o mundo não sabia. A ordem correta das coisas era certamente esta: o homem, contemplando a sabedoria de Deus em suas obras, à luz do entendimento que lhe era fornecido pela natureza, poderia chegar a conhecê-lo. Como, no entanto, essa ordem das coisas foi revertida pela depravação do homem, Deus deseja, em primeiro lugar, fazer-nos ver tolos, antes que ele nos torne sábios para a salvação ( 2 Timóteo 3:15 😉 e segundo, como um sinal de sua sabedoria, ele nos apresenta o que parece uma loucura. Essa inversão da ordem das coisas merecia a ingratidão da humanidade. Pela sabedoria de Deus, ele se refere à obra de todo o mundo, que é um símbolo ilustre e clara manifestação de sua sabedoria: Deus, portanto, apresenta diante de nós em suas criaturas um brilhante espelho de sua admirável sabedoria, de modo que todo aquele que olha para o O mundo, e as outras obras de Deus, devem necessariamente irromper em admiração por ele, se ele tiver uma única centelha de julgamento. Se os homens fossem guiados a um conhecimento correto de Deus pela contemplação de suas obras, conheceriam a Deus no exercício da sabedoria, ou por um método natural e adequado de adquirir sabedoria; mas como o mundo inteiro nada ganhou em termos de instrução com a circunstância, de que Deus havia demonstrado sua sabedoria em suas criaturas, ele então recorreu a outro método para instruir os homens. (90) Portanto, deve ser considerado como nossa própria falha, que não alcançamos um conhecimento salvífico de Deus, antes de sermos esvaziados de nosso próprio entendimento.

Ele faz uma concessão quando chama o evangelho de tolice da pregação , tendo essa aparência na visão daqueles sábios tolos ( µ???s?f??? ) que, intoxicados com falsa confiança (91), temem não sujeitar a verdade sagrada de Deus a suas críticas insensatas. E, de fato, em outro ponto de vista, nada é mais absurdo, do ponto de vista humano, do que ouvir que Deus se tornou mortal – que a vida foi sujeita à morte – que a justiça foi velada sob a aparência do pecado – e que a fonte A bênção foi sujeita à maldição, para que, dessa maneira, os homens fossem redimidos da morte e se tornassem participantes de uma imortalidade abençoada – para que pudessem obter vida – que, sendo o pecado destruído, a justiça pudesse reinar – e que a morte e a morte fossem perdidas. maldição pode ser engolida. Entretanto, entretanto, sabemos que o evangelho é a sabedoria oculta ( 1 Coríntios 2: 7 ), que em sua altura supera os céus e em que os próprios anjos se surpreendem. Aqui temos uma passagem muito bonita, da qual podemos ver quão grande é a cegueira da mente humana, que no meio da luz nada discerne. Pois é verdade que este mundo é como um teatro, no qual o Senhor nos apresenta uma clara manifestação de sua glória, e, apesar de termos esse espetáculo diante de nossos olhos, somos cegos, não porque a manifestação é apresentada de maneira obscura, mas porque estamos alienados em mente ( Colossenses 1:21 ), e por esse motivo nos falta não apenas inclinação, mas habilidade. Pois apesar de Deus se mostrar abertamente, é apenas com os olhos da fé que podemos contemplá-lo, exceto que recebemos uma leve percepção de sua divindade, suficiente para nos tornar indesculpáveis.

Portanto, quando Paulo aqui declara que Deus não é conhecido por meio de suas criaturas, você deve entendê-lo como significando que um conhecimento puro dele não é alcançado. Para que ninguém possa ter nenhum pretexto para a ignorância, a humanidade faz proficiência na escola universal da natureza; na medida em que são afetados por alguma percepção da divindade, mas o que Deus é, eles não sabem, mais ainda, tornam-se vãos em suas imaginações ( Romanos 1:21 ). Assim a luz brilha nas trevas ( João 1: 5. ) Segue-se, então, que a humanidade não erra até agora por mera ignorância, de modo a não ser acusada de desprezo, negligência e ingratidão. Assim, é bom que todos

conheceram a Deus, e ainda não o glorificaram,
( Romanos 1:21 )

e que, por outro lado, ninguém sob a orientação da mera natureza jamais fez tal proficiência que conhecesse Deus. Se alguém apresentar os filósofos como exceções, respondo, que neles mais especialmente é apresentado um sinal de que isso é nossa fraqueza. Pois não será encontrado um deles, que não tenha, desde o primeiro princípio do conhecimento, que mencionei, imediatamente desviado para especulações errantes e errôneas (92) e, na maioria das vezes, elas traem uma tolice pior do que a de esposas velhas. Quando ele diz que aqueles que são salvos que crêem , isso corresponde à afirmação anterior – que o evangelho é o poder de Deus para a salvação Além disso, por crentes contrastantes, cujo número é pequeno, com um mundo cego e sem sentido, ele nos ensina que erramos se tropeçamos na pequenez do seu número, na medida em que foram divinamente separados para a salvação.

Comentário de Adam Clarke

Pois depois disso, na sabedoria de Deus – o Dr. Lightfoot observa: “Essa sabedoria, a sabedoria de Deus, não deve ser entendida com a sabedoria que tinha Deus como autor, mas com a sabedoria que tinha Deus como objeto. Entre os pagãos, havia sabedoria sobre coisas naturais, isto é, filosofia; e sabedoria sobre Deus; sabedoria sobre Deus; isto é, divindade. Mas o mundo em sua divindade não poderia, por sabedoria, conhecer a Deus. ” O significado claro desse versículo é que os sábios do mundo, especialmente os filósofos gregos, que possuíam todas as vantagens que a natureza humana poderia ter, independentemente de uma revelação divina, e que haviam cultivado sua mente ao máximo, jamais poderiam, por seu aprendizado, sabedoria e indústria, descubra Deus; nem os filósofos mais refinados dentre eles visões justas e corretas da natureza Divina, nem daquilo em que a felicidade humana consiste. A obra de Lucrécio, De Natura Rerum, e a obra de Cícero, De Natura Deorum, são provas incontestáveis ??disso. Até os escritos de Platão e Aristóteles contribuíram pouco para remover o véu que obscureceu a compreensão dos homens. Nenhuma sabedoria, senão a que veio de Deus, jamais poderia penetrar e iluminar a mente humana.

Pela tolice da pregação – Pela pregação de Cristo crucificado, que os gentios denominaram µ???a , tolice, em oposição às suas próprias doutrinas, que eles denominaram s?f?a , sabedoria. Não foi pela tolice da pregação, literalmente, nem pela pregação tola, que Deus salvou o mundo; mas por aquele evangelho que eles chamavam de µ???a , tolice; que era, de fato, a sabedoria de Deus, e também o poder de Deus para a salvação daqueles que criam.

Comentário de Thomas Coke

1 Coríntios 1:21 . Pois depois disso, na sabedoria de Deus há alguma dificuldade em determinar o significado preciso dessas palavras. Alguns entendem que: “Desde que o mundo, na sabedoria de Deus, ou seja, contemplando as obras da criação, não teve pela sabedoria, isto é, pelo exercício de sua razão, chegou à verdadeira conhecimento de Deus, agradou a Deus adotar outro método, e pela tolice de pregar para salvar os que crêem. “ Pode parecer estranho que a pregação do Evangelho seja chamada de tolice da pregação, por um apóstolo de Cristo. Mas o significado e a linguagem de São Paulo serão considerados, considerando o que o levou a esse tipo de expressão. A doutrina da cruz, e da redenção do mundo pela morte e paixão de Cristo, foi recebida pelos grandes pretendentes à sabedoria e à razão com desprezo e desprezo; Os gregos, diz o apóstolo, buscam a sabedoria – e Cristo crucificado é uma tolice para os gregos. O orgulho do aprendizado e da filosofia possuía tanto as partes políticas do mundo pagão, que eles não podiam se submeter a um método de salvação que estava acima do alcance de sua filosofia e que se recusava a ser provado pelas disputas e sutilezas das escolas. . O apóstolo diz, 1 Coríntios 1:17 . Cristo o enviou para pregar o Evangelho, não com a sabedoria das palavras. A sabedoria do mundo, assim descartada, se vingou do Evangelho em troca e chamou de tolice da pregação. “Seja assim (diz o apóstolo); contudo, por esta tolice da pregação, Deus pretende salvar aqueles que crêem: pois esse método é de Deus, e não do homem; e a tolice de Deus é mais sábia que o homem.” Assim, vemos o que levou São Paulo a usar essa expressão e chamar a pregação do Evangelho de tolice da pregação. Os grandes e instruídos o estimavam, e assim o chamavam: o Apóstolo fala com eles em sua própria língua e os convida no texto a comparar sua sabedoria muito elogiada com sua tolice de pregar, e julgá-los por seus efeitos: O mundo pela sabedoria não conhecia a Deus; mas a loucura da pregação é salvação para todo crente. A religião comum aos pagãos era a idolatria; o conhecimento da Deidade ensinado nas escolas dos filósofos o privou de seus mais nobres atributos, justiça e misericórdia; e esses próprios filósofos atropelaram a corrente, e não apenas ensinaram que as divindades de seu país deveriam ser adoradas, mas também reforçaram sua doutrina com seus próprios exemplos, adorando-as. Tal era o estado da religião antes da vinda de Cristo; a filosofia havia sido tentada; mas, em vez de acender uma luz para aqueles que estavam na penumbra, apagou a pequena luz cintilante que restava. Veja Dis de Sherlock. vol. 1: Disco. 4: p. 139, etc. e Atos 7:18 .

Comentário de John Wesley

Pois depois que, na sabedoria de Deus, o mundo pela sabedoria não conheceu a Deus, agradou a Deus pela tolice da pregação para salvar os que crêem.

Pois desde que, na sabedoria de Deus – De acordo com suas disposições sábias, deixando-os para fazer o julgamento.

O mundo – seja judeu ou gentio, por toda a sua gloriosa sabedoria não conhecia a Deus – embora toda a criação tenha declarado seu Criador, e embora ele tenha se declarado por todos os profetas; agradava a Deus, de uma maneira que os que perecem consideram mera tolice, salvar os que crêem.

Referências Cruzadas

Daniel 2:20 – e disse: “Louvado seja o nome de Deus para todo o sempre; a sabedoria e o poder a ele pertencem.

Mateus 11:25 – Naquela ocasião Jesus disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos pequeninos.

Lucas 10:21 – Naquela hora Jesus, exultando no Espírito Santo, disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, pois assim foi do teu agrado.

Romanos 1:20 – Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis;

Romanos 1:28 – Além do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus, ele os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem o que não deviam.

Romanos 11:33 – Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e inescrutáveis os seus caminhos!

1 Coríntios 1:18 – Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus.

1 Coríntios 1:24 – mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus.

Efésios 3:10 – A intenção dessa graça era que agora, mediante a igreja, a multiforme sabedoria de Deus se tornasse conhecida dos poderes e autoridades nas regiões celestiais,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *