Estudo de Romanos 1:20 – Comentado e Explicado

Desde a criação do mundo, as perfeições invisíveis de Deus, o seu sempiterno poder e divindade, se tornam visíveis à inteligência, por suas obras; de modo que não se podem escusar.
Romanos 1:20

Comentário de Albert Barnes

Para as coisas invisíveis dele – A expressão “suas coisas invisíveis” refere-se às coisas que não podem ser percebidas pelos sentidos. Não implica que haja coisas pertencentes ao caráter divino que possam ser vistas pelos olhos; mas que há coisas que podem ser conhecidas dele, embora não sejam descobertas a olho nu. Julgamos os objetos ao nosso redor pelos sentidos, pela visão, pelo toque, pelo ouvido etc. Paulo afirma que, embora não possamos julgar assim a Deus, ainda há uma maneira pela qual podemos chegar a conhecê-lo. O que ele quer dizer com as coisas invisíveis de Deus, ele especifica no final do versículo, “seu poder eterno e divindade”. A afirmação se estende apenas a isso; e o argumento implica que isso foi suficiente para deixá-los sem desculpa para seus pecados.

Desde a criação do mundo – A palavra “criação” pode significar o “ato” de criar, ou mais comumente significa “a coisa criada”, o mundo, o universo. Nesse sentido, é comumente usado no Novo Testamento; compare Marcos 10: 6 ; Marcos 13:19 ; Marcos 16: 5 ; Romanos 1:25 ; 2 Coríntios 5:17 ; Gálatas 6:15 ; Colossenses 1:15 , Colossenses 1:23 ; Hebreus 4:13 ; Hebreus 9:11 ; 1 Pedro 2:13 ; 2 Pedro 3: 4 ; Apocalipse 3:14 . A palavra “de” pode significar “desde”, ou pode denotar “por meio de”. E a expressão aqui pode denotar que, como um fato histórico, Deus “tem sido” “conhecido” desde o ato da criação; ou pode denotar que ele é conhecido “por meio” do universo material que ele formou. Este último é sem dúvida o verdadeiro significado. Para,

(1) Este é o significado comum da palavra “criação”; e,

(2) Isso está de acordo com o desenho do argumento.

Não é para declarar um fato histórico, mas para mostrar que eles tinham os meios de conhecer seus deveres ao seu alcance e não tinham desculpa. Esses meios estavam na sabedoria, poder e glória do universo, pelos quais estavam cercados.

São claramente vistos – São manifestos; ou pode ser percebido. A palavra usada aqui não ocorre em nenhum outro lugar do Novo Testamento.

Sendo entendido – Suas perfeições podem ser investigadas e compreendidas por meio de suas obras. São as evidências submetidas ao nosso intelecto, pelas quais podemos chegar ao verdadeiro conhecimento de Deus.

Coisas que são feitas – Por suas obras; compare Hebreus 11: 3 . Isso significa, não pelo “ato” original da criação, mas pelas operações contínuas de Deus em sua Providência, por seus atos, p???µas?? poiemasin pelo que ele está continuamente produzindo e realizando nas demonstrações de seu poder e bondade nos céus e nos céus. terra. O que eles eram capazes de entender, acrescenta imediatamente, e mostra que não pretendia afirmar que tudo poderia ser conhecido por Deus por suas obras; mas tanto quanto para libertá-los da desculpa de seus pecados.

Seu poder eterno – Aqui estão duas coisas implícitas.

(1) que o universo contém uma exibição de seu poder, ou uma exibição desse atributo que chamamos de “onipotência”; e,

(2) Que esse poder existe desde a eternidade e, é claro, implica uma existência eterna em Deus.

Isso não significa que esse poder tenha sido exercido ou produzido desde a eternidade, pois a própria idéia de criação supõe que não existia, mas que há provas, nas obras da criação, de poder que deve ter existido desde a eternidade, ou pertenceram a um ser eterno. A prova disso era clara, até para os pagãos, com suas visões imperfeitas da criação e da astronomia; compare o Salmo 19: 1-14 . A majestade e a grandeza dos céus chamavam a atenção e demonstravam plenamente que eram obra de um Deus infinitamente grande e glorioso. Mas para nós, sob o fogo da ciência moderna, com nosso conhecimento da magnitude, distâncias e revoluções dos corpos celestes, a prova desse poder é muito mais grandiosa e impressionante. Podemos aplicar a observação do apóstolo ao estado atual da ciência, e sua linguagem cobrirá todo o terreno, e a prova da visão humana está continuamente subindo do incrível poder de Deus, a cada nova descoberta na ciência, e especialmente em astronomia. Aqueles que desejam ver esse objeto apresentado de uma maneira impressionante, podem encontrá-lo nos Discursos Astronômicos de Chalmer e no Filósofo Cristão de Dick. Igualmente clara é a prova de que esse poder deve ter sido eterno. Se nem sempre existisse, de maneira alguma poderia ter sido produzido. Mas não se deve supor que sempre foi exercido, assim como Deus agora coloca todo o poder que ele pode, ou que constantemente colocamos todo o poder que possuímos. O poder de Deus foi chamado à criação. Ele mostrou sua onipotência; e deu, por aquele grande ato, demonstração eterna de que ele era todo-poderoso; e podemos examinar a prova disso, tão claramente como se tivéssemos visto a operação de sua mão ali. A prova não é enfraquecida porque não vemos o processo de criação constantemente acontecendo. É um tanto aumentada pelo fato de que ele sustenta todas as coisas e controla continuamente as vastas massas de matéria nos mundos materiais.

Divindade – Sua divindade; divindade; natureza divina, ou essência. A palavra não é usada em outras partes do Novo Testamento. Seu significado não pode, portanto, ser fixado por nenhuma passagem paralela. Isso prova a verdade que a supremacia, ou suprema divindade de Deus, foi exibida nas obras da criação, ou que ele foi exaltado acima de todas as criaturas e coisas. Não seria apropriado, no entanto, pressionar esta palavra como implicando que tudo o que sabemos de Deus por revelação era conhecido pelos pagãos; mas isso era conhecido por mostrar sua supremacia; seu direito à homenagem; e, é claro, a loucura e maldade da idolatria. Isso é tudo o que o argumento do apóstolo exige e, é claro, nesse princípio a expressão deve ser interpretada.

Para que eles não tenham desculpa – Deus lhes deu uma evidência tão clara de sua existência e reivindicações, que eles não têm desculpa para sua idolatria e para impedir a verdade por sua iniqüidade. Está implícito aqui que, para que as pessoas sejam responsáveis, elas devem ter os meios de conhecimento; e que ele não os julga quando sua ignorância é involuntária, e os meios de conhecer a verdade não foram comunicados. Mas onde as pessoas têm esses meios ao seu alcance e não se valem delas, toda desculpa é retirada. Este foi o caso do mundo gentio. Eles tinham os meios de conhecer tanto a Deus, a ponto de mostrar a loucura de adorar ídolos idiotas; compare Isaías 44: 8-10 . Eles também tinham tradições respeitando suas perfeições; e eles não podiam implorar por seus crimes e loucuras que não tinham meios de conhecê-lo. Se isso era verdade no mundo pagão, então, quanto mais é verdade no mundo agora?

E, especialmente, quão verdadeiro e medroso é isso, respeitando a grande multidão nas terras cristãs que têm a Bíblia e que nunca a leram; que estão ao alcance do santuário e nunca entram nele; que são advertidos por amigos e pelas providências de Deus, e que não o consideram; e que olham para os céus, e ainda assim não vêem nenhuma prova do poder eterno e de Deus daquele que os criou todos! Não, existem aqueles que são conhecedores das descobertas da astronomia moderna e que ainda não parecem refletir que todas essas glórias são uma prova da existência de um Deus eterno; e que vivem na ignorância da religião tanto quanto os pagãos, e em crimes tão decididos e malignos quanto desonraram as eras mais sombrias do mundo. Para tal, não há desculpa ou sombra de desculpa a ser oferecida no dia da destruição. E não há fato mais melancólico em nossa história, e nada que comprove a estupidez das pessoas, além desse triste esquecimento Dele que fez os céus, mesmo em meio a todas as maravilhas e glórias que vieram frescas da mão de Deus , e que em toda parte falam seus elogios.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 20-26 . E eles o observaram – Para uma elucidação deste parágrafo, veja em Mateus 22: 16-22 e Marcos 12: 13-17 ; e enviou espiões, que deveriam fingir-se apenas homens – homens escrupulosamente conscientes em todos os pontos: para que pudessem se apossar de suas palavras – se ele respondesse como esperavam. Mestre, sabemos então que dizemos, & c. – Falar em particular e ensinar em público; o caminho de Deus verdadeiramente – O verdadeiro caminho do dever. Eles não podiam segurar suas palavras diante do povo – Como fizeram depois diante do sinédrio, na ausência do povo, cap. Lucas 22:67 , & c.

Comentário de E.W. Bullinger

invisível . Grego. aoratos. Aqui, Colossenses 1:15 , Colossenses 1:16 , 1 Timóteo 1:17 . Hebreus 11:27 .

claramente visto . Grego. katkorao. Só aqui.

coisas que são feitas . Grego. poiema. Somente aqui e Efésios 2:10 .

eterno . Grego. aidios. App-151.

Deus . App-98.

para que, etc. = até o fim (grego. eis) de seu ser. Compare Romanos 1:11 .

sem desculpa . Grego. anapologetos. Somente aqui e Romanos 2: 1 .

Comentário de John Calvin

20. Since his invisible things , (46) etc. God is in himself invisible; but as his majesty shines forth in his works and in his creatures everywhere, men ought in these to acknowledge him, for they clearly set forth their Maker: and for this reason the Apostle in his Epistle to the Hebrews says, that this world is a mirror, or the representation of invisible things. He does not mention all the particulars which may be thought to belong to God; but he states, that we can arrive at the knowledge of his eternal power and divinity; (47) for he who is the framer of all things, must necessarily be without beginning and from himself. When we arrive at this point, the divinity becomes known to us, which cannot exist except accompanied with all the attributes of a God, since they are all included under that idea.

So that they are inexcusable. It hence clearly appears what the consequence is of having this evidence — that men cannot allege any thing before God’s tribunal for the purpose of showing that they are not justly condemned. Yet let this difference be remembered, that the manifestation of God, by which he makes his glory known in his creation, is, with regard to the light itself, sufficiently clear; but that on account of our blindness, it is not found to be sufficient. We are not however so blind, that we can plead our ignorance as an excuse for our perverseness. We conceive that there is a Deity; and then we conclude, that whoever he may be, he ought to be worshipped: but our reason here fails, because it cannot ascertain who or what sort of being God is. Hence the Apostle in Hebrews 11:3 , ascribes to faith the light by which man can gain real knowledge from the work of creation, and not without reason; for we are prevented by our blindness, so that we reach not to the end in view; we yet see so far, that we cannot pretend any excuse. Both these things are strikingly set forth by Paul in Acts 14:16 , when he says, that the Lord in past times left the nations in their ignorance, and yet that he left them not without witness ( amarturon ,) since he gave them rain and fertility from heaven. But this knowledge of God, which avails only to take away excuse, differs greatly from that which brings salvation, which Christ mentions in John 17:3 , and in which we are to glory, as Jeremiah teaches us, Jeremiah 9:24

[Venema ], in his note on this passage, shows, that goodness was regarded by many of the heathens as the primary attribute of Deity. Among the Greeks, goodness — t? ??a???, was the expression by which the Supreme Being was distinguished. And it appears evident from the context that the Apostle included this idea especially in the word ?e??t??.Ed

Comentário de Adam Clarke

As coisas invisíveis dele – Suas perfeições invisíveis são manifestadas por suas obras visíveis, e podem ser apreendidas pelo que ele fez; sua imensidão mostrando sua onipotência, sua vasta variedade e artifício, sua onisciência; e sua adaptação aos propósitos mais benéficos, sua infinita bondade e filantropia.

Seu poder eterno – a?d??? a?t?? d??aµ?? , Essa energia todo-poderosa que sempre foi e sempre existirá; de modo que, desde que houve uma criação a ser pesquisada, existiram seres inteligentes para fazer essa pesquisa.

E Deus – ?e??t?? , Sua atuação como Deus no governo e apoio do universo. Suas obras provam seu ser; o governo e o apoio a essas obras provam isso igualmente. Criação e providência formam uma dupla demonstração de Deus,

1º. nas perfeições de sua natureza; e,

2ndly. no exercício dessas perfeições.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 1:20 . Para as coisas invisíveis, etc. – Desde a criação do mundo, aquelas coisas que são invisíveis são ( sendo devidamente atendidas ) claramente vistas pelas coisas que são feitas; até seu poder eterno e divindade. As coisas invisíveis de Deus, das quais o Apóstolo fala aqui, estão ao alcance e à descoberta da razão e do entendimento dos homens; mas, no entanto, devem exercitar suas faculdades e empregar suas mentes a seu respeito: elas são e só podem ser descobertas se forem atentamente consideradas; e, no entanto, o todo deve ser acompanhado por luz divina e graça divina (oferecidas a todos) para que à produção de qualquer bem genuíno. O bispo Warburton tem uma observação peculiar sobre as últimas palavras deste versículo, e as seguintes, em que observa que o apóstolo evidentemente condena a política tola dos sábios gentios, que quando conheciam a Deus, não o glorificavam como Deus, pregando-o ao povo, mas, levado pela vaidade de sua imaginação, por um princípio equivocado da política, que um conhecimento vulgar ou geral dele seria prejudicial à sociedade – cala a sua glória nos mistérios deles e dá o povo em troca de um Deus incorruptível, uma imagem feita como homem corruptível, etc. portanto, Deus, punindo seus pecados, transformando sua verdade em mentira, sofreu até seus mistérios, que eles ergueram (embora com base nesses princípios errados) para uma escola de virtude, para degenerarem em uma odiosa pia de vício e imoralidade; entregando-os a toda impureza e afetos vis. Que esse era o significado do apóstolo, aparece não apenas no teor geral da passagem, mas em várias expressões particulares; como Romanos 1:23, onde ele fala de mudar a glória de Deus para pássaros, bestas e coisas assustadoras: pois essa era a superstição peculiar do Egito, e o Egito foi a primeira inventora desses mistérios. Novamente, ele diz: Eles adoraram e serviram a criatura mais do que o Criador, Romanos 1:25 . Isso era estritamente verdadeiro em relação aos MISTÉRIOS: o CRIADOR estava lá reconhecido por um número pequeno e seleto de participantes; mas o culto geral e solene nessas celebrações era para seus ídolos naturais . Veja Div. Perna. b. 2: seita. 4 e Pearson sobre o Credo, art. EU.

Comentário de John Wesley

Pois as coisas invisíveis dele, desde a criação do mundo, são claramente vistas, sendo entendidas pelas coisas que são feitas, mesmo seu poder eterno e divindade; para que eles não tenham desculpa:

Para aquelas coisas dele que são invisíveis, são vistas – Pelo olho da mente.

Sendo entendidos – Eles são vistos por eles, e somente eles, que usam seu entendimento

Referências Cruzadas

Gênesis 21:33 – Abraão, por sua vez, plantou uma tamargueira em Berseba e ali invocou o nome do Senhor, o Deus Eterno.

Deuteronômio 4:19 – E para que, ao erguerem os olhos ao céu e virem o sol, a lua e as estrelas, todos os corpos celestes, vocês não se desviem e se prostrem diante deles, e prestem culto àquilo que o Senhor, o seu Deus, distribuiu a todos os povos debaixo do céu.

Deuteronômio 33:27 – O Deus eterno é o seu refúgio, e para segurá-lo estão os braços eternos. Ele expulsará os inimigos da sua presença, dizendo: ‘Destrua-os! ’

Jó 31:26 – se contemplei o sol em seu fulgor e a lua a mover-se esplêndida,

Salmos 8:3 – Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que ali firmaste,

Salmos 33:6 – Mediante a palavra do Senhor foram feitos os céus, e os corpos celestes, pelo sopro de sua boca.

Salmos 90:2 – Antes de nascerem os montes e de criares a terra e o mundo, de eternidade a eternidade tu és Deus.

Salmos 104:5 – Ele firmou a terra sobre os seus fundamentos para que jamais se abale;

Salmos 104:31 – Perdure para sempre a glória do Senhor! Alegre-se o Senhor em seus feitos!

Salmos 119:90 – A tua fidelidade é constante por todas as gerações; estabeleceste a terra, que firme subsiste.

Salmos 139:13 – Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe.

Salmos 148:8 – relâmpagos e granizo, neve e neblina, vendavais que cumprem o que ele determina,

Isaías 9:6 – Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.

Isaías 26:4 – Confiem para sempre no Senhor, pois o Senhor, somente o Senhor, é a Rocha eterna.

Isaías 40:26 – Ergam os olhos e olhem para as alturas. Quem criou tudo isso? Aquele que põe em marcha cada estrela do seu exército celestial, e a todas chama pelo nome. Tão grande é o seu poder e tão imensa a sua força, que nenhuma delas deixa de comparecer!

Mateus 5:45 – para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos.

João 1:18 – Ninguém jamais viu a Deus, mas o Deus Unigênito, que está junto do Pai, o tornou conhecido.

João 15:22 – Se eu não tivesse vindo e lhes falado, não seriam culpados de pecado. Agora, contudo, eles não têm desculpa para o seu pecado.

Atos dos Apóstolos 17:29 – “Assim, visto que somos descendência de Deus, não devemos pensar que a Divindade é semelhante a uma escultura de ouro, prata ou pedra, feita pela arte e imaginação do homem.

Atos dos Apóstolos 22:1 – “Irmãos e pais, ouçam agora a minha defesa”.

Romanos 1:19 – pois o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou.

Romanos 2:1 – Portanto, você, que julga, os outros é indesculpável; pois está condenando a si mesmo naquilo em que julga, visto que você, que julga, pratica as mesmas coisas.

Romanos 2:15 – pois mostram que as exigências da lei estão gravadas em seus corações. Disso dão testemunho também a consciência e os pensamentos deles, ora acusando-os, ora defendendo-os. )

Romanos 16:26 – mas agora revelado e dado a conhecer pelas Escrituras proféticas por ordem do Deus eterno, para que todas as nações venham a crer nele e a obedecer-lhe,

Colossenses 1:15 – Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação,

Colossenses 2:9 – Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade,

1 Timóteo 1:17 – Ao Rei eterno, ao Deus único, imortal e invisível, sejam honra e glória para todo o sempre. Amém.

1 Timóteo 6:16 – o único que é imortal e habita em luz inacessível, a quem ninguém viu nem pode ver. A ele sejam honra e poder para sempre. Amém.

Hebreus 9:14 – quanto mais, então, o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus, purificará a nossa consciência de atos que levam à morte, de modo que sirvamos ao Deus vivo!

Hebreus 11:27 – Pela fé saiu do Egito, não temendo a ira do rei, e perseverou, porque via aquele que é invisível.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *