Estudo de Deuteronômio 4:19 – Comentado e Explicado

Quando levantares os olhos para o céu, e vires o sol, a lua, as estrelas, e todo o exército dos céus, guarda-te de te prostrar diante deles e de render um culto a esses astros, que o Senhor, teu Deus, deu como partilha a todos os povos que vivem debaixo do céu.
Deuteronômio 4:19

Comentário de Albert Barnes

Dividido – ou seja, “cuja luz Deus distribuiu às nações para uso e benefício e que, portanto, sendo criaturas que ministram à conveniência do homem, não devem ser adoradas como senhores do homem”.

Comentário de Thomas Coke

Ver. 19. Que o Senhor teu Deus dividiu, etc. – isto é , distribuído ou transmitido. A força do argumento é a seguinte: como Jeová, o Deus verdadeiro, a quem você adora, distribuiu a todas as nações sob o céu o benefício do sol, da lua e das estrelas que ele criou; portanto, você deve adorá-lo sozinho, que é o Senhor de todos, e os fez ministros dos filhos dos homens. Nada pode ser mais razoável do que essa inferência: não somos feitos para o sol, mas o sol para nós; não é o próprio luminar que devemos adorar, mas Deus, que o criou para nosso uso. Mas as nações, impressionadas com o visível esplendor dos corpos celestes, e com o benefício sensato que derivaram deles, pararam bruscamente na admiração cega de sua bela aparência, em vez de voltar suas mentes atentas para a adoração dessa Inteligência invisível. quem eles foram criados. Veja o livro de Wisd. indivíduo. 13: O culto ao sol e aos planetas foi, com toda a probabilidade, o primeiro e principal exemplo de idolatria, e em uso, sem dúvida, muito antes do tempo de Moisés, ver cap. Deuteronômio 17: 3 . Mas, sobre esse assunto, nos referimos a Young on the Rise and Progress of Idolatry, Maimonides, de Idol. lib. 1: seita. 3 e Prideaux’s Connection, vol. 1 b. 3: p. 177

Veja o comentário em Deuteronômio 4:17

Comentário de Adam Clarke

Quando você vê o sol, a lua e as estrelas – A adoração dos corpos celestes era a espécie mais antiga de idolatria. Aqueles que não tinham o conhecimento do verdadeiro Deus foram levados a considerar o sol, a lua, os planetas e as estrelas como não apenas auto-existentes, mas os autores de todas as bênçãos possuídas pela humanidade. O conhecimento de um sistema racional de astronomia serviu para destruir essa superstição; e muito pouco disso permanece agora no mundo, exceto entre alguns astrólogos cristãos e maometanos; aqueles pecadores miseráveis ??que tentam, tanto quanto possível, reviver a velha idolatria, enquanto professam em vão acreditar no verdadeiro Deus! Tampouco se deve duvidar que Deus proceda com eles, como fez antes com os adoradores do exército do céu. A filosofia do som é a próxima em importância para soar a divindade; e próximo ao estudo da obra da graça é o das operações de Deus na natureza; pois essas coisas visíveis tornam conhecido seu poder eterno e divindade.

Comentário de John Wesley

E não levantaste os olhos para o céu, e quando vires o sol, a lua e as estrelas, todo o exército do céu, serão levados a adorá-los e servi-los, que o Senhor teu Deus dividiu a todas as nações sob todo o céu.

Acionado – Fortemente inclinado.

Que o Senhor dividiu a todas as nações – Que não são deuses, mas criaturas, feitas não para a adoração, mas para o uso dos homens; sim, das pessoas mais más e mais bárbaras sob o céu, e, portanto, não pode ser adorado sem grande absurdo, especialmente por você que está tão avançado acima de outras nações em sabedoria e conhecimento, e nisso você é meu povo peculiar.

Comentário de John Calvin

19. E para que não levantes os teus olhos. Moisés prossegue, para que os judeus não imaginem qualquer divindade no sol, na lua e nas estrelas; nem os recorda apenas do erro com o qual muitos estavam imbuídos, (96) pensando que eram tantos deuses; mas também antecipa outra superstição, para que, sendo arrebatadas pelo brilho das estrelas, elas as concebam como imagens de Deus. E a isso a expressão “ser dirigido” se refere. Pois, como Deus representa Sua glória no exército celestial, também Satanás, sob esse pretexto, confunde e entorpece a mente dos homens por um artifício astuto, para que eles possam adorar a Deus nessas luminárias e, assim, tropeçar no limiar. Portanto, para que os israelitas reconheçam melhor como é absurdo procurar Deus nas coisas terrenas, nos elementos do mundo ou nas matérias corruptíveis, ele declara expressamente que eles não devem nem se apoiar nas criaturas celestiais; já que a majestade de Deus é superior ao sol, à lua e a todas as estrelas. Além disso, ele reprova o absurdo de transferir a adoração a Deus para as estrelas, que, pela nomeação de Deus, devem ministrar para nós; pois quando ele diz que “Deus os dividiu para todas as nações”, implica sujeição; como se ele dissesse que o sol era nosso ministro e a lua, junto com todas as estrelas, nossa serva. Ainda assim, pela palavra “dividido”, a admirável providência de Deus é adequadamente elogiada em relação à sua variada posição, curso e diferentes cargos; pois o sol não ilumina e aquece todas as terras no mesmo momento; e, novamente, ele agora se retira de nós e agora se aproxima de nós mais de perto; a lua tem seus circuitos; as estrelas se erguem e se põem quando o céu gira. Eu passo por cima do movimento mais lento dos planetas; mas, de acordo com o aspecto das estrelas, um clima é mais úmido, outro mais seco; um sente mais calor, outro mais frio. Essa variedade é apropriadamente chamada por Moisés “dividindo”. No entanto, agrava o pecado da superstição, se os judeus se entregam ao serviço das estrelas, que ministram também às nações pagãs; pois o que pode ser mais indigno do que os filhos de Deus adorarem o sol, que é o servo de todo o mundo? de onde se conclui que, proporcionalmente à dignidade e excelência das próprias criaturas, também a base da ingratidão dos homens para com Deus é ainda maior, se elas adornam com Sua adoração e com despojos, aquelas criaturas que Ele designou para ministrar. a vantagem deles. A noção boba em que alguns dos rabinos se deleitam (98) é indigna de menção, a saber, que Deus dividiu as estrelas entre os gentios, pois estão sujeitos a suas influências, das quais, por privilégio especial, os judeus são livres ; como se a condição da raça humana não tivesse sido a mesma desde o início. Mas a razão que eu tenho apresentado claramente mostra que eles se afastam mais amplamente do significado de Moisés e, portanto, pervertem sua intenção; a saber, que as criaturas destinadas ao nosso uso não devem ser adoradas como Deus.

Referências Cruzadas

Gênesis 1:16 – Deus fez os dois grandes luminares: o maior para governar o dia e o menor para governar a noite; fez também as estrelas.

Gênesis 2:1 – Assim foram concluídos os céus e a terra, e tudo o que neles há.

Deuteronômio 17:3 – e, desobedecendo ao meu mandamento, estiver adorando outros deuses, prostrando-se diante deles, ou diante do sol, ou diante da lua, ou diante das estrelas do céu,

Josué 10:12 – No dia em que o Senhor entregou os amorreus aos israelitas, Josué exclamou ao Senhor, na presença de Israel: “Sol, pare sobre Gibeom! E você, ó lua, sobre o vale de Aijalom! “

2 Reis 17:16 – Abandonaram todos os mandamentos do Senhor, do seu Deus e fizeram para si dois ídolos de metal na forma de bezerros e um poste sagrado. Inclinaram-se diante de todos os exércitos celestiais e prestaram culto a Baal.

2 Reis 21:3 – Reconstruiu os altares idólatras que seu pai Ezequias havia demolido; também ergueu altares para Baal e fez um poste sagrado, como fizera Acabe, rei de Israel. Inclinou-se diante de todos os exércitos celestes e lhes prestou culto.

2 Reis 23:4 – O rei deu ordens ao sumo sacerdote Hilquias, aos sacerdotes auxiliares e aos guardas das portas que retirassem do templo do Senhor todos os utensílios feitos para Baal e Aserá e para todos os exércitos celestes. Ele os queimou fora de Jerusalém, nos campos do vale de Cedrom e levou as cinzas para Betel.

2 Reis 23:11 – Acabou com os cavalos que os reis de Judá tinham consagrado ao sol. Estavam na entrada do templo do Senhor perto da sala de um oficial chamado Natã-Meleque. Também queimou as carruagens consagradas ao sol.

Neemias 9:6 – Só tu és o Senhor. Fizeste os céus, e os mais altos céus, e tudo que neles há, a terra e tudo o que nela existe, os mares e tudo o que neles existe. Tu deste vida a todos os seres, e os exércitos dos céus te adoram.

Jó 31:26 – se contemplei o sol em seu fulgor e a lua a mover-se esplêndida,

Salmos 74:16 – O dia é teu, e tua também é a noite; estabeleceste o sol e a lua.

Salmos 136:7 – Àquele que fez os grandes luminares, O seu amor dura para sempre!

Salmos 148:3 – Louvem-no sol e lua, louvem-no todas as estrelas cintilantes.

Jeremias 8:2 – Serão expostos ao sol e à lua e a todos os astros do céu, que eles amaram, aos quais prestaram culto e os quais seguiram, consultaram e adoraram. Não serão ajuntados nem enterrados, mas se tornarão esterco sobre o solo.

Jeremias 19:13 – As casas de Jerusalém e os palácios reais de Judá serão profanados, como este lugar de Tofete: todas as casas em cujos terraços queimaram incenso a todos os corpos celestes, e derramaram ofertas de bebidas aos seus deuses estrangeiros’ “.

Jeremias 31:35 – Assim diz o Senhor, aquele que designou o sol para brilhar de dia, que decretou que a lua e as estrelas brilhem de noite, que agita o mar para que as suas ondas rujam; o seu nome é o Senhor dos Exércitos:

Jeremias 33:25 – Assim diz o Senhor: ‘Se a minha aliança com o dia e com a noite não mais vigorasse, se eu não tivesse estabelecido as leis fixas do céu e da terra,

Ezequiel 8:16 – Ele então me levou para dentro do pátio interno da casa do Senhor, e ali, à entrada do templo, entre o pórtico e o altar, havia uns vinte e cinco homens. Com as costas para o templo do Senhor e os rostos voltados para o oriente, estavam se prostrando na direção do sol.

Amós 5:25 – “Foi a mim que vocês trouxeram sacrifícios e ofertas durante os quarenta anos no deserto, ó nação de Israel?

Sofonias 1:5 – aqueles que no alto dos terraços adoram o exército de estrelas, que se prostram jurando pelo Senhor, e também por Moloque;

Mateus 5:45 – para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos.

Atos dos Apóstolos 7:42 – Mas Deus afastou-se deles e os entregou à adoração dos astros, conforme o que foi escrito no livro dos profetas: ‘Foi a mim que vocês apresentaram sacrifícios e ofertas durante os quarenta anos no deserto, Ó nação de Israel?

Romanos 1:25 – Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *