Estudo de Gênesis 2:1 – Comentado e Explicado

Assim foram acabados os céus, a terra e todo seu exército.
Gênesis 2:1

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 2: 1 . Anfitrião deles Todas as criaturas do céu e da terra são chamadas de seus exércitos , por sua multidão, variedade, ordem, poder e sujeição ao Senhor dos exércitos. Nada restava mais a ser feito; o todo foi concluído com a máxima perfeição e regulado na ordem exata.

Comentário de Adam Clarke

E todo o exército deles – A palavra exército significa literalmente um exército, composto por várias companhias de soldados sob seus respectivos líderes; e parece aqui elegantemente aplicado aos vários corpos celestes em nosso sistema, colocados pela sabedoria divina sob a influência do sol. Da palavra original ??? tsaba , um anfitrião, alguns supõem que os sabeanos tivessem seu nome, por terem prestado honras divinas aos corpos celestes. A partir da versão Septuaginta deste lugar, todos os seus ornamentos, aprendemos o verdadeiro significado da palavra ??sµ?? , mundo comumente traduzido, que significa um todo ou sistema decorado ou adornado. E isso se refere à bela ordem, harmonia e regularidade que subsistem entre as várias partes da criação. Essa tradução deve impressionar o leitor com uma opinião muito favorável desses tradutores de grego antigo; se eles não tivessem examinado as obras de Deus com um olhar filosófico, nunca poderiam ter dado essa volta ao original.

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 2: 1 . Anfitrião deles Todas as criaturas do céu e da terra são chamadas de seus exércitos , por sua multidão, variedade, ordem, poder e sujeição ao Senhor dos exércitos. Nada restava mais a ser feito; o todo foi concluído com a máxima perfeição e regulado na ordem exata.

Comentário de John Calvin

1. Assim, os céus e a terra foram terminados (100) Moisés repete sumariamente que em seis dias o tecido do céu e da terra estava completo. A divisão geral do mundo é feita nessas duas partes, como foi afirmado no início do primeiro capítulo. Mas ele agora acrescenta, a todo o exército deles, o que significa que o mundo foi mobiliado com todas as suas vestes. Além disso, esse epílogo com clareza suficiente refuta inteiramente o erro daqueles que imaginam que o mundo se formou em um momento; pois declara que todo o fim foi minuciosamente posto em prática no sexto dia. Em vez de hospedeiro, podemos não traduzir indevidamente o termo abundância ; (101) porque Moisés declara que este mundo estava em todos os sentidos completado, como se toda a casa estivesse bem suprida e cheia de seus móveis. Os céus sem o sol, a lua e as estrelas seriam um palácio vazio e desmantelado: se a terra fosse destituída de animais, árvores e plantas, esse estéril desperdício teria a aparência de uma casa pobre e deserta. Deus, portanto, não cessou da obra da criação do mundo até que ele a completasse em todas as partes, de modo que nada deveria estar faltando em sua abundância adequada.

Comentário de Joseph Benson

Gênesis 2: 1 . O anfitrião deles – Ou seja, as criaturas nele contidas. O exército do céu, na linguagem das Escrituras, às vezes significa as estrelas e, às vezes, os anjos. Mas, como Moisés não nos dá a entender, no capítulo anterior, que os anjos foram criados naquele momento, e como Jó 38: 6-7 , evidentemente implica que eles foram criados antes, eles não parecem estar aqui incluídos.

Comentário de John Wesley

Assim acabaram os céus e a terra, e todo o exército deles. E no sétimo dia Deus terminou sua obra que ele havia feito; e ele descansou no sétimo dia de toda a sua obra que havia feito. E Deus abençoou o sétimo dia, e o santificou; porque nele havia descansado de toda a sua obra que Deus criou e fez.

Nós temos aqui: (1) O estabelecimento do reino da natureza, no descanso de Deus da obra da criação, Gênesis 2: 1,2 . Onde observar: 1. Que as criaturas criadas no céu e na terra são as hostes ou exércitos deles, o que os fala numerosos, mas organizados, disciplinados e sob comando. Deus os usa como seus anfitriões para a defesa de seu povo e a destruição de seus inimigos2. Que os céus e a terra são peças acabadas, assim como todas as criaturas nelas. Tão perfeita é a obra de Deus que nada pode ser acrescentado ou retirado dela, Eclesiastes 3:14 3. Que, após o fim dos primeiros seis dias, Deus cessou de toda a obra da criação. Ele terminou assim sua obra, como se, em sua providência, trabalhasse até agora, João 5:17 . preservando e governando todas as criaturas, contudo ele não cria nenhuma nova espécie de criatura4. Que o Deus eterno, que é infinitamente feliz em si mesmo, tenha satisfação no trabalho de suas próprias mãos. Ele não descansou como um cansado, mas como um bem satisfeito com os exemplos de sua própria bondade. (2.) O começo do reino da graça, na santificação do sábado, Gênesis 2: 3 . Ele descansou naquele dia, e tomou uma complacência em suas criaturas, e depois a santificou, e nos designou naquele dia para descansar e ter uma complacência no Criador; e seu descanso está no quarto mandamento, justificando o nosso após seis dias de trabalho. Observe: 1. Que a observação solene de um dia em sete como dia de descanso sagrado e obra santa é o dever indispensável de todos aqueles a quem Deus revelou seus santos sábios2. Que os sábados são tão antigos quanto o mundo3. Que o sábado do Senhor é verdadeiramente honroso, e temos motivos para honrá-lo; honre-o por causa de sua antiguidade, seu grande autor e pela santificação do primeiro sábado pelo próprio Deus santo, e em obediência a ele, por nossos primeiros pais em inocência.

Referências Cruzadas

Gênesis 1:1 – No princípio Deus criou os céus e a terra.

Gênesis 1:10 – À parte seca Deus chamou terra, e chamou mares ao conjunto das águas. E Deus viu que ficou bom.

Gênesis 2:4 – Esta é a história das origens dos céus e da terra, no tempo em que foram criados: Quando o Senhor Deus fez a terra e os céus,

Exodo 20:11 – Pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles existe, mas no sétimo dia descansou. Portanto, o Senhor abençoou o sétimo dia e o santificou.

Exodo 31:17 – Isso será um sinal perpétuo entre mim e os israelitas, pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, e no sétimo dia ele não trabalhou e descansou”.

Deuteronômio 4:19 – E para que, ao erguerem os olhos ao céu e virem o sol, a lua e as estrelas, todos os corpos celestes, vocês não se desviem e se prostrem diante deles, e prestem culto àquilo que o Senhor, o seu Deus, distribuiu a todos os povos debaixo do céu.

Deuteronômio 17:3 – e, desobedecendo ao meu mandamento, estiver adorando outros deuses, prostrando-se diante deles, ou diante do sol, ou diante da lua, ou diante das estrelas do céu,

2 Reis 19:15 – E Ezequias orou ao Senhor: “Senhor, Deus de Israel, que reina em teu trono, entre os querubins, só tu és Deus sobre todos os reinos da terra. Tu criaste os céus e a terra.

2 Reis 21:3 – Reconstruiu os altares idólatras que seu pai Ezequias havia demolido; também ergueu altares para Baal e fez um poste sagrado, como fizera Acabe, rei de Israel. Inclinou-se diante de todos os exércitos celestes e lhes prestou culto.

2 Crônicas 2:12 – E acrescentou: “Bendito seja o Senhor, o Deus de Israel, que fez os céus e a terra, pois deu ao rei Davi um filho sábio, que tem inteligência e discernimento, e que vai construir um templo para o Senhor e um palácio para si.

Neemias 9:6 – Só tu és o Senhor. Fizeste os céus, e os mais altos céus, e tudo que neles há, a terra e tudo o que nela existe, os mares e tudo o que neles existe. Tu deste vida a todos os seres, e os exércitos dos céus te adoram.

Jó 12:9 – Quem de todos eles ignora que a mão do Senhor fez isso?

Salmos 33:6 – Mediante a palavra do Senhor foram feitos os céus, e os corpos celestes, pelo sopro de sua boca.

Salmos 33:9 – Pois ele falou, e tudo se fez; ele ordenou, e tudo surgiu.

Salmos 89:11 – Os céus são teus, e tua também é a terra; fundaste o mundo e tudo o que nele existe.

Salmos 104:2 – Envolto de luz como numa veste, ele estende os céus como uma tenda,

Salmos 136:5 – que com habilidade fez os céus, O seu amor dura para sempre!

Salmos 146:6 – que fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há, e que mantém a sua fidelidade para sempre!

Isaías 34:4 – As estrelas dos céus serão todas dissolvidas, e os ceús se enrolarão como um pergaminho; todo o exército celeste cairá como folhas secas da videira e da figueira.

Isaías 40:26 – Ergam os olhos e olhem para as alturas. Quem criou tudo isso? Aquele que põe em marcha cada estrela do seu exército celestial, e a todas chama pelo nome. Tão grande é o seu poder e tão imensa a sua força, que nenhuma delas deixa de comparecer!

Isaías 42:5 – É o que diz Deus, o Senhor, aquele que criou o céu e o estendeu, que espalhou a terra e tudo o que dela procede, que dá fôlego aos seus moradores e vida aos que andam nela:

Isaías 45:12 – Fui eu que fiz a terra e nela criei a humanidade. Minhas próprias mãos estenderam os céus; eu dispus o seu exército de estrelas.

Isaías 45:18 – Pois assim diz o Senhor, que criou os céus, ele é Deus; que moldou a terra e a fez, ele a fundou; ele não a criou para estar vazia, mas a formou para ser habitada; ele diz: “Eu sou o Senhor, e não há nenhum outro.

Isaías 48:13 – Minha própria mão lançou os alicerces da terra, e a minha mão direita estendeu os céus; quando eu os convoco, todos juntos se põem de pé.

Isaías 55:9 – “Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos.

Isaías 65:17 – “Pois vejam! Criarei novos céus e nova terra, e as coisas passadas não serão lembradas. Jamais virão à mente!

Jeremias 8:2 – Serão expostos ao sol e à lua e a todos os astros do céu, que eles amaram, aos quais prestaram culto e os quais seguiram, consultaram e adoraram. Não serão ajuntados nem enterrados, mas se tornarão esterco sobre o solo.

Jeremias 10:12 – Mas foi Deus quem fez a terra com o seu poder, firmou o mundo com a sua sabedoria e estendeu os céus com o seu entendimento.

Jeremias 10:16 – Aquele que é a porção de Jacó nem se compara a essas imagens, pois ele é quem forma todas as coisas, e Israel é a tribo de sua propriedade, o Senhor dos Exércitos é o seu nome.

Zacarias 12:1 – Esta é a palavra do Senhor para Israel. Palavra do Senhor, que estende os céus, assenta o alicerce da terra e forma o espírito do homem dentro dele:

Lucas 2:13 – De repente, uma grande multidão do exército celestial apareceu com o anjo, louvando a Deus e dizendo:

Atos dos Apóstolos 4:24 – Ouvindo isso, levantaram juntos a voz a Deus, dizendo: “Ó Soberano, tu fizeste o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há!

Atos dos Apóstolos 7:42 – Mas Deus afastou-se deles e os entregou à adoração dos astros, conforme o que foi escrito no livro dos profetas: ‘Foi a mim que vocês apresentaram sacrifícios e ofertas durante os quarenta anos no deserto, Ó nação de Israel?

Hebreus 4:3 – Pois nós, os que cremos, é que entramos naquele descanso, conforme Deus disse: “Assim jurei na minha ira: Jamais entrarão no meu descanso” — embora as suas obras estivessem concluídas desde a criação do mundo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *