Estudo de Êxodo 31:17 – Comentado e Explicado

Este será um sinal perpétuo entre mim e os israelitas, porque o Senhor fez o céu e a terra em seis dias e no sétimo dia ele cessou de trabalhar e descansou."
Êxodo 31:17

Comentário de Thomas Coke

Êxodo 31:17 . E foi atualizada A palavra original significa, principalmente, respirar, respirar e , portanto, ser atualizada; e só pode ser aplicado a, ou entendido por Deus, mais humano ( à maneira dos homens ), assim como o descanso é aplicado a ele: veja a nota em Gênesis 2: 2 e talvez fosse melhor traduzida e cessasse de sua trabalhos. Por conseguinte, o LXX tê-lo , e requerimento de Houbigant.

REFLEXÕES.— Ao lado das repetidas advertências contra a idolatria, não encontramos injunções tão freqüentes quanto as que dizem respeito ao sábado. Estes, de fato, têm a conexão mais imediata um com o outro, nada sendo tão eficaz para desviá-los dos deuses falsos quanto a estrita e religiosa observância daquele dia que foi dedicada à adoração ao Deus verdadeiro. E como era o meio de santificá- los, ainda tem a mesma tendência graciosa para nós; nem nada conduz mais à santificação de nossos corações e vidas do que a cuidadosa observância deste dia sagrado: enquanto, pelo contrário, a negligência é a prova mais evidente de uma mente afastada de Deus e uma entrada para toda abominação que flui naturalmente do esquecimento dele. A violação do sábado foi, entre os judeus, punida com a morte: nossas leis também o tornam penal; e muitos que foram levados a uma morte ignominiosa confessaram que este é o começo de sua ruína. Mas, embora os homens iludam as penas humanas, e com impunidade continuem em prazer, negócios, ociosidade, jogos, o serviço de suas concupiscências e satisfação de seus apetites, para profanar essas horas sagradas: o tempo se aproxima quando um juiz se sentará no trono, com quem não há respeito pelas pessoas; quando todo violador de sábado achar, para sua tristeza indescritível, que o salário de seu pecado é a morte eterna.

Comentário de Adam Clarke

Descansou e foi revigorado – Deus, em condescendência com a fraqueza humana, aplica a si mesmo aqui o que pertence ao homem. Se um homem repousar religiosamente no sábado, seu corpo e sua alma serão renovados; ele adquirirá nova luz e vida.

Comentário de John Wesley

É um sinal entre mim e os filhos de Israel para sempre: pois em seis dias o SENHOR fez o céu e a terra, e no sétimo dia descansou e foi revigorado.

No sétimo dia ele descansou – E como a obra da criação é digna de ser comemorada, o grande Criador é digno de ser imitado, por um descanso sagrado no sétimo dia.

Comentário de Joseph Benson

Êxodo 31:17 . No sétimo dia ele descansou e foi revigorado – E, como a obra da criação é digna de ser comemorada, o grande Criador é digno de ser imitado por um descanso sagrado no sétimo dia. A expressão, renovada, é dita à maneira dos homens. Parece significar aquele deleite e complacência com que Deus examinou todas as suas obras e as declarou boas, Gênesis 1:31 . Desse prazer divino, podemos formar uma idéia fraca, comparando-a com o consolo e o refresco que uma mente benevolente desfruta ao colocar em execução algum plano nobre e árduo, generoso e bem concertado para promover a glória de Deus e o bem da humanidade.

Comentário de E.W. Bullinger

um sinal : que Jeová é nosso Deus – que Cristo é o SENHOR.

céu e terra . Uma das treze ocorrências. Veja nota em Deuteronômio 4:26 .

atualizado . Hebraico = forma verbal de nefesh (App-13). Figura de linguagem Anthropopatheia (App-6). Veja nota em Êxodo 23:12 .

Referências Cruzadas

Gênesis 1:31 – E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado muito bom. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o sexto dia.

Gênesis 2:2 – No sétimo dia Deus já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia descansou.

Exodo 31:13 – “Diga aos israelitas que guardem os meus sábados. Isso será um sinal entre mim e vocês, geração após geração, a fim de que saibam que eu sou o Senhor, que os santifica.

Jó 38:7 – enquanto as estrelas matutinas juntas cantavam e todos os anjos se regozijavam?

Salmos 104:31 – Perdure para sempre a glória do Senhor! Alegre-se o Senhor em seus feitos!

Jeremias 32:41 – Terei alegria em fazer-lhes o bem, e os plantarei firmemente nesta terra de todo o meu coração e de toda a minha alma. Sim, é o que farei.

Ezequiel 20:12 – Também lhes dei os meus sábados como um sinal entre nós, para que soubessem que eu, o Senhor, fiz deles um povo santo.

Ezequiel 20:20 – Santifiquem os meus sábados, para que eles sejam um sinal entre nós. Então vocês saberão que eu sou o Senhor, o seu Deus.

Hebreus 4:3 – Pois nós, os que cremos, é que entramos naquele descanso, conforme Deus disse: “Assim jurei na minha ira: Jamais entrarão no meu descanso” — embora as suas obras estivessem concluídas desde a criação do mundo.

Hebreus 4:10 – pois todo aquele que entra no descanso de Deus, também descansa das suas obras, como Deus descansou das suas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *