Estudo de Jeremias 32:41 – Comentado e Explicado

Encontrarei minha alegria em lhes fazer o bem e solidamente os colocarei nesta terra, com toda a minha alma e coração.
Jeremias 32:41

Comentário de Adam Clarke

Sim, eu me alegrarei com eles para fazê-los bem – Nada pode agradar a Deus melhor do que virmos a ele para receber o bem que, com todo o seu coração e toda a sua alma, ele está pronto para transmitir. Quão excessivamente condescendentes são essas palavras de Deus!

Comentário de John Calvin

Quando Deus diz que gostaria de fazer o bem ao seu povo, ele adota a linguagem do homem, pois os pais se alegram quando podem fazer o bem aos filhos. Deus então, como o amor paterno com o qual ele considera seu povo não poderia ter sido expresso de outra maneira, fez uso dessa semelhança. Além disso, o contraste também deve ser notado, mesmo que Deus se alegrou quando puniu seu povo por sua iniquidade. Pois Deus se deleita tanto no julgamento quanto na misericórdia. Deus, por um tempo, se alegrou quando puniu o povo; pois, como seu julgamento é correto, ele se deleita. Mas agora ele diz que manifestaria sua afeição paterna, de modo a ter prazer em fazê-las bem.

Ele acrescenta: eu os plantarei nesta terra. Ele realmente os plantou quando, por Josué, a posse da terra lhes foi dada, conforme é dito no 80º Salmo, onde uma expressão semelhante é usada, mesmo que Deus trouxera sua videira do Egito e a plantara na herança prometida. ( Salmos 80: 8 ) Mas depois o povo foi arrancado pelas raízes. Portanto, a primeira posse da terra na época do exílio não era, estritamente falando, uma plantação, pois o povo não atingiu raízes firmes. Deus então promete aqui algo novo e incomum, quando ele fala de uma plantação. Também não há dúvida, mas a perpetuidade, da qual foi feita menção, se destina; pois esta plantação do povo depende da aliança, e a aliança não é temporária como antes do exílio, mas perpétua em sua duração.

Agora entendemos o que o Profeta quer dizer quando compara a uma plantação a restauração do povo após o retorno do exílio. Sabemos, de fato, que o povo daquela época não havia sido banido e que o Templo já existia, embora os fiéis tivessem sido pressionados com muitos problemas; mas isso era apenas um tipo de plantação. Devemos, portanto, necessariamente transmitir a Cristo, a fim de cumprirmos completamente esta promessa. O começo, como dissemos, e sou muitas vezes compelido a repetir isso, deve ser retirado desse retorno; mas Cristo não deve ser excluído daquela libertação que era como a estrela da manhã, antes que o próprio sol da justiça aparecesse em seu próprio esplendor. Quando os cristãos explicam essa passagem e coisas do gênero, deixam de fora a libertação do povo do exílio babilônico, como se essas profecias não pertencessem de todo àquela época; nisso eles estão enganados. E os judeus, que rejeitam a Cristo, param nessa libertação terrena. Mas os Profetas, como já disse, começam com o retorno do povo, mas também colocam Cristo no meio, para que os fiéis saibam que esse retorno não passava de um leve sabor da graça total, que era de se esperar. de Cristo; pois foi então que Deus realmente plantou seu povo.

Além disso, quando os judeus foram posteriormente expulsos da terra de Canaã, foi devido à sua ingratidão; e foi uma abdicação total. Enquanto isso, entretanto, Deus plantou ali sua própria videira até Jerusalém ser estendida e ter seus limites nas partes mais longínquas da terra: e diz-se que somos enxertados em Cristo e plantados quando Deus nos adota em sua Igreja; e, portanto, esse ditado de Cristo,

“Toda árvore que meu Pai não plantou será enraizada.” ( Mateus 15:13 )

Vamos então saber que a Igreja foi plantada na Judéia, pois permaneceu até a época de Cristo. E como Cristo derrubou o muro da divisória, de modo que agora não há diferença entre judeus e gentios, Deus nos planta agora na terra santa, quando ele nos enxerta no corpo de Cristo.

Ele diz, na verdade, fielmente, para nunca mais puxá-los para cima. E ele acrescenta, com todo o meu coração e com toda a minha alma. As palavras são realmente singulares, pois Deus transfere para si as afeições e sentimentos dos homens; mas é necessário que ele se transforme de maneira a ser entendido por nós; pois, a menos que ele tagarelasse, onde seria encontrado tanto entendimento quanto atingisse a imensa altitude de sua sabedoria? Como então os mistérios com os quais ele nos favorece são incompreensíveis, é necessário que ele se acomode às nossas capacidades limitadas. Por todo o coração, então, e por toda a alma, ele quer dizer a fidelidade e constância que durarão até que os fiéis obtenham a vida eterna. A integridade no homem é chamada de coração inteiro, porque pode haver um coração duplo. É verdade que não pode ser por esse motivo aplicado a Deus ou à sua natureza. Mas, como eu já disse, ele diz, por uma semelhança, que faria isso com todo o coração, porque o faria tão perfeitamente que não haverá nada que queira tornar a salvação completa, e a mesma coisa também se entende por verdade; embora alguns filosofem mais refinadamente quanto a essa palavra, pois, na verdade, eles entendem a firmeza ou a veracidade das promessas, (83) Mas sabemos que, de acordo com o uso da língua hebraica, essa verdade significa frequentemente o que é sólido e perpétuo. Ele quer dizer então que a plantação seria tão firme e sólida, que não haveria perigo de que as pessoas fossem removidas para outro lugar, mesmo porque haveria uma raiz viva, como explicamos: a Igreja ficou fixada na Judéia até a vinda de Cristo, que trouxe a real realização desta plantação; pois quando somos enxertados nele, já possuímos a vida eterna e somos cidadãos do céu.

Comentário de E.W. Bullinger

Vou me alegrar, & c. Referência ao Pentateuco ( Deuteronômio 30: 9 ).

plantar. Compare Jeremias 1:10 .

alma. Hebraico. nephesh. App-13. Figura do discurso Anthropopatheia.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *