Estudo de Ezequiel 20:12 – Comentado e Explicado

Instituí mesmo para eles os meus sábados, como sinal entre mim e eles, a fim de que reconhecessem que sou eu, o Senhor, que os santifica.
Ezequiel 20:12

Comentário de Albert Barnes

Ver Êxodo 31:13 . O sábado era um sinal de um povo especial, comemorativo da obra da criação, e consagrado à honra de Javé, o Deus da aliança. Como o homem honrou a Deus ao santificar o sábado, assim também no sábado Deus “santificou” Israel e os marcou como um povo santo. Portanto, profanar o sábado era abjurar seu governador divino.

Comentário de Joseph Benson

Ezequiel 20:12 . Além disso, dei a eles meus sábados – incluindo os sábados semanais, os anos sabáticos e todos os dias solenes da adoração divina, nos quais nenhuma obra servil deveria ser feita: para ser um sinal entre mim e eles Um sinal de que eles são peculiarmente meu povo, e para distingui-los de todas as outras pessoas, como os meus adoradores, Jeová, que em seis dias fizeram o céu e a terra, e todas as coisas nele, e descansaram no sétimo dia; e também de libertá-los de seu estado de escravidão no Egito. Para que eles saibam que eu sou o Senhor que os santifica – que descansando naqueles dias de seus empregos habituais e se unindo para esperar por mim nas ordenanças de minha adoração, eles podem se familiarizar mais comigo e com minha vontade a respeito deles, e pode receber uma medida maior de minha graça santificadora. Observem, leitor, 1º, os sábados são privilégios e devem ser considerados e aprimorados como tais. 2d, são sinais: é um sinal de que os homens têm um senso de religião e que existe alguma correspondência entre eles e Deus, enquanto tomam consciência de santificar o dia de sábado. 3d, os sábados, se devidamente santificados, são os meios de nossa santificação: se cumprirmos o dever do dia, encontraremos para nosso conforto; é o Senhor que nos santifica; nos torna santos, isto é, verdadeiramente felizes, aqui; e nos prepara para sermos felizes, isto é, perfeitamente santos, a seguir.

Comentário de Adam Clarke

Eu dei a eles meus sábados – A observância religiosa do sábado foi o primeiro estatuto ou mandamento de Deus para os homens. Essa instituição era um sinal entre Deus e eles, para mantê-los em lembrança da criação do mundo, do resto que ele os projetou em Canaã e da herança eterna entre os santos na luz. Dessas coisas, o sábado era um tipo e promessa.

Comentário de E.W. Bullinger

Eu dei a eles, etc. Ref: Pentateuco ( Êxodo 20: 8 ; Êxodo 31:13 ).

que eles possam saber. Compare a nota em Ezequiel 6:10 .

Comentário de John Calvin

Além da lei, Deus aqui elogia seus sábados, que sabemos ser apenas uma parte de Sua lei: antes, quem compara os mandamentos um por um, à primeira vista perceberá mais peso nos outros do que no quarto. Pois qual é o significado desse mandamento: Você não deve ter nenhum deus estranho? Você não fará nenhum ídolo? Depois, não tome o nome de Deus em vão? ( Êxodo 20: 3 ; Deuteronômio 5: 7. ) Respondo que o Profeta adota um dos preceitos da lei para melhor explicar o que já havia mencionado antes, a saber, que a lei foi dada aos israelitas para ligá-los mais e mais ao seu benfeitor. Pois Deus não estava disposto a jogá-los fora depois de resgatá-los; mas ele testificou por sua lei que ele seria o guia de toda a vida deles. Ainda assim, o Profeta procurou mais longe, significando que a lei consistia não apenas nos mandamentos, mas abraçava toda a graça de Deus, da qual dependia a adoção da nação. Pois se Deus tivesse simplesmente ordenado uma coisa ou outra, não teria sido fácil perceber e provar sua bondade. Por quê então? porque quando ele nos convida a cumprir um dever, todos sentem que lhe é imposto um fardo maior do que ele pode suportar. Mesmo que a promessa nos seduza por sua doçura, – quem fizer essas coisas viverá nelas; todavia, quando tentamos, somos deficientes por sermos destituídos de todo poder. Mas o Profeta quer dizer que outra coisa foi planejada pelo sábado, para que os israelitas se reconhecessem separados por Deus, de modo a experimentá-lo para o Pai em todas as coisas. Portanto, embora os preceitos da lei fossem um tanto desagradáveis; todavia, como o quarto mandamento tem uma promessa gratuita, tem um sabor diferente, pois o povo se reconhece como eleito por Deus para uma nação peculiar: e isso o Profeta expressa suficientemente pela palavra santificar , pois significa que o as pessoas foram separadas das nações profanas para serem a herança peculiar de Deus. Se alguém deseja tornar santificado por uma palavra, será “separar”. Mas o significado da separação deve ser explicado. Como, então, Deus separou certas pessoas do mundo inteiro? Ora, prometendo a Abraão que ele seria um Deus em sua semente. ( Gênesis 22:17 .) Então, ele não poderia ser o Deus deles senão amando gratuitamente seus eleitos, regenerando-os por seu Espírito e tornando-se propícios e facilmente suplicantes: além disso, um único povo não poderia ser separado dos outros sem um mediador. Pois a separação não pode durar, a menos que o povo esteja unido a Deus; e que vínculo de união existe sem um mediador?

Agora, portanto, entendemos por que o Profeta fala do sábado, uma vez que ele havia elogiado toda a lei, da qual o sábado fazia parte, ou seja, porque exibia a adoção gratuita de Deus; e, ao mesmo tempo, os israelitas podiam reconhecer que o caminho para se aproximar de Deus estava aberto para eles, e ele se tornou placável; depois, que eles não foram adotados em vão, mas foram procurados por Deus, para que ele os renove pelo seu Espírito, e governe todo o curso de suas vidas. Foi, então, a maior ingratidão para quebrar o sábado, como será dito logo depois. Mas essa passagem ensina que Deus não ficou satisfeito com a quietude ou a tranqüilidade do povo quando ele lhes ordenou que santificassem o sétimo dia, mas ele tem outra intenção. De onde concluímos que esse preceito era sombrio: pois há algumas coisas que agradam a Deus por si mesmas e devem ser cumpridas; mas outros têm um objeto diferente. Pois adorar um Deus, abominar os ídolos, usar reverentemente o nome de Deus, essas coisas são, como já disse, os simples deveres de piedade em si mesmos: assim, a honra que os filhos prestam aos pais é um dever agradável a Deus em si mesmo. , como castidade, abstinência e coisas assim. Mas os sábados não agradam a Deus simplesmente e por si mesmos. Devemos, portanto, procurar outro propósito, se quisermos entender a razão desse preceito. E, portanto, Paulo diz que os sábados eram sombras daquelas coisas das quais Cristo é a substância. ( Colossenses 2:16 .) Esse é, portanto, um ponto. Ezequiel não é o primeiro a dizer isso, embora tenha tirado de Moisés; pois, embora ele não diga claramente em tantas palavras que o sábado era o símbolo da santificação, ele depois mostra que esse é seu objetivo ( Êxodo 31:13 ) e que Deus ordenou que o povo descansasse no sétimo dia com essa intenção. O próprio Moisés mostra que o comando tinha outro objeto, que Ezequiel interpreta para nós; mas o assunto é muito mais claro no Evangelho, pois em Cristo é apresentada a verdade e a substância desse preceito, que Paulo chama de corpo. Eu, então, expliquei suficientemente esse objetivo. Ou seja, que os israelitas pudessem conhecer Deus como seu santificador. Mas se desejamos entender melhor o assunto, devemos primeiro declarar que o sábado era o sinal da mortificação. Deus, portanto, nos santifica; porque quando permanecemos em nosso estado natural, estamos lá misturados com os outros e não temos nada diferente dos incrédulos; portanto, é necessário começar morrendo para nós mesmos e para o mundo, e exercitando a abnegação; e isso depende da graça de Deus. Mas percebo que não posso concluir o assunto hoje, então adiarei até amanhã.

Comentário de John Wesley

Também lhes dei os meus sábados, para que fossem um sinal entre mim e eles, para que soubessem que eu sou o Senhor que os santifico.

Um sinal – de serem peculiarmente meu povo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *