Estudo de Êxodo 31:13 – Comentado e Explicado

"Dize aos israelitas: observareis os meus sábados, porque este é um sinal perpétuo entre mim e vós, para que saibais que eu sou o Senhor, que vos santifico.
Êxodo 31:13

Comentário de Thomas Coke

Êxodo 31:13 . Em verdade, guardareis meus sábados Como o preceito de observar o sábado já foi tão fortemente prescrito antes, parece razoável concluir que a repetição neste local se refere apenas aos trabalhadores e ao trabalho do tabernáculo; que, o Senhor aqui os informa, não deve interromper a observação desse grande e importante dever: e, consequentemente, ele acrescenta Êxodo 31:14 a quem quer que faça alguma obra nele (mesmo deste tipo sagrado, para a mobília). do tabernáculo), essa alma será extirpada do meio do seu povo. Veja também Êxodo 31:15 . Compreendendo o preceito nessa visão, a versão deles parece ser justa, quem leria, no entanto , meus sábados guardareis, para tornar conhecido que eu, Jeová, vos santifiquei: ie . “separou você de todo o mundo para ser meu povo peculiar.”

Pois é um sinal entre eu e você Em Êxodo 31:17 , é dito: É um sinal entre mim e os filhos de Israel para sempre, por seis dias, etc. “O significado disso”, diz Hallet, “parece claramente ser o seguinte: que, como o sábado foi designado em memória de Deus ter terminado a obra da criação em seis dias, e de ter descansado no sétimo; assim os judeus , observando esse sábado, testemunhou sua crença no Criador do céu e da terra; e professou ser servos e adoradores do verdadeiro Deus, em oposição aos ídolos que não fizeram o céu e a terra: ao mesmo tempo, nação idólatra do Egito, da qual os israelitas foram libertados, e as outras nações idólatras que viviam ao seu redor, haviam renunciado à adoração ao Deus verdadeiro e, portanto, não observariam seu sábado. A observação do sábado, portanto, era um sinal que os homens não eram idólatras, mas adoradores do verdadeiro Deus. Como foi designado no começo do mundo, foi designado para toda a humanidade e serviria igualmente para um sinal entre Deus e qualquer outra nação, como entre Deus e os hebreus; desde que qualquer outro nação havia guardado o sábado, que, por este sinal, outra nação teria sido tão provada por ser adoradores do Deus verdadeiro , e tão distinta de seus vizinhos idólatras quanto os hebreus aqui. Mas a verdade é que todas as outras nações abandonaram a adoração a Deus e apostataram na idolatria; e apenas a nação judaica aderiu a ele. Para ser uma evidência permanente de que eles aderiram a ele, Deus ordenou que continuassem a observar o sábado; da observação de que outras nações se perderam: a adoração solene a Deus em que dia seria um sinal mais forte de que eles não eram idólatras, do que o mero descanso de seus trabalhos. “Veja mais em Hallet, vol. 3: 115. Poole observa que “o sábado era um sinal quíntuplo : primeiro, comemorativo, da criação e domínio de Deus sobre os israelitas e todas as outras coisas; a quem eles professam sujeitar. 2º, indicativo, mostrando que eles foram feitos para serem santos; e que a santificação deles só pode ser obtida por Deus, como segue a seguir, e pela observação de seus dias e compromissos. Terceiro, Distintivo, pelo qual eles se consideravam o povo peculiar do Senhor, por uma guarda religiosa daqueles sábados que o resto do mundo negligenciava e zombava profanamente. Quarto, prefigurativo, daquele descanso que Cristo deveria comprar para eles; a saber, um descanso do fardo do cerimonial e das maldições e rigores da lei moral; como também do pecado e da ira de Deus para sempre. Veja Hebreus 4: 4-5 . “” E em quinto lugar, confirmativo, ambos assegurando- lhes a boa vontade de Deus para com eles; e que, como ele abençoou o sábado, os abençoaria no santo uso dele, com bênçãos temporais, espirituais e eternas, como ele declara em muitos lugares das Escrituras: e assegurando a Deus sua posição em relação àquele pacto feito entre Deus e eles; de modo que esta era uma estipulação ou ratificação mútua da aliança da graça de ambos os lados “.

Comentário de Adam Clarke

Meus sábados guardareis – Veja a nota de Clarke sobre Gênesis 2: 3 . Veja a nota de Clarke em Êxodo 20: 8 .

Comentário de John Wesley

Fala também aos filhos de Israel, dizendo: Em verdade guardareis meus sábados; pois é um sinal entre mim e você por todas as suas gerações; para que saibais que eu sou o SENHOR que vos santifico.

É um sinal entre eu e você – A instituição do sábado foi um grande exemplo do favor de Deus, e um sinal de que ele os havia distinguido de todas as outras pessoas: e a observância religiosa deles era um grande exemplo de seu dever de ele. Deus, santificando neste dia entre eles, que eles saibam que ele os santificou e os separou para seu serviço, caso contrário, ele não lhes teria revelado seus santos sábados para apoiar a religião entre eles. Os judeus, observando um dia em sete, após seis dias de trabalho, testemunharam que adoravam o Deus que fez o mundo em seis dias e descansaram o sétimo; e assim se distinguiram de outras nações, que depois de terem perdido o sábado, o memorial da criação, gradualmente perderam o conhecimento do criador, e deram à criatura a honra devida somente a ele.

Comentário de John Calvin

13. Fala também aos filhos de Israel. Ele inculca as mesmas coisas de antes, com a adição de algumas palavras, como “porque é santidade para você”; (337) por qual expressão ele os exorta a observar esse rito como o mais sagrado e inviolável, pois por sua negligência a religião cairia. (338) E, portanto, ele denuncia a pena capital contra quem deve trabalhar naquele dia. Por isso, novamente, reunimos a dignidade e a excelência do mistério, quando Deus considerou uma transgressão aparentemente leve digna de morte. Ainda assim, esse foi um ato de desprezo desculpável, de modo a derrubar, por assim dizer, o que Deus teria que ser uma marca de distinção entre Seu povo e nações pagãs. As passagens que se seguem têm a mesma tendência, que seria supérfluo repetir, a menos que as pessoas fossem assim lembradas de que era uma questão de extrema importância. Ao proibi-los de acender uma fogueira, Ele antecipa todos os brilhos que eles estariam prontos o suficiente para inventar; pois eles teriam alegado que, se a panela tivesse sido acesa no dia anterior, o sábado não teria sido violado ao acender o fogo. O que, então, teria sido mais permissível do que qualquer outra coisa que Deus exclua, a saber, que eles não deveriam se dedicar à preparação de seus alimentos ou realizar qualquer outro trabalho terreno, por mais venial que seja. Quando Ele chama isso de “aliança perpétua” ou eterna ”, os judeus repousam sobre ela como base de sua obstinação, e deliram voluntariamente contra Cristo como um quebrador de aliança, porque Ele revogou o sábado. Não discutirei com eles a palavra n ??? , gnolam, que às vezes significa muito tempo, e não perpetuidade: vou simplesmente insistir na coisa em si. Tudo o que foi falado sob a Lei como eterno, eu mantenho referência ao novo estado de coisas que aconteceu na vinda de Cristo; e assim a eternidade da Lei não deve ser estendida além da plenitude dos tempos, quando a verdade de suas sombras se manifestou, e a aliança de Deus assumiu uma forma diferente. Se os judeus clamam que o que é perpétuo e o que é temporário são contrários um ao outro, devemos negar isso em vários aspectos, pois certamente o que era peculiar à Lei não poderia continuar existindo além do dia de Jesus Cristo. Além disso, o sábado, embora sua observação externa não esteja em uso agora, ainda permanece eterno em sua realidade, como a circuncisão. Assim, a estabilidade de ambos foi melhor confirmada por sua revogação; desde que, se Deus agora exigisse o mesmo dos cristãos, estaria colocando um véu sobre a morte e ressurreição de Seu Filho; e, portanto, quanto mais cuidadosamente os judeus perseveram em manter a festa, mais eles depreciam sua santidade. Mas eles nos caluniam falsamente, como se desconsiderássemos o sábado; porque não há nada que confirme mais completamente sua realidade e substância do que a abolição de seu uso externo. A este ponto também meus leitores podem aplicar o que escrevi em Gênesis 17: 0 , (339) para que eu não os cansasse em vão pela minha prolixidade; e, novamente, ao tratar dos sacrifícios, anunciei algumas coisas que se relacionam com a mesma doutrina. Quando, em Êxodo 34: 0 , Deus ordena especialmente que descansem “no tempo de colher e colher” (340) , não é como se Ele soltasse a rédea pelo resto do ano; mas prefere apertá-lo mais, pois nenhuma necessidade deve interromper essa observância sagrada. Caso contrário, poderia parecer apenas um pretexto, se, por causa das chuvas contínuas ou outro clima não agradável, a lavoura fosse difícil, os lavradores fossem libertados da obrigação da lei, para que o descanso deles não tivesse produzido esterilidade. A mesma opinião poderia ter prevalecido quanto à colheita da colheita, para que não tivesse sido estragada no chão. Deus, no entanto, não permite dispensação; mas o sábado deve ser observado, embora correndo o risco de perda geral.

Comentário de Joseph Benson

Êxodo 31:13 . Certamente guardareis meus sábados – Isso já havia sido mencionado três vezes antes, Êxodo 16:23 ; Êxodo 20: 8 ; Êxodo 23:12 ; mas parece que aqui se repete para que eles não pensem que a obra sagrada prescrita neste capítulo justificaria sua invasão no descanso santo daquele dia. Portanto, é melhor que a cláusula seja traduzida, mas meus sábados guardareis; pois ??? ach é frequentemente uma partícula exceto, e é assim traduzida aqui por árias, Montanus, Le Clerc, Junius e Tremellius. É um sinal entre eu e você. Alguns comentaristas recentes citaram Poole aqui, da seguinte forma: “O sábado é um sinal quíntuplo; 1º, Comemorativo da criação e domínio de Deus sobre eles e todas as coisas, a quem eles professam sujeitar. 2d, Indicativo, mostrando que eles foram feitos para serem santos, e que sua santificação só poderia ser obtida de Deus, como segue aqui e da observação dos dias e compromissos de Deus. 3d, Distintivo, pelo qual eles se consideravam o povo peculiar do Senhor, por uma guarda religiosa daqueles sábados, que o resto do mundo negligenciava grosseiramente e zombavam profanamente. Quarto , prefigurativo do descanso que Cristo deveria comprar para eles, a saber, um descanso do fardo do cerimonial e das maldições e rigores da lei moral, como também do pecado e da ira de Deus para sempre, Hebreus 4: 5 th, Confirmativo, ambos assegurando-lhes a boa vontade de Deus para com eles, e que, como ele abençoou o sábado por causa deles, assim os abençoaria no santo uso dele, com bênçãos temporais, espirituais e eternas; e assegurando a Deus sua posição, e que eles cumprissem a aliança feita entre Deus e eles. Para que fosse uma estipulação ou ratificação mútua da aliança da graça de ambos os lados. ” Certamente a instituição do sábado foi um grande exemplo do favor de Deus e um sinal de que ele os havia separado de todas as outras pessoas; e a observância religiosa deles era um grande exemplo de seu dever para com ele. Deus, santificando neste dia entre eles, que eles saibam que ele os santificou e os separou para o seu serviço, caso contrário ele não lhes teria revelado seus santos sábados, para ser o apoio da religião entre eles. Os judeus, observando um dia em sete, após seis dias de trabalho, testemunharam que adoravam a Deus que fez o mundo em seis dias e descansaram no sétimo; e assim se distinguiram de outras nações, que, tendo perdido o sábado, o memorial da criação, gradualmente perderam o conhecimento do Criador, e deram à criatura a honra devida somente a ele.

Comentário de E.W. Bullinger

filhos = filhos.

Meus sábados . Outra referência especial a isso em relação a qualquer posição especial em que Israel possa ser colocado. (1) O maná, Êxodo 16; (2) a concessão da lei, Êxodo 20; (3) a realização do Tabernáculo, Êxodo 31.

você. Israel, não a igreja de Deus.

Referências Cruzadas

Exodo 20:8 – “Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo.

Exodo 31:17 – Isso será um sinal perpétuo entre mim e os israelitas, pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, e no sétimo dia ele não trabalhou e descansou”.

Levítico 19:3 – “Respeite cada um de vocês a sua mãe e o seu pai, e guarde os meus sábados. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês.

Levítico 19:30 – “Guardem os meus sábados e reverenciem o meu santuário. Eu sou o Senhor”.

Levítico 20:8 – Obedeçam aos meus decretos e pratiquem-nos. Eu sou o Senhor que os santifica.

Levítico 21:8 – Considerem-no santo, porque ele oferece o alimento do seu Deus. Considerem-no santo, porque eu, o Senhor, que os santifico, sou santo.

Levítico 23:3 – “Em seis dias realize os seus trabalhos, mas o sétimo dia é sábado, dia de descanso e de reunião sagrada. Não realizem trabalho algum; onde quer que morarem, será sábado dedicado ao Senhor.

Levítico 25:2 – “Diga o seguinte aos israelitas: Quando vocês entrarem na terra que lhes dou, a própria terra guardará um sábado para o Senhor.

Levítico 26:2 – “Guardem os meus sábados e reverenciem o meu santuário. Eu sou o Senhor.

Neemias 9:14 – Fizeste que conhecessem o teu sábado santo e lhes deste ordens, decretos e leis por meio de Moisés, teu servo.

Ezequiel 20:12 – Também lhes dei os meus sábados como um sinal entre nós, para que soubessem que eu, o Senhor, fiz deles um povo santo.

Ezequiel 20:20 – Santifiquem os meus sábados, para que eles sejam um sinal entre nós. Então vocês saberão que eu sou o Senhor, o seu Deus.

Ezequiel 37:28 – Então, quando o meu santuário estiver entre eles para sempre, as nações saberão que eu, o Senhor, santifico Israel’ “.

Ezequiel 44:24 – ” ‘Em qualquer disputa, os sacerdotes servirão como juízes e a decisão será tomada de acordo com as minhas sentenças. Eles obedecerão às minhas leis e aos meus decretos com respeito a todas as minhas festas fixas, e manterão santos os meus sábados.

João 17:17 – Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.

João 17:19 – Em favor deles eu me santifico, para que também eles sejam santificados pela verdade.

1 Tessalonicenses 5:23 – Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, alma e corpo de vocês seja conservado irrepreensível na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

Judas 1:1 – Judas, servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago, aos que foram chamados, amados por Deus Pai e guardados por Jesus Cristo:

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *