Estudo de João 17:19 – Comentado e Explicado

Santifico-me por eles para que também eles sejam santificados pela verdade.
João 17:19

Comentário de Albert Barnes

Eu me santifico – eu me consagro exclusivamente ao serviço de Deus. A palavra “santificar” não se refere aqui à santificação pessoal, pois ele não tinha pecado, mas a se separar inteiramente da obra da redenção.

Que eles também … –

1. Para que eles possam ter um exemplo da maneira correta de trabalhar no ministério, e possam aprender comigo como cumprir seus deveres. Os ministros entenderão melhor seu trabalho quando estudarem fielmente o exemplo de seu grande modelo, o Filho de Deus.

2. Para que sejam purificados pelo efeito de me santificar – isto é, para que sejam purificados pelo derramamento de sangue que purifica de todo pecado. Somente assim os homens podem ser santificados; e foi porque o Salvador se santificou tanto, ou se dedicou a essa obra sem reservas, a ponto de derramar seu próprio sangue, que qualquer alma pode ser feita pura e adequada para o reino de Deus.

Comentário de E.W. Bullinger

pelo bem deles = em nome deles (grego. huper. App-104.) deles.

Eu me santifico = Dedico ou me consagro. Isso mostra o significado de santificar; não santificando quanto ao caráter moral, mas separando para Deus. O Senhor era o antítipo de todas as ofertas que eram santas para o Senhor.

pode ser = pode ser.

a verdade . Não há artigo.

Comentário de John Calvin

19. E pelas vendas deles, eu me santifico. Por essas palavras, ele explica mais claramente de que fonte flui a santificação , que é completada em nós pela doutrina do Evangelho. É, porque ele se consagrou ao Pai, que sua santidade possa vir até nós; pois como a bênção sobre as primícias se espalha por toda a colheita, o Espírito de Deus nos purifica pela santidade de Cristo e nos faz participantes dela. Nem isso é feito apenas por imputação, pois, a esse respeito, diz-se que ele nos foi feito justiça; mas também é dito que ele nos foi feito para santificação ( 1 Coríntios 1:30 ), porque ele, por assim dizer, nos apresentou a seu Pai em sua própria pessoa, para que possamos ser renovados em verdadeira santidade por seu Espírito. . Além disso, embora essa santificação pertença a toda a vida de Cristo, a mais alta ilustração disso foi dada no sacrifício de sua morte; pois então ele se mostrou o verdadeiro Sumo Sacerdote, consagrando o templo, o altar, todos os vasos e o povo, pelo poder de seu Espírito.

Comentário de Adam Clarke

Eu me santifico – consagro e me dedico à morte – para que assim compre a salvação eterna para eles. Parece haver aqui uma alusão à entrada do sumo sacerdote no santo dos santos, quando, tendo oferecido o sacrifício, ele aspergiu o sangue diante da arca da aliança. Assim, Jesus entrou no mais santo de todos pelo seu próprio sangue, a fim de obter uma redenção eterna para os homens: ver Hebreus 9: 11-13 . A palavra ???a?? , para consagrar ou santificar, é usada no sentido de dedicar à morte, em Jeremias 12: 3 , tanto no hebraico quanto na septuaginta: o hebraico ??? significa também sacrificar.

Comentário de John Wesley

E por eles eu me santifico, para que também eles sejam santificados pela verdade.

Eu me santifico – me dedico como vítima, para ser sacrificado.

Referências Cruzadas

Isaías 62:1 – Por amor de Sião eu não sossegarei, por amor de Jerusalém não descansarei enquanto a sua justiça não resplandecer como a alvorada, e a sua salvação, como as chamas de uma tocha.

Jeremias 1:5 – “Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações”.

João 10:36 – que dizer a respeito daquele a quem o Pai santificou e enviou ao mundo? Então, por que vocês me acusam de blasfêmia porque eu disse: ‘Sou Filho de Deus’?

João 17:17 – Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.

1 Coríntios 1:2 – à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus e chamados para serem santos, juntamente com todos os que, em toda parte, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:

2 Coríntios 4:15 – Tudo isso é para o bem de vocês, para que a graça, que está alcançando um número cada vez maior de pessoas, faça que transbordem as ações de graças para a glória de Deus.

2 Coríntios 8:9 – Pois vocês conhecem a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, se fez pobre por amor de vocês, para que por meio de sua pobreza vocês se tornassem ricos.

1 Tessalonicenses 4:7 – Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade.

2 Timóteo 2:10 – Por isso, tudo suporto por causa dos eleitos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus, com glória eterna.

Tito 2:14 – Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras.

Hebreus 2:11 – Ora, tanto o que santifica quanto os que são santificados provêm de um só. Por isso Jesus não se envergonha de chamá-los irmãos.

Hebreus 9:13 – Ora, se o sangue de bodes e touros e as cinzas de uma novilha espalhadas sobre os que estão cerimonialmente impuros os santificam de forma que se tornam exteriormente puros,

Hebreus 9:18 – Por isso, nem a primeira aliança foi sancionada sem sangue.

Hebreus 9:26 – Se assim fosse, Cristo precisaria sofrer muitas vezes, desde o começo do mundo. Mas agora ele apareceu uma vez por todas no fim dos tempos, para aniquilar o pecado mediante o sacrifício de si mesmo.

Hebreus 10:5 – Por isso, quando Cristo veio ao mundo, disse: “Sacrifício e oferta não quiseste, mas um corpo me preparaste;

Hebreus 10:29 – Quão mais severo castigo, julgam vocês, merece aquele que pisou aos pés o Filho de Deus, que profanou o sangue da aliança pelo qual ele foi santificado, e insultou o Espírito da graça?

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *