Estudo de Jeremias 1:5 – Comentado e Explicado

Antes que no seio fosses formado, eu já te conhecia; antes de teu nascimento, eu já te havia consagrado, e te havia designado profeta das nações.
Jeremias 1:5

Comentário de Albert Barnes

Antes, “Antes de te formar na barriga”. Eu te aprovei (como alguém apto para o ofício profético) “, e antes de sair do ventre” eu te santifiquei (te dediquei a usos sagrados); Eu te nomeei (agora por este chamado público a ser) “um profeta para as nações”.

Para as nações – Os privilégios contidos neste versículo são tão grandes que, em seu sentido pleno, são verdadeiros apenas para o próprio Cristo, enquanto para Jeremias eles pertencem como sendo, em muitos aspectos, um tipo de Cristo.

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 1: 5 . Antes de te formar, etc. – Ver Isaías 49: 1-5 . Temos exemplos de uma designação semelhante à mencionada no texto, em São João Batista e São Paulo.

Comentário de Adam Clarke

Antes de te formar – eu te havia destinado ao ofício profético antes de você nascer: eu formou meu plano e te designei para ser meu enviado ao seu povo. São Paulo fala de seu próprio chamado para pregar o Evangelho aos gentios em termos semelhantes, Gálatas 1:15 , Gálatas 1:16 .

Comentário de John Calvin

Aqui Jeremias explica mais detalhadamente o que ele já havia mencionado que havia sido chamado de cima, pois, caso contrário, ele teria se presumido a si próprio: pois ninguém, como diz o apóstolo, leva essa honra para si mesmo; mas somente o chamado de Deus eleva profetas e mestres à sua dignidade, ver Hebreus 5: 4 . Por isso, para que Jeremias preste atenção, ele declara que havia sido chamado ao ofício profético e isso pela clara voz de Deus. Para esse propósito, ele diz, que esta palavra lhe foi dada: Antes de te formar no ventre (9), eu te conheci. Ele apresenta Deus como o orador, para que o que ele declara possa ser mais enfático, que possa ter mais peso e mais forçado: pois, se ele dissesse simplesmente em sua própria pessoa, que havia sido feito profeta pela voz de Deus, isso não teria comovido tanto os ouvintes; mas quando ele apresenta Deus como orador, há necessariamente mais peso e força no que é dito.

Passo por aqui o que pode ser dito em grande parte sobre o que é necessário no chamado de alguém, para que ele seja atendido pelo povo de Deus; pois ninguém, por direito próprio e privado, pode reivindicar esse privilégio de falar, como eu já disse, na medida em que é isso que pertence somente a Deus. Mas eu já falei em outro lugar amplamente sobre o chamado profético; é, portanto, suficiente agora apontar para coisas como estas pelo dedo: e discussões particulares devem ser buscadas em outro lugar; pois, se eu me debruçasse sobre todos os assuntos, meu trabalho seria interminável. Portanto, de acordo com minha prática usual, farei uma breve exposição deste Profeta.

Jeremias então diz que ele havia sido chamado por Deus, para esse fim, para que, por essa razão, ganhasse uma audiência do povo. Deus declara que conhecia Jeremias antes de o formar no ventre. Isto não é dito especialmente do Profeta, como se outros homens fossem desconhecidos de Deus, mas deve ser entendido do ofício profético, como se ele tivesse dito: “Antes de te formar no ventre, eu te destinava a esta obra. , para que possas assumir o fardo de um professor entre o povo. ” E a segunda parte é uma repetição, quando ele diz: Antes de sair do ventre, eu te santifico. Santificação é a mesma que o conhecimento de Deus: e assim percebemos que o conhecimento não é mera presciência, mas aquela predestinação pela qual Deus escolhe cada indivíduo de acordo com sua própria vontade e, ao mesmo tempo, nomeia e também o santifica; pois ninguém, como Paulo declara, ( 2 Coríntios 2:16 ), está de acordo com sua própria natureza, adequada à obra. Desde então, essa aptidão é um dom gratuito de Deus, não é de estranhar que Deus declare que ele santificou Jeremias, como se ele tivesse dito: “Formei-te homem no ventre e ao mesmo tempo te nomeei para este trabalho em particular. ; e como não estava em teu poder trazer contigo uma qualificação para o ofício profético, formei-te não apenas um homem, mas um profeta. ” Essa é a importância da passagem.

Mas eles refinam demais, que pensam que o Profeta foi santificado desde o ventre como João Batista, pois as palavras não significam tal coisa; mas somente isso é testemunhado de Jeremias, que Paulo também afirma respeitar a si mesmo no primeiro capítulo da Epístola aos Gálatas, de que ele era conhecido por Deus antes de nascer. Jeremias então não foi realmente santificado no ventre, mas separado de acordo com a predestinação de Deus e o propósito oculto; isto é, Deus o escolheu para ser um profeta. Pode-se perguntar se ele não foi escolhido antes da criação do mundo. Para isso, pode-se responder prontamente que ele era realmente conhecido por Deus antes que o mundo fosse feito; mas as Escrituras acomodam-se à medida de nossas capacidades, quando falam da geração de qualquer um: é então o mesmo como se Deus tivesse dito a respeito de Jeremias, que ele foi formado homem para esse fim, para que no devido tempo ele pudesse surgir. um profeta.

E, sem dúvida, a seguinte cláusula é acrescentada exegeticamente: Um profeta para as nações em que eu te fiz Sua santificação, então, como eu disse, não era real, mas deu a entender que ele foi nomeado profeta antes de nascer.

No entanto, parece estranho que ele tenha recebido um Profeta para as nações que Deus o designou para ser o ministro de sua Igreja; pois ele não foi aos ninivitas, como Jonas, ( Jonas 3: 3 ), nem viajou para outros países, mas passou seus trabalhos apenas entre a tribo de Judá; por que então se diz que ele foi dado como profeta para as nações ? A isto respondo que, embora Deus o tenha designado especialmente para sua Igreja, ainda assim seus ensinamentos pertenciam a outras nações, como veremos atualmente, e muito evidentemente, à medida que prosseguimos; porque ele profetizou a respeito dos babilônios, egípcios e moabitas; em resumo, ele incluiu todas as nações que estavam próximas e conhecidas pelos judeus. Isso foi de fato acidental: mas, embora ele tenha sido dado como profeta especialmente ao seu próprio povo, sua autoridade se estendeu às nações pagãs. Sem dúvida , são mencionadas nações , incluindo muitas, para que o poder e a dignidade de seus ensinamentos possam parecer mais evidentes. Segue-se-

Comentário de E.W. Bullinger

Eu sabia. Colocado pela Figura do discurso Metonímia (da Causa), para a escolha. Referência a Pentateuco ( Êxodo 33:12 , Êxodo 33:17 ). App-92.

santificou-te = separa-te ou santifica-te. Veja nota em Êxodo 3: 5 e compare João Batista ( Lucas 1: 15-17 ); Paulo ( Gálatas 1:15 , Gálatas 1:16 ); Sansão ( Juízes 13: 3 ).

as nações. Isso distingue Jeremias de alguns dos outros profetas e mostra que a lenda de seu martírio é apenas lenda.

Comentário de John Wesley

Antes de te formar na barriga, eu te conheci; e antes que saísses do ventre, eu te santifiquei e te ordenei um profeta para as nações.

Eu santifiquei – te ordenei para este serviço público. Ele fala assim a Jeremias, não aos outros profetas, porque ele precisava de um encorajamento maior do que eles, tanto no que diz respeito à ternura de seus anos quanto às dificuldades com as quais ele se deparava.

As nações – para outras nações além dos judeus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *