Estudo de 1 Tessalonicenses 4:7 – Comentado e Explicado

Pois Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade.
1 Tessalonicenses 4:7

Comentário de Albert Barnes

Pois Deus não nos chamou para a impureza – Quando ele nos chamou para ser seus seguidores, não era que deveríamos levar uma vida de impureza, mas de santidade. Devemos, portanto, cumprir os propósitos para os quais fomos chamados ao seu reino. A palavra “impureza” ( ??a?a?s?a akatharsia) significa, propriamente, “impureza, sujeira;” e então, em um sentido moral, “poluição, lascívia”, em oposição à castidade; Romanos 1:24 ; Romanos 6:19 ; 2 Coríntios 12:21 ; Gálatas 5:19 ; Efésios 4:19 ; Efésios 5: 3 ; Colossenses 3: 5 .

Comentário de E.W. Bullinger

tem . Omitir.

até . App-104.

até . App-104.

santidade . O mesmo que “santificação” , 1 Tessalonicenses 4: 3 .

Comentário de John Calvin

7 Porque Deus não nos chamou . Este parece ser o mesmo sentimento do anterior – que a vontade de Deus é a nossa santificação . Há, no entanto, uma pequena diferença entre eles. Pois depois de ter discursado sobre a correção dos vícios da carne, ele prova, desde o fim de nosso chamado, que Deus deseja isso. Pois ele nos diferencia para si como sua possessão peculiar. (570) Novamente, que Deus nos chama para a santidade, ele prova por contrários, porque ele nos resgata e nos chama de volta da castidade. A partir disso, ele conclui que todos os que rejeitam essa doutrina rejeitam não os homens, mas Deus , o Autor deste chamado, que cai no chão tão logo que esse princípio sobre a novidade da vida é derrubado. Agora, a razão pela qual ele se levanta com tanta veemência é porque sempre existem pessoas devassas que, embora destemidamente desprezem a Deus, tratam com ridículo todas as ameaças de seu julgamento e, ao mesmo tempo, zombam de todas as injunções a respeito de um santo e vida piedosa. Essas pessoas não devem ser ensinadas, mas devem ser castigadas com severas reprovações, como no golpe de um martelo.

Comentário de Adam Clarke

Deus não nos chamou para a impureza – Ele é o criador do homem e da mulher, e o instituto do casamento, e ele chamou homens e mulheres para esse estado; mas o fim deste e de todos os outros chamados de Deus ao homem é santidade, não impureza. E aqueles que usam o estado de casamento como ele dirige o acharão propício à sua santidade e perfeição.

Referências Cruzadas

Levítico 11:44 – Pois eu sou o Senhor Deus de vocês; consagrem-se e sejam santos, porque eu sou santo. Não se tornem impuros com qualquer animal que se move rente ao chão.

Levítico 19:2 – “Diga o seguinte a toda comunidade de Israel: Sejam santos porque eu, o Senhor, o Deus de vocês, sou santo.

Romanos 1:7 – A todos os que em Roma são amados de Deus e chamados para serem santos: A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.

Romanos 8:29 – Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

1 Coríntios 1:2 – à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus e chamados para serem santos, juntamente com todos os que, em toda parte, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:

Gálatas 5:19 – Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem;

Efésios 1:4 – Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença.

Efésios 2:10 – Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.

Efésios 4:1 – Como prisioneiro no Senhor, rogo-lhes que vivam de maneira digna da vocação que receberam.

Efésios 4:19 – Tendo perdido toda a sensibilidade, ele se entregaram à depravação, cometendo com avidez toda espécie de impureza.

1 Tessalonicenses 2:3 – Pois nossa exortação não tem origem no erro nem em motivos impuros, nem temos intenção de enganá-los;

2 Tessalonicenses 2:13 – Mas nós, devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque desde o princípio Deus os escolheu para serem salvos mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na verdade.

2 Timóteo 1:9 – que nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não em virtude das nossas obras, mas por causa da sua própria determinação e graça. Esta graça nos foi dada em Cristo Jesus desde os tempos eternos,

Hebreus 12:14 – Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor.

1 Pedro 1:14 – Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância.

1 Pedro 2:9 – Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

1 Pedro 2:21 – Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos.

2 Pedro 2:10 – especialmente os que seguem os desejos impuros da carne e desprezam a autoridade. Insolentes e arrogantes, tais homens não têm medo de difamar os seres celestiais;

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *