Estudo de Hebreus 12:14 – Comentado e Explicado

Procurai a paz com todos e ao mesmo tempo a santidade, sem a qual ninguém pode ver o Senhor.
Hebreus 12:14

Comentário de Albert Barnes

Follow peace with all men – Do not give indulgence to those passions which lead to litigations, strifes, wars; see the notes on Romans 14:19 . The connection here requires us to understand this mainly of persecutors. The apostle is referring to the trials which those whom he addressed were experiencing. Those trials seem to have arisen mainly from persecution, and he exhorts them to manifest a spirit of kindness toward all – even though they were engaged in persecuting them. This is the temper of the gospel. We are to make war with sin, but not with people; with bad passions and corrupt desires, but not with our fellow-worms.

And holiness – Instead of yielding to contending passions and to a spirit of war; instead of seeking revenge on your persecutors and foes, make it rather your aim to be holy. Let that be the object of your pursuit; the great purpose of your life. Men might in such cases counsel them to seek revenge; the spirit of religion would counsel them to strive to be holy. In such times they were in great danger of giving indulgence to evil passions, and hence, the special propriety of the exhortation to endeavor to be holy.

Sem o qual ninguém verá o Senhor – isto é, o verá em paz; ou deve vê-lo para morar com ele. Todos o verão no dia do julgamento, mas, para “ver”, um é freqüentemente usado no sentido de estar com um; morando com um; desfrutando de um; veja as notas em Mateus 5: 8 . O princípio aqui declarado é aquele que nunca se afasta; Apocalipse 21:27 ; Isaías 35: 8 ; Isaías 52: 1 ; Isaías 60:21 ; Joel 3:17 ; Mateus 13:41 ; 1 Coríntios 6: 9-10 . Ninguém jamais foi admitido no céu em seus pecados; nem é desejável que alguém jamais seja. É desejável que as pessoas perdidas sejam felizes, mas é a benevolência que exclui os profanos, ímpios e incrédulos do céu – assim como é benevolência para uma família excluir os devassos e sedutores, e como é benevolência para um comunidade para confinar ladrões e ladrões na prisão. Este grande princípio na administração divina será sempre respeitado; e, portanto, aqueles que esperam ser salvos sem santidade ou religião, estão destinados a certa decepção.

O céu e a terra passarão, mas Deus não admitirá ao céu um pecador impenitente e não perdoado. Foi a importância e a certeza desse princípio que fizeram o apóstolo insistir nele com tanta sinceridade. No meio de todas as suas provações; quando exposto a perseguição; e quando tudo poderia tentá-los à indulgência de sentimentos que eram o oposto da santidade, eles deveriam fazer de seu grande objetivo ser como Deus. Para isso, eles deveriam procurar, se esforçar. trabalhar, orar. Isso conosco em todas as nossas provações também deve ser o grande objetivo da vida. Quão profundamente comovente é então questionar se temos aquela santidade indispensável à salvação! Não nos enganemos. Podemos ter muitas outras coisas – muitas coisas que são desejáveis ??em si mesmas, mas sem essa coisa nunca veremos o Senhor em paz. Podemos ter riqueza, genialidade, aprendizado, beleza, realizações, casas, terras, livros, amigos – mas sem religião, todos serão em vão. Nunca podemos ver Deus em paz sem um coração santo; nunca podemos ser admitidos no céu sem a religião que nos identificará com os anjos ao redor do trono!

Comentário de E.W. Bullinger

Siga = Prosseguir. A força do grego dioko é vista em Filipenses 1: 3 , Filipenses 1:14 (pressione para).

com . Grego. meta . App-104.

santidade . Grego. hagiasmos. Veja Romanos 6:19 .

nenhum homem = ninguém. Grego. oudeis.

verá . Grego. opsomai. App-133. (uma.)

o senhor . App-98.

Comentário de John Calvin

14. Siga a paz, etc. Os homens nascem tão que parecem evitar a paz; pois todos estudam seus próprios interesses, buscam seus próprios caminhos e cuidam de não se adaptar aos costumes dos outros. A menos que trabalhemos arduamente para seguir a paz, nunca a reteremos; pois muitas coisas acontecerão diariamente, proporcionando ocasião para discórdias. Esta é a razão pela qual o apóstolo nos ordena a seguir a paz, como se ele dissesse, que ela não deve apenas ser cultivada na medida em que seja conveniente para nós, mas que devemos nos esforçar com todo o cuidado para mantê-la entre nos. E isso não pode ser feito a menos que esqueçamos muitas ofensas e exercitemos paciência mútua. (255)

Como, no entanto, a paz não pode ser mantida com os ímpios, exceto com a condição de aprovação de seus vícios e maldade, acrescenta o apóstolo imediatamente que a santidade deve ser seguida juntamente com a paz; como se ele nos precisasse de paz com essa exceção, que a amizade dos ímpios não deve nos contaminar ou poluir; pois a santidade tem um respeito especial por Deus. Embora então o mundo inteiro tenha sido despertado para uma guerra ardente, a santidade não deve ser abandonada, pois é o vínculo de nossa união com Deus. Em suma, estimaremos discretamente a concordância com os homens, mas apenas, de acordo com o provérbio, até onde a consciência permitir.

Ele declara que, sem santidade, ninguém verá o Senhor; pois sem outros olhos veremos Deus além daqueles que foram renovados segundo a sua imagem.

Mas esse esforço extenuante quanto à paz deve ser estendido à santidade; não castidade, como Crisóstomo e outros pais imaginaram, mas santidade em seu sentido mais amplo, pureza de coração e vida, santidade universal. A palavra ???asµ?? é, de fato, tomada em um sentido limitado e traduzida como “santificação” 1 Tessalonicenses 4: 3 , e pode ser traduzida aqui como é naqueles lugares onde evidentemente significa santidade universalmente, 1 Coríntios 1:30 ; 2 Tessalonicenses 2:13 , 1 Pedro 1: 2 . O artigo é apresentado a ele para mostrar sua conexão com o que se segue, “e a (ou aquela) santidade, sem a qual ninguém verá o Senhor”. – Ed

Comentário de Adam Clarke

Siga a paz com todos os homens – Cultive, na medida do possível, um bom entendimento, tanto com judeus quanto com gentios. ??????? d???ete , busque a paz com o mesmo cuidado, atenção e diligência, como os animais fazem seu jogo; siga-o por todos os lugares; rastreie-o em todas as circunstâncias sinuosas; e tê-lo com todos os homens, se você puder com uma consciência segura.

E santidade – That?? ???asµ?? · Esse estado de santificação contínua, aquela vida de pureza e desapego do mundo e todas as suas concupiscências, sem a qual desapego e santidade nenhum homem verá o Senhor – nunca desfrutará de sua presença no mundo da bem-aventurança. Ver Deus, na frase hebraica, é apreciá-lo; e sem santidade de coração e vida isso é impossível. Nenhuma alma pode ser adequada para o céu que não possui disposições adequadas para o lugar.

Comentário de Thomas Coke

Hebreus 12:14. O escritor sagrado passa a exortar os cristãos hebreus ao exercício da paz universal com gentios crentes, bem como com os judeus crentes, e com a prática da santidade, para que não falhem na recompensa gloriosa que foi adquirida e providenciou a eles pela expiação do sangue da aliança. Ele observa essa exortação, observando que eles não eram mais chamados à profissão e privilégios do judaísmo, mas do cristianismo; e que, portanto, eles devem viver em paz com todos os cristãos, receber os crentes incircuncisos em sua comunhão de maneira pacífica e manter-se interessados ??no favor de Deus, pela experiência e prática da santidade sincera e universal.

Comentário de John Wesley

Siga a paz com todos os homens e a santidade, sem a qual ninguém verá o Senhor:

Siga a paz com todos os homens – Este segundo ramo da exortação preocupa nossos vizinhos; o terceiro, Deus.

E santidade – O não seguir a santidade, afinal, é o caminho direto para cair em todo tipo de pecado.

Referências Cruzadas

Gênesis 13:7 – Por isso surgiu uma desavença entre os pastores dos rebanhos de Abrão e os de Ló. Nessa época os cananeus e os ferezeus habitavam aquela terra.

Gênesis 32:30 – Jacó chamou àquele lugar Peniel, pois disse: “Vi a Deus face a face e, todavia, minha vida foi poupada”.

Jó 19:26 – E depois que o meu corpo estiver destruído e sem carne, verei a Deus.

Jó 33:26 – Ele ora a Deus e recebe o seu favor; vê o rosto de Deus e dá gritos de alegria, e Deus lhe restitui a condição de justo.

Salmos 34:14 – Afaste-se do mal e faça o bem; busque a paz com perseverança.

Salmos 38:20 – Os que me retribuem o bem com o mal caluniam-me porque é o bem que procuro.

Salmos 94:15 – Voltará a haver justiça nos julgamentos, e todos os retos de coração a seguirão.

Salmos 120:6 – Tenho vivido tempo demais entre os que odeiam a paz.

Salmos 133:1 – Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união!

Provérbios 15:1 – A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira.

Provérbios 16:7 – Quando os caminhos de um homem são agradáveis ao Senhor, ele faz que até os seus inimigos vivam em paz com ele.

Provérbios 17:14 – Começar uma discussão é como abrir brecha num dique; por isso resolva a questão antes que surja a contenda.

Isaías 11:6 – O lobo viverá com o cordeiro, o leopardo se deitará com o bode, o bezerro, o leão e o novilho gordo pastarão juntos; e uma criança os guiará.

Isaías 51:1 – “Escutem-me, vocês que buscam a retidão e procuram pelo Senhor: Olhem para a rocha da qual foram cortados e para a pedreira de onde foram cavados;

Mateus 5:8 – Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus.

Mateus 5:9 – Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus.

Marcos 9:50 – “O sal é bom, mas se deixar de ser salgado, como restaurar o seu sabor? Tenham sal em vocês mesmos e vivam em paz uns com os outros”.

Lucas 1:75 – em santidade e justiça, diante dele todos os nossos dias.

Romanos 6:22 – Mas agora que vocês foram libertados do pecado e se tornaram escravos de Deus, o fruto que colhem leva à santidade, e o seu fim é a vida eterna.

Romanos 12:18 – Façam todo o possível para viver em paz com todos.

Romanos 14:19 – Por isso, esforcemo-nos em promover tudo quanto conduz à paz e à edificação mútua.

1 Coríntios 1:10 – Irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo suplico a todos vocês que concordem uns com os outros no que falam, para que não haja divisões entre vocês, e, sim, que todos estejam unidos num só pensamento e num só parecer.

1 Coríntios 13:12 – Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido.

2 Coríntios 6:17 – Portanto, “saiam do meio deles e separem-se”, diz o Senhor. “Não toquem em coisas impuras, e eu os receberei”

2 Coríntios 7:1 – Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus.

Gálatas 3:21 – Então, a lei opõe-se às promessas de Deus? De maneira nenhuma! Pois, se tivesse sido dada uma lei que pudesse conceder vida, certamente a justiça viria da lei.

Gálatas 5:22 – Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,

Efésios 4:1 – Como prisioneiro no Senhor, rogo-lhes que vivam de maneira digna da vocação que receberam.

Efésios 5:5 – Porque vocês podem estar certos disto: nenhum imoral nem impuro nem ganancioso, que é idólatra, tem herança no Reino de Cristo e de Deus.

Filipenses 3:12 – Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus.

1 Tessalonicenses 3:13 – Que ele fortaleça os seus corações para serem irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus com todos os seus santos.

1 Tessalonicenses 4:7 – Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade.

1 Tessalonicenses 5:15 – Tenham cuidado para que ninguém retribua o mal com o mal, mas sejam sempre bondosos uns para com os outros e para com todos.

1 Timóteo 6:11 – Você, porém, homem de Deus, fuja de tudo isso e busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão.

2 Timóteo 2:22 – Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, juntamente com os que, de coração puro, invocam o Senhor.

Hebreus 12:10 – Nossos pais nos disciplinavam por curto período, segundo lhes parecia melhor; mas Deus nos disciplina para o nosso bem, para que participemos da sua santidade.

Tiago 3:17 – Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera.

1 Pedro 1:15 – Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem,

1 Pedro 3:11 – Afaste-se do mal e faça o bem; busque a paz com perseverança.

1 Pedro 3:13 – Quem há de maltratá-los, se vocês forem zelosos na prática do bem?

2 Pedro 3:11 – Visto que tudo será assim desfeito, que tipo de pessoas é necessário que vocês sejam? Vivam de maneira santa e piedosa,

2 Pedro 3:18 – Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre! Amém.

1 João 3:2 – Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é.

3 João 1:11 – Amado, não imite o que é mau, mas sim o que é bom. Aquele que faz o bem é de Deus; aquele que faz o mal não viu a Deus.

Apocalipse 21:24 – As nações andarão em sua luz, e os reis da terra lhe trarão a sua glória.

Apocalipse 22:3 – Já não haverá maldição nenhuma. O trono de Deus e do Cordeiro estará na cidade, e os seus servos o servirão.

Apocalipse 22:11 – Continue o injusto a praticar injustiça; continue o imundo na imundícia; continue o justo a praticar justiça; e continue o santo a santificar-se”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *