Estudo de Salmos 133:1 – Comentado e Explicado

Cântico das peregrinações. Oh, como é bom, como é agradável para irmãos unidos viverem juntos.
Salmos 133:1

Comentário de Albert Barnes

Eis que – como se ele visse tal reunião, e visse ali as expressões de amor mútuo. Isso pode ter sido dito na contemplação real de tal assembléia; ou pode ter sido uma imagem da imaginação.

Quão bom – Quão bom em si mesmo; quão apropriado; quão adequado para promover a felicidade e difundir boas influências no exterior.

E que agradável – A palavra usada aqui significa amável, charmosa, atraente; o que enche a mente de prazer, falado de um ente querido, 2 Samuel 1:26 ; de um lugar, Gênesis 49:15 ; de palavras, Provérbios 15:26 ; de beleza ou glória, como no Senhor, Salmo 27: 4 . É descritivo do prazer que derivamos de uma imagem, de uma paisagem, de sons doces e vozes gentis ou de amor.

Para os irmãos habitarem juntos em união – Margem, mesmo juntos. Hebraico: “A morada dos irmãos também está em conjunto”. Talvez a idéia na palavra “também” possa ser que, embora a unidade dos irmãos quando separados, ou como eles foram vistos quando espalhados em suas habitações, fosse bonita, também era agradável vê-los quando realmente reunidos ou quando realmente se uniram para adorar a Deus. Conforme aplicável à igreja, pode ser observado

(1) que todo o povo de Deus – todos os seguidores do Redentor – são irmãos, membros da mesma família, companheiros herdeiros da mesma herança, Mateus 23: 8 .

(2) Existe uma aptidão especial de que eles devem estar unidos ou habitar em unidade.

(3) Há muito que é belo e amável em sua unidade e harmonia. Eles são redimidos pelo mesmo Salvador; eles servem ao mesmo mestre; eles nutrem a mesma esperança; eles estão ansiosos pelo mesmo céu; eles estão sujeitos às mesmas provações, tentações e tristezas; eles têm as mesmas preciosas consolações. Existe, portanto, a beleza, a “bondade”, a “simpatia” da aptidão e propriedade óbvias em sua morada em união.

(4) Sua unidade é adaptada para produzir uma influência importante no mundo, João 17:21 . Nenhuma pequena parte das obstruções ao progresso da religião no mundo foi causada pelas disputas e contendas dos professos amigos de Deus. Um novo impulso seria dado imediatamente à causa da religião se todos os seguidores do Senhor Jesus agissem em harmonia: se todo cristão reconhecesse adequadamente todo outro cristão como seu irmão; se toda igreja verdadeira reconheceria todas as outras igrejas como igreja; se todos os ministros do Evangelho reconheceriam todos os outros ministros como tais; e se todos os que são cristãos e que andam dignos do nome cristão foram admitidos a participar livremente com todos os outros na solene ordenança que comemora o amor moribundo do Salvador. Até que isso seja feito, tudo o que é dito sobre a união cristã na igreja é um assunto de escárnio justo para o mundo – pois como pode haver união quando uma classe de ministros se recusar a reconhecer a posição cristã e a validade dos atos, de outros ministros do Senhor Jesus – quando uma parte da igreja cristã se recusa solenemente a admitir outra parte dos privilégios da mesa do Senhor – quando por suas ações grandes porções dos professos seguidores do Redentor consideram e tratam os outros como não tendo reivindicações a um reconhecimento como pertencente à igreja de Deus e deixado para a salvação de suas “misericórdias não-garantidas”.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 133.

O benefício da comunhão dos santos.

Uma Canção de Graus de Davi.

Título. ???? ?????? Shiir hammangaloth ledavid. ] Este salmo é pensado para ter sido escrito por Davi após o acordo das outras tribos, com o de Judá, após a rebelião de Absalão. Foi usado de maneira muito apropriada após o cativeiro, quando o restante das tribos, anteriormente separadas sob Roboão, se uniram à tribo de Judá; e vivia silenciosamente sob o mesmo governo comum. O bispo Patrick diz que foi tão apropriadamente usado pelos primeiros cristãos para expressar sua alegria pela abençoada união de judeus e gentios; e agora pode servir aos usos de todas as sociedades cristãs, cuja felicidade consiste em santa paz e concórdia.

Salmos 133: 1 . Eis que quão bom, etc. – O Sr. Fenwick lê, Eis como é bom e bom, etc. – Ver. 2. Doce como essa pomada preciosa, etc. – Ver. 3. Refrescante como o orvalho de Hermon, etc.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 133: 1 . Veja como é bom e quão agradável, etc. – É bom em si, agradável à vontade de Deus e, portanto, particularmente agradável a ele, como também é a todos os homens de bem: é bom para nós, para nossa honra e conforto. É agradável e traz prazer constante para quem a experimenta e pratica. Para os irmãos habitarem juntos na unidade – Para nós, que somos irmãos, não apenas pela natureza e pelo sangue, mas também pela combinação em uma e mesma comunidade, e pela profissão da mesma religião. “Muitas coisas boas são agradáveis, e muitas agradáveis, que não são boas. Mas a unidade entre irmãos, seja civil ou religiosa, é produtiva tanto para lucro quanto para prazer. De lucro, porque nele consiste o bem-estar e a segurança de toda sociedade; de prazer, porque o amor mútuo é a fonte de deleite, e a felicidade de um se torna, nesse caso, a felicidade de todos. É somente a unidade que dá beleza, assim como força, ao estado; que torna a igreja, ao mesmo tempo, bela como a lua e terrível como um exército com estandartes, Cântico de Salomão 6:10 . ” Horne.

Comentário de E.W. Bullinger

Título. Uma canção de graus. O mesmo que 120. Os três assuntos dos três Salmos deste último grupo são fundidos em bênção.

de Davi = por Davi. Ezequias achou esse salmo exatamente adequado para seu propósito. Davi escreveu sobre a experiência de uma bênção semelhante de “unidade”, quando “todo o Israel” estava unido “como o coração de UM HOMEM” ( 2 Samuel 19: 9 , 2 Samuel 19:14 ). O mesmo aconteceu com Ezequias. Leia 2 Crônicas 30: 5 , 2 Crônicas 30: 6 , 2 Crônicas 30:11 , 2 Crônicas 30:18 e observe o “UM CORAÇÃO” ( Salmos 133: 12 ). Veja App-67.

Ver. A palavra do Espírito Santo; como “sim” é do Pai; e “em verdade” do Filho. Observe a figura do discurso Asterismos. App-6.

que bom. Isso foi manifestado em 2 Crônicas 30:25 , 2 Crônicas 30:26 .

unidade = um. A referência é ao “homem único” de 2 Samuel 19:14 (Davi) e ao “coração único” de 2 Crônicas 30:12 (Ezequias). Hebraico. yahad (não “ehad. Ver nota em Deuteronômio 6: 4. Compare Josefo ( Antiguidades ix. 13, 2).

Comentário de Adam Clarke

Eis que quão bom e quão agradável – A unidade é, de acordo com esta escritura, uma coisa boa e uma agradável; e especialmente entre irmãos – membros da mesma família, da mesma comunidade cristã e da mesma nação. E por que não entre a grande família da humanidade? Por outro lado, desunião é ruim e odioso. O primeiro é do céu; o último, do inferno.

Comentário de John Calvin

1. Eis como é bom, etc. Não tenho dúvidas de que Davi, neste Salmo, agradece a Deus pela paz e harmonia que sucederam um longo e melancólico estado de confusão e divisão no reino, e que ele exortaria todos individualmente a estudar a manutenção da paz. Esse é o assunto abordado, pelo menos na medida em que a falta do Salmo o admite. Havia um amplo terreno para louvar a bondade de Deus nos mais altos termos, para unir em um povo que havia sido tão deploravelmente dividido. Quando ele chegou ao reino, a maior parte da nação o considerou à luz de um inimigo do bem público e ficou alienado dele. De fato, tão mortal era a briga que existia, que nada além da destruição do partido em oposição parecia sustentar a perspectiva de paz. A mão de Deus foi vista maravilhosamente, e mais inesperadamente, na concórdia que se seguiu entre eles, quando aqueles que haviam sido inflamados com a antipatia mais violenta se uniram cordialmente. Infelizmente, essa peculiaridade nas circunstâncias que suscitaram o Salmo foi por intérpretes, que consideraram que Davi apenas passa uma recomendação geral à união fraterna, sem nenhuma referência específica. A exclamação com a qual o Salmo se abre, Eis! é particularmente expressivo, não apenas como colocando o estado das coisas visivelmente diante de nossos olhos, mas sugerindo um contraste tácito entre o prazer da paz e as comoções civis que quase acabaram com o reino. Ele expõe a bondade de Deus em termos exaltados, os judeus que, por longa experiência em brigas no intestino, que haviam ido longe para arruinar a nação, aprenderam o valor inestimável da união. Que esse é o sentido da passagem aparece ainda mais longe da partícula gam, gam, no final do verso. Não é para ser entendido com alguns que confundiram o sentido do salmista como sendo mero copulativo, mas como acrescentando ênfase ao contexto. Nós, como se ele dissesse, naturalmente irmãos, ficamos tão divididos que nos vemos com um ódio mais amargo do que qualquer inimigo estrangeiro, mas agora quão bem é que devemos cultivar um espírito de concordância fraterna!

Ao mesmo tempo, não pode haver dúvida; que o Espírito Santo deve ser visto como elogiando nesta passagem aquela harmonia mútua que deveria subsistir entre todos os filhos de Deus e nos exortando a fazer todos os esforços para mantê-lo. Enquanto as animosidades nos dividirem e as mágoas prevalecerem entre nós, podemos ser irmãos, sem dúvida, ainda por uma relação comum com Deus, mas não podemos ser julgados, desde que apresentemos a aparência de um corpo quebrado e desmembrado. Como somos um em Deus Pai e em Cristo, a união deve ser ratificada entre nós por harmonia recíproca e amor fraterno. Caso isso aconteça na providência de Deus, que os papistas retornem à santa concórdia da qual apostataram, seria em termos como estes que seríamos chamados a prestar graças a Deus e, entretanto, estaremos obrigado a receber em nossos abraços fraternos todos os que se submetem alegremente ao Senhor. Devemos nos opor aos espíritos turbulentos que o diabo nunca deixará de suscitar na Igreja, e ser sedentos em manter relações sexuais com pessoas que demonstrem uma disposição dócil e tratável. Mas não podemos estender essa relação àqueles que persistem obstinadamente no erro, uma vez que a condição de recebê-los como irmãos seria nossa renúncia àquele que é Pai de todos, e de quem todo relacionamento espiritual surge. A paz que Davi recomenda é tal que começa com a cabeça verdadeira, e isso é suficiente para refutar a acusação infundada de cisma e divisão que foi trazida contra nós pelos papistas, enquanto demos evidências abundantes de nosso desejo de que eles unirse a nós na verdade de Deus, que é o único vínculo da santa união.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *