Estudo de Gálatas 3:21 – Comentado e Explicado

Portanto, é a lei contrária às promessas de Deus? De nenhum modo. Se fosse dada uma lei que pudesse vivificar, em verdade a justiça viria pela lei;
Gálatas 3:21

Comentário de E.W. Bullinger

contra . Grego. kata . App-104.

Deus não permita . Veja Gálatas 2:17 .

dada vida . Grego. zoopoieo . Ver João 6:63 .

Comentário de John Calvin

21. A lei é contra as promessas de Deus? Admitindo a certeza e a firmeza do propósito divino, devemos concluir igualmente que seus resultados não são contrários um ao outro. Ainda havia uma dificuldade a ser resolvida, decorrente da aparente contradição entre a Lei e a aliança da graça. Isso é, talvez, uma exclamação. Não temendo mais contradições, agora que o assunto está resolvido, Paulo conclui que os argumentos anteriores o colocaram fora de dúvida e exclama: “Quem agora se atreverá a imaginar um desacordo entre a lei e as promessas?” E, no entanto, isso não impede Paulo de remover as dificuldades que ainda possam surgir.

Antes de responder à pergunta, ele expressa, da maneira usual, um alto desdém por essa loucura; sugerindo assim a forte aversão com que os homens piedosos devem considerar o que traz reprovação ao caráter divino. Mas outra instância de endereço alto, que reivindica nosso aviso, é encontrada nessa mudança de expressão. Ele acusa seus adversários com a ofensa de fazer Deus se contradizer. Pois dele a Lei e as promessas evidentemente procederam: quem, então, alega qualquer contradição entre si blasfema contra Deus; mas elas se contradizem, se a Lei justificar. Assim, Paulo responde com mais destreza a seus adversários a acusação que eles falsamente e caluniosamente fizeram contra ele.

Pois se houvesse uma lei dada . A resposta é (o que é chamado) indireta e não afirma claramente um acordo entre a lei e as promessas, mas contém tudo o que é necessário para remover a contradição. À primeira vista, você diria que esta frase se afasta do contexto e não tem nada a ver com a solução da questão; mas este não é o caso. A lei seria contrária às promessas, se tivesse o poder de justificar; pois haveria dois métodos opostos para justificar um homem, dois caminhos separados para alcançar a justiça. Mas Paulo recusa à lei esse poder; para que a contradição seja removida. Eu admitiria, diz ele, que a justiça é obtida pela lei, se a salvação fosse encontrada nela. Mas o que?

Comentário de Adam Clarke

A lei é então contra as promessas de Deus? É possível que a intervenção da lei, em referência a uma parte da semente abraâmica, anule a promessa feita à outra? É impossível.

Pois se houvesse uma lei, etc. – Se alguma lei ou regra da vida pudesse ser descoberta que daria vida – salvou os pecadores da morte e os fez verdadeiramente felizes, então a justificação da justiça deveria ter sido assim. lei.

Comentário de Thomas Coke

Gálatas 3:21 . O que poderia ter dado vida, – O que poderia ter colocado em um estado de vida. A palavra ???p???sa? significa, tornar vivo: São Paulo considera todos os homens aqui como em um estado mortal; e para ser posto fora desse estado mortal em um estado de vida, ele chama de tornar-se vivo. Ele diz que a lei não pode fazer isso, porque não pode conferir justiça. Pela lei, significa, por obras ou obediência a essa lei, que tendia à justiça e à promessa, mas não era capaz de alcançá-la ou confirmá-la. Ver Romanos 8: 3 .

Comentário de Scofield

justiça

(Veja Scofield “ Romanos 10:10 “) .

Comentário de John Wesley

A lei é então contra as promessas de Deus? Deus proíba: pois, se houvesse uma lei dada que pudesse dar vida, em verdade a justiça deveria existir.

Daqui resultará que a lei é contrária às promessas de Deus? De jeito nenhum. Eles são bem consistentes. Mas a lei não pode dar vida, como a promessa.

Se houvesse uma lei que pudesse dar vida – Que poderia dar um pecador à vida, Deus teria poupado seu próprio Filho, e justiça, ou justificação. com todas as bênçãos resultantes disso, teria sido por essa lei.

Referências Cruzadas

Mateus 5:17 – “Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir.

Romanos 3:4 – De maneira nenhuma! Seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso. Como está escrito: “De modo que são justas as tuas palavras e prevaleces quando julgas”.

Romanos 3:6 – Claro que não! Se fosse assim, como Deus iria julgar o mundo?

Romanos 3:20 – Portanto, ninguém será declarado justo diante dele baseando-se na obediência à lei, pois é mediante a lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado.

Romanos 3:21 – Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas,

Romanos 3:31 – Anulamos então a lei pela fé? De maneira nenhuma! Pelo contrário, confirmamos a lei.

Romanos 7:7 – Que diremos então? A lei é pecado? De maneira nenhuma! De fato, eu não saberia o que é pecado, a não ser por meio da lei. Pois, na realidade, eu não saberia o que é cobiça, se a lei não dissesse: “Não cobiçarás”.

Romanos 9:31 – mas Israel, que buscava uma lei que trouxesse justiça, não a alcançou.

Romanos 10:3 – Porquanto, ignorando a justiça que vem de Deus e procurando estabelecer a sua própria, não se submeteram à justiça de Deus.

Gálatas 2:17 – “Se, porém, procurando ser justificados em Cristo descobrimos que nós mesmos somos pecadores, será Cristo então ministro do pecado? De modo algum!

Gálatas 2:19 – Pois, por meio da lei eu morri para a lei, a fim de viver para Deus.

Gálatas 2:21 – Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça vem pela lei, Cristo morreu inutilmente! “

Filipenses 3:6 – quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível.

Hebreus 11:7 – Pela fé Noé, quando avisado a respeito de coisas que ainda não se viam, movido por santo temor, construiu uma arca para salvar sua família. Por meio da fé ele condenou o mundo e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *