Estudo de Gálatas 2:17 – Comentado e Explicado

Pois, se nós, que aspiramos à justificação em Cristo, retornamos, todavia, ao pecado, seria porventura Cristo ministro do pecado? Por certo que não!
Gálatas 2:17

Comentário de Albert Barnes

Mas se, enquanto procuramos ser justificados por Cristo – A conexão aqui não é muito clara, e o sentido do versículo é um tanto obscuro. Rosenmuller supõe que essa seja uma objeção de um judeu, supondo que onde a Lei de Moisés não é observada, não há regra de vida e, portanto, deve haver pecado; e que desde que a doutrina da justificação pela fé ensinou que não havia necessidade de obedecer à lei cerimonial de Moisés, portanto, Cristo, que havia introduzido esse sistema, deve ser considerado o autor e encorajador do pecado. Para mim, parece provável que Paulo aqui faça referência a uma objeção que em todas as épocas foi apresentada contra a doutrina da justificação pela fé, e que parece ter existido em seu tempo, que a doutrina leva à licenciosidade. As objeções são de que ele não ensina a necessidade da observância da Lei, a fim de ser aceita por Deus. Que pronuncia um homem justificado e aceito que é um violador da lei. Que sua aceitação não depende de caráter moral.

Que o liberta da obrigação da lei e ensina que um homem pode ser salvo, apesar de não estar em conformidade com a lei. Essas objeções existiram cedo e foram encontradas em todos os lugares em que a doutrina da justificação pela fé foi pregada. Considero este versículo, portanto, como referência a essas objeções, e não como sendo especialmente a objeção de um judeu. A idéia é: “Você procura ser justificado pela fé sem obedecer à lei. Você professa rejeitar isso e não sustenta que é necessário render obediência a ele. Se agora acontecer que vocês são pecadores; que sua vida não é santa; que você está livre da restrição saudável da Lei e é entregue à vida de pecado, não se seguirá que Cristo é a causa disso; que ele ensinou; e que o sistema que ele introduziu é responsável por isso? E o evangelho não é, portanto, responsável por introduzir um sistema que se livra da restrição da Lei e introduz a licenciosidade universal? ” A isso, Paulo responde afirmando distintamente que o evangelho não tem essa tendência, e particularmente referindo-se nos versículos seguintes a seu próprio caso e ao efeito da doutrina da justificação em seu próprio coração e vida.

Nós mesmos somos achados pecadores – Se é que somos pecadores, ou se outros descobrem por demonstração indubitável que levamos uma vida de pecado; se eles nos vêem entregues a uma vida sem lei, e nos encontram praticando todo tipo de mal; se for observado não apenas que não somos perdoados e aperfeiçoados pelo evangelho, mas que na verdade somos piores e livres de toda restrição moral.

Portanto, Cristo é o ministro do pecado? Deve ser rastreado até ele? É uma conclusão justa e legítima que esta é a tendência do evangelho? Deve ser cobrado dele, e do plano de justificação por ele, que uma moral frouxa prevalece, e que as pessoas são libertadas das restrições saudáveis ??da lei?

Deus proíba – não é assim. Este não é o efeito apropriado do evangelho de Cristo e da doutrina da justificação pela fé. O sistema não é adequado para produzir essa liberdade de restrição e, se essa liberdade existe, deve ser atribuída a outra coisa que não o evangelho.

Comentário de E.W. Bullinger

por = in. grego. en . App-104.

ministro . Grego. diakonos . App-190.

pecado . Grego. hamartia . App-128.

Deus não permita . Veja Lucas 20:16 . Romanos 3: 4 .

Comentário de John Calvin

17. If, while we seek to be justified . He now returns to the Galatians. We must take care not to connect this verse with the preceding one, as if it were a part of the speech addressed to Peter: for what had Peter to do with this argument? It certainly has very little, if anything, to do with the speech; but let every one form his own opinion.

Chrysostom, and some other commentators, make the whole passage to be an affirmation, and interpret it thus: “If, while we seek to be justified by Christ, we are not yet perfectly righteous, but still unholy, and if, consequently, Christ is not sufficient for our righteousness, it follows that Christ is the minister of the doctrine which leaves men in sin:” supposing that, by this absurd proposition, Paul insinuates a charge of blasphemy against those who attribute a part of justification to the law. But as the expression of indignant abhorrence immediately follows, which Paul is never accustomed to employ but in answer to questions, I am rather inclined to think that the statement is made for the purpose of setting aside an absurd conclusion which his doctrine appeared to warrant. He puts a question, in his usual manner, into the mouth of his antagonists. “If, in consequence of the righteousness of faith, we, who are Jews and were ‘sanctified from the womb,’ ( Jeremias 1: 5 , Gálatas 1:15 ,) são considerados culpados e poluídos, diremos que Cristo faz com que o pecado seja poderoso em seu próprio povo, e que ele é, portanto, o autor do pecado? ”

Essa suspeita surgiu por ele ter dito que os judeus, ao crerem em Cristo, renunciam à justiça da lei; pois, enquanto ainda estão distantes de Cristo, os judeus, separados da poluição comum dos gentios, parecem, em alguns aspectos, isentos da denominação de pecadores. A graça de Cristo os coloca no mesmo nível dos gentios; e o remédio, que é comum a ambos, mostra que ambos haviam trabalhado sob a mesma doença. Esta é a força da partícula também – nós também -, significando não qualquer descrição dos homens, mas os judeus que se destacaram.

Longe disso. Ele rejeita adequadamente essa inferência. Cristo, que descobre o pecado oculto, não é, portanto, o ministro do pecado; como se, privando-nos da justiça, ele abriu a porta do pecado ou fortaleceu seu domínio. (50) Os judeus estavam enganados em reivindicar alguma santidade para si mesmos à parte de Cristo, enquanto não tinham. Daí surgiu a queixa: “Cristo veio tirar de nós a justiça da lei, transformar santos em homens poluídos, sujeitar-nos ao pecado e à culpa?” Paulo nega e repele a blasfêmia com aversão. Cristo não trouxe pecado, mas o revelou; ele não tirou a justiça, mas despojou os judeus de um falso disfarce.

Comentário de Adam Clarke

Mas se enquanto procuramos ser justificados – Se, embora reconheçamos que devemos ser justificados pela fé em Cristo, somos nós mesmos pecadores, exigindo a necessidade de observar os ritos e cerimônias da lei, que nunca poderiam e nunca podem justificar e, ainda assim, ao nos submetermos à circuncisão, nos deitamos sob a necessidade de cumprir a lei, que é impossível, e assim nos constituímos pecadores; é, portanto, Cristo o ministro do pecado? Cristo, quem nos ensinou a renunciar à lei e esperar justificação por sua morte? Deus não permita! que devemos agir assim ou pensar assim.

Comentário de Thomas Coke

Gálatas 2:17 . Se – nós também somos encontrados pecadores Os que estão sob a lei, depois de transgredidos, permanecem sempre pecadores, de maneira inalterável, aos olhos da lei; que exclui tudo isso da justificação. O apóstolo, neste lugar, argumenta assim: “Nós judeus, que nascemos o povo de Deus, e não, como os gentios devassos, abandonamos todo tipo de poluição e impureza -, não sendo, no entanto, capazes de obter justiça pela parte de Deus. obras da lei, creram em Cristo, para que pudéssemos ser justificados pela fé Nele. Mas se mesmo nós, que nos apostamos em Cristo para justificação, somos considerados pecadores injustificados, sujeitos ainda à ira, como todos somos. sob a lei, que libertação temos do pecado de Cristo? – De maneira alguma: somos tão concluídos sob o pecado e a culpa, como se não crêssemos nele.De modo que, unindo ele e a lei para justificação, nos afastamos da justificação, que não pode ser obtida sob a lei; e fazemos de Cristo o ministro do pecado, e não da justificação; – que Deus proíbe! ” Veja as Inferências e Reflexões.

Comentário de Scofield

nós buscamos

Ou seja, “nós” judeus. Romanos 3: 19-23 . A passagem pode ser assim parafraseada: se nós judeus, ao procurarmos ser justificados pela fé em Cristo, ocupamos nosso lugar como meros pecadores, como os gentios, é então Cristo quem nos torna pecadores? De jeito nenhum. É nos colocando novamente sob a lei depois de buscar a justificação por meio de Cristo, que agimos como se ainda fôssemos pecadores injustificados, buscando nos tornar justos através das obras da lei. Gálatas 5: 1-4 .

pecadores pecado. (Veja Scofield “ Romanos 3:23 “) .

Comentário de John Wesley

Mas se, embora procuremos ser justificados por Cristo, também nós mesmos somos encontrados pecadores, então Cristo é o ministro do pecado? Deus não permita.

Mas se, enquanto procuramos ser justificados por Cristo, ainda somos nós mesmos pecadores – Se continuarmos em pecado, será que, portanto, seguirá, que Cristo é o ministro ou contabilista do pecado?

Referências Cruzadas

Mateus 1:21 – Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”.

Romanos 3:4 – De maneira nenhuma! Seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso. Como está escrito: “De modo que são justas as tuas palavras e prevaleces quando julgas”.

Romanos 3:6 – Claro que não! Se fosse assim, como Deus iria julgar o mundo?

Romanos 6:1 – Que diremos então? Continuaremos pecando para que a graça aumente?

Romanos 9:30 – Que diremos, então? Os gentios, que não buscavam justiça, a obtiveram, uma justiça que vem da fé;

Romanos 11:7 – Que dizer então? Israel não conseguiu aquilo que tanto buscava, mas os eleitos o obtiveram. Os demais foram endurecidos,

Romanos 15:8 – Pois eu lhes digo que Cristo se tornou servo dos que são da circuncisão, por amor à verdade de Deus, para confirmar as promessas feitas aos patriarcas,

2 Coríntios 3:7 – O ministério que trouxe a morte foi gravado com letras em pedras; mas esse ministério veio com tal glória que os israelitas não podiam fixar os olhos na face de Moisés por causa do resplendor do seu rosto, ainda que desvanecente.

Gálatas 2:11 – Quando, porém, Pedro veio a Antioquia, enfrentei-o face a face, por sua atitude condenável.

Hebreus 7:24 – mas, visto que vive para sempre, Jesus tem um sacerdócio permanente.

Hebreus 8:2 – e serve no santuário, no verdadeiro tabernáculo que o Senhor erigiu, e não o homem.

1 João 3:5 – Vocês sabem que ele se manifestou para tirar os nossos pecados, e nele não há pecado.

1 João 3:8 – Aquele que pratica o pecado é do diabo, porque o diabo vem pecando desde o princípio. Para isso o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *