Estudo de Romanos 3:4 – Comentado e Explicado

De modo algum. Porque Deus há de ser reconhecido como veraz, e todo homem como mentiroso, segundo está escrito: Assim, serás reconhecido justo nas tuas palavras e vencerás, quando julgares {Sl 50,6}.
Romanos 3:4

Comentário de Albert Barnes

Deus não permita – grego. Que não seja assim. O sentido é: “não suponha isso de forma alguma”. Esta é a resposta do apóstolo, mostrando que tal conseqüência não se seguiu de suas doutrinas; e que “se” qualquer consequência desse tipo deveria seguir, a doutrina deveria ser imediatamente abandonada, e que todo homem, não importa quem, deveria ser considerado falso como Deus. A veracidade de Deus era um grande primeiro princípio, que deveria ser mantido, qualquer que fosse a consequência. Isso implica que o apóstolo acreditava que a fidelidade de Deus poderia ser mantida em estrita consistência com o fato de que qualquer número de judeus poderia ser considerado infiel e rejeitado. O apóstolo não deu uma explicação disso ou mostrou como poderia ser, mas não é difícil entender como era. A promessa feita a Abraão e aos pais não era incondicional e absoluta, de que todos os judeus deveriam ser salvos. Estava implícito que eles deveriam ser obedientes; e que se não fossem, seriam expulsos; Gênesis 18:19 . Embora o apóstolo não o tenha declarado aqui, ele o considerou longamente em outra parte desta epístola e mostrou que não era apenas consistente com a promessa original de que uma parte dos judeus deveria ser considerada infiel e estar a leste. , mas que realmente ocorreu de acordo com os profetas; Romanos 10: 16-21 ; 11) Assim, a fidelidade de Deus foi preservada; ao mesmo tempo que era fato que nenhuma pequena parte da nação foi rejeitada e perdida.

Que Deus seja verdadeiro – que Deus seja estimado como verdadeiro e fiel, qualquer que seja a consequência. Este foi o primeiro princípio, e deveria ser agora, que se acreditasse que Deus era um Deus da verdade, qualquer que seja a consequência que isso possa envolver. Quão feliz seria, se todas as pessoas considerassem isso um princípio fixo, um assunto a não ser questionado em seus corações ou debatido sobre o fato de Deus ser fiel à sua palavra! Quanta dúvida e ansiedade salvaria os cristãos professos; e quanto erro isso salvaria entre os pecadores! Em meio a todas as agitações do mundo, a todos os conflitos, debates e provações, seria uma posição fixa em que todo homem poderia encontrar descanso, e que faria mais do que todas as outras coisas para acalmar as tempestades e suavizar as agitadas ondas da vida humana .

Mas todo homem é um mentiroso – Embora todo homem e qualquer outra opinião devam ser considerados falsos. Claro que isso incluía o apóstolo e seu raciocínio; e a expressão é uma daquelas que mostram sua magnanimidade e grandeza de alma. Implica que toda opinião que ele e todos os outros tinham; toda doutrina que havia sido defendida; deveria ser imediatamente abandonado, se implicasse que Deus era falso. Deveria ser assumido como um primeiro princípio em toda religião e todo raciocínio, que se uma doutrina implicava que Deus não era fiel, era obviamente uma doutrina falsa. Isso mostrou sua firme convicção de que a doutrina que ele avançava estava estritamente de acordo com a veracidade da promessa divina. Que princípio nobre é esse! Quão impressionante é a humildade da verdadeira piedade e a confiança que a verdadeira piedade deposita em Deus acima de todas as deduções da razão humana! E se todas as pessoas estavam dispostas a sacrificar suas opiniões quando pareciam colidir com a veracidade de Deus; se eles recuassem instintivamente com a suposição de tal falta de fidelidade nele; com que rapidez acabaria com a vanglória do erro, o orgulho da filosofia, o elevado ditado da religião! Nenhum homem com esse sentimento poderia ser por um momento um universalista; e nenhum poderia ser um infiel.

Como está escrito – Salmo 51: 4 . Para confirmar o sentimento que ele acabara de apresentar e mostrar que ele estava de acordo com o espírito de religião expresso nos escritos judaicos, o apóstolo apela à linguagem de Davi, proferida em estado de profunda penitência por transgressões passadas. De todas as citações já feitas, essa é uma das mais bonitas e mais felizes. Davi ficou impressionado com a dor; ele viu seu crime ser terrível; ele temia o desagrado de Deus e tremia diante dele. No entanto, “ele considerou um princípio fixo e indiscutível de que” Deus estava certo. Isso ele nunca pensou em questionar. Ele pecou contra Deus, somente Deus; e ele não pensou em questionar o fato de que Deus estava totalmente reprovando-o por seu pecado e pronunciando contra ele a sentença de condenação.

Que você possa ser justificado – Que você possa ser considerado justo ou correto, ou que possa parecer que Deus não é injusto. Isso não significa que Davi pecou contra Deus com o objetivo de justificá-lo, mas que agora ele viu claramente que seu pecado havia sido tão diretamente contra ele e tão agravado que Deus estava certo em sua sentença de condenação.

Nas tuas palavras – no que disseste; isto é, em tua sentença de condenação; em tuas palavras em relação a esta ofensa. Pode nos ajudar a entender isso, lembrar que o salmo foi escrito imediatamente depois que Natã, sob o comando de Deus, foi reprovar Davi por seu crime; (veja o título do salmo.) Deus, pela boca de Natã, condenou expressamente Davi por seu crime. A essa expressão de condenação, Davi sem dúvida se refere pela expressão “em tuas palavras”; ver 2 Samuel 12: 7-13 .

E poder vencer – No hebraico, “poder ser puro” ou ser considerado puro ou justo. A palavra que a Septuaginta e o apóstolo usaram, “pode ??vencer”, às vezes é usada com referência a litígios ou julgamentos em um tribunal de justiça. Aquele que foi acusado e absolvido, ou que foi julgado inocente, pode ser dito que ele vence ou ganha a causa. A expressão é assim usada aqui. Como se houvesse uma prova entre Davi e Deus, Deus venceria; isto é, seria considerado puro e justo em sua sentença condenando o crime de Davi.

Quando você é julgado – O hebraico é “quando você julga”; isto é, em teu julgamento pronunciado sobre este crime. O grego também pode estar na voz do meio, assim como no passivo, e pode corresponder, portanto, em significado precisamente ao hebraico. Então o árabe a processa. O siríaco declara: “quando eles (isto é, pessoas) te julgarem”. O significado, conforme expresso por Davi, é que Deus deve ser considerado correto e justo ao condenar as pessoas por seus pecados, e que um verdadeiro penitente, ou seja, um homem colocado nas melhores circunstâncias para formar uma estimativa adequada de Deus, verá isso, embora deva se condenar. O significado da expressão na conexão em que Paulo a usa é que ela deve ser mantida como um princípio fixo e inabalável, que Deus é certo e verdadeiro, quaisquer que sejam as consequências que isso possa envolver; qualquer doutrina que possa derrubar; ou qualquer homem que possa provar ser um mentiroso.

Comentário de E.W. Bullinger

Deus não permita . Literal. Que não seja. Grego. eu (App-105) genoito. Essa forte afirmação ocorre quinze vezes. Aqui, versículos: Romanos 3: 3 , Romanos 3: 6 , Romanos 3:31 ; Romanos 6: 2 , Romanos 6:15 ; Romanos 7: 7 , Romanos 7:13 ; Romanos 9:14 ; Romanos 11: 1 , Romanos 11:11 . Lucas 20:16 . 1 Coríntios 6:15 . Gálatas 1: 2 , Gálatas 1:17 ; Gálatas 3:21 ; Gálatas 6:14 .

verdade . Grego. alethes. App-175.

homem Grego. anthropos. App-123.

mentiroso . Grego. pseustes. No Epp de Paulo, somente aqui, 1 Timóteo 1:10 . Tito 1:12 .

escrito . Citado nos Salmos 51: 4 (Septuaginta)

justificado . Grego. dikaioo. App-191. Veja Romanos 2:13 .

provérbios . Grego. logotipos. App-121.

quando fores julgado . Literalmente em (grego. En) Teu ser julgado (grego. Krino. App-122.)

Comentário de John Calvin

4. Mas que Deus seja verdadeiro, etc. Qualquer que seja a opinião de outros, considero isso um argumento retirado da conseqüência necessária do que lhe é oposto, pelo qual Paulo invalida a objeção anterior. Pois, uma vez que essas duas coisas estão juntas, sim, necessariamente concordam que Deus é verdadeiro e que o homem é falso, segue-se que a verdade de Deus não é anulada pela falsidade dos homens; pois, exceto que ele agora colocou essas duas coisas em oposição, uma para a outra, ele posteriormente teria trabalhado em vão para refutar o que era absurdo e mostrar como Deus é justo, embora ele manifeste sua justiça por nossa injustiça. Portanto, o significado não é de forma alguma ambíguo – que a fidelidade de Deus está tão longe de ser anulada pela perfídia e apostasia dos homens que assim se torna mais evidente. “ Deus ”, diz ele, “ é verdadeiro, não apenas porque ele está preparado para cumprir fielmente suas promessas, mas porque ele realmente cumpre tudo o que declara; pois ele fala assim, que seu comando se torna realidade. Por outro lado, o homem é falso, não apenas porque muitas vezes viola sua fé prometida, mas porque ele naturalmente busca a falsidade e evita a verdade. ”

A primeira cláusula contém o axioma primário de toda filosofia cristã; o último é retirado dos Salmos 116: 11 , onde Davi confessa que não há nada certo no homem ou no homem.

Agora, esta é uma passagem notável e contém um consolo que é muito necessário; pois tal é a perversidade dos homens em rejeitar e desprezar a palavra de Deus, que sua verdade seria muitas vezes duvidada se isso não viesse à nossa mente, que a verdade de Deus não depende da verdade do homem. Mas como isso concorda com o que foi dito anteriormente – que, para tornar eficaz a promessa divina, a fé que a recebe é necessária por parte dos homens? pois a fé se opõe à falsidade. Parece, de fato, uma pergunta difícil; mas pode, sem grande dificuldade, ser respondida, e desta maneira – o Senhor, apesar das mentiras dos homens, e embora sejam impedimentos à sua verdade, ainda encontra um caminho para isso através de uma trilha sem caminho, para que possa surgir um conquistador, ou seja, corrigindo em seus eleitos a incredulidade pura de nossa natureza e submetendo a seu serviço aqueles que parecem invencíveis. É preciso acrescentar que o discurso aqui se refere à corrupção da natureza, e não à graça de Deus, que é o remédio para essa corrupção.

Para que você seja justificado, etc. O sentido é: Até agora, a verdade de Deus é destruída por nossa falsidade e infidelidade, que brilha assim e parece mais evidente, de acordo com o testemunho de Davi, que diz que: como ele era pecador, Deus era um juiz justo e justo em tudo o que ele determinava respeitá-lo, e que ele venceria todas as calúnias dos ímpios que murmuravam contra sua justiça. Pelas palavras de Deus, Davi quer dizer os julgamentos que pronuncia sobre nós; pois a aplicação comum dessas promessas é muito tensa: e, portanto, a partícula que, não é tão final nem se refere a uma conseqüência forçada, mas implica uma inferência de acordo com este pretexto: “Contra ti pequei; com justiça, então me castigas. E que Paulo citou esta passagem de acordo com o significado próprio e real de Davi, fica claro na objeção que é imediatamente adicionada: “Como a justiça de Deus permanecerá perfeita se a nossa iniquidade a ilustrar?” Pois em vão, como já observei, e Paulo, fora de época, prendeu a atenção de seus leitores com essa dificuldade, exceto que Davi quis dizer que Deus, em sua maravilhosa providência, provocou nos pecados dos homens um louvor à sua própria justiça. A segunda cláusula em hebraico é esta: “E para que sejas puro em teu julgamento”; cuja expressão nada importa senão que Deus, em todos os seus julgamentos, é digno de louvor, por mais que os ímpios clamem e se esforcem com suas queixas de maneira vergonhosa para apagar sua glória. Mas Paulo seguiu a versão grega, que respondeu a seu propósito aqui ainda melhor. De fato, sabemos que os apóstolos ao citar as Escrituras usavam frequentemente uma linguagem mais livre que a original; pois eles consideraram o suficiente para citar o que era adequado ao assunto deles; portanto, eles não prestaram muita atenção às palavras.

A aplicação então desta passagem é a seguinte: Visto que todos os pecados dos mortais devem servir para ilustrar a glória do Senhor, e como ele é especialmente glorificado por sua verdade, segue-se que mesmo a falsidade dos homens serve para confirmar, ao invés de subverter sua verdade. Embora a palavra ????es?a? possa ser usada de maneira ativa e passiva, os tradutores de grego, sem dúvida, a tornaram passivamente, contrários ao significado do Profeta. (91)

Os comentaristas, antigos e modernos, diferiram quanto ao significado do verbo em questão. [Pareus] , [Beza] , [Macknight] e [Stuart] levam isso em um sentido ativo; enquanto [Erasmus] , [Grotius] , [Venema] e outros alegam o significado passivo. [Drusius] , [Hammond] e [Doddridge] traduzem isso como “quando contendas em juízo” ou “quando és chamado a juízo”; e esse significado sem dúvida o verbo tem de acordo com Mateus 5:40 , e 1 Coríntios 6: 1 . Mas, neste caso, deve-se considerar, especialmente o significado que corresponde ao mais próximo do hebraico original. Alguns têm sustentado que “em teu julgamento” pode ser traduzido “em te julgar”; mas isso não seria apenas incomum e tornaria a sentença dificilmente inteligível, mas também destruiria o evidente paralelismo das duas linhas. O verso inteiro pode ser literalmente traduzido do hebraico,

Contra ti, somente contra ti pequei;
E o mal diante dos teus olhos eu fiz;
Para que sejas justificado em tuas palavras,
E claro em teus julgamentos.

A conjunção ???? admite ser traduzida de modo que; veja Salmos 30:12 ; Isaías 41:20 ; Amós 2: 7 ; e inp??, em muitos casos, podem ser assim renderizados; ver Lucas 2:35 . É o que [Schleusner] designa ??ßat????, significando a questão ou o evento.

[Pareus] conecta a passagem de maneira diferente. Ele considera a parte anterior do versículo entre parênteses, ou como especificar o que geralmente é afirmado no versículo anterior, o terceiro; e com esse versículo ele conecta esta passagem: de modo que a tradução dos dois versos seria a seguinte:

3. Pela minha transgressão eu reconheço, e meu pecado está diante de mim continuamente,

4. (Contra ti, contra ti somente pequei, e contra o mal diante dos teus olhos). Para que sejas justificado na tua palavra, e claro no teu julgamento.

Isso é certamente mais provável do que o que [Vatablus] e [Houbigant] propõem, que relacionam a passagem com o segundo verso: “Lave-me bem”, etc. Mas o sentido dado por [Calvino] é o mais satisfatório – Ed.

Comentário de Adam Clarke

Apóstolo. Deus proíba – µ? ?e???t? , que não fique longe disso, de maneira alguma. Sim, que Deus seja verdadeiro, mas todo homem mentiroso, etc. Devemos sempre sustentar que Deus é verdadeiro, e que, de qualquer maneira, sua promessa parece falhar, é porque a condição em que foi dada não foi cumprida. foram cumpridos; qual é o sentido do que está escrito, Salmo 51: 4 ; : Eu reconheço o meu pecado e me condeno que a verdade da tua promessa ( 2 Samuel 7:15 , 2 Samuel 7:16 😉 de estabelecer minha casa e trono para sempre, pode ser justificada quando você executar essa terrível ameaça ( 2 Samuel 12:10 ;), para que a espada nunca se afaste da minha casa, que possuo, que trouxe sobre mim por minha própria iniqüidade. Se alguém disser que a promessa de Deus falhou em relação a ele, examine seu coração e seus caminhos, e ele descobrirá que se afastou daquele caminho em que somente Deus poderia, consistentemente com sua santidade e verdade, cumprir o promessa.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 3: 4 . Mas todo homem é um mentiroso Embora todo homem deva ser um mentiroso. Para a próxima cláusula, veja a nota nos Salmos 51: 4 . O Dr. Taylor observa que o hebraico desse versículo é literalmente, para que você seja justo em sua fala e limpo [isso é claro ] em seu julgamento. O que se fala é: a palavra da promessa que Deus fez a Davi, 2 Samuel 7: 12-16, e o julgamento a que se refere é a execução da ameaça denunciada, 2 Samuel 12: 9-13 e o dono de Davi, que, se a ameaça não concordou com a promessa, Deus estava claro da acusação de falsidade; a inconsistência deve ser atribuída à sua própria maldade. Isso está completo para o propósito do apóstolo. Se a promessa a Abraão não fosse cumprida, como os judeus esperavam, eles poderiam se agradecer por isso. Ver Tillotson, vol. 12: serm. 8)

Comentário de John Wesley

Deus proíba: sim, que Deus seja verdadeiro, mas todo homem é mentiroso; como está escrito: para que sejas justificado em tuas palavras, e venças quando fores julgado.

Salmo 2: 4 .

Referências Cruzadas

Deuteronômio 32:4 – Ele é a Rocha, as suas obras são perfeitas, e todos os seus caminhos são justos. É Deus fiel, que não comete erros; justo e reto ele é.

Jó 36:3 – Vem de longe o meu conhecimento; atribuirei justiça ao meu Criador.

Jó 40:8 – “Você vai pôr em dúvida a minha justiça? Vai condenar-me para justificar-se?

Salmos 51:4 – Contra ti, só contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas, de modo que justa é a tua sentença e tens razão em condenar-me.

Salmos 62:9 – Os homens de origem humilde não passam de um sopro, os de origem importante não passam de mentira; pesados na balança, juntos não chegam ao peso de um sopro.

Salmos 100:5 – Pois o Senhor é bom e o seu amor leal é eterno; a sua fidelidade permanece por todas as gerações.

Salmos 116:11 – Em pânico eu disse: “Ninguém merece confiança”.

Salmos 119:160 – A verdade é a essência da tua palavra, e todas as tuas justas ordenanças são eternas.

Salmos 138:2 – Voltado para o teu santo templo eu me prostrarei e renderei graças ao teu nome, por causa do teu amor e da tua fidelidade; pois exaltaste acima de todas as coisas o teu nome e a tua palavra.

Miquéias 7:20 – Mostrarás fidelidade a Jacó, e bondade a Abraão, conforme prometeste sob juramento aos nossos antepassados, na antigüidade.

Mateus 11:19 – Veio o Filho do homem comendo e bebendo, e dizem: ‘Aí está um comilão e beberrão, amigo de publicanos e “pecadores” ’. Mas a sabedoria é comprovada pelas obras que a acompanham”.

Lucas 20:16 – Virá, matará aqueles lavradores e dará a vinha a outros”. Quando o povo ouviu isso, disse: “Que isso nunca aconteça! “

João 3:33 – Aquele que o aceita confirma que Deus é verdadeiro.

Romanos 3:6 – Claro que não! Se fosse assim, como Deus iria julgar o mundo?

Romanos 3:31 – Anulamos então a lei pela fé? De maneira nenhuma! Pelo contrário, confirmamos a lei.

Romanos 6:2 – De maneira nenhuma! Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele?

Romanos 6:15 – E então? Vamos pecar porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De maneira nenhuma!

Romanos 7:7 – Que diremos então? A lei é pecado? De maneira nenhuma! De fato, eu não saberia o que é pecado, a não ser por meio da lei. Pois, na realidade, eu não saberia o que é cobiça, se a lei não dissesse: “Não cobiçarás”.

Romanos 7:13 – E então, o que é bom se tornou em morte para mim? De maneira nenhuma! Mas, para que o pecado se mostrasse como pecado, ele produziu morte em mim por meio do que era bom, de modo que por meio do mandamento ele se mostrasse extremamente pecaminoso.

Romanos 9:14 – E então, que diremos? Acaso Deus é injusto? De maneira nenhuma!

Romanos 11:1 – Pergunto, pois: Acaso Deus rejeitou o seu povo? De maneira nenhuma! Eu mesmo sou israelita, descendente de Abraão, da tribo de Benjamim.

Romanos 11:11 – Novamente pergunto: Acaso tropeçaram para que ficassem caídos? De maneira nenhuma! Ao contrário, por causa da transgressão deles, veio salvação para os gentios, para provocar ciúme em Israel.

1 Coríntios 6:15 – Vocês não sabem que os seus corpos são membros de Cristo? Tomarei eu os membros de Cristo e os unirei a uma prostituta? De modo nenhum!

2 Coríntios 1:18 – Todavia, como Deus é fiel, nossa mensagem a vocês não é “sim” e “não”,

Gálatas 2:17 – “Se, porém, procurando ser justificados em Cristo descobrimos que nós mesmos somos pecadores, será Cristo então ministro do pecado? De modo algum!

Gálatas 2:21 – Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça vem pela lei, Cristo morreu inutilmente! “

Gálatas 6:14 – Quanto a mim, que eu jamais me glorie, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por meio da qual o mundo foi crucificado para mim, e eu para o mundo.

Tito 1:2 – fé e conhecimento que se fundamentam na esperança da vida eterna, a qual o Deus que não mente prometeu antes dos tempos eternos.

Hebreus 6:18 – para que, por meio de duas coisas imutáveis nas quais é impossível que Deus minta, sejamos firmemente encorajados, nós, que nos refugiamos nele para tomar posse da esperança a nós proposta.

1 João 5:10 – Quem crê no Filho de Deus tem em si mesmo esse testemunho. Quem não crê em Deus o faz mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus dá acerca de seu Filho.

1 João 5:20 – Sabemos também que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheçamos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

Apocalipse 3:7 – Ao anjo da igreja em Filadélfia escreva: Estas são as palavras daquele que é santo e verdadeiro, que tem a chave de Davi. O que ele abre ninguém pode fechar, e o que ele fecha ninguém pode abrir.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *