Estudo de 1 João 5:10 – Comentado e Explicado

Aquele que crê no Filho de Deus tem em si o testemunho de Deus. Aquele que não crê em Deus, o faz mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus deu a respeito de seu Filho.
1 João 5:10

Comentário de Albert Barnes

Aquele que crê no Filho de Deus tem a testemunha em si mesmo – A evidência de que Jesus é o Filho de Deus. Compare as notas em Romanos 8:16 . Isso não pode se referir a nenhuma “revelação” distinta e imediata desse fato, que Jesus é o Cristo, para a alma do indivíduo, e não deve ser entendido como independente da evidência externa dessa verdade, ou como substituindo a necessidade de essa evidência; mas a “testemunha” aqui mencionada é fruto de todas as evidências, externas e internas, no coração, produzindo esse resultado; isto é, existe a convicção mais profunda da verdade de que Jesus é o Filho de Deus. Há evidências derivadas do fato de que a alma encontrou paz acreditando nele; do fato de que os problemas e ansiedades da mente por causa do pecado foram removidos pela fé em Cristo; das novas visões de Deus e do céu que resultaram da fé no Senhor Jesus; do efeito disso em desarmar a morte de seus terrores; e de toda a influência do evangelho no intelecto e nas afeições – no coração e na vida. Essas coisas constituem uma massa de evidência para a verdade da religião cristã, cuja força o crente não pode resistir, e tornam o cristão sincero pronto para sacrificar qualquer coisa que não seja sua religião; pronto para ir à fogueira em vez de renunciar ao Salvador. Compare as notas em 1 Pedro 3:15 .

Aquele que não crê em Deus fez dele um mentiroso. Compare as notas em 1 João 1:10 .

Porque ele não crê no registro … – A idéia é que, de várias maneiras – no batismo, na morte, pelas influências do Espírito Santo, pelos milagres de Jesus etc. – Deus se tornou uma “testemunha” de que o Senhor Jesus foi enviado por ele como Salvador, e que duvidar ou negar isso teve o mesmo caráter que duvidar ou negar qualquer outro testemunho; isto é, estava praticamente acusando aquele que prestava testemunho de falsidade.

Comentário de Joseph Benson

1 João 5:10 . Aquele que crê no Filho de Deus, com tal fé, tem o testemunho em si mesmo – Nomeadamente, sabe por experiência própria que o que Deus testificou a respeito de seu Filho, e a salvação dentro e através dele, é realmente verdadeiro, já sendo salvo por ele da culpa e poder do pecado, para o favor e imagem de Deus, e um estado de comunhão com ele. Ele sabe, por experiência, que Jesus é o Filho de Deus de tal maneira que é um Salvador todo suficiente, e que veio lavando água e expiando sangue, tendo recebido justificação por meio do segundo e santificação pelo anterior. . Ou, com o mesmo objetivo, ele recebeu o testemunho mencionado em 1 João 5:11 . Pois, como nesse versículo, “a testemunha, por uma metonímia usual, é posta para a coisa testemunhada, e a coisa testemunhada, de que Deus nos deu a vida eterna por meio de seu Filho, aquele que crê no Filho de Deus. justamente se diz que tem vida eterna, a coisa testemunhada, em si mesmo; porque, por sua fé no Filho, sendo gerado por Deus, ele tem, nas disposições dos filhos de Deus que lhe foram comunicadas, a vida eterna iniciada nele; que é ao mesmo tempo uma promessa e uma prova de que Deus, no devido tempo, concederá completamente a ele a vida eterna por meio de seu Filho. ” Macknight. Adicione ao que foi dito acima, que a vida eterna é iniciada nele, e que Deus, no devido tempo, conceder-lhe o pleno gozo dela, ele tem o testemunho do Pai, Filho e Espírito Santo; o Pai levantou a luz de seu semblante sobre ele, e assim pôs alegria e alegria em seu coração, Salmos 4: 6-7 ; Cristo habitando em seu coração pela fé e sendo precioso para sua alma, Efésios 3:17 ; 1 Pedro 2: 7 ; e o Espírito Santo, como espírito de adoção, testemunhando com seu espírito que ele é um filho de Deus, e produzindo nele amor, alegria e paz, Romanos 8: 15-16 ; Gálatas 5:22 . E ele tem o testemunho do Espírito em si mesmo, mencionado 1 João 5: 8 , ou dos escritos inspirados, que testemunham a genuinidade de sua religião, e seu título para a vida eterna, e que são o alimento de sua alma, a doçura da qual ele prova, e é nutrida por isso; prova a boa palavra de Deus, Hebreus 6: 5 . Ele tem o testemunho da água em si mesmo, tendo sido batizado com água, e tinha o sinal, e também a coisa assim significada, a graça regeneradora de Deus; e o testemunho do sangue, tendo recebido a expiação e perdoado através dela, e aproveitado todas as oportunidades de receber a ceia do Senhor, quando o pão que ele parte é para ele a comunhão do corpo de Cristo; e o vinho que ele bebe, a comunhão do seu sangue; e ele se alimenta de Cristo em seu coração pela fé, com ação de graças. Por outro lado, aquele que não crê em Deus – Quanto ao seu testemunho a respeito de Cristo, quando no batismo e no monte da transfiguração, ele declarou que ele era seu Filho por uma voz do céu; e quando, após sua morte, ele demonstrou que ele era seu Filho, ressuscitando-o dentre os mortos; fez dele um mentiroso – Isto é, ao recusar-se a acreditar nesses testemunhos, ele agiu como se julgasse Deus um mentiroso ou uma testemunha falsa. Alguns MSS. e versões antigas, particularmente a Vulgata, em vez daquele que não crê em Deus, tem, aquele que não crê no Filho; qual Grotius e Bengelius pensam a leitura verdadeira. Mas, como a maioria das várias leituras, isso não altera o sentido da passagem.

Comentário de E.W. Bullinger

crer . App-150.

dentro App-104.

crer . App-150.

não App-105.

mentiroso . Compare 1 João 1:10 .

crer = crer, como acima.

registro . O mesmo que “testemunha” , 1 João 5: 9 .

deu . Literalmente testemunhou.

Comentário de John Calvin

9 Pois esta é a testemunha ou testemunho de Deus. A partícula ?t? não significa aqui a causa, mas deve ser tomada como explicativa; para o apóstolo, depois de nos lembrar que Deus merece ser acreditado muito mais do que os homens, agora acrescenta, que não podemos ter fé em Deus, exceto crendo em Cristo, porque Deus o coloca sozinho diante de nós e nos faz permanecer em pé. ele. Por conseguinte, ele deduz que cremos com segurança e com mente tranquila em Cristo, porque Deus, por sua autoridade, justifica nossa fé. Ele não diz que Deus fala externamente, mas que todos os piedosos sentem que Deus é o autor de sua fé. Parece, portanto, quão diferente da fé é uma opinião fraca que depende de outra coisa.

10. Aquele que não crê Como os fiéis possuem esse benefício, que eles sabem que estão além do perigo de errar, porque têm Deus como fundamento; então ele faz com que o ímpio seja culpado de blasfêmia extrema, porque eles acusam Deus de falsidade. Sem dúvida, nada é mais valorizado por Deus do que sua própria verdade; portanto, nenhum erro mais atroz pode ser feito a ele, do que roubá-lo dessa honra. Então, a fim de nos induzir a acreditar, ele leva uma discussão do lado oposto; pois, se fazer de Deus um mentiroso seja uma impiedade horrível e execrável, porque então o que lhe pertence especialmente é tirado, quem não temeria reter a fé do evangelho, no qual Deus teria que ser considerado singularmente verdadeiro e fiel? Isso deve ser cuidadosamente observado.

Alguns se perguntam por que Deus recomenda tanto a fé, por que a descrença é tão severamente condenada. Mas a glória de Deus está implicada nisso; pois, como ele pretendia mostrar um exemplo especial de sua verdade no evangelho, todos os que rejeitam a Cristo ali ofereceram a eles, não deixam nada para ele. Portanto, embora possamos admitir que um homem em outras partes de sua vida seja como um anjo, sua santidade é diabólica, desde que ele rejeite a Cristo. Assim, vemos alguns sob o papado muito satisfeitos com a mera máscara da santidade, enquanto ainda resistem obstinadamente ao evangelho. Vamos então entender que é o começo da verdadeira religião, obedientemente, abraçar essa doutrina, que ele confirmou tão fortemente por seu testemunho.

Comentário de Adam Clarke

Aquele que crê no Filho de Deus – Este é o testemunho de Deus da verdade, a mais importante e interessante para a humanidade. Deus testemunhou que todo aquele que crer em seu Filho será salvo e terá vida eterna; e terá em si mesmo o testemunho, o Espírito testificando com seu espírito que ele é um filho de Deus. Saber, sentir seu pecado perdoado, ter o testemunho disso no coração do próprio Espírito Santo, é o privilégio de todo verdadeiro crente em Cristo.

Comentário de Thomas Coke

1 João 5:10 . Tem o testemunho em si mesmo: “Aquele que com este testemunho crê cordialmente no Filho de Deus, não tem apenas uma evidência externa a produzir, que pode ser suficiente, sob o Espírito de Deus, para a convicção ou condenação do mundo não desperto, mas ele também tem o testemunho dentro de si: a feliz mudança que ela produz em todo o estado de sua alma manifesta a excelência e a realidade de seu objeto “. O leitor pode achar esse sentido da passagem bem ilustrado, para sua grande melhoria e satisfação, nos Sermões do Dr. Watts sobre o texto, vol. 1: serm. 1, etc.

Comentário de John Wesley

Quem crê no Filho de Deus tem testemunha em si mesmo; quem não crê em Deus o fez mentiroso; porque ele não crê no registro que Deus deu de seu Filho.

Aquele que crê no Filho de Deus tem o testemunho – A querida evidência disto, em si mesmo: aquele que não crê em Deus, nisso o fez um mentiroso; porque ele supõe que isso é falso, o que Deus testificou expressamente.

Referências Cruzadas

Números 23:19 – Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala, e deixa de agir? Acaso promete, e deixa de cumprir?

Jó 24:25 – “Se não é assim, quem poderá provar que minto e reduzir a nada as minhas palavras? “

Salmos 25:14 – O Senhor confia os seus segredos aos que o temem, e os leva a conhecer a sua aliança.

Provérbios 3:32 – pois o Senhor detesta o perverso, mas o justo é seu grande amigo.

Isaías 53:1 – Quem creu em nossa mensagem e a quem foi revelado o braço do Senhor?

Jeremias 15:18 – Por que é permanente a minha dor, e a minha ferida é grave e incurável? Por que te tornaste para mim como um riacho seco, cujos mananciais falham?

João 3:16 – “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

João 3:33 – Aquele que o aceita confirma que Deus é verdadeiro.

João 5:38 – nem a sua palavra habita em vocês, pois não crêem naquele que ele enviou.

Romanos 8:16 – O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus.

Gálatas 4:6 – E, porque vocês são filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho aos seus corações, o qual clama: “Aba, Pai”.

Colossenses 3:3 – Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus.

Hebreus 3:12 – Cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo, que se afaste do Deus vivo.

2 Pedro 1:19 – Assim, temos ainda mais firme a palavra dos profetas, e vocês farão bem se a ela prestarem atenção, como a uma candeia que brilha em lugar escuro, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em seus corações.

1 João 1:10 – Se afirmarmos que não temos cometido pecado, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua palavra não está em nós.

1 João 5:1 – Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus, e todo aquele que ama o Pai ama também ao que dele foi gerado.

Apocalipse 2:17 – Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei do maná escondido. Também lhe darei uma pedra branca com um novo nome nela inscrito, conhecido apenas por aquele que o recebe.

Apocalipse 2:28 – Eu lhes darei a mesma autoridade que recebi autoridade de meu Pai. Também lhe darei a estrela da manhã.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *