Estudo de João 3:33 – Comentado e Explicado

Aquele que recebe o seu testemunho confirma que Deus é verdadeiro.
João 3:33

Comentário de Albert Barnes

Aquele que recebeu seu testemunho – recebeu e creu plenamente em sua doutrina. Hath cedeu seu coração à influência dele.

Ele colocou seu selo – “selar” um instrumento é ter certeza; reconhecê-lo como nosso; prometer a nossa variedade que é verdadeira e vinculativa, como quando um homem sela um vínculo, uma ação ou uma vontade. Acreditar em uma doutrina, portanto, no coração, é expresso por “selá-la”, ou por crer nela, expressamos nossa firme convicção de que ela é verdadeira e que Deus que a falou é verdadeira. Atestamos a veracidade de Deus e assumimos como nossa a proposição de que é a verdade de Deus.

Deus é verdadeiro – é fiel; é o autor do sistema de doutrinas e cumprirá tudo o que prometeu. Aprendemos aqui:

1. que ser um verdadeiro crente é algo mais do que sustentar uma mera crença especulativa da verdade.

2. que ser crente é “comprometer-se” com a verdade, selá-la como nossa, adotá-la, escolhê-la e concordar solenemente com ela, como o homem faz com relação a um instrumento de escrita que é transmitir sua propriedade ou descartá-la quando ele morrer.

3. Todo cristão é uma testemunha de Deus, e é da sua conta mostrar por sua vida que ele acredita que Deus é fiel a suas ameaças e promessas. Veja as notas em Isaías 43:10 .

4. É um ato solene tornar-se cristão. É uma rendição de tudo a Deus, ou doar corpo, alma e espírito a ele, com a crença de que ele é verdadeiro, e sozinho é capaz de salvar.

5. O homem que não faz isso – que não está disposto a comprometer sua crença de que Deus é verdadeiro, estabelece seu selo de que Deus é um mentiroso e indigno de confiança, 1 João 5:10 .

Comentário de E.W. Bullinger

verdade . App-175. Uma palavra característica deste evangelho. Veja a pág. 1611

Comentário de John Calvin

33. Mas quem recebe o seu testemunho. Aqui ele exorta e encoraja os piedosos a abraçar com ousadia a doutrina do Evangelho, como se ele tivesse dito que não havia razão para que eles se envergonhassem ou se sentissem desconfortáveis ??por causa de seu pequeno número, uma vez que eles têm Deus como Autor de sua fé. , que sozinho nos fornece abundantemente o lugar de todo o resto. E, portanto, embora o mundo inteiro deva recusar ou reter a fé no Evangelho, isso não deve impedir que homens bons dêem seu consentimento a Deus. Eles têm algo em que podem descansar com segurança, quando sabem que crer no Evangelho nada mais é do que concordar com as verdades que Deus revelou. Enquanto isso, aprendemos que é peculiar à fé confiar em Deus e ser confirmado por suas palavras; pois não pode haver consentimento, a menos que Deus, antes de tudo, se apresente e fale. Por essa doutrina, a fé não se distingue apenas de todas as invenções humanas, mas também de opiniões duvidosas e vacilantes; pois deve corresponder à verdade de Deus, que é livre de qualquer dúvida e, portanto, como Deus não pode mentir, seria absurdo que a fé vacilasse. Fortalecidos por essa defesa, quaisquer que sejam os artifícios que Satanás possa empregar em suas tentativas de nos perturbar e abalar, sempre permaneceremos vitoriosos.

Por isso, também somos lembrados de quão aceitável e precioso é um sacrifício aos olhos da fé de Deus. Como nada lhe é mais querido do que sua verdade, também não podemos prestar-lhe um culto mais aceitável do que quando reconhecemos por nossa fé que Ele é verdadeiro, pois atribuímos a honra que realmente lhe pertence. Por outro lado, não podemos oferecer a ele um insulto maior do que não acreditar no Evangelho; pois ele não pode ser privado da sua verdade sem tirar toda a sua glória e majestade. Sua verdade está de alguma forma intimamente ligada ao Evangelho, e é sua vontade que lá seja reconhecido. Os incrédulos, portanto, na medida em que estão em seu poder, não deixam para Deus nada; não que sua maldade derrube a fidelidade de Deus, mas porque eles não hesitam em acusar Deus de falsidade. Se não somos mais duros que pedras, esse título elevado pelo qual a fé é adornada deve despertar em nossas mentes o amor mais ardente por ela; pois quão grande é a honra que Deus confere aos pobres homens sem valor, quando eles, que por natureza nada mais são que falsidade e vaidade, são considerados dignos de atestar por sua assinatura a sagrada verdade de Deus?

Comentário de Adam Clarke

Ele selou o seu selo – Isto confirma a verdade do testemunho que ele prestou; como um testador coloca seu selo em um instrumento para confirmá-lo, e esse instrumento é considerado totalmente confirmado por ter o selo do testador afixado a ele, então eu, pegando esse testemunho de Cristo e proclamando-o aos judeus, confirmei totalmente, como eu sei que é uma verdade; qual conhecimento tenho da inspiração imediata do Espírito Santo. Ver João 1:33 , João 1:34 .

Comentário de Thomas Coke

João 3: 33-34 . Ele estabeleceu seu selo, etc. – Ele fez um reconhecimento muito importante e substancial da veracidade de Deus, que por seus profetas, em tempos antigos, predisse qual seria a natureza do reino do Messias; e que agora fala aos homens por seu Filho unigênito, da maneira que ele nunca fez por um mero profeta. Pois aquele a quem Deus enviou, ou seja, seu Filho unigênito, fala as palavras de Deus; doutrinas que, por sua própria verdade e luz nativas, se mostram os oráculos de Deus; e que além disso têm a confirmação dos milagres mais extraordinários; pois Deus não dá o Espírito por medida a ele. Deus deu a ele, como homem, a inspiração do Espírito, sem essas limitações e interrupções com as quais foram dados a todos os outros profetas, seja qual for; pois nas escrituras sagradas, assim como nos escritores profanos, fazer, ou dar uma coisa por medida, é fazer ou dar com moderação. Veja Ezequiel 4:16 . Jeremias 46:28 . Podemos apenas observar que era costume entre os judeus que a testemunha desse seu selo ao testemunho que ele havia dado.

Comentário de John Wesley

Aquele que recebeu seu testemunho pôs em seu selo que Deus é verdadeiro.

Ele pôs seu selo – Era costume entre os judeus que a testemunha punha seu selo no testemunho que ele havia dado.

Que Deus é verdadeiro – cujas palavras o Messias fala.

Referências Cruzadas

Romanos 3:3 – Que importa se alguns deles foram infiéis? A sua infidelidade anulará a fidelidade de Deus?

Romanos 4:18 – Abraão, contra toda esperança, em esperança creu, tornando-se assim pai de muitas nações, como foi dito a seu respeito: “Assim será a sua descendência”.

2 Coríntios 1:18 – Todavia, como Deus é fiel, nossa mensagem a vocês não é “sim” e “não”,

Tito 1:1 – Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo para levar os eleitos de Deus à fé e ao conhecimento da verdade que conduz à piedade,

Hebreus 6:17 – Querendo mostrar de forma bem clara a natureza imutável do seu propósito para com os herdeiros da promessa, Deus o confirmou com juramento,

1 João 5:9 – Nós aceitamos o testemunho dos homens, mas o testemunho de Deus tem maior valor, pois é o testemunho de Deus, que ele dá acerca de seu Filho.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *