Estudo de Tito 1:1 – Comentado e Explicado

Paulo, servo de Deus, apóstolo de Jesus Cristo para levar aos eleitos de Deus a fé e o profundo conhecimento da verdade que conduz à piedade,
Tito 1:1

Comentário de Albert Barnes

Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo – Ver notas em Romanos 1: 1 ; compare as notas em 1 Coríntios 9: 1-5 .

De acordo com a fé dos eleitos de Deus – Compare a nota de Romanos 8:33 ; Efésios 1: 4 nota; 2 Timóteo 2:10 . O significado da palavra traduzida aqui, “de acordo com” – ?at? kata- é, provavelmente, com referência a; isto é, ele foi designado para ser apóstolo com respeito à fé daqueles a quem Deus havia escolhido, ou, a fim de que fossem levados a crer no evangelho. Deus os havia escolhido para a salvação, mas ele pretendia que isso estivesse relacionado com a crença deles, e, para isso, ele designou Paulo como apóstolo para que ele pudesse ir e lhes dar a conhecer o evangelho. O propósito de Deus é salvar Seu povo, mas ele não pretende salvá-lo como infiéis ou incrédulos. Ele pretende que eles sejam crentes primeiro – e, portanto, envia seus ministros para que eles se tornem tais.

E o reconhecimento da verdade – Para garantir o reconhecimento ou reconhecimento da verdade. O objetivo do apostolado, como é o ministério em geral, é garantir o reconhecimento adequado da verdade entre os homens.

O que é depois da piedade – O que tende a promover a piedade para com Deus. Sobre a palavra traduzida por piedade, veja as notas em 1 Timóteo 2: 2 ; 1 Timóteo 3:16 . – A verdade, cujo reconhecimento Paulo foi designado para garantir, não era verdade científica, histórica ou política: era a religião – a que era adaptada para levar os homens a uma vida santa e prepará-los para um céu santo. .

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 1-8 . E em um daqueles dias, os principais sacerdotes, escribas e anciãos – isto é, alguns dos primeiros homens da nação; veio – Por nomeação do senado, a Jesus; e falou, dizendo: Conte-nos com que autoridade, etc. – Veja em Mateus 21: 23-27 e Marcos 11: 27-33 .

Comentário de E.W. Bullinger

servo de Deus. Em nenhum outro lugar Paulo assim se designa

servo. App-190.,

Deus. App-98.

apóstolo . App-189.

Jesus Cristo. App-98.

de acordo com . App-104.

fé. App-150.

reconhecimento = conhecimento completo. App-132.

verdade . Grego. aletheia . Compare o App-175.

depois . O mesmo que de acordo com.

piedade. Grego. eusebeia . Compare o App-137.

Comentário de John Calvin

1. Um servo de Deus Este elogio prolongado e trabalhoso de seu apostolado mostra que Paulo tinha em vista toda a Igreja, e não somente Tito; pois seu apostolado não foi contestado por Tito, e Paulo costuma proclamar os títulos de seu chamado, a fim de manter sua autoridade. Consequentemente, assim como ele percebe aqueles a quem ele escreve estarem dispostos, ele lida grande ou moderadamente com esses ornamentos. Ali estava seu objetivo: sujeitar aqueles que se rebelaram altivamente; e por essa razão ele exalta seu apostolado em termos elevados. Ele, portanto, escreve esta Epístola, não para que possa ser lida em solidão por Tito em seu armário, mas para que possa ser publicada abertamente.

Um apóstolo de Jesus Cristo Primeiro, ele se chama “um servo de Deus”, e depois acrescenta o tipo particular de seu ministério, a saber, que ele é “um apóstolo de Cristo”; pois existem várias fileiras entre os servos de Deus. Assim, ele desce da descrição geral para a classe específica. Também devemos lembrar o que eu disse em outro lugar, que a palavra servo significa algo além de sujeição comum (por causa da qual todos os crentes são chamados “servos de Deus”) e denota um ministro que recebeu um cargo específico . Nesse sentido, os profetas foram anteriormente distinguidos por esse título, e o próprio Cristo é o chefe dos profetas:

“Eis meu servo, eu o escolhi.” ( Isaías 42: 1. )

Assim, Davi, tendo em vista sua dignidade real, chama a si mesmo de “servo de Deus”. Talvez também seja por conta dos judeus que ele se designa “um servo de Deus”; pois eles costumavam baixar sua autoridade alegando a lei contra ele. Ele, portanto, deseja ser considerado apóstolo de Cristo de tal maneira que possa igualmente se gloriar em ser um servo do Deus eterno. Assim, ele mostra não apenas que esses dois títulos são bastante consistentes entre si, mas que eles são unidos por um vínculo que não pode ser dissolvido.

De acordo com a fé dos eleitos de Deus (209) Se alguém duvida de seu apostolado, ele obtém crédito por uma razão muito forte, conectando-o à salvação “dos eleitos de Deus”. Como se ele tivesse dito: “Existe um acordo mútuo entre o meu apostolado e a fé dos eleitos de Deus; e, portanto, não será rejeitado por qualquer homem que não seja réprobo e se oponha à verdadeira fé. ”

Por “eleitos” ele quer dizer não apenas aqueles que estavam vivos naquela época, mas tudo o que havia sido desde o começo do mundo; pois ele declara que não ensina doutrina que não concorde com a fé de Abraão e de todos os pais. Portanto, se alguém hoje em dia deseja ser considerado sucessor de Paulo, deve provar que é o ministro da mesma doutrina. Mas essas palavras também contêm um contraste implícito, de que o evangelho não pode sofrer danos pela incredulidade e obstinação de muitos; pois naquela época, assim como nos dias atuais, as mentes fracas ficaram muito perturbadas com esse escândalo, que a maior parte dos que se vangloriavam do título da Igreja rejeitava a pura doutrina de Cristo. Por essa razão, Paulo mostra que, embora todos se vangloriem indiscriminadamente do nome de Deus, há muitos dessa multidão que são réprobos; como ele em outros lugares ( Romanos 9: 7 ) afirma que nem todos os que descendem de Abraão segundo a carne são os filhos legais de Abraão.

E o conhecimento dessa verdade eu considero copulativo e aqui equivalente a isso ; para que a passagem possa ser assim: “de acordo com a fé dos eleitos de Deus, isto é, o conhecimento dessa verdade que está de acordo com a piedade”. Esta cláusula explica qual é a natureza dessa “fé” que ele mencionou, embora não seja uma definição completa dela, mas uma descrição estruturada de modo a aplicar-se ao contexto atual. Com o objetivo de sustentar que seu apostolado é livre de toda impostura e erro, ele declara solenemente que ele contém nada além de verdade conhecida e verificada, pela qual os homens são instruídos no puro culto a Deus. Mas como cada palavra tem seu próprio peso, é altamente apropriado entrar em uma explicação detalhada.

Primeiro, quando “fé” é chamada “conhecimento”, ela se distingue não apenas da opinião, mas daquela fé disforme que os papistas inventaram; pois eles forjaram uma fé implícita, destituída de toda luz do entendimento. Mas quando Paulo descreve que é uma qualidade que essencialmente pertence à fé – conhecer a verdade, ele mostra claramente que não há fé sem conhecimento.

A palavra verdade expressa ainda mais claramente a certeza exigida pela natureza da fé; pois a fé não se satisfaz com argumentos prováveis, mas mantém o que é verdadeiro. Além disso, ele não fala de todo tipo de verdade, mas da doutrina celeste, que contrasta com a vaidade do entendimento humano. Como Deus se revelou a nós por meio dessa verdade, também é digno da honra de ser chamado de “a verdade” – um nome que é concedido a ela em muitas partes das Escrituras.

“E o Espírito o conduzirá a toda a verdade.” ( João 16:13 .)

“Tua palavra é a verdade.” ( João 17:17 .)

“Quem te enfeitiçou para não obedecer à verdade?”
( Gálatas 3: 1. )

“Tendo ouvido a palavra da verdade, o evangelho do Filho de Deus.” ( Colossenses 1: 5. )

“Ele deseja que todos cheguem ao conhecimento da verdade.”
( 1 Timóteo 2: 4. )

“A Igreja é o pilar e o fundamento da verdade.”
( 1 Timóteo 3:15 .)

Em uma palavra, essa verdade é o conhecimento correto e sincero de Deus, que nos liberta de todo erro e falsidade. Tanto mais deve ser valorizado por nós, já que nada é mais miserável do que vagar como gado durante toda a nossa vida.

O que é de acordo com a piedade . Esta cláusula limita especialmente “a verdade” da qual ele havia falado, mas ao mesmo tempo recomenda a doutrina de Paulo do fruto e do fim dela, porque não tem outro objetivo senão que Deus seja adorado da maneira correta, e que a religião pura deve florescer entre os homens. Dessa maneira, ele defende sua doutrina de toda suspeita de vã curiosidade, como fez antes de Félix ( Atos 24:10 ) e depois diante de Agripa ( Atos 26: 1 😉 pois, pois todas as perguntas que não tendem a edificação Com razão, devemos ser suspeitos e até odiados por homens de bem, a única recomendação legal da doutrina é esta: que nos instrui a temer a Deus e a nos curvar diante dele com reverência. E, portanto, também somos informados de que, quanto maior o progresso que alguém tem feito em piedade, ele é tanto o melhor discípulo de Cristo; e que ele deveria ser considerado um verdadeiro teólogo que edifica as consciências no temor de Deus.

Comentário de Adam Clarke

Paulo, um servo de Deus – Em vários lugares de suas outras epístolas, São Paulo se denomina servo de Jesus Cristo, mas este é o único lugar em que ele se chama servo de Deus. Alguns pensam que ele fez isso para se defender contra os judeus, que supunham que ele havia renunciado a Deus quando admitiu os gentios em sua Igreja. Mas, se assim era necessário justificar a si mesmo, por que isso não foi feito em sua Epístola aos Romanos, cujo objetivo principal era provar que os gentios entraram legalmente na Igreja por crer em Cristo, sem se submeter à circuncisão, ou sendo obrigado a observar os ritos e cerimônias da lei judaica? Essa razão parece fantasiosa demais. É muito provável que, no uso da frase, o apóstolo não tivesse um design específico; pois, segundo ele, quem é servo de Cristo é servo de Deus, e quem é servo de Deus também é servo de Cristo.

A fé dos eleitos de Deus – Os cristãos, que agora eram escolhidos no lugar dos judeus, que, por sua obstinada rejeição ao Messias, eram reprovados; ou seja, expulso do favor divino.

O reconhecimento da verdade – Para a propagação dessa verdade, ou sistema de doutrinas, que é calculado para promover a piedade, ou uma vida santa e útil.

Comentário de Thomas Coke

Tito 1: 1 . Paulo, um servo de Deus: Esta é a única epístola de São Paulo, na qual ele começa chamando a si mesmo de servo ou escravo, dedicado para sempre ao serviço de Deus. Segundo a carne, seria renderizado de maneira mais apropriada, pela fé; isto é, por promover a fé dos cristãos; que, sob o Messias, são o povo eleito de Deus, como os judeus estavam sob a dispensação mosaica. O Dr. Heylin expressa bem o significado da passagem: – Pregar a fé dos eleitos de Deus e dar a conhecer a verdade, pois promove a piedade.

Comentário de John Wesley

Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, de acordo com a fé dos eleitos de Deus e o reconhecimento da verdade que é segundo a piedade;

Paulo, um servo de Deus e um apóstolo de Jesus Cristo – títulos adequados para a pessoa de Paulo e o cargo que ele estava atribuindo a Tito.

De acordo com a fé – cuja propagação é o negócio apropriado de um apóstolo.

Um servo de Deus – De acordo com a fé dos eleitos.

Um apóstolo de Jesus Cristo – De acordo com o conhecimento da verdade. Servimos a Deus de acordo com a medida de nossa fé: cumprimos nosso cargo público de acordo com a medida de nosso conhecimento.

A verdade que está atrás da piedade – que em todos os aspectos corre paralela e apóia a adoração espiritual e vital de Deus; e, de fato, não tem outro fim ou escopo. Esses dois versículos contêm a soma do cristianismo, que Tito sempre deveria ter nos olhos.

Dos eleitos de Deus – De todos os cristãos reais

Referências Cruzadas

1 Crônicas 6:49 – Mas era Arão e seus descendentes que cuidavam dos sacrifícios no altar do holocausto e das ofertas no altar de incenso e de todo o serviço do Lugar Santíssimo, e dos sacrifícios de propiciação por Israel, conforme tudo o que Moisés, servo de Deus, tinha ordenado.

João 10:26 – mas vocês não crêem, porque não são minhas ovelhas.

Atos dos Apóstolos 13:48 – Ouvindo isso, os gentios alegraram-se e bendisseram a palavra do Senhor; e creram todos os que haviam sido designados para a vida eterna.

Romanos 1:1 – Paulo, servo de Cristo Jesus, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus,

Efésios 2:8 – Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;

Filipenses 1:1 – Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus que estão em Filipos, juntamente com os bispos e diáconos:

Colossenses 2:2 – Esforço-me para que eles sejam fortalecidos em seus corações, estejam unidos em amor e alcancem toda a riqueza do pleno entendimento, a fim de conhecerem plenamente o mistério de Deus, a saber, Cristo.

2 Tessalonicenses 2:13 – Mas nós, devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque desde o princípio Deus os escolheu para serem salvos mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na verdade.

1 Timóteo 1:4 – e que deixem de dar atenção a mitos e genealogias intermináveis, que causam controvérsias em vez de promoverem a obra de Deus, que é pela fé.

1 Timóteo 1:5 – O objetivo desta instrução é o amor que procede de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé sincera.

1 Timóteo 3:16 – Não há dúvida de que é grande o mistério da piedade: Deus foi manifestado em corpo, justificado no Espírito, visto pelos anjos, pregado entre as nações, crido no mundo, recebido na glória.

1 Timóteo 6:3 – Se alguém ensina falsas doutrinas e não concorda com a sã doutrina de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino que é segundo a piedade,

2 Timóteo 2:23 – Evite as controvérsias tolas e fúteis, pois você sabe que acabam em brigas.

2 Timóteo 2:25 – Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade,

Tito 2:11 – Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens.

2 Pedro 1:3 – Seu divino poder nos deu todas as coisas de que necessitamos para a vida e para a piedade, por meio do pleno conhecimento daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude.

2 Pedro 3:11 – Visto que tudo será assim desfeito, que tipo de pessoas é necessário que vocês sejam? Vivam de maneira santa e piedosa,

1 João 2:23 – Todo o que nega o Filho também não tem o Pai; quem confessa publicamente o Filho tem também o Pai.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *