Estudo de 2 Timóteo 2:25 – Comentado e Explicado

É com brandura que deve corrigir os adversários, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento e o conhecimento da verdade,
2 Timóteo 2:25

Comentário de Albert Barnes

In meekness instructing those that oppose themselves – That is, those who embrace error, and array themselves against the truth. We are not to become angry with such persons, and denounce them at once as heretics. We are not to hold them up to public reproach and scorn; but we are to set about the business of patiently “instructing them.” Their grand difficulty, it is supposed in this direction, is, that they are ignorant of the truth. Our business with them is, “calmly to show them what the truth is.” If they are angry, we are not to be. If they oppose the truth, we are still calmly to state it to them. If they are slow to see it, we are not to become weary or impatient. Nor, if they do not embrace it at all, are we to become angry with them, and denounce them. We may pity them, but we need not use hard words. This is the apostolic precept about the way of treating those who are in error; and can any one fail to see its beauty and propriety? Let it be remembered, also, that this is not only beautiful and proper in itself; it is the wiseST course, if we would bring others over to our opinions. You are not likely to convince a man that you are right, and that he is wrong, if you first make him angry; nor are you very likely to do it, if you enter into harsh contention. You then put him on his guard; you make him a party, and, from self-respect, or pride, or anger, he will endeavor to defend his own opinions, and will not yield to yours. “Meekness” and “gentleness” are the very best things, if you wish to convince another that he is wrong. With his heart first, and then modestly and kindly show him “what the truth is,” in as few words, and with as unassuming a spirit, as possible, “and you have him.”

If God peradventure will give them repentance, … – Give them such a view of the error which they have embraced, and such regret for having embraced it, that they shall be willing to admit the truth. After all our care in teaching others the truth, our only dependence is on God for its success. We cannot be absolutely certain that they will see their error; we cannot rely certainly on any power which argument will have; we can only hope that God may show them their error, and enable them to see and embrace the truth; compare Acts 11:18 . The word rendered “peradventure,” here – µ?´p?te me¯pote- means, usually, “not even, never;” and then, “that never, lest ever” – the same as “lest perhaps.” It is translated “lest at any time,” Matthew 4:6 ; Mateus 5:25 ; Mateus 13:15 ; Marcos 4:12 ; Lucas 21:34 ; “Para que”, Matt, Lucas 7: 6 ; 13:29 ; Lucas 15:32 ; “Et al .: para que não haply”, Lucas 14:12 ; Atos 5:39 . Isso não significa que houve alguma mudança no que foi dito, mas que havia incerteza na mente do falante e que havia necessidade de cautela. Para que algo devesse ocorrer; ou que algo foi feito, ou deve ser feito, para impedir que algo aconteça.

Não é usado em nenhum outro lugar do Novo Testamento no sentido que nossos tradutores, e todos os críticos, até onde eu examinei, lhe dão aqui – como implicando uma esperança de que Deus lhes daria arrependimento, etc. Mas eu posso estar permitido sugerir outra interpretação, que concordará com o significado uniforme da palavra no Novo Testamento, e que encaminhará o assunto àqueles que adotaram o erro, e não a Deus. É o seguinte: “Na mansidão instruindo‹ aqueles que se opõem ‘( ant?t?d?at??eµ????? antidiatithemenous)’ para que ‘- µ?p?te mepote- Deus lhes dê arrependimento e se recuperem da armadilha do diabo ”etc. Isso é, eles se colocam nessa postura de oposição para que não sejam levados ao arrependimento e se recuperem. Eles fazem isso com uma visão preventiva de que não podem ser levados ao arrependimento e serem recuperados para Deus. Eles tomam essa posição de oposição à verdade, pretendendo não se converter; e esta é a razão pela qual eles não são convertidos.

Comentário de E.W. Bullinger

mansidão . Ver 1 Coríntios 4:21 .

instruindo. Grego. peideuo, que significa treinar uma criança e, portanto, castigar, castigar. Compare Atos 22: 3 . 2 Coríntios 6: 9 . Hebreus 12: 6 .

aqueles que , etc. = os opositores. Grego. antidiatithemi . Só aqui.

E se . . . peradventure = para que a qualquer momento. Grego. uns potes.

vontade = deveria.

arrependimento. App-111.

reconhecendo. App-132.

Comentário de John Calvin

25 Se em algum momento Deus lhes conceder arrependimento. Essa expressão, “se algum dia” ou “se talvez”, aponta a dificuldade do caso, como estando quase desesperada ou além da esperança. Paulo, portanto, significa que, mesmo para os mais indignos, devemos exercer mansidão; e, embora a princípio não pareça ter ganho vantagem, ainda assim devemos fazer uma tentativa. Pela mesma razão, ele menciona que “Deus concederá isso”. Como a conversão de um homem está nas mãos de Deus, quem sabe se aqueles que hoje parecem intocáveis ??serão subitamente transformados pelo poder de Deus em outros homens? Assim, quem considerar que o arrependimento é um dom e obra de Deus, nutrirá uma esperança mais sincera e, incentivado por essa confiança, concederá mais trabalho e esforço pela instrução dos rebeldes. Deveríamos ver assim, que nosso dever é ser empregado na semeadura e na rega e, enquanto fazemos isso, devemos procurar o aumento de Deus. ( 1 Coríntios 3: 6. ) Portanto, nossos trabalhos e esforços não têm vantagens em si mesmos; e, no entanto, pela graça de Deus, eles não são infrutíferos.

Para o conhecimento da verdade Podemos aprender com isso qual é o verdadeiro arrependimento daqueles que por um tempo foram desobedientes a Deus; pois Paulo declara que começa com “o conhecimento da verdade”. Com isso, ele quer dizer que o entendimento do homem é cego, desde que se destaque ferozmente contra Deus e sua doutrina.

Comentário de Adam Clarke

Aqueles que se opõem – ??t?d?at??eµe???? . Isso parece se referir àqueles que se opunham à autoridade do apóstolo; e, portanto, a adequação da alusão à rebelião de Corá e sua companhia. Veja as observações no final do capítulo.

Se Deus aventurasse – Ele deveria usar todos os meios pelos quais tinha motivos para crer que Deus poderia abençoar; e o apóstolo sugere que, por pior que fossem, não estavam fora do alcance da misericórdia de Deus.

Comentário de John Wesley

Com mansidão, instruindo aqueles que se opõem; se Deus porventura lhes der arrependimento pelo reconhecimento da verdade;

Na mansidão – Ele muitas vezes precisa de zelo, sempre de mansidão.

Se haply Deus – pois é totalmente sua obra.

Pode dar-lhes arrependimento – O reconhecimento da verdade se seguiria rapidamente.

Referências Cruzadas

Jeremias 13:15 – Escutem e dêem atenção, não sejam arrogantes, pois o Senhor falou.

Jeremias 26:12 – Disse então Jeremias a todos os líderes e a todo o povo: “O Senhor enviou-me para profetizar contra este templo e contra esta cidade tudo o que vocês ouviram.

Jeremias 31:18 – “Ouvi claramente Efraim lamentando-se: ‘Tu me disciplinaste como a um bezerro indomado, e fui disciplinado. Traze-me de volta, e voltarei, porque tu és o Senhor, o meu Deus.

Jeremias 31:33 – “Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias”, declara o Senhor: “Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo.

Ezequiel 11:19 – Darei a eles um coração não dividido e porei um novo espírito dentro deles; retirarei deles o coração de pedra e lhes darei um coração de carne.

Ezequiel 36:26 – Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne.

Ezequiel 36:31 – Então vocês se lembrarão dos seus caminhos maus e das suas ações ímpias, e terão nojo de si mesmos por causa das suas iniqüidades e das suas práticas repugnantes.

Zacarias 12:10 – E derramarei sobre a família de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém um espírito de ação de graças e de súplicas. Olharão para mim, aquele a quem traspassaram, e chorarão por ele como quem chora a perda de um filho único, e lamentarão amargamente por ele como quem lamenta a perda do filho mais velho.

Mateus 11:29 – Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.

Mateus 21:32 – Porque João veio para lhes mostrar o caminho da justiça, e vocês não creram nele, mas os publicanos e as prostitutas creram. E, mesmo depois de verem isso, vocês não se arrependeram nem creram nele”.

Marcos 1:3 – “voz do que clama no deserto: ‘Preparem o caminho para o Senhor, façam veredas retas para ele’ “.

Marcos 1:15 – “O tempo é chegado”, dizia ele. “O Reino de Deus está próximo. Arrependam-se e creiam nas boas novas! “

João 5:34 – Não que eu busque testemunho humano, mas menciono isso para que vocês sejam salvos.

Atos dos Apóstolos 2:38 – Pedro respondeu: “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.

Atos dos Apóstolos 5:21 – Ao amanhecer, eles entraram no pátio do templo, como haviam sido instruídos, e começaram a ensinar o povo. Quando chegaram o sumo sacerdote e os que os seus companheiros, convocaram o Sinédrio — toda a assembléia dos líderes religiosos de Israel — e mandaram buscar os apóstolos na prisão.

Atos dos Apóstolos 8:22 – Arrependa-se dessa maldade e ore ao Senhor. Talvez ele lhe perdoe tal pensamento do seu coração,

Atos dos Apóstolos 11:18 – Ouvindo isso, não apresentaram mais objeções e louvaram a Deus, dizendo: “Então, Deus concedeu arrependimento para a vida até mesmo aos gentios! “

Atos dos Apóstolos 20:21 – Testifiquei, tanto a judeus como a gregos, que eles precisam converter-se a Deus com arrependimento e fé em nosso Senhor Jesus.

Atos dos Apóstolos 22:1 – “Irmãos e pais, ouçam agora a minha defesa”.

Atos dos Apóstolos 23:11 – Na noite seguinte o Senhor, pondo-se ao lado dele, disse: “Coragem! Assim como você testemunhou a meu respeito em Jerusalém, deverá testemunhar também em Roma”.

Gálatas 6:1 – Irmãos, se alguém for surpreendido em algum pecado, vocês, que são espirituais deverão restaurá-lo com mansidão. Cuide-se, porém, cada um para que também não seja tentado.

1 Timóteo 2:4 – que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade.

1 Timóteo 6:11 – Você, porém, homem de Deus, fuja de tudo isso e busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão.

2 Timóteo 3:7 – Elas estão sempre aprendendo, mas não conseguem nunca de chegar ao conhecimento da verdade.

Tito 1:1 – Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo para levar os eleitos de Deus à fé e ao conhecimento da verdade que conduz à piedade,

Tiago 1:17 – Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes.

1 Pedro 3:15 – Antes, santifiquem Cristo como Senhor no coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês.

1 João 5:16 – Se alguém vir seu irmão cometer pecado que não leva à morte, ore, e Deus lhe dará vida. Refiro-me àqueles cujo pecado não leva à morte. Há pecado que leva à morte; não estou dizendo que se deva orar por este.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *