Estudo de Mateus 21:32 – Comentado e Explicado

João veio a vós no caminho da justiça e não crestes nele. Os publicanos, porém, e as prostitutas creram nele. E vós, vendo isto, nem fostes tocados de arrependimento para crerdes nele.
Mateus 21:32

Comentário de John Calvin

32. Pois João veio. Como João era um servo fiel de Deus, tudo o que ele ensinou a Cristo atribui ao próprio Deus. Poderia ter sido mais completamente expresso assim: Deus veio apontando o caminho da justiça pela boca de João; mas, como João falava em nome de Deus, e não como indivíduo, ele é nomeado de maneira mais apropriada em vez de Deus. Ora, esta passagem não concede pouca autoridade à pregação da palavra, quando se diz que essas pessoas foram desobedientes e rebeldes contra Deus, que desprezavam as advertências piedosas e sagradas de um professor que a gravata havia enviado.

Há quem dê uma exposição mais engenhosa da palavra justiça, e eu permito que eles desfrutem de sua própria opinião; mas, por minha parte, acho que não significa nada além de que a doutrina de João era pura e correta; como se Cristo tivesse dito, que eles não tinham boas razões para rejeitá-lo. Quando ele diz que os publicanos acreditavam, ele não significa que eles consentiram em palavras, mas que eles sinceramente abraçaram o que tinham ouvido. Portanto, inferimos que a fé não consiste apenas no consentimento de uma pessoa à verdadeira doutrina, mas que abraça algo maior e mais elevado, que o ouvinte, renunciando a si mesmo, dedica sua vida inteiramente a Deus. Ao dizer que eles não foram movidos nem por esse exemplo, ele apresenta uma visão agravada de sua malícia; pois era uma evidência da depravação mais baixa, nem mesmo para seguir as prostitutas e os publicanos. (36)

Comentário de Adam Clarke

João veio a você no caminho da retidão – proclamando a verdade e vivendo de acordo com ela. Ou João veio a você, que está no caminho da justiça. Este parece ser o verdadeiro significado e construção desta passagem. Os judeus aqui se distinguem dos gentios. Os primeiros estavam no caminho da justiça, tinham a revelação de Deus e as ordenanças da justiça estabelecidas entre eles; os últimos estavam no caminho da injustiça, sem a revelação divina e iníquos em toda a sua conduta: João veio a ambos, pregando a doutrina do arrependimento e proclamando Jesus o Cristo. Dizer que foi João que veio no caminho da justiça, e que para ele as palavras se referem, é, na minha opinião, nada dizer; pois isso estava necessariamente implícito: como ele professou vir de Deus, ele deve não apenas pregar a justiça, mas andar nela.

É muito difícil levar um homem de espírito mundano e auto-justificado a ser trazido a Cristo. Exemplos significam pouco para ele. Instar o exemplo de um santo eminente, ele é desencorajado por isso. Mostre a ele um pecador profuso convertido a Deus, ele tem vergonha de possuir e seguir; e, quanto à conduta da generalidade dos seguidores de Cristo, não é impressionante o suficiente para impressioná-lo. João, e Cristo, e os apóstolos pregam; mas, para multidões, tudo é em vão.

Comentário de Scofield

justiça

(Veja Scofield “ Romanos 10:10 “) .

Comentário de John Wesley

Porque João veio a vós no caminho da retidão, e não crestes nele; mas os publicanos e as prostitutas creram nele; e, quando o visses, não se arrependeu depois, para crer nele.

João veio em um caminho de retidão – Andando nele, bem como ensinando-o.

Os publicanos e prostitutas – Os pecadores mais notórios foram reformados, embora no início eles dissessem que não. E vocês vendo a incrível mudança que foi realizada neles, embora a princípio dissessem: Senhor, eu não me arrependo depois – não estávamos mais convencidos do que antes. Ó como esta escritura é cumprida neste dia!

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *