Estudo de 1 Timóteo 6:11 – Comentado e Explicado

Mas tu, ó homem de Deus, foge desses vícios e procura com todo empenho a piedade, a fé, a caridade, a paciência, a mansidão.
1 Timóteo 6:11

Comentário de Albert Barnes

Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas – Esses atrativos da riqueza e essas tristes conseqüências que o amor ao ouro produz.

E siga a justiça, … – Faça destes o principal objetivo de sua busca. Sobre as virtudes aqui enumeradas, veja as notas em Gálatas 5: 22-23 .

Comentário de E.W. Bullinger

justiça . App-191.

amor. App-135.

mansidão . Ver 1 Coríntios 4:21 .

Comentário de John Calvin

11 Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas Ao chamá-lo homem de Deus, ele acrescenta peso à exortação. Se for considerado adequado limitar ao verso anterior a injunção que ele dá para seguir justiça, piedade, fé, paciência, essa é uma instrução que ele dá, em contraste, para corrigir a avareza, informando a ele que tipo de riqueza ele deveria desejar, a saber, riquezas espirituais. No entanto, essa liminar também pode ser estendida a outras cláusulas, de que Timóteo, retirando-se de toda a vaidade, pode evitar que ( pe??ep??a? ) vã curiosidade que ele condenou um pouco antes; pois aquele que está seriamente empregado com relação aos empregos necessários se absterá facilmente dos supérfluos. Ele cita, a título de exemplo, alguns tipos de virtudes, sob as quais podemos supor que outras sejam incluídas. Conseqüentemente, toda pessoa que se dedicar à busca da “justiça” e que visar “piedade, fé, caridade” e seguir a paciência e a doçura, não pode deixar de abominar a avareza e seus frutos. (125)

Comentário de Adam Clarke

Mas tu, ó homem de Deus – Tu, que tomaste a Deus por tua porção, e procuras uma cidade que tem fundamentos, cujo construtor é o Deus vivo, foge dessas coisas. Fuja por tua vida. Até tu não estás fora do alcance do amor ao dinheiro. Quantos ministros da religião foram arruinados por isso! E quanto a própria religião sofreu com o amor ao dinheiro!

Siga depois da justiça – Justiça e retidão em todas as suas relações com os homens. Piedade – uma completa conformidade com a imagem de Deus e a mente de Cristo. Fé em Jesus e em tudo o que ele falou; e fidelidade aos talentos que recebeste e ao cargo em que te confias.

Amor – Para Deus e toda a humanidade. Paciência em todas as provações e aflições.

Mansidão – Manter uma mente equilibrada sob todas as adversidades e contradições.

Comentário de Scofield

justiça

(Veja Scofield “ 1 João 3: 7 “) .

Comentário de John Wesley

Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas; e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão.

Mas tu, ó homem de Deus – O que todo o mundo faz. Um homem de Deus é um profeta, um mensageiro de Deus ou um homem dedicado a Deus; um homem de outro mundo.

Fugir – Como de uma serpente, em vez de cobiçar essas coisas. Siga a justiça – Toda a imagem de Deus; embora algumas vezes essa palavra seja usada, não na aceitação geral, mas na particular, significando apenas aquele único ramo que é denominado justiça. Fé – Que também é tomada aqui no sentido geral e pleno; a saber, uma visão divina e sobrenatural de Deus, principalmente em relação à sua misericórdia em Cristo. Essa fé é o fundamento da justiça, o suporte da piedade, a raiz de toda graça do Espírito.

Amor – Este São Paulo se mistura com tudo o que é bom: ele, por assim dizer, penetra tudo o que trata com amor, a primavera gloriosa de toda santidade interior e exterior.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 16:20 – Siga única e exclusivamente a justiça, para que tenham vida e tomem posse da terra que o Senhor, o seu Deus, lhes dá.

Deuteronômio 33:1 – Esta é a bênção com a qual Moisés, homem de Deus, abençoou os israelitas antes da sua morte.

1 Samuel 2:27 – E veio um homem de Deus a Eli e lhe disse: “Assim diz o Senhor: ‘Acaso não me revelei claramente à família de seu pai, quando eles estavam no Egito, sob o domínio do faraó?

1 Samuel 9:6 – O servo, contudo, respondeu: “Nesta cidade mora um homem de Deus que é muito respeitado. Tudo o que ele diz acontece. Vamos falar com ele. Talvez ele nos aponte o caminho a seguir”.

1 Reis 13:1 – Por ordem do Senhor um homem de Deus foi de Judá a Betel, quando Jeroboão estava de pé junto ao altar para queimar incenso.

1 Reis 13:26 – Quando o outro profeta soube disso, exclamou: “É o homem de Deus que desafiou a palavra do Senhor! O Senhor o entregou ao leão, que o feriu e o matou, conforme a palavra do Senhor o tinha advertido”.

1 Reis 17:18 – E a mulher reclamou a Elias: “Que foi que eu te fiz, ó homem de Deus? Vieste para lembrar-me do meu pecado e matar o meu filho? “

1 Reis 17:24 – Então a mulher disse a Elias: “Agora sei que tu és um homem de Deus e que a palavra do Senhor, vinda da tua boca, é a verdade”.

1 Reis 20:28 – O homem de Deus foi ao rei de Israel e lhe disse: “Assim diz o Senhor: ‘Como os arameus pensam que o Senhor é um deus das montanhas e não um deus dos vales, eu entregarei esse exército enorme nas suas mãos, e vocês saberão que eu sou o Senhor’ “.

2 Reis 1:9 – Em seguida mandou um oficial com cinqüenta soldados procurar Elias. O oficial o encontrou sentado no alto de uma colina, e lhe disse: “Homem de Deus, o rei ordena que você desça”

2 Reis 1:13 – Então o rei enviou um terceiro oficial com outros cinqüenta soldados. O oficial subiu o monte, caiu de joelhos diante de Elias e implorou: “Homem de Deus, tenha consideração por minha vida e pela vida destes cinqüenta soldados, teus servos!

2 Reis 5:20 – Geazi, servo de Eliseu, o homem de Deus, pensou: “Meu senhor foi bom demais para Naamã, aquele arameu, não aceitando o que ele lhe ofereceu. Juro pelo nome do Senhor que correrei atrás dele para ver se ganho alguma coisa”.

2 Reis 23:17 – O rei perguntou: “Que monumento é este que estou vendo? ” Os homens da cidade disseram: “É o túmulo do homem de Deus que veio de Judá e proclamou estas coisas que tu fizeste ao altar de Betel”.

1 Crônicas 23:14 – Os filhos de Moisés, homem de Deus, foram contados como parte da tribo de Levi.

2 Crônicas 8:14 – De acordo com a ordem de seu pai Davi, designou os grupos dos sacerdotes para as suas tarefas, e os levitas para conduzirem o louvor e ajudarem os sacerdotes, conforme as determinações diárias. Também designou, por divisões, os porteiros das várias portas, conforme o que Davi, homem de Deus, tinha ordenado.

Neemias 12:24 – Os líderes dos levitas foram Hasabias, Serebias, Jesua, filho de Cadmiel, e seus colegas, que ficavam em frente deles quando entoavam louvores e ações de graças; um grupo respondia ao outro, conforme prescrito por Davi, homem de Deus.

Neemias 12:36 – e seus colegas, Semaías, Azareel, Milalai, Gilalai, Maai, Natanael, Judá e Hanani, que tocavam os instrumentos musicais prescritos por Davi, homem de Deus. Esdras, o escriba, ia na frente deles.

Salmos 34:14 – Afaste-se do mal e faça o bem; busque a paz com perseverança.

Salmos 38:20 – Os que me retribuem o bem com o mal caluniam-me porque é o bem que procuro.

Isaías 51:1 – “Escutem-me, vocês que buscam a retidão e procuram pelo Senhor: Olhem para a rocha da qual foram cortados e para a pedreira de onde foram cavados;

Jeremias 35:4 – Eu os levei ao templo do Senhor, à sala dos filhos de Hanã, filho de Jigdalias, homem de Deus. A sala ficava ao lado da sala dos líderes e debaixo da sala de Maaséias, filho de Salum, o porteiro.

Romanos 14:19 – Por isso, esforcemo-nos em promover tudo quanto conduz à paz e à edificação mútua.

1 Coríntios 6:18 – Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo.

1 Coríntios 10:14 – Por isso, meus amados irmãos, fujam da idolatria.

1 Coríntios 14:1 – Sigam o caminho do amor e busquem com dedicação os dons espirituais, principalmente o dom de profecia.

Gálatas 5:22 – Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,

Filipenses 4:8 – Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.

1 Timóteo 4:12 – Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza.

1 Timóteo 5:10 – e seja bem conhecida por suas boas obras, tais como criar filhos, ser hospitaleira, lavar os pés dos santos, socorrer os atribulados e dedicar-se a todo tipo de boa obra.

1 Timóteo 6:20 – Timóteo, guarde o que lhe foi confiado. Evite as conversas inúteis e profanas e as idéias contraditórias do que é falsamente chamado conhecimento;

2 Timóteo 2:22 – Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, juntamente com os que, de coração puro, invocam o Senhor.

2 Timóteo 3:17 – para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.

Tito 2:11 – Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens.

Hebreus 12:14 – Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor.

1 Pedro 3:11 – Afaste-se do mal e faça o bem; busque a paz com perseverança.

2 Pedro 1:5 – Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento;

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *