Estudo de Isaías 51:1 – Comentado e Explicado

Ouvi-me, vós que seguis a justiça, e que buscais o Senhor! Olhai a rocha de que fostes talhados, a pedreira de onde vos tiraram:
Isaías 51:1

Comentário de Albert Barnes

Escute-me – Ou seja, ao Deus de seus pais, que agora se dirige a eles. Eles são vistos como exilados e escravos, e desanimadores em relação às suas perspectivas. Nesta situação, Deus, ou talvez mais apropriadamente o Messias (compare as anotações em Mateus 3: 9 , onde ele diz: ‘Pois eu vos digo que Deus é capaz dessas pedras de criar filhos a Abraão.’

O buraco do poço – A palavra traduzida como ‘buraco’ significa uma escavação feita por homens que tiram pedras de uma pedreira. Expressa substancialmente a mesma idéia que o membro anterior do verso. Essa linguagem é às vezes dirigida aos cristãos, com o objetivo de produzir humildade, lembrando-os de que foram tirados por Deus de um estado de pecado e ressuscitados, por assim dizer, de um poço profundo e escuro de poluição. Mas este não é o sentido da passagem, nem suportará tal aplicação. Pode ser usado para denotar que Deus os tomou, como pedras são retiradas da pedreira; que ele os encontrou em seu estado natural como blocos de mármore não caídos; que ele os moldou e formou por sua própria agência, e os encaixou em seu templo espiritual; e que eles devem toda a beleza e graça de sua conduta cristã a ele; que este é um argumento para provar que quem fez tanto por eles que os transformou, por assim dizer, de blocos ásperos e sem graça a pedras polidas, adequadas para seu templo espiritual na terra, é capaz de mantê-los quietos, e para encaixá-los em seu templo acima. Tal é o argumento na passagem diante de nós; e tal uso é, obviamente, perfeitamente legítimo e justo.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 51: 1-2 . Escute-me, etc. – O Messias, prestes a confortar a verdadeira igreja que permanece na terra da Judéia, que consistia em um pequeno número, chamado por ele um pequeno rebanho, e a quem ele pouco antes havia marcado como uma pequena empresa temendo o Senhor – começa com um endereço gracioso, chamando-os de companhia que segue a justiça, buscando a Jeová e exigindo atenção deles. Ele ordena que olhem para Abraão e Sara, de quem eles derivaram seu original, que por si só foram chamados por Deus para desfrutar das bênçãos de uma nova e mais alta dispensação, foram aumentados por sua notável bênção e multiplicados em um número imenso; para que entendam por este meio que eles, os verdadeiros herdeiros das bênçãos de Abraão, desfrutem do mesmo privilégio da bênção divina; e, sendo estabelecido esse fundamento de conforto, Isaías 51: 1-2 ele explica imediatamente o propósito da graça divina, pela qual estava determinado a colocar a igreja formada desta semente, em um estado feliz e próspero, repleto de todos os bens da graça divina e do verdadeiro consolo, para que pudessem exibir um tipo de bênção de Abraão e Sara, Isaías 51: 3 . O leitor discernirá facilmente que o terceiro verso é figurativo: em seu sentido primário, referindo-se ao estado de Sião, após a restauração da Babilônia; em seu sentido secundário e espiritual, para a redenção da igreja pelo Messias e as conseqüentes bênçãos da graça. Ver cap. Isaías 49:19 , Isaías 52: 9 .

Comentário de Joseph Benson

Isaías 51: 1-2 . Ouça-me, & c. – Aqui, novamente, ele discursa sobre os judeus piedosos e fiéis, a quem ele descreve como seguindo a justiça – isto é, sinceramente desejando e buscando diligentemente a justificação de suas pessoas, a santificação de sua natureza e a obediência prática à lei de Deus; pelas quais bênçãos eles buscavam ao Senhor – isto é, buscavam um conhecimento e uma reconciliação com ele, a manifestação de seu favor e a comunicação de seu Espírito. Estes, seu verdadeiro povo, ele exorta a olhar para a rocha de onde foram cortados, etc. – Considerar o estado de Abraão e Sara diante de Deus lhes deu Isaque, de quem surgiram Jacó e toda a sua posteridade. Ele compara os corpos de Abraão e Sara a uma rocha, ou cova ou pedreira, da qual pedras são lavradas ou escavadas; implicando, assim, que Deus, de alguma forma, realmente fez o que João Batista disse que era capaz de fazer ( Mateus 3: 9 ), mesmo de pedras para criar filhos a Abraão; sendo então tão impossível, pelo curso da natureza, que Abraão e Sara, em uma idade tão avançada como antes, tenham um filho, como é cortar uma de uma rocha ou cavar uma de uma cova . Pois eu o chamei sozinho – hebraico, ??? , um; isto é, quando ele era apenas uma única pessoa, sem filho ou família, liguei para ele de seu país e pareceu me seguir para uma terra desconhecida, onde prometi que o multiplicaria excessivamente. E eu o abençoei e o criei – ou seja, em uma vasta multidão, quando sua condição estava desesperada aos olhos da razão. E, portanto, Deus pode facilmente libertar e elevar sua igreja quando eles estão nas condições mais desoladas, e parecem consumidos, mortos e enterrados, de modo que nada além de ossos secos permaneça neles, como é declarado em geral, Ezequiel, cap. 37)

Comentário de Adam Clarke

Vós que seguis a retidão – As pessoas que, sentindo a falta de salvação, buscam o Senhor para serem justificadas.

A rocha – Abraão.

O buraco do poço – Sarah; como explicado em Isaías 51: 2 .

Comentário de John Calvin

1 Escutai-me, vós que seguis a justiça. O Profeta agora exorta os judeus a não se desesperarem porque são poucos em número; pois haviam sido cortados e diminuídos a tal ponto que pareciam estar na véspera de serem reduzidos a nada, enquanto havia pouca ou nenhuma esperança de alguém para sucedê-los. Ele, portanto, os lembra de sua origem, para que saibam que, embora sejam um pequeno remanescente, Deus pode aumentá-los e multiplicá-los; e ele pede que contemplem seu pai Abraão, que, embora fosse um único indivíduo, cresceu para um grande número e recebeu de Deus uma numerosa posteridade. Portanto, eles poderiam deduzir que Deus, que em tão pouco tempo multiplicara seus pais, futuramente os multiplicaria também; porque seu poder não foi diminuído e sua vontade não mudou.

Olhe para a rocha do seu osso. (21) Alguns são de opinião que Abraão é chamado de “Rocha”, porque, como Paulo declara, “ele era forte na fé”. ( Romanos 4:20 .) Outros atribuem um significado totalmente oposto a essa metáfora; pois pensam que ele é chamado de “rocha”, porque estava desgastado pela idade e que Sara é chamada de poço, porque ela era estéril. Mas ambos, na minha opinião, estão errados; pois é uma metáfora simples, extraída de pedreiras, e declara que elas descenderam de Abraão e Sara, como pedras cortadas de uma “rocha” e de um “poço”. Em meio à ruína da nação, era altamente necessário que os piedosos fossem apoiados por essa doutrina e advertência. Deus prometeu que a semente de Abraão deveria ser “como as estrelas do céu” ( Gênesis 15: 5 ) e como “a areia do mar”. ( Gênesis 22:17 .) Essa promessa havia aparentemente fracassado em meio àquela desolação na qual os que restavam dificilmente diferiam de alguns grupos quando a colheita terminou.

Mas como eles já sabiam por experiência quão poderosa era a força de Deus para criar um vasto povo do nada, o Profeta lhes pede que tenham esperanças favoráveis, de que não sejam ingratos a Deus; e ele dirige seu discurso diretamente aos crentes, para quem isso foi uma tentação dolorosa. Ele não fala a todos, mas apenas àqueles que poderiam confiar na promessa, ou seja, àqueles a quem ele chama de “seguidores da justiça”; pois o país estava cheio de incrédulos e hipócritas, que antes se revoltavam contra a prática da piedade; e tanto mais louvável era a firmeza daqueles que não deixaram de seguir o que era certo. Onde quer que a “justiça” seja praticada, Deus é ouvido; e onde quer que a descrença reine, não se pode confiar em nenhuma promessa. (22) Embora, portanto, se gabassem de serem filhos de Abraão, ainda assim todos não eram capazes de receber essa doutrina.

Vós que buscais a Jeová. Ele explica o método de “seguir a justiça” para consistir em “buscar o Senhor”; pois aqueles que manifestam “justiça” externa e não visam esse fim devem ter perambulado durante toda a vida. Essas duas coisas, portanto, devem ser unidas; a saber, a prática da justiça e a busca de Deus.

Comentário de John Wesley

Ouvi-me, vós que seguis a justiça, vós que buscais ao Senhor; olhai para a rocha de onde sois lavrados e para a cova da cova de onde estais cavados.

Olhe – Considere o estado de Abraão e Sara, de quem todos vocês nasceram.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *