Estudo de 2 Timóteo 2:22 – Comentado e Explicado

Foge das paixões da mocidade, busca com empenho a justiça, a fé, a caridade, a paz, com aqueles que invocam o Senhor com pureza de coração.
2 Timóteo 2:22

Comentário de Albert Barnes

Foge também das concupiscências juvenis – Paixões às quais os jovens estão sujeitos. Sobre a palavra “fugir” e a pertinência de seu uso em tal conexão, veja as notas em 1 Coríntios 6:18 . Paulo sentiu que Timóteo, então jovem, estava sujeito às mesmas paixões que outros rapazes; e, portanto, suas repetidas advertências a ele para evitar todas essas coisas, decorrentes de sua juventude, que podem ser ocasião de escândalo; compare as notas em 1 Timóteo 4:12 ; 1 Timóteo 5: 2 . É preciso lembrar que esta Epístola é aplicável a outros ministros, bem como a Timóteo; e, para um jovem no ministério, nenhum conselho poderia ser mais apropriado do que “fugir das concupiscências juvenis”; não se entregar por um momento às paixões corruptas às quais os jovens estão sujeitos, mas cultivar as virtudes puras e sóbrias que se tornam o cargo ministerial.

But follow righteousness, … – compare the notes at Hebrews 12:14 . The general meaning here is, that he was to practice all that is good and virtuous. He was to practice righteousness, or justice and equity, in all his dealings with men; faith, or fidelity in his duties; charity, or love to all men (see the notes at 1 Corinthians 1:2 ; compare Acts 9:11 . In all his social contact with them, Timothy was to manifest the virtues above recommended. But not with them alone. It would be incumbent on him to exhibit the same virtues in his intercourse with all.

Comentário de E.W. Bullinger

jovem = o jovem. Grego. neoterikos. Só aqui.

justiça . App-191.

caridade . App-135.

fora de . App-104.

Comentário de John Calvin

22 Fuja dos desejos dos jovens. Esta é uma inferência do que se passa antes; pois, depois de mencionar perguntas inúteis e de ter sido levado por essa circunstância a censurar Hymenaeus e Philetus, cuja ambição e vã curiosidade os afastaram da fé correta, ele novamente exorta Timóteo a manter-se afastado de uma praga tão perigosa, e para esse fim, ele o aconselha a evitar “desejos juvenis”.

Por esse termo, ele não quer dizer propensão à impureza, nem a nenhum desses cursos licenciosos ou concupiscências pecaminosas aos quais os jovens se entregam com frequência, mas quaisquer paixões impetuosas às quais o calor excessivo daquela época é propenso. Se surgir algum debate, os rapazes esquentam mais rapidamente, são mais facilmente irritados, mais frequentemente cometem falta de experiência e avançam com maior confiança e imprudência do que os homens em idade mais madura. Por uma boa razão, portanto, Paulo aconselha Timóteo, sendo jovem, a estar estritamente em guarda contra os vícios da juventude, que de outra forma poderiam facilmente levá-lo a disputas inúteis.

Mas siga a justiça. Ele recomenda os sentimentos opostos, para que possam impedir sua mente de irromper em excessos juvenis; como se ele tivesse dito: “Estas são as coisas às quais você deve prestar toda a sua atenção e todos os seus esforços”. E primeiro ele menciona a justiça, ou seja, o modo correto de viver; e depois ele acrescenta e amor, nos quais consiste principalmente. A paz está intimamente ligada ao presente assunto; pois aqueles que se deleitam com as perguntas que ele proíbe devem ser contenciosos e gostam de debater.

Com todo esse apelo ao Senhor Aqui, por uma figura de linguagem, na qual uma parte é tomada para o todo, o “apelo a Deus” é geralmente levado a adoração, se não for considerado preferível referir-se à profissão. Mas esta é a parte principal da adoração a Deus, e por essa razão “invocar a Deus” geralmente significa toda a religião ou a adoração a Deus. Mas quando ele o pede que busque “paz com todos os que invocam o Senhor”, é duvidoso que, por um lado, ele prenda todos os crentes como um exemplo, como se ele tivesse dito, que ele deveria buscar isso em comum. com todos os verdadeiros adoradores de Deus, ou, por outro lado, ordena a Timóteo que cultive a paz com eles. O último significado parece ser mais adequado.

Comentário de Adam Clarke

Fuja também das concupiscências juvenis – Não apenas todos os desejos irregulares e sensuais, mas o orgulho, a ambição e, acima de tudo, a concupiscência de poder, à qual a maioria dos homens sacrificará todas as outras propensões, facilidade, prazer, saúde, etc. paixão mais fascinante no coração humano. Tanto na Igreja como no estado, é ruinoso; mas particularmente no primeiro. Timóteo tinha agora entre trinta e quarenta anos de idade, a mesma idade em que a ambição e o amor ao poder geralmente prevalecem. Os prazeres carnais são os pecados da juventude; ambição e amor ao poder, pecados da meia-idade; cobiça e carking cuidam dos crimes da velhice.

Siga a justiça – fuja do pecado, busque a bondade. Justiça – o que é justo, santo e inocente. Fé – fidelidade a Deus e ao homem, melhorando a graça pela qual sua alma pode ser salva e cumprindo fielmente os deveres do seu ofício, para que você possa salvar as almas dos outros. Caridade – amor a Deus e ao homem. Paz entre todos os membros da Igreja e, tanto quanto possível, com todos os homens; mas especialmente entre aqueles que invocam o Senhor por puro desejo de glorificar seu nome.

Comentário de Thomas Coke

2 Timóteo 2:22 . Fuja também das concupiscências juvenis: “Fuja de todas as ocasiões de excitar ou gratificar as paixões da juventude; se, por um lado, o amor ao prazer sensual; ou, por outro lado, aspereza, contenda, orgulho e vanglória; os jovens são particularmente desagradáveis ??”. São paixões juvenis, cujo perigo iminente é que alguns jovens impetuosos, que podem se valorizar pela liberdade de outros escândalos, parecem pensar pouco; no entanto, é evidente pela oposição entre esta e a última parte do inverso que eles estavam particularmente na mente de São Paulo, quando ele deu essa advertência.

Comentário de John Wesley

Foge também das concupiscências juvenis; mas segue a justiça, a fé, a caridade, a paz, com os que invocam o Senhor de coração puro.

Fugir dos desejos dos jovens – Aqueles peculiarmente incidentes para os jovens.

Siga a paz com eles – Unidade com todos os verdadeiros crentes. De puro coração – Desejos jovens, destrua essa pureza: justiça, fé, amor, paz, acompanhe-a.

Referências Cruzadas

1 Crônicas 29:17 – Sei, ó meu Deus, que sondas o coração e que te agradas com a integridade. Tudo o que dei foi espontaneamente e com integridade de coração. E agora vi com alegria com quanta disposição o teu povo, que aqui está, tem contribuído.

Salmos 17:1 – Ouve, Senhor, a minha justa queixa; atenta para o meu clamor. Dá ouvidos à minha oração, que não vem de lábios falsos.

Salmos 66:18 – Se eu acalentasse o pecado no coração, o Senhor não me ouviria;

Salmos 119:9 – Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra.

Provérbios 6:5 – Livre-se como a gazela se livra do caçador, como a ave do laço que a pode prender.

Provérbios 15:8 – O Senhor detesta o sacrifício dos ímpios, mas a oração do justo o agrada.

Eclesiastes 11:9 – Alegre-se, jovem, na sua mocidade! Seja feliz o seu coração nos dias da sua juventude! Siga por onde seu coração mandar, até onde a sua vista alcançar; mas saiba que por todas essas coisas Deus o trará a julgamento.

Atos dos Apóstolos 9:14 – Ele chegou aqui com autorização dos chefes dos sacerdotes para prender todos os que invocam o teu nome”.

Romanos 14:17 – Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo;

Romanos 14:19 – Por isso, esforcemo-nos em promover tudo quanto conduz à paz e à edificação mútua.

Romanos 15:5 – O Deus que concede perseverança e ânimo dê-lhes um espírito de unidade, segundo Cristo Jesus,

1 Coríntios 1:2 – à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus e chamados para serem santos, juntamente com todos os que, em toda parte, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:

1 Coríntios 1:10 – Irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo suplico a todos vocês que concordem uns com os outros no que falam, para que não haja divisões entre vocês, e, sim, que todos estejam unidos num só pensamento e num só parecer.

1 Coríntios 6:18 – Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo.

1 Coríntios 10:14 – Por isso, meus amados irmãos, fujam da idolatria.

1 Coríntios 14:1 – Sigam o caminho do amor e busquem com dedicação os dons espirituais, principalmente o dom de profecia.

1 Timóteo 1:5 – O objetivo desta instrução é o amor que procede de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé sincera.

1 Timóteo 2:8 – Quero, pois, que os homens orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem discussões.

1 Timóteo 4:12 – Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza.

1 Timóteo 6:11 – Você, porém, homem de Deus, fuja de tudo isso e busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão.

Hebreus 12:14 – Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor.

1 Pedro 2:11 – Amados, insisto em que, como estrangeiros e peregrinos no mundo, vocês se abstenham dos desejos carnais que guerreiam contra a alma.

1 Pedro 3:11 – Afaste-se do mal e faça o bem; busque a paz com perseverança.

3 João 1:11 – Amado, não imite o que é mau, mas sim o que é bom. Aquele que faz o bem é de Deus; aquele que faz o mal não viu a Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *