Estudo de 1 Timóteo 2:8 – Comentado e Explicado

Quero, pois, que os homens orem em todo lugar, levantando as mãos puras, superando todo ódio e ressentimento.
1 Timóteo 2:8

Comentário de Albert Barnes

Portanto, irei – A palavra grega aqui ( ß????µa? boulomai) é diferente da palavra traduzida como “vontade” – ???? thelo- em 1 Timóteo 2: 4 . A distinção é que a palavra ali usada – ???? thelo- denota uma volição ou propósito ativo; a palavra aqui usada – ß????µa? boulomai- um mero desejo passivo, propensão, vontade. O léxico de Robinson O significado aqui é: “é minha vontade” – expressar seu desejo no caso ou dar orientação – embora use uma palavra mais branda do que aquela que é comumente empregada para denotar um ato de vontade.

Que os homens orem em todos os lugares – não apenas no templo, ou em outros lugares sagrados, mas em todos os lugares. Os judeus supunham que houvesse eficácia especial nas orações oferecidas no templo em Jerusalém; os pagãos também tinham a mesma visão em relação a seus templos – pois ambos pareciam supor que se aproximaram de Deus se aproximando de sua morada sagrada. O cristianismo ensina que Deus pode ser adorado em qualquer lugar, e que estamos sempre igualmente perto dele; veja as notas de João 4: 20-24 ; Atos 17:25 nota. A direção aqui dada que os homens devem orar, em oposição aos deveres das mulheres, especificados no próximo versículo, pode ter a intenção de sugerir que os homens devem realizar os exercícios de culto público. Os deveres das mulheres pertencem a uma esfera diferente; compare 1 Timóteo 2: 11-12 .

Erguer as mãos santas – Erguer as mãos denota súplica, pois era uma atitude comum de oração espalhar as mãos para o céu; compare o Salmo 68:31 ; Êxodo 9:29 , Êxodo 9:33 ; 1 Reis 8:22 ; 2 Crônicas 6: 12-13 ; Isaías 1:15 ; ver também Horace Odes , iii. 23. 1; Ovid, M. 9: 701; Livy, v. 21; Sêneca, Lucas 9:46 ; Marcos 9: 33-34 ; Filemom 2:14 . Este é o sentido evidentemente neste lugar. Eles não deveriam se aproximar de Deus em oração em meio a disputas clamorosas e contendas iradas. Eles não estavam por vir quando a mente estava aquecida pelo debate e irritada pela luta pela vitória. A oração deveria ser oferecida em um estado mental calmo, sério e sóbrio, e aqueles que se envolveram em conflitos polêmicos, ou em disputas calorosas de qualquer tipo, estão pouco preparados para se unirem no ato solene de se dirigir a Deus. Quantas vezes os teólogos, quando reunidos, tão aquecidos pelo debate e tão ansiosos pela vitória do partido, que não estão em um estado mental adequado para orar! Quantas vezes até mesmo pessoas boas, com opiniões diferentes sobre os pontos disputados da doutrina religiosa, fazem com que suas mentes se tornem tão empolgadas e com seu temperamento tão perturbado, que tenham consciência de que estão em um estado mental inadequado para se aproximarem do trono da graça juntos! Esse debate teológico foi longe demais; esse conflito pela vitória se tornou muito quente, quando os disputantes estão em tal estado de espírito que não podem se unir em oração; quando não puderam cessar suas contendas, e com um espírito calmo e adequado, se curvam diante do trono da graça.

Comentário de E.W. Bullinger

vontade . App-102.

homens = os homens, i, e. maridos. App-123.

orar. App-134.

todo lugar = em (grego. en) todo lugar.

piedosos. Grego. curar. Ver Atos 2:27 .

duvidar = raciocínio ou disputa.

Comentário de John Calvin

8 Desejo, portanto, que os homens orem. Essa inferência depende da afirmação anterior; pois, como vimos na Epístola aos Gálatas, devemos receber “o Espírito de adoção” (37) , para que possamos invocar a Deus de maneira adequada. Assim, depois de exibir a graça de Cristo a todos, e depois de mencionar que ele foi dado aos gentios com o objetivo expresso de que eles pudessem desfrutar do mesmo benefício da redenção em comum com os judeus, ele convida todos da mesma maneira para rezar; pois a fé leva a invocar a Deus. Por isso, em Romanos 15: 9 , ele prova o chamado dos gentios por essas passagens.

“Que os gentios se regozijem com seu povo.” ( Salmos 67: 5. )

Novamente,

“Todos vós, gentios, louvai a Deus.” ( Salmos 117: 1 )

Novamente,

“Confessarei a ti entre os gentios.” ( Salmos 18:49 .)

O argumento material é válido, da fé à oração, e da oração à fé, se raciocinamos da causa ao efeito ou do efeito à causa. Isso é digno de observação, porque nos lembra que Deus se revela a nós em sua palavra, para que possamos invocá-lo; e este é o principal exercício da fé.

Em todos os lugares Esta expressão é da mesma importância que no início da Primeira Epístola aos Coríntios,

“Com tudo o que em todo lugar invoca o nome de Jesus Cristo, nosso Senhor” ( 1 Coríntios 1: 2 )

para que agora não haja diferença entre gentios e judeus, entre gregos e bárbaros, porque todos em comum têm Deus como seu Pai; e agora em Cristo é cumprido o que Malaquias havia predito, que não apenas na Judéia, mas em todo o mundo, são oferecidos sacrifícios puros. ( Malaquias 1:11 .)

Levantando mãos puras Como se ele tivesse dito: “Desde que seja acompanhado por uma boa consciência, não haverá nada para impedir que todas as nações invoquem Deus em todos os lugares. Mas ele empregou o sinal em vez da realidade, pois “mãos puras” são expressões de um coração puro; assim como, pelo contrário, Isaías repreende os judeus por levantarem “mãos sangrentas”, quando ele ataca a crueldade deles. ( Isaías 1:15 .) Além disso, essa atitude tem sido geralmente usada no culto durante todas as idades; pois é um sentimento que a natureza implantou em nós, quando pedimos a Deus, para olhar para cima, e sempre foi tão forte, que até os próprios idólatras, embora em outros aspectos, eles fazem um deus das imagens de madeira e pedra, ainda retidas o costume de levantar as mãos para o céu. Portanto, aprendamos que a atitude está de acordo com a verdadeira piedade, desde que seja atendida pela verdade correspondente que é representada por ela, a saber, que, tendo sido informados de que devemos buscar a Deus no céu, primeiro devemos formar nenhuma concepção dEle que seja terreno ou carnal; e, segundo, que devemos deixar de lado os afetos carnais, para que nada possa impedir que nossos corações se elevem acima do mundo. Mas idólatras e hipócritas, quando levantam as mãos em oração, são macacos; pois enquanto professam, pelo símbolo externo, que suas mentes se elevam, os primeiros estão fixos em madeira e pedra, como se Deus estivesse trancado neles, e o segundo, envolvido em ansiedades inúteis ou em pensamentos perversos , apegue-se à terra; e, portanto, por um gesto de significado oposto, (38) prestam testemunho contra si mesmos.

Sem ira Alguns explicam que isso significa uma explosão de indignação, quando a consciência luta consigo mesma e, por assim dizer, briga com Deus, o que geralmente acontece quando a adversidade nos pressiona; pois então estamos descontentes que Deus não nos envie assistência imediata e somos agitados pela impaciência. A fé também é abalada por vários assaltos; pois, em conseqüência de sua assistência não ser visível, somos tomados por dúvidas, se ele se importa ou não conosco, ou deseja que sejamos salvos e coisas dessa natureza.

Aqueles que adotam essa visão pensam que a palavra disputa denota o alarme que surge da dúvida. Assim, segundo eles, o significado seria que orássemos com uma consciência pacífica e confiança garantida. Crisóstomo e outros pensam que o apóstolo aqui exige que nossa mente seja calma e livre de todos os sentimentos desconfortáveis, tanto em relação a Deus quanto aos homens; porque não há nada que tenda mais a impedir o puro apelo a Deus do que brigas e contendas. Por esse motivo, Cristo ordena que, se alguém divergir de seu irmão, ele será reconciliado com ele antes de oferecer seu presente no altar.

Pela minha parte, reconheço que essas duas visões são justas; mas quando levo em consideração o contexto dessa passagem, não tenho dúvida de que Paulo estava de olho nas disputas que surgiram da indignação dos judeus por terem os gentios igualados a si mesmos, em conseqüência dos quais eles levantaram uma controvérsia. sobre o chamado dos gentios, e chegou ao ponto de rejeitá-los e excluí-los da participação da graça. Paulo, portanto, deseja que os debates dessa natureza sejam encerrados e que todos os filhos de Deus de todas as nações e países orem com um só coração. Contudo, não há nada que nos impeça de extrair dessa afirmação particular uma doutrina geral.

Comentário de Adam Clarke

Portanto, vendo que o apóstolo teve sua autoridade de Cristo, e não falou nada além do que recebeu dele, seu ß????µa? , desejo, é igual ao que ordeno.

Que os homens orem – Ou seja, pelas bênçãos prometidas neste testemunho de Deus. Pois, embora Deus os tenha fornecido, ele não os dará a quem não orar. Veja a nota em 1 Timóteo 2: 1 , cujo assunto é retomado aqui.

Em todo lugar – ?? pa?t? t?p? · Em todo lugar. Que eles sempre tenham um coração de oração, e isso sempre encontrará um lugar de oração. Isso pode se referir a uma superstição judaica. Eles pensaram, a princípio, que nenhuma oração poderia ser aceitável que não fosse oferecida no templo de Jerusalém; depois isso foi estendido à Terra Santa; mas, quando se dispersaram entre as nações, construíram oratórios ou locais de oração, principalmente pelos rios e pelo litoral; e neles eles eram obrigados a permitir que a oração pública pudesse ser oferecida legalmente, mas em nenhum outro lugar. Em oposição a isso, o apóstolo, pela autoridade de Cristo, ordena que os homens orem em todos os lugares; que todos os lugares pertencem aos domínios de Deus; e, como ele preenche todo lugar, em todo lugar ele pode ser adorado e glorificado. Quanto à oração ejaculatória, eles permitiram que isso pudesse ser realizado em pé, sentado, inclinado, deitado, andando pelo caminho e durante o trabalho de parto. Beracoth, fol. XI. 1. E ainda assim, em alguns outros lugares, eles ensinam de maneira diferente. Veja Schoettgen.

Levantando mãos santas – Era um costume comum, não apenas entre os judeus, mas também entre os pagãos, levantar ou estender seus braços e mãos em oração. É propriamente a ação de pedidos e pedidos; e parece ser um esforço para abraçar a assistência solicitada. Mas o apóstolo provavelmente faz alusão ao costume judaico de colocar as mãos na cabeça do animal que trouxeram para uma oferta pelo pecado, confessar seus pecados e depois desistir da vida do animal como uma expiação pelos pecados assim confessados. E essa mesma noção é transmitida no termo original epa????ta? , de a??? para elevar e ep? , sobre ou acima. Isso nos mostra como os cristãos devem orar. Eles deveriam vir ao altar; ponha Deus diante dos seus olhos; humilhar-se por seus pecados; traga como sacrifício o Cordeiro de Deus; imponham suas mãos neste sacrifício; e pela fé ofereça a Deus em favor de suas almas, esperando a salvação somente através de sua morte meritória.

Sem ira – Não tendo sentimento vingativo contra qualquer pessoa; não abrigando espírito implacável, enquanto imploram perdão por seus próprios crimes.

As mãos sagradas se referem ao costume judaico de lavar as mãos antes da oração; isso foi feito para significar que eles haviam descartado todo pecado e tinham a intenção de viver uma vida santa.

E duvidar – ??a????sµ?? ou d?a????sµ?? , como em muitos MSS., Raciocínios, diálogos. As que são frequentemente sentidas por penitentes angustiados e crentes tímidos; fé, esperança e incredulidade parecem ter uma disputa e controvérsia em seus próprios peitos, na questão da qual a incredulidade normalmente triunfa. O apóstolo, portanto, deseja que eles venham, confiando implicitamente nas promessas de Deus e no sacrifício e mediação de Jesus Cristo.

Comentário de Thomas Coke

1 Timóteo 2: 8 . Erguer as mãos santas, etc. – O levantamento das mãos em oração era um costume muito antigo. Veja Êxodo 17:11 . Salmos 134: 2 ; Salmos 141: 2 . Isaías 1:15 . Lamentações 3:41 . A expressão de mãos santas pode aludir ao costume de lavar as mãos antes da oração solene, que prevaleceu entre os judeus; para que por meio disso expressem seu desejo de pureza interior; e a cautela contra a ira seja mais adequada, pois as muitas lesões que os cristãos receberam de seus perseguidores podem tentá-los a algumas imprecações contra eles, não agradáveis ??ao gênio gentil e benigno de a religião sagrada deles. O apóstolo também pode ter uma visão daquelas orações imprecatórias que os judeus fizeram contra os cristãos – das quais algumas formas ainda existem em seu ritual. Nesse sentido, o apóstolo pode ser entendido como um esforço para impedir todos os cristãos de copiar um temperamento tão maligno. Alguns traduzem a frase ????? d?a????sµ??, sem debate, disputa ou disputa; mas a interpretação comum parece preferível, pois sugere outro pensamento muito importante, diferente daquele inferido pela palavra ira; ou seja, a necessidade absoluta de na oração.

Comentário de John Wesley

Desejarei, portanto, que os homens orem por toda parte, levantando mãos santas, sem ira nem duvidando.

Eu irei – Uma palavra expressando fortemente sua autoridade apostólica.

Portanto – Esta partícula conecta o oitavo ao primeiro verso.

Que os homens rezem em todos os lugares – públicos e privados. Onde quer que os homens estejam, deve haver oração.

Levantando mãos santas – Puras de todo pecado conhecido.

Sem ira – De qualquer tipo, contra qualquer criatura. E todo temperamento ou movimento de nossa alma que não está de acordo com o amor é ira. E duvidar – O que é contrário à fé. E a ira, ou ações profanas, ou falta de fé nele, que invocamos, são as três grandes impedimentos de Deus ouvir nossas petições. O cristianismo consiste em fé e amor, abraçando a verdade e a graça: portanto, a soma de nossos desejos deve ser: orar, viver e morrer, sem qualquer ira ou dúvida.

Referências Cruzadas

1 Reis 3:11 – Por isso Deus lhe disse: “Já que você pediu isto e não uma vida longa nem riqueza, nem pediu a morte dos seus inimigos, mas discernimento para ministrar a justiça,

2 Crônicas 33:11 – Por isso o Senhor enviou contra eles os comandantes do exército do rei da Assíria, os quais prenderam Manassés, colocaram-lhe um gancho no nariz e algemas de bronze, e o levaram para a Babilônia.

Jó 16:17 – apesar de que não há violência em minhas mãos e de que é pura a minha oração.

Salmos 26:6 – Lavo as mãos na inocência, e do teu altar, Senhor, me aproximo

Salmos 35:13 – Contudo, quando estavam doentes, usei vestes de lamento, humilhei-me com jejum e recolhi-me em oração.

Salmos 66:18 – Se eu acalentasse o pecado no coração, o Senhor não me ouviria;

Salmos 130:1 – Das profundezas clamo a ti, Senhor;

Salmos 134:2 – Levantem as mãos na direção do santuário e bendigam ao Senhor!

Provérbios 15:8 – O Senhor detesta o sacrifício dos ímpios, mas a oração do justo o agrada.

Provérbios 21:27 – O sacrifício dos ímpios já por si é detestável; quanto mais quando oferecido com más intenções.

Isaías 1:15 – Quando vocês estenderem as mãos em oração, esconderei de vocês os meus olhos; mesmo que multipliquem as suas orações, não as escutarei! As suas mãos estão cheias de sangue!

Isaías 58:7 – Não é partilhar sua comida com o faminto, abrigar o pobre desamparado, vestir o nu que você encontrou, e não recusar ajuda ao próximo?

Jeremias 7:9 – ” ‘Vocês pensam que podem roubar e matar, cometer adultério e jurar falsamente, queimar incenso a Baal e seguir outros deuses que vocês não conheceram,

Lamentações 3:55 – Clamei pelo teu nome, Senhor, das profundezas da cova.

Jonas 2:1 – Lá de dentro do peixe, Jonas orou ao Senhor, ao seu Deus.

Malaquias 1:9 – “E agora, sacerdotes, tentem apaziguar a Deus para que tenha compaixão de nós! Será que com esse tipo de oferta ele os atenderá? “, pergunta o Senhor dos Exércitos.

Malaquias 1:11 – Pois do oriente ao ocidente grande é o meu nome entre as nações. Em toda parte incenso e ofertas puras são trazidos ao meu nome, porque grande é o meu nome entre as nações”, diz o Senhor dos Exércitos.

Mateus 5:22 – Mas eu lhes digo que qualquer que se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento. Também, qualquer que disser a seu irmão: ‘Racá’, será levado ao tribunal. E qualquer que disser: ‘Louco! ’, corre o risco de ir para o fogo do inferno.

Mateus 5:44 – Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem,

Mateus 6:12 – Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores.

Mateus 6:14 – Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará.

Mateus 21:21 – Jesus respondeu: “Eu lhes asseguro que, se vocês tiverem fé e não duvidarem, poderão fazer não somente o que foi feito à figueira, mas também dizer a este monte: ‘Levante-se e atire-se no mar’, e assim será feito.

Marcos 11:23 – Eu lhes asseguro que se alguém disser a este monte: ‘Levante-se e atire-se no mar’, e não duvidar em seu coração, mas crer que acontecerá o que diz, assim lhe será feito.

Marcos 11:25 – E quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial lhes perdoe os seus pecados”.

Lucas 23:34 – Jesus disse: “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo”. Então eles dividiram as roupas dele, tirando sortes.

Lucas 23:42 – Então ele disse: “Jesus, lembra-te de mim quando entrares no teu Reino”.

João 4:21 – Jesus declarou: “Creia em mim, mulher: está próxima a hora em que vocês não adorarão o Pai nem neste monte, nem em Jerusalém.

João 4:23 – No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura.

Atos dos Apóstolos 7:60 – Então caiu de joelhos e bradou: “Senhor, não os consideres culpados deste pecado”. E, dizendo isso, adormeceu.

Atos dos Apóstolos 10:2 – Ele e toda a sua família eram piedosos e tementes a Deus; dava muitas esmolas ao povo e orava continuamente a Deus.

Atos dos Apóstolos 10:4 – Atemorizado, Cornélio olhou para ele e perguntou: “Que é, Senhor? ” O anjo respondeu: “Suas orações e esmolas subiram como oferta memorial diante de Deus.

Atos dos Apóstolos 10:31 – e disse: ‘Cornélio, Deus ouviu sua oração e lembrou-se de suas esmolas.

Atos dos Apóstolos 21:5 – Mas quando terminou o nosso tempo ali, partimos e continuamos nossa viagem. Todos os discípulos, com suas mulheres e filhos, nos acompanharam até fora da cidade, e ali na praia nos ajoelhamos e oramos.

1 Coríntios 7:7 – Gostaria que todos os homens fossem como eu; mas cada um tem o seu próprio dom da parte de Deus; um de um modo, outro de outro.

1 Timóteo 5:14 – Portanto, aconselho que as viúvas mais jovens se casem, tenham filhos, administrem suas casas e não dêem ao inimigo nenhum motivo para maledicência.

Tito 3:8 – Fiel é esta palavra, e quero que você afirme categoricamente essas coisas, para que os que crêem em Deus se empenhem na prática de boas obras. Tais coisas são excelentes e úteis aos homens.

Hebreus 10:22 – Sendo assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada e tendo os nossos corpos lavados com água pura.

Tiago 1:6 – Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento.

Tiago 4:8 – Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração.

1 Pedro 3:7 – Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações.

1 João 3:20 – quando o nosso coração nos condenar. Porque Deus é maior do que o nosso coração e sabe todas as coisas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *