Estudo de Isaías 1:15 – Comentado e Explicado

Quando estendeis vossas mãos, eu desvio de vós os meus olhos; quando multiplicais vossas preces, não as ouço. Vossas mãos estão cheias de sangue,
Isaías 1:15

Comentário de Albert Barnes

Estendes as mãos – Esta é uma expressão que denota o ato de súplica. Quando pedimos ajuda, naturalmente estendemos as mãos, como se quiséssemos recebê-la. A expressão é, portanto, equivalente a ‘quando orais ou imploramos misericórdia.’ Compare Êxodo 9:29 ; Êxodo 17: 11-12 ; 1 Reis 8:22 .

Esconderei os meus olhos … – Ou seja, não prestarei atenção, nem considerarei suas súplicas. A paráfrase de Chaldee é: “Quando seus padres expandem suas mãos para orar por você.”

Suas mãos … – Isso é dado como uma razão pela qual ele não quis ouvir. A expressão cheia de sangue denota crime e culpa de alta ordem – pois, no assassinato, as mãos pingavam sangue e a mancha nas mãos seria prova de culpa. Provavelmente é uma expressão figurativa, não significando literalmente que eles eram assassinos, mas que foram dados a estupro e injustiça; para a opressão dos pobres, da viúva, etc. O sentimento é que, porque eles se entregaram ao pecado e vieram, mesmo em suas orações, com uma determinação ainda a favor, Deus não os ouviria. O mesmo sentimento é expresso em outro lugar; Salmo 66:18 : ‹Se eu considerar a iniqüidade em meu coração, o Senhor não me ouvirá; Provérbios 28: 9 : ‹Quem desvia o ouvido de ouvir a lei, a sua oração será abominação; Jeremias 16: 10-12 ; Zacarias 7: 11-12 ; Provérbios 1: 28-29 . Esta é a razão pela qual as orações dos pecadores não são ouvidas – Mas a verdade é abundantemente ensinada nas Escrituras, que se os pecadores abandonarem seus pecados, a grandeza de sua iniqüidade não será um obstáculo ao perdão; Isaías 1:18 ; Mateus 11:28 ; Lucas 16: 11-24 .

Comentário de Joseph Benson

Isaías 1:15 . Quando estendes as mãos – Quando orais com as mãos estendidas no exterior, como era a maneira; Esconderei os meus olhos de você – não prestarei atenção em suas pessoas ou pedidos. Suas mãos estão cheias de sangue – Você é culpado de assassinato e opressão, e de outros pecados que eu abomino, e proibi sob a dor do meu maior desagrado.

Comentário de E.W. Bullinger

E quando = Mesmo quando.

estenda suas mãos. Colocado pela Figura do discurso Metonímia (do Adjunto), para “orar” , na qual as mãos estão estendidas.

faça muitas orações = multiplique suas orações.

sangue. Colocado pela figura do discurso Metonímia (do efeito), pelos atos que derramam sangue.

Comentário de Adam Clarke

Quando você se espalhar – O siríaco, a Septuaginta e o MS., Leia ?????? beparshecem , sem a conjunção ? vau .

Suas mãos “Para suas mãos” – ?? ?a? ?e??e?setembro Manus enim vestrae -Vulg. Eles parecem ter lido ????? ?? ki yedeychem .

Comentário de John Calvin

15. Quando estendes as mãos O costume antigo de estender as mãos em oração não surgiu da superstição; nem essa prática, como muitas outras, obteve moeda através de ambição tola e ociosa; mas porque a própria natureza leva os homens a declarar, mesmo por sinais exteriores, que se entregam a Deus. Consequentemente, como eles não podem voar para ele, eles se elevam por esse sinal. Nenhuma injunção, certamente, respeitando este sinal, foi dada aos pais; mas eles a usavam como homens divinamente inspirados; e por esse mesmo sinal todos os idólatras são condenados por cega grosseira; pois, enquanto declaram por uma atitude externa que se entregam a Deus, na realidade se entregam a ídolos. Para convencê-los com mais força, o Senhor permitiu que o uso ininterrupto desse costume continuasse entre eles. O Profeta, portanto, não condena a expansão das mãos , mas sua hipocrisia; porque eles assumiram a aparência de homens que invocavam a Deus, enquanto em seus corações eram totalmente avessos a ele, como ele em outros lugares declara mais plenamente que

“Estas pessoas se aproximam de mim com a boca e com os lábios me honram, mas afastaram o coração de mim”
( Isaías 29:13 .)

O Senhor diz que está próximo , mas é
para aqueles que o invocam em verdade . ( Salmos 145: 18. )

Onde está a hipocrisia, não pode haver um verdadeiro chamado a Deus. E, no entanto, esta passagem não contradiz o que é dito em outros lugares: “Quando eles estenderem suas mãos, eu ouvirei”. (23) Pois nessa passagem o Senhor fala daquele chamado que procede da confiança nele. A fé é a mãe de invocar a Deus; e se isso estiver ausente, nada resta senão zombaria vazia.

Sim, quando você faz muitas orações, Ele amplifica a declaração anterior, ameaçando que seja surdo aos seus gritos, em qualquer extensão que possam multiplicar orações; como se ele tivesse dito: “Embora você seja constante na oração, essa diligência não terá proveito para você”. Pois isso também é uma falha que pertence aos hipócritas, de que quanto mais suas orações abundam em palavras, eles pensam que são mais santos e obterão mais facilmente o que desejam. Assim, sua conversação ociosa é indiretamente repreendida.

Suas mãos estão cheias de sangue. Aqui ele começa a explicar mais completamente o motivo pelo qual desaprova e até desdenhosamente rejeita, tanto suas orações quanto seus sacrifícios. É porque são cruéis e sangrentos, e manchados de crimes de todo tipo, embora entrem na presença dele com exibição hipócrita. Embora depois ele acrescente outros tipos de crime, como mencionou a extensão das mãos , ele fala das mãos e diz que nelas elas realizam e prestam testemunho de seus crimes, para que não precisem Não é de admirar que ele os jogue de volta com tanta força. Por outro lado, a frase levantar as mãos limpas era empregada não apenas por profetas e apóstolos ( 1 Timóteo 2: 8 ), mas também por autores profanos, que eram movidos pelo mero instinto de reprovar a estupidez de homens; se não fosse que Deus talvez os obrigasse a fazer essa confissão, para que a verdadeira religião nunca ficasse sem algum tipo de atestado.

E, no entanto, o Profeta não significa que eles eram ladrões ou assassinos, mas reprova os truques e enganos pelos quais obtiveram posse da propriedade de outros. Deus julga de uma maneira diferente dos homens; pois os truques ocultos e as artes perversas, pelas quais os homens maus estão acostumados a enganar e tirar vantagem dos mais simples, não são levados em consideração pelos homens; ou, se forem levados em consideração, são pelo menos extenuados e não são estimados de acordo com o seu peso justo. Mas Deus, arrastando à luz aqueles mesmos homens de reputação deslumbrante, que sob pretensões ilusórias tinham o hábito de esconder suas práticas injustas, declara claramente que são assassinos. Pois de qualquer maneira que você mate um homem, se você cortar sua garganta ou tirar sua comida e as necessidades da vida, você é um assassino. Conseqüentemente, Deus não fala de homens que são abertamente maus ou cujos crimes os tornaram abertamente infames, mas daqueles que desejam ser considerados bons homens e que mantêm algum tipo de reputação.

Esta circunstância deve ser cuidadosamente observada; pois pelos mesmos motivos devemos agora lidar com homens iníquos, que oprimem os pobres e fracos por fraude e violência, ou algum tipo de injustiça, e ainda assim encobrem sua maldade por disfarce plausível. Mas, com qualquer imprudência, eles podem exclamar que não se assemelham a ladrões ou assassinos, devemos reprová-los com a mesma severidade que o Profeta empregou para pessoas do mesmo selo; pois quando falamos em nome de Deus, não devemos julgar de acordo com os pontos de vista e opiniões dos homens, mas devemos declarar corajosamente o julgamento que o Senhor pronunciou.

Comentário de John Wesley

E quando estenderes as mãos, ocultarei os meus olhos de ti; sim, quando fizer muitas orações, não ouvirei: as suas mãos estão cheias de sangue.

Sangue – Você é culpado de assassinato e opressão.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *