Estudo de Lucas 23:34 – Comentado e Explicado

E Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes; porque não sabem o que fazem. Eles dividiram as suas vestes e as sortearam.
Lucas 23:34

Comentário de Albert Barnes

Pai, perdoe-os – Este é um cumprimento da profecia em Isaías 53:12 ; “Ele fez intercessão pelos transgressores.” A oração foi oferecida aos culpados de matá-lo. Não é certo se ele se referiu aos “judeus” ou “aos soldados romanos”. Talvez ele tenha se referido a ambos. Os romanos não sabiam o que faziam, porque realmente ignoravam que ele era o Filho de Deus e estavam apenas obedecendo ao comando de seus governantes. Os judeus sabiam, de fato, que ele era “inocente”, e eles tinham evidências, se quisessem ver, que ele era o Messias; mas eles não sabiam qual seria o efeito de sua culpa; eles não sabiam quais julgamentos e calamidades estavam derrubando seu país. Pode-se acrescentar, também, que, embora eles tivessem evidências abundantes, se quisessem vê-lo, que ele era o Messias, e o suficiente para partir sem desculpas, ainda assim, eles não “de fato” acreditavam que ele era o Salvador prometeu pelos profetas, e não tinha “de fato” nenhum senso apropriado de sua posição e dignidade como “o Senhor da glória”. Se tivessem tido, não o teriam crucificado, pois não podemos supor que matariam conscientemente seu próprio Messias, a esperança da nação, e aquele que há tanto tempo prometera aos pais. Veja as notas em 1 Coríntios 2: 8 . Podemos aprender com esta oração:

1.O dever de orar por nossos inimigos, mesmo quando eles estão se esforçando mais para nos ferir.

2. A coisa pela qual devemos orar por eles é que “Deus” os perdoe e lhes dê uma mente melhor.

3.O poder e a excelência da religião cristã. Nenhuma outra religião “ensina” as pessoas a orar pelo perdão dos inimigos; nenhum outro “os dispõe” para fazê-lo. Homens do mundo buscam “vingança”; o cristão ostenta censuras e perseguições com paciência, e ora para que Deus perdoe aqueles que os machucam e os salve de seus pecados.

4. Os maiores pecadores, por intercessão de Jesus, podem obter perdão. Deus o ouviu e ainda o ouve “sempre”, e não há razão para duvidar que muitos de seus inimigos e assassinos tenham obtido perdão e vida. Compare Atos 2:37 , Atos 2: 42-43 ; Atos 6: 7 ; Atos 14: 1 .

Eles não sabem o que fazem – Isso foi feito através da ignorância, Atos 3:17 . Paulo diz que, “se soubessem, não teriam crucificado o Senhor da glória”, 1 Coríntios 2: 8 . A ignorância não desculpa completamente um crime se a ignorância for voluntária, mas diminui sua culpa. Eles “tinham” evidências; eles “poderiam” ter aprendido seu caráter; eles “poderiam” saber o que estavam fazendo e “poderiam” ser responsabilizados por tudo isso. Mas Jesus aqui mostra a compaixão de seu coração e, como eles eram “realmente” ignorantes, qualquer que fosse a causa de sua ignorância, ele implora a Deus que os perdoe. Ele ainda o recomenda como uma “razão” pela qual eles deveriam ser perdoados, porque eles ignoravam o que estavam fazendo; e embora muitas vezes as pessoas sejam culpadas por sua ignorância, Deus muitas vezes ignora isso, evita sua raiva e concede a eles as bênçãos do perdão e da vida. Então ele perdoou Paulo, porque ele “fez isso por ignorância, por incredulidade”, 1 Timóteo 1:13 . Então Deus “piscou” com a ignorância dos gentios, Atos 17:30 . No entanto, isso não é desculpa, nem evidência de segurança, para aqueles que hoje em dia desprezam deles e de seus filhos os meios de instrução.

Comentário de E.W. Bullinger

Pai . Veja App-98.

perdoe eles. A última das oito ocasiões registradas de oração em Lucas. Veja a nota em Lucas 3:21 e compare Mateus 27:46 para as últimas “sete palavras” na cruz. Compare Isaías 53:12 .

saber . Grego. oida. App-1. Lucas 3: 2 , Lucas 3:11 .

não Grego. ou. App-105.

do = está fazendo. Compare Atos 3:17 . 1 Coríntios 2: 8 .

Comentário de John Calvin

Lucas 23:34 . E Jesus disse: Pai, perdoa-lhes. Por essa expressão, Cristo deu evidência de que ele era aquele cordeiro ameno e gentil, que deveria ser levado a ser sacrificado, como o profeta Isaías havia predito ( Isaías 53: 7 ). com Deus Pai pela salvação daqueles por quem ele é cruelmente atormentado. Teria sido uma grande questão não pensar em tornar o mal pelo mal ( 1 Pedro 3: 9 😉 como Pedro, quando nos exorta à paciência pelo exemplo de Cristo, diz que não proferiu maldições por maldições, e não vingou os ferimentos causados ??a ele, mas ficou totalmente satisfeito por ter Deus como seu vingador ( 1 Pedro 2:23 .) Mas essa é uma virtude muito mais alta e mais excelente: orar para que Deus perdoe seus inimigos.

Se alguém pensa que isso não está de acordo com o sentimento de Peter, que acabo de citar, a resposta é fácil. Pois quando Cristo foi movido por um sentimento de compaixão para pedir perdão a Deus por seus perseguidores, isso não o impediu de concordar com o justo julgamento de Deus, que ele sabia ser ordenado para homens reprováveis ??e obstinados. Assim, quando Cristo viu que o povo judeu e os soldados se enfureciam contra ele com fúria cega, embora a ignorância deles não fosse desculpável, ele teve pena deles e se apresentou como seu intercessor. Ainda sabendo que Deus seria um vingador, ele deixou para ele o exercício do julgamento contra os desesperados. Desse modo, os crentes devem também restringir seus sentimentos em angústias duradouras, de modo a desejar a salvação de seus perseguidores, e ainda assim ter certeza de que sua vida está sob a proteção de Deus e, confiando nesse consolo, que a licenciosidade de no fim, os homens iníquos não ficarão impunes, para não desmaiarem sob o peso da cruz.

Dessa moderação, Lucas agora apresenta um exemplo em nosso Líder e Mestre; pois, embora pudesse ter denunciado a perdição contra seus perseguidores, ele não apenas se absteve de xingar, mas também orou pelo bem-estar deles. Mas deve-se observar que, quando o mundo inteiro se levanta contra nós, e todos se unem para nos esmagar, o melhor remédio para a tentação vindoura é recordar em nossa lembrança a cegueira daqueles que lutam contra Deus em nossas vidas. pessoas. Pois o resultado será que a conspiração de muitas pessoas contra nós, quando solitária e deserta, não nos afligirá além da medida; por outro lado, a experiência diária mostra quão poderosamente age em sacudir pessoas fracas, quando se vêem atacadas por uma grande multidão. E, portanto, se aprendermos a elevar nossas mentes para Deus, será fácil olhar para baixo, por assim dizer, de cima e desprezar a ignorância dos incrédulos; pois quaisquer que sejam suas forças e recursos, ainda não sabem o que fazem.

É provável, no entanto, que Cristo não tenha orado por todos indiscriminadamente, mas apenas pela miserável multidão, que foi levada pelo zelo inconsiderado, e não pela maldade premeditada . Pois, como os escribas e sacerdotes eram pessoas em relação às quais não havia lugar para a esperança, teria sido em vão orar por eles. Tampouco se pode duvidar que essa oração tenha sido ouvida pelo Pai celestial e que essa foi a causa pela qual muitas pessoas depois beberam pela fé o sangue que derramaram.

Comentário de Adam Clarke

Eles não sabem o que fazem – Se a ignorância não justifica um crime, pelo menos diminui a atrocidade dele. No entanto, essas pessoas sabiam muito bem que estavam crucificando um homem inocente; mas eles não sabiam que, por esse ato deles, estavam derrubando sobre si mesmos e em seu país os mais pesados ??julgamentos de Deus. Na oração, pai, perdoe-os! essa palavra de profecia foi cumprida, Ele fez intercessão pelos transgressores, Isaías 53:12 .

Comentário de Thomas Coke

Lucas 23:34 . Pai, perdoe-os; Esta é uma das passagens mais impressionantes do mundo. Enquanto eles estavam realmente crucificando nosso Senhor, ele parece sentir o dano que eles causaram às suas próprias almas, mais do que o que eles fizeram a ele, e esquecer sua própria angústia em uma preocupação pela salvação deles. Assim, o Senhor Jesus Cristo, embora tenha expirado pelas torturas que sentiu, nos deu um exemplo dessa benevolência que ele nos ordenou a praticar; e com seu último suspiro, por assim dizer, exalou ao mesmo tempo uma oração e um pedido de desculpas por seus executores. Os soldados romanos, que eram os instrumentos imediatos de sua morte, tinham realmente pouco conhecimento dele; e os judeus, que foram os autores dela, por seus preconceitos obstinados, não apreenderam quem ele era: pois se o conhecessem, não teriam crucificado o Senhor da vida e da glória. Em vez de, Eles não sabem o que fazem, alguns leem, Eles não sabem o que estão fazendo.

Comentário de John Wesley

Então disse Jesus, Pai, perdoa-lhes; pois eles não sabem o que fazem. E partiram as suas vestes, e lançaram sortes.

Então disse Jesus – Nosso Senhor passou a maior parte do tempo na cruz em silêncio: ainda sete frases que ele falou são gravadas pelos quatro evangelistas, embora nenhum evangelista tenha registrado todas elas. Portanto, parece que os quatro evangelhos são, por assim dizer, quatro partes que, juntas, formam uma sinfonia. Às vezes, um desses apenas, às vezes dois ou três, às vezes todos soam juntos.

Pai – Então ele fala no começo e no fim de seus sofrimentos na cruz: Perdoe-os – Quão impressionante é essa passagem! Enquanto eles estão realmente pregando-o na cruz, ele parece sentir o dano que eles causaram às suas próprias almas mais do que as feridas que lhe deram; e como esquecer a própria angústia, preocupada com a própria salvação. E quão eminentemente foi ouvida sua oração! Ele buscou perdão por todos os que eram penitentes e uma suspensão de vingança até mesmo pelos impenitentes.

Referências Cruzadas

Gênesis 50:17 – que te disséssemos o seguinte: ‘Peço-lhe que perdoe os erros e pecados de seus irmãos que o trataram com tanta maldade! ’ Agora, pois, perdoa os pecados dos servos do Deus do teu pai”. Quando recebeu o recado, José chorou.

Salmos 22:18 – Dividiram as minhas roupas entre si, e tiraram sortes pelas minhas vestes.

Salmos 106:16 – No acampamento tiveram inveja de Moisés e de Arão, daquele que fora consagrado ao Senhor.

Mateus 5:44 – Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem,

Mateus 27:35 – Depois de o crucificarem, dividiram as roupas dele, tirando sortes.

Marcos 15:24 – E o crucificaram. Dividindo as roupas dele, tiraram sortes para saber com o que cada um iria ficar.

Lucas 6:27 – “Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: Amem os seus inimigos, façam o bem aos que os odeiam,

Lucas 12:47 – “Aquele servo que conhece a vontade de seu senhor e não prepara o que ele deseja, nem o realiza, receberá muitos açoites.

Lucas 23:47 – O centurião, vendo o que havia acontecido, louvou a Deus, dizendo: “Certamente este homem era justo”.

João 15:22 – Se eu não tivesse vindo e lhes falado, não seriam culpados de pecado. Agora, contudo, eles não têm desculpa para o seu pecado.

João 19:11 – Jesus respondeu: “Não terias nenhuma autoridade sobre mim, se esta não te fosse dada de cima. Por isso, aquele que me entregou a ti é culpado de um pecado maior”.

João 19:23 – Tendo crucificado Jesus, os soldados tomaram as roupas dele e as dividiram em quatro partes, uma para cada um deles, restando a túnica. Esta, porém, era sem costura, tecida numa única peça, de alto a baixo.

Atos dos Apóstolos 3:17 – “Agora, irmãos, eu sei que vocês agiram por ignorância, bem como os seus líderes.

Atos dos Apóstolos 7:60 – Então caiu de joelhos e bradou: “Senhor, não os consideres culpados deste pecado”. E, dizendo isso, adormeceu.

Romanos 12:14 – Abençoem aqueles que os perseguem; abençoem, e não os amaldiçoem.

1 Coríntios 2:8 – Nenhum dos poderosos desta era o entendeu, pois, se o tivessem entendido, não teriam crucificado o Senhor da glória.

1 Coríntios 4:12 – trabalhamos arduamente com nossas próprias mãos. Quando somos amaldiçoados, abençoamos; quando perseguidos, suportamos;

1 Timóteo 1:13 – a mim que anteriormente fui blasfemo, perseguidor e insolente; mas alcancei misericórdia, porque o fiz por ignorância e na minha incredulidade;

1 Pedro 2:20 – Pois que vantagem há em suportar açoites recebidos por terem cometido o mal? Mas se vocês suportam o sofrimento por terem feito o bem, isso é louvável diante de Deus.

1 Pedro 3:9 – Não retribuam mal com mal nem insulto com insulto; pelo contrário, bendigam; pois para isso vocês foram chamados, para receberem bênção por herança.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *