Estudo de Gênesis 50:17 – Comentado e Explicado

que te pedíssemos perdão do crime que teus irmãos cometeram, de seu pecado, de todo o mal que te fizeram. Perdoa, pois, agora esse crime àqueles que servem o Deus de teu pai". Ouvindo isso, José chorou.
Gênesis 50:17

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 50:17 . E agora, oramos a você, perdoe a transgressão dos servos do Deus de seu pai Que conjuração de perdão, diz o bispo Hall, foi essa! Que ferida poderia ser tão profunda ou tão apodrecida que esse gesso não poderia curar? Eles não dizem os filhos de teu pai; pois eles sabiam que Jacó estava morto e haviam degenerado; mas os servos do Deus de teu pai: quão mais fortes são os laços da religião do que da natureza? Se Joseph tivesse sido rancoroso, essa depreciação o encantara; mas agora isso o transforma em lágrimas! Eles não estão tão prontos para reconhecer sua antiga ofensa quanto ele para protestar contra seu amor; e se ele os repreende por alguma coisa, é por isso que eles acham que precisam implorá-lo; uma vez que eles sabiam que não poderia estar com o companheiro do Deus de seu pai, abrigar maldade ou vingança.

Comentário de Adam Clarke

Os servos do Deus de teu pai – Essas palavras foram maravilhosamente bem escolhidas e ditas da maneira mais forçada à piedade e afeição filial de José. Não é de admirar que ele tenha chorado quando eles falaram com ele.

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 50:17 . E agora, oramos a você, perdoe a transgressão dos servos do Deus de seu pai Que conjuração de perdão, diz o bispo Hall, foi essa! Que ferida poderia ser tão profunda ou tão apodrecida que esse gesso não poderia curar? Eles não dizem os filhos de teu pai; pois eles sabiam que Jacó estava morto e haviam degenerado; mas os servos do Deus de teu pai: quão mais fortes são os laços da religião do que da natureza? Se Joseph tivesse sido rancoroso, essa depreciação o encantara; mas agora isso o transforma em lágrimas! Eles não estão tão prontos para reconhecer sua antiga ofensa quanto ele para protestar contra seu amor; e se ele os repreende por alguma coisa, é por isso que eles acham que precisam implorá-lo; uma vez que eles sabiam que não poderia estar com o companheiro do Deus de seu pai, abrigar maldade ou vingança.

Comentário de John Calvin

17. Perdoe, peço-te agora . Eles não disfarçam o fato de terem pecado gravemente; e estão tão longe de atenuar sua falta que amontoam livremente as palavras, acusando-se de culpa. Eles não pedem, portanto, que o perdão lhes seja concedido como se a ofensa fosse leve: mas eles se opõem à atrocidade de seu crime, primeiro à autoridade de seu pai e depois ao sagrado nome de Deus. Sua confissão teria merecido elogios, se tivessem procedido diretamente, e sem artifícios tortuosos, para apaziguar seu irmão. Agora, desde que eles tiraram da fonte da piedade a instrução de que é certo que o pecado seja remetido aos servos de Deus; podemos recebê-lo como uma exortação comum, de que se fomos feridos pelos membros da Igreja, não devemos ser muito rígidos e imóveis para perdoar a ofensa. De fato, essa humanidade geralmente é imposta a nós para todos os homens: mas quando o vínculo da religião é superadicionado, somos mais duros que o ferro, se não estamos inclinados ao exercício da compaixão. E devemos observar que eles mencionam expressamente o Deus de Jacó: porque a fé e o culto peculiar pelos quais foram distinguidos do resto das nações devem uni-los um ao outro em um vínculo mais próximo: como se Deus, que tivesse adotou aquela família, destacou-se no meio deles como comprometidos em produzir reconciliação.

E José chorou quando lhe falaram . Não é possível determinar com certeza pelas palavras de Moisés, se os irmãos de José estavam presentes e estavam falando no momento em que ele chorou. Alguns intérpretes imaginam que uma parte foi executada aqui de maneira planejada; de modo que, quando a mente de Joseph foi tocada por outros, os irmãos, logo depois, entraram, durante o discurso. Eu prefiro uma opinião diferente; a saber, que, quando soube, pelos mensageiros, que suas mentes estavam atormentadas e que estavam se incomodando em vão, ele foi movido com simpatia por eles. Então, tendo os chamado, ele os libertou de todo cuidado e medo; e o discurso deles, quando eles próprios estavam depreciando sua ira, provocou suas lágrimas. Além disso, chorando afetuosamente a tristeza e a ansiedade de seus irmãos, ele nos oferece um exemplo notável de compaixão. Mas se tivermos um conflito árduo com a impetuosidade de um temperamento irado, ou a obstinação de uma disposição ao ódio, devemos orar ao Senhor por um espírito de mansidão, cuja força se manifesta de maneira não menos eficaz, neste dia, nos membros de Cristo, do que anteriormente em José.

Comentário de Joseph Benson

Gênesis 50:17 . Perdoe a transgressão dos servos do Deus de seu pai – Não apenas filhos do mesmo Jacó, mas adoradores do mesmo Jeová. Embora devamos estar prontos para perdoar tudo o que nos prejudica, ainda assim devemos especialmente prestar atenção à maldade de alguém que seja servo do Deus de nosso pai; aqueles que devemos sempre tratar com uma ternura peculiar, pois nós e eles temos o mesmo Mestre. Ele chorou quando eles falaram com ele – Estas eram lágrimas de tristeza por suspeitarem dele, e lágrimas de ternura após sua submissão.

Comentário de John Wesley

Assim direis a José: Perdoe, peço-te agora, a transgressão de teus irmãos e o pecado deles; porque eles te fizeram o mal; e agora, peço-te, perdoa a transgressão dos servos do Deus de teu pai. E José chorou quando lhe falaram.

Nós somos servos do Deus de teu pai – não apenas filhos do mesmo Jacó, mas adoradores do mesmo Jeová. Embora devamos estar prontos para perdoar tudo o que nos prejudica, ainda assim devemos especialmente prestar atenção à maldade de alguém que seja servo do Deus de nosso pai; aqueles que devemos sempre tratar com uma ternura peculiar, pois nós e eles temos o mesmo mestre.

Ele chorou quando eles falaram com ele – Estas eram lágrimas de tristeza por suspeitarem dele, e lágrimas de ternura após sua submissão.

Referências Cruzadas

Gênesis 31:42 – Se o Deus de meu pai, o Deus de Abraão, o Temor de Isaque, não estivesse comigo, certamente você me despediria de mãos vazias. Mas Deus viu o meu sofrimento e o trabalho das minhas mãos e, na noite passada, ele manifestou a sua decisão”.

Gênesis 42:21 – Eles se prontificaram a fazer isso e disseram uns aos outros: “Certamente estamos sendo punidos pelo que fizemos a nosso irmão. Vimos como ele estava angustiado, quando nos implorava por sua vida, mas não lhe demos ouvidos; por isso nos sobreveio esta angústia”.

Gênesis 45:4 – “Cheguem mais perto”, disse José a seus irmãos. Quando eles se aproximaram, disse-lhes: “Eu sou José, seu irmão, aquele que vocês venderam ao Egito!

Gênesis 45:8 – “Assim, não foram vocês que me mandaram para cá, mas sim o próprio Deus. Ele me tornou ministro do faraó, e me fez administrador de todo o palácio e governador de todo o Egito.

Gênesis 49:25 – pelo Deus de seu pai, que ajuda você, o Todo-poderoso, que o abençoa com bênçãos dos altos céus, bênçãos das profundezas, bênçãos da fertilidade e da fartura.

Gênesis 50:20 – Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos.

Jó 33:27 – Depois ele vem aos homens e diz: ‘Pequei e torci o que era certo, mas ele não me deu o que eu merecia.

Salmos 21:11 – Embora tramem o mal contra ti e façam planos perversos, nada conseguirão;

Provérbios 28:13 – Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia.

Mateus 6:12 – Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores.

Mateus 6:14 – Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará.

Mateus 10:42 – E se alguém der mesmo que seja apenas um copo de água fria a um destes pequeninos, porque ele é meu discípulo, eu lhes asseguro que não perderá a sua recompensa”.

Mateus 18:35 – “Assim também lhes fará meu Pai celestial, se cada um de vocês não perdoar de coração a seu irmão”.

Mateus 25:40 – “O Rei responderá: ‘Digo-lhes a verdade: o que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram’.

Marcos 10:41 – Quando os outros dez ouviram essas coisas, ficaram indignados com Tiago e João.

Lucas 17:3 – Tomem cuidado. “Se o seu irmão pecar, repreenda-o e, se ele se arrepender, perdoe-lhe.

Gálatas 6:10 – Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé.

Gálatas 6:16 – Paz e misericórdia estejam sobre todos os que andam conforme essa regra, e também sobre o Israel de Deus.

Efésios 4:32 – Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo.

Colossenses 3:12 – Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência.

Filemom 1:8 – Por isso, mesmo tendo em Cristo plena liberdade para mandar que você cumpra o seu dever,

Tiago 5:16 – Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *